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UM ENGENHEIRO DA IBM EXPLICANDO PORQUE O WII U É NEXT-GEN.

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Marko Tavares: Bem...falar sobre a arquitetura PowerPC, aqui vai um daqueles um posts "longos e chatos" que quase ninguem tem pacência para ler realmente sou Engenheiro de Sistemas na IBM, o que para a maior parte das pessoas que vão ler este post significa que poderei estar a ser parcial no que vou escrever, mas eu tenho consciencia que sou honesto no que escrevo ou não estaria a "perder tempo" a faze-lo aqui.

Os PowerPC (Performance Optimization With Enhanced RISC) derivam de uma aliança criada em 1991 que juntou a Apple–IBM–Motorola e ficou conhecida como "AIM". A base da arquitectura RISC originou-se no entanto algumas décadas antes após um projeto de pesquisa da IBM ter identificado que somente 20% das instruções usadas pelos processadores da altura eram utilizadas de forma frequente, na sequencia disso Jonh Cocke da IBM teve a idéia de construir um processador mais simples e menor, que não necessitasse de microcódigo, deixando o trabalho pesado para os programas e com um conjunto reduzido de instruções (Reduced Instruction Set Computer - RISC), um processador menor, mais barato e eficiente a nivel de consumo de energia e calor. A imagem abaixo representa bem o a relaçao entre a instrução e a execução de processos num Risc e num Cisc.

UM ENGENHEIRO DA IBM EXPLICANDO PORQUE O WII U É NEXT-GEN. Medium_274213_822125644

Divergencias e a tendencia dos mercados, assim como o facto da IBM e a Motorola assim não terem tido a capacidade de produção suficiente para a Apple continuar a equipar os conhecidos Macs, realmente levaram a Apple a desistir do grande projecto que na altura tinha com a IBM (PowerPC G5) e a firmar um acordo com a Intel.

O que nos leva à nossa adorada Wii U, como empregado da IBM e por motivos legais, não posso falar de forma COMPLETAMENTE detalhada sobre o CPU e GpGPU da Wii U, mas posso dizer o seguinte, reforçando o que já coloquei em alguns posts, o CPU da Wii U apesar de derivar da familia PowerPC 7xx, é completamente "custom made", ou seja, é bastante mais evoluido do que o CPU original que nem era multi-core e permite overclocking com consumos minimos de energia acrescidos, assim como o GpGPU fabricado tambem de forma customizada pela AMD, que para alem dos Specs originais de serie 6xxx que estiveram na sua origem possui bastantes optimizações, mas o facto de ser um GpGPU e não um GPU normal prende-se na caracteristica que possui de executar várias tarefas que normalmente e noutras arquiteturas são feitas pelo CPU (como Physics e shadders) o que resulta num sistema centrado no GPU (GPU centric) com uma maior eficiencia de performance e num CPU que consome menos energia e produz menos calor, aliás o chipset da Wii U é a nivel de todas as consolas (incluindo PS4 e XOne) o mais eficiente a nivel energético e possui a melhor relação performance per watt de todos os chips com 40nm(nanômetros)

Os 2GB de RAM disponiveis para o Sistema Operativo da consola e para os jogos, são reforçados por uma memória eDRAM super rápida de 32MB que pode ser usada para todo o tipo de tarefas instensas que abranjam o CPU e o GPU, com por exemplo MSSA (MultiSample Anti-Aliasing) ou qualquer outro tipo de render em resoluções HD ou Full HD.

São todas estas caracteristicas que tornam a Wii U, uma máquina unica, realmente next-gen, mas as mesmas caracteristicas unicas que ela possui tambem necessitam de ser utilizadas de forma correcta por parte dos developers, porque todos os jogos dos ultimos 7 anos foram criados sobre engines graficos e frameworks direccionados sistemas CPU centric, o que explica o porquê da maior parte dos jogos que foram lançados pelas 3rd party para a Wii U, que já existiam noutras plataformas, terem algumas quebras de performance e framerate, já que foram criados para que todo o processamento caia sobre o CPU levando a um "over stress" do mesmo sem tirarem proveito do tudo o acima citado.

Resumindo, não se trata de ser mais dificil programar para a Wii U, como vários developers que incluem a Shin’en, Slightly Mad Studios (Project cars), ou a Platinum Games (Wonderful 101 e Bayonetta 2) já citaram, trata-se de programar de uma forma diferente e mais eficiente que tire proveito de uma arquitectura realmente next-gen.

Enfim, ao fim do dia o principal é estarmos a jogar algo que nos dá prazer e que nos faz viajar para alem da realidade do dia-a-dia e nesse aspecto a Nintendo faz toda a diferença

Obrigado aos que tiveram a paciência de ler até ao fim.

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Postando isso aqui apenas pq direto vejo pessoas aqui no fórum se referindo como geração atual = Xone e PS4. Como se o Wii U fosse um PS3zinho em termos de hardware...

Sério, é muita ignorância dizer isso, sendo que já foi provado até na prática que não é assim que as coisas são.

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Bom texto Yon. Só manda a fonte.

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Fiquei realmente impressionado. A Nintendo mandou bem na arquitetura MESMO.

Eles tem alguns dos melhores engenheiros do mundo. O Console é potente sim, e não é a primeira vez que leio isso.

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Não pus fonte pq não vi nenhum local "oficial" assim...
Tinha visto no alvanista, que foi repostado talvez daqui:

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/big-wall-of-text-wii-u-%C3%A9-um-true-next-gen-ou-n%C3%A3o.363840/

Se o povo do outerspace não fosse tão panelinha, até teria ânimo de postar sobre jogos por lá... Local mais equilibrado que vejo.

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yon escreveu:
Não pus fonte pq não vi nenhum local "oficial" assim...
Tinha visto no alvanista, que foi repostado talvez daqui:

http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/big-wall-of-text-wii-u-%C3%A9-um-true-next-gen-ou-n%C3%A3o.363840/

Se o povo do outerspace não fosse tão panelinha, até teria ânimo de postar sobre jogos por lá... Local mais equilibrado que vejo.



Desisti de falar sobre jogos em fóruns.

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Eu, como pessoa que trabalha na área, acho que RISC é uma arquitetura defasada para processadores de proposito geral. O CISC também é defasado para isso. O que vinga hoje são processadores onde núcleo é RISC, porém o conjunto de instruções é CISC. Na verdade isso existe há uns 10 anos com o Athlon da AMD. Ser purista demais com o RISC é um erro inseparável, na minha opinião.

Claro que processadores RISC tem tudo que o cara disse - são mais econômicos e consomem menos energia. Mais barato, isso já não é tão verdade. Seria se estivéssemos na década de 80. A grande vantagem de processadores RISC é que você sabe em quantos ciclos de instrução uma determinada instrução será executada e assim eles são muito utilizados na área militar, principalmente em defesa.

Estranho que, pelo texto, dá a entender que o IBM PowerPC é o pioneiro em arquiteturas RISC, ao passo que o projeto do RISC iniciou na década de 80 em Berkeley. O SPARC, da Sun, veio antes inclusive.

A figura que o cara colocou é muito tendenciosa. Isso por quê nem o RISC nem o CISC seguem rigorosamente esse processo para a execução da instrução. Varia muito de acordo com a profundidade do pipeline. Se um RISC tiver pipeline com profundidade quatro ele certamente perderá em relação a um i7, com mais de dez níveis de pipeline.

Além disso, a grande maioria dos programadores está acostumado a escrever programas e compiladores para arquiteturas x86, com o conjunto de instruções ainda do primeiro 8086 (claro que com novas instruções). O PowerPC tem um bom conjunto de instruções, mas é diferente, o que pode acarretar em pouco suporte de desenvolvedores, como tal, compiladores em C como o gcc.

Entendam: não existe um melhor que o outro, tudo varia para aplicação. RISC é muito bom em processadores para sistemas de tempo real, já CISC é melhor em máquinas de uso geral.

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UM ENGENHEIRO DA IBM EXPLICANDO PORQUE O WII U É NEXT-GEN. Ser-lider-e-como-ser-uma-dama-se-voce-precisa-provar-que-e-entao-voce-nao-e

 :troll: 

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Hayt escreveu:
Eu, como pessoa que trabalha na área, acho que RISC é uma arquitetura defasada para processadores de proposito geral. O CISC também é defasado para isso. O que vinga hoje são processadores onde núcleo é RISC, porém o conjunto de instruções é CISC. Na verdade isso existe há uns 10 anos com o Athlon da AMD. Ser purista demais com o RISC é um erro inseparável, na minha opinião.

Claro que processadores RISC tem tudo que o cara disse - são mais econômicos e consomem menos energia. Mais barato, isso já não é tão verdade. Seria se estivéssemos na década de 80. A grande vantagem de processadores RISC é que você sabe em quantos ciclos de instrução uma determinada instrução será executada e assim eles são muito utilizados na área militar, principalmente em defesa.

Estranho que, pelo texto, dá a entender que o IBM PowerPC é o pioneiro em arquiteturas RISC, ao passo que o projeto do RISC iniciou na década de 80 em Berkeley. O SPARC, da Sun, veio antes inclusive.

A figura que o cara colocou é muito tendenciosa. Isso por quê nem o RISC nem o CISC seguem rigorosamente esse processo para a execução da instrução. Varia muito de acordo com a profundidade do pipeline. Se um RISC tiver pipeline com profundidade quatro ele certamente perderá em relação a um i7, com mais de dez níveis de pipeline.

Além disso, a grande maioria dos programadores está acostumado a escrever programas e compiladores para arquiteturas x86, com o conjunto de instruções ainda do primeiro 8086 (claro que com novas instruções). O PowerPC tem um bom conjunto de instruções, mas é diferente, o que pode acarretar em pouco suporte de desenvolvedores, como tal, compiladores em C como o gcc.

Entendam: não existe um melhor que o outro, tudo varia para aplicação. RISC é muito bom em processadores para sistemas de tempo real, já CISC é melhor em máquinas de uso geral.


Pois é, o cara dá uma romanceada na parada... RISC foi até meio deixado de lado por causa das opções híbridas que existem hoje..
Mas resumindo tudo... O que vejo é que o Wii U tem um hardware atual sim. Problema é que vai demorar mais pra saberem usá-lo no seu máximo. Até porque poucas empresas realmente vão investir pra isso..

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Vixi o tópico trouxe a tona memórias sobre aulas de Arquitetura de Computadores ...


WiiU pra mim sempre foi next-gen, com menor poder gráfico, mas next-gen

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yon escreveu:
Postando isso aqui apenas pq direto vejo pessoas aqui no fórum se referindo como geração atual = Xone e PS4. Como se o Wii U fosse um PS3zinho em termos de hardware...

Sério, é muita ignorância dizer isso, sendo que já foi provado até na prática que não é assim que as coisas são.


Fato.... mas fazer o que se as pessoas preferem falar merda sobre o que não conhecem? Sempre foi assim e sempre vai ser.

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Guitto escreveu:
Fiquei realmente impressionado. A Nintendo mandou bem na arquitetura MESMO.

Eles tem alguns dos melhores engenheiros do mundo. O Console é potente sim, e não é a primeira vez que leio isso.


Problema é o outro lado, os piores engenheiros de Software, digamos assim, que fazem um monte de merda com um Hardware bom.

Mesmo assim, o Wii U é BEM inferior ao Xone e mais ainda ao PS4, isso é fato.

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Foda que essa porra de "não é dificil, só diferente" não é desculpa.
NINGUÉM vai querer perder tempo e recursos para programar o mesmo jogo 2 vezes sendo que uma para um console que com certeza vai ter baixas vendas do produto e outra para todo o resto.

Não importa o quão genial é a arquitetura dele, se não é pratico para desenvolvedor, vai se lascas.

Resumindo, curtam os exclusivos e comprem um PS4.

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yon escreveu:
Postando isso aqui apenas pq direto vejo pessoas aqui no fórum se referindo como geração atual = Xone e PS4. Como se o Wii U fosse um PS3zinho em termos de hardware...

Sério, é muita ignorância dizer isso, sendo que já foi provado até na prática que não é assim que as coisas são.


Bonatti já me ensinou (não tenho vergonha de admitir) que WiiU é next gen.

Mas, não acho que ele esteja competindo com o Xone ou com o PS4.
Me arrisco a dizer que o WiiU somente será adquirido por fãs de Zelda e Mario. Pessoas que gostam de videogame de forma geral, vão de Xone ou PS4.

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E antes de qualquer coisa ele é next gen porque isso é questão de quando ele foi lançado e não do poder gráfico dele. Por ex. Zeebo é da geração passada, mesmo com hardware parecido com o do ps1. :tudobem:

Só achei importante frisar que a capacidade gráfica do Wii U é muito além do que parece vendo as especificações e tal... Por ele usar uma arquitetura diferente da que todos estamos acostumados.

Mas o fato é, pra irritar o Bonatti concordando com ele, a Nintendo tá num mundo paralelo. Gosta dos jogos dela? Compra o Wii U que você será super feliz. Jogos perfeitos serão feitos por ela e suas softhouses...
Mas quer jogar os CoD/GTA/Fifa da vida? Compre também algum outro console ou monte um PC..

O público da Nintendo já se diferenciou tanto que esses jogos, quando lançados, mal vendem no Wii U.

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