E aí galera!
Primeiro review que eu faço, qualquer sugestão ou correção só me dar um toque!
Estou trazendo este review feito por mim, de um console portátil que já faz algum tempo que estou atrás, o Supaboy:
1) A aquisição
No começo do mês fui para o exterior e tive a oportunidade de comprar o Supaboy em uma loja chamada Wii Play Games, situada em Las Vegas:
Sobre a loja, não tenho o que falar, apesar do meu inglês porco, os atendentes se esforçaram e muito pra me entender, apesar de me faltarem palavras ao entrar naquela loja - logo ao entrar eu senti aquele mesmo cheiro de eletrônicos velhos que eu sentia quando criança ao ir à locadora locar fitas de Master System.
Eles tinham tudo que eu poderia imaginar: Desde um Atari 2600 na caixa por 90 dólares, passando por Game Cubes de 40 dólares e outros, até Sega Nomad's, Dreamcasts, Genesis, Jaguares, NES, 3DO e tudo o mais que se possa imaginar. Como a loja é um pouco afastada da Strip (que é a rua de Vegas onde ficam os hotéis e cassinos), fomos eu e minha esposa de táxi e pagamos uma bela grana no final da corrida.
Meu único erro foi ter ido à loja no final da viagem, porque com certeza eu teria gasto muuuito mais nessa loja ! kkkk
Enfim, fui lá para um objetivo que já havia pesquisado na internet antes: comprar um Supaboy. Logo ao entrar na loja já vi o danado na prateleira, mas lá constava 100 dólares. Ora, eu havia visto no site por 80 obamas. Então lá fui eu com meu inglês sofrível falar com o paciente atendente da discrepância de valores. Graças a Deus ele entendeu, e me falou que faria pelo valor do site. Objetivo concluído.
2) O aparelho
A caixa do Supaboy é relativamente pequena, compacta e resistente. Pelo menos ela passou pelo UFC alfandegário intacta:
Parte de trás da caixa:
Ao abrir a caixa, o console está lá, sem muitos frufrus, só com uma membrana de fábrica.
Adicionalmente, na caixa vem a bateria recarregável (diz-se que dura 6 horas - ainda não joguei tudo isso pra checar se é verdade), um cabo AV para ser conectado à TV, e a fonte bivolt, que possibilita ligar o Supaboy direto na tomada mesmo na ausência da bateria.
3) Dimensões
O Supaboy é grande. E grosso (ui!). Falando sério, pra quem só tinha visto por fotos, como eu, ele chega a assustar. A tela nem é tão grande assim, mas o resto do portátil é robusto e você vai pensar muito antes de usá-lo como um portátil dentro de um ônibus, avião ou outro lugar. Algumas fotos:
4) Funcionamento
O Supaboy é realmente, um Super Nintendo Portátil. Você precisa inserir sua fita de Super Nintendo ou Super Famicon, ligar e jogar. Ele não é um emulador em um hardware portátil, como o MD Play da Tectoy. Ele não tem save states, cheats, gambiarras ou qualquer outra coisa que o descaracterizaria da sua função principal - trazer a experiência de um SNES na palma da mão (acho que na palma das duas mãos).
Sobre compatibilidade, infelizmente não posso dizer muito. Tenho poucas fitas de Super Nintendo, as quais testei e funcionaram perfeitamente.
Alguns aspectos: Não há diferença de loadings ou alteração na velocidade do jogo aparente entre o Supaboy e um Super Nintendo. O Som é estéreo (há uma saída para fone também) e funciona perfeitamente, sem lags ou aquela clássica voz robotizada que as vezes nos acometem nos emuladores.
A seguir fotos do Supaboy funcionado com Super Mario World e Super Street Fighter, ambas originais:
Como se pode ver, a luz da tela é correta, a paleta de cor está certa e falando em tela, dá pra ver um esforço por parte da Hyperkin (fabricante do Supaboy) de fazê-la com algum tipo de tecnologia anti-reflexo (apesar de refletir um pouco a luz direta).
Todos os botões de um controle de SNES estão lá, mais o botão Reset e os alto-falantes. Também é de se reparar que o Supaboy tem entrada frontal para dois controles de SNES. Com isso, podemos ligar o portátil na TV e com dois controles dá pra tirar aquele x1 no Top Gear ou um Mortal Kombat. Os controles também funcionam sem necessidade de conectar o aparelho à TV, neste caso, a jogatina seria toda na telinha do Supaboy.
Fiquei pensando na possibilidade de três players, um no Supaboy e dois nos controles, para usufruir de uma jogatina mais hardcore no Sunset Riders ou Campeonato Brasileiro 98, mas acho que essa não foi a idéia da Hyperkin: assim que conectado o controle do lado direito do Supaboy, ele "assume" os comandos do próprio aparelho.
Um ponto negativo é o direcional do Supaboy. Dá pra ver que é Made in China (com todo respeito), porque é duro, e em jogos de habilidade é complicado executar alguns comandos. O rolinho do Blanka, por exemplo, é quase impossível de se executar no pad.
5) Ponderações Finais
O Supaboy é uma boa proposta e muito bem pensado. Infelizmente, esbarrou nas limitações financeiras de uma empresa que não é tão grande assim para fabricar um dispositivo com qualidade de acabamento 100%. A travinha que tem atrás dele supostamente deveria ser para segurar ou ejetar o cartucho, porém não serve para ambos.
Com certeza ele é muito divertido - para se jogar em casa, deitado no sofá, rebocando a lajota, deitado antes de dormir - porque como disse, simplesmente não me vejo dentro de um ônibus, metrô ou avião jogando um trambolho desse.
Deve ser legal também chamar os amigos em casa e jogar aquele coop esperto, ligado na TV. Mas espera um pouco, podemos fazer isso com nosso próprio Super Nintendo, certo? Certo.
Por fim, o Supaboy acaba sendo um aparelho um tanto interessante para colecionadores de Nintendo, mas acredito que seja mais pelo que ele representa, uma boa idéia. Não tão bem executada, mas mesmo assim uma boa idéia.
Primeiro review que eu faço, qualquer sugestão ou correção só me dar um toque!
Estou trazendo este review feito por mim, de um console portátil que já faz algum tempo que estou atrás, o Supaboy:
1) A aquisição
No começo do mês fui para o exterior e tive a oportunidade de comprar o Supaboy em uma loja chamada Wii Play Games, situada em Las Vegas:
Sobre a loja, não tenho o que falar, apesar do meu inglês porco, os atendentes se esforçaram e muito pra me entender, apesar de me faltarem palavras ao entrar naquela loja - logo ao entrar eu senti aquele mesmo cheiro de eletrônicos velhos que eu sentia quando criança ao ir à locadora locar fitas de Master System.
Eles tinham tudo que eu poderia imaginar: Desde um Atari 2600 na caixa por 90 dólares, passando por Game Cubes de 40 dólares e outros, até Sega Nomad's, Dreamcasts, Genesis, Jaguares, NES, 3DO e tudo o mais que se possa imaginar. Como a loja é um pouco afastada da Strip (que é a rua de Vegas onde ficam os hotéis e cassinos), fomos eu e minha esposa de táxi e pagamos uma bela grana no final da corrida.
Meu único erro foi ter ido à loja no final da viagem, porque com certeza eu teria gasto muuuito mais nessa loja ! kkkk
Enfim, fui lá para um objetivo que já havia pesquisado na internet antes: comprar um Supaboy. Logo ao entrar na loja já vi o danado na prateleira, mas lá constava 100 dólares. Ora, eu havia visto no site por 80 obamas. Então lá fui eu com meu inglês sofrível falar com o paciente atendente da discrepância de valores. Graças a Deus ele entendeu, e me falou que faria pelo valor do site. Objetivo concluído.
2) O aparelho
A caixa do Supaboy é relativamente pequena, compacta e resistente. Pelo menos ela passou pelo UFC alfandegário intacta:
Parte de trás da caixa:
Ao abrir a caixa, o console está lá, sem muitos frufrus, só com uma membrana de fábrica.
Adicionalmente, na caixa vem a bateria recarregável (diz-se que dura 6 horas - ainda não joguei tudo isso pra checar se é verdade), um cabo AV para ser conectado à TV, e a fonte bivolt, que possibilita ligar o Supaboy direto na tomada mesmo na ausência da bateria.
3) Dimensões
O Supaboy é grande. E grosso (ui!). Falando sério, pra quem só tinha visto por fotos, como eu, ele chega a assustar. A tela nem é tão grande assim, mas o resto do portátil é robusto e você vai pensar muito antes de usá-lo como um portátil dentro de um ônibus, avião ou outro lugar. Algumas fotos:
4) Funcionamento
O Supaboy é realmente, um Super Nintendo Portátil. Você precisa inserir sua fita de Super Nintendo ou Super Famicon, ligar e jogar. Ele não é um emulador em um hardware portátil, como o MD Play da Tectoy. Ele não tem save states, cheats, gambiarras ou qualquer outra coisa que o descaracterizaria da sua função principal - trazer a experiência de um SNES na palma da mão (acho que na palma das duas mãos).
Sobre compatibilidade, infelizmente não posso dizer muito. Tenho poucas fitas de Super Nintendo, as quais testei e funcionaram perfeitamente.
Alguns aspectos: Não há diferença de loadings ou alteração na velocidade do jogo aparente entre o Supaboy e um Super Nintendo. O Som é estéreo (há uma saída para fone também) e funciona perfeitamente, sem lags ou aquela clássica voz robotizada que as vezes nos acometem nos emuladores.
A seguir fotos do Supaboy funcionado com Super Mario World e Super Street Fighter, ambas originais:
Como se pode ver, a luz da tela é correta, a paleta de cor está certa e falando em tela, dá pra ver um esforço por parte da Hyperkin (fabricante do Supaboy) de fazê-la com algum tipo de tecnologia anti-reflexo (apesar de refletir um pouco a luz direta).
Todos os botões de um controle de SNES estão lá, mais o botão Reset e os alto-falantes. Também é de se reparar que o Supaboy tem entrada frontal para dois controles de SNES. Com isso, podemos ligar o portátil na TV e com dois controles dá pra tirar aquele x1 no Top Gear ou um Mortal Kombat. Os controles também funcionam sem necessidade de conectar o aparelho à TV, neste caso, a jogatina seria toda na telinha do Supaboy.
Fiquei pensando na possibilidade de três players, um no Supaboy e dois nos controles, para usufruir de uma jogatina mais hardcore no Sunset Riders ou Campeonato Brasileiro 98, mas acho que essa não foi a idéia da Hyperkin: assim que conectado o controle do lado direito do Supaboy, ele "assume" os comandos do próprio aparelho.
Um ponto negativo é o direcional do Supaboy. Dá pra ver que é Made in China (com todo respeito), porque é duro, e em jogos de habilidade é complicado executar alguns comandos. O rolinho do Blanka, por exemplo, é quase impossível de se executar no pad.
5) Ponderações Finais
O Supaboy é uma boa proposta e muito bem pensado. Infelizmente, esbarrou nas limitações financeiras de uma empresa que não é tão grande assim para fabricar um dispositivo com qualidade de acabamento 100%. A travinha que tem atrás dele supostamente deveria ser para segurar ou ejetar o cartucho, porém não serve para ambos.
Com certeza ele é muito divertido - para se jogar em casa, deitado no sofá, rebocando a lajota, deitado antes de dormir - porque como disse, simplesmente não me vejo dentro de um ônibus, metrô ou avião jogando um trambolho desse.
Deve ser legal também chamar os amigos em casa e jogar aquele coop esperto, ligado na TV. Mas espera um pouco, podemos fazer isso com nosso próprio Super Nintendo, certo? Certo.
Por fim, o Supaboy acaba sendo um aparelho um tanto interessante para colecionadores de Nintendo, mas acredito que seja mais pelo que ele representa, uma boa idéia. Não tão bem executada, mas mesmo assim uma boa idéia.