Li isso hoje, falando da filha do Chavez na Venezuela, mas também é aplicável a esse caso:
Só há dois tipos de socialistas: os idiotas e os picaretas.
Os idiotas são a maioria. São aqueles que nós conhecemos. Militantes do PT, PSOL, PSTU, ou que simplesmente flertam com as bobagens socialistas. Esse tipo acredita de todo coração que é sim possível um país socialista de tal maneira que as pessoas viverão em igualdade e terão o que quiser. A idiotice em sua forma humana.
Os picaretas, por sua vez, sabem muito bem que o socialismo como tal é impossível; talvez saibam melhor que o mais convicto os economistas liberais. Eles simplesmente usam esse discurso para convencer os idiotas já citados e tomarem o poder, para depois, com o Estado completamente inchado e com suas garras em praticamente todos os setores da economia, poderem ter do bom e do melhor. Stalin e Mao viviam em castelos de dar inveja a qualquer rei europeu. Os ditadores da Coreia do Norte possuem iates e mansões que dificilmente eu ou você, caro leitor, teremos um dia. Quando Che e Fidel tomaram a ilha de Cuba, não por coincidência ou questão estratégica escolheram logo a maior mansão da ilha para morar.
O que vemos na Venezuela não é nada diferente. Um governo presidencial que custa por dia 2,5 milhões de dólares e a filha do ditador anterior podendo ostentar -- ao melhor estilo funk carioca -- notas de dólares; notas essas que podem comprar praticamente tudo em virtude da inflação venezuelana causada por esse governo populista.