Henrico D. Santo escreveu: Guitto escreveu: Com a legalização da maconha, até a policia precisa de uma renovação completa. Não da pra separar uma coisa da outra, ao meu ver.
Precisa, e muito.
Não sei quanto ao Uruguai, mas aqui no Brasil o problema é muito mais embaixo. Aqui é preciso renovar todo o sistema de polícia(seja militar ou civil), assim como também todo o sistema judiciário e legislativo. Mas tudo isso, no Brasil, me parece ainda tão distante...
A legalização no Brasil, seria como desvestir um santo pra tapar outro. Pensa comigo, o policial corrupto que vive justamente dessa ilegalidade, vai procurar outra merda ilegal pra fazer. Seria o mesmo, de quando a PM correu com os traficantes de morros, não na época das upp.
O que aconteceu? Veio as milícias, que eram BEM piores. Então, aqui, como sempre, seria bem mais complexo. Se aperta de um lado, estoura do outro e assim vai...
Mas eu ainda acho que, deve-se legalizar em larga escala, como o uruguai fez, e depois começar um processo em duas frentes:
- Investir na renovação da polícia - curto e médio prazo. Pois precisará de um novo papel frente a sociedade.
- Investir na educação do povo - Longo prazo. Uma sociedade com maior nível escolar, e muito mais educada, em teoria, vai se corromper menos, se for bem informada e etc...
Isso diminuiria a criminalidade ao longo do tempo, e aconteceria o mesmo que tu postou ali sobre a Holanda: Presídios VAZIOS.
Óbvio, posso estar tremendamente enganado, mas acho que seria por ai. Ou seja, tratando-se de Brasil, é utópico.