NOVA YORK — Lacey Spears ganhou seguidores online narrando as muitas visitas de seu filho Garnett ao hospital em seu blog, mas agora, a americana de 26 anos está no centro de uma investigação de homicídio. Policiais do estado de Nova York acreditam que a blogueira possa ter envenenado o filho, de cinco anos, e comentado sobre o declínio de sua saúde, configurando o que seria um caso de Síndrome de Münchausen por terceiro, um desordem psiquiátrica na qual pais deixam seus filhos doentes para obter a simpatia de terceiros.
Após a morte da criança, no dia 23 de janeiro, Lacey pediu a um amigo que se livrasse de uma bolsa, usada para alimentar Garnett por meio de um tubo ligado ao seu abdômem. A polícia confirmou que a bolsa continha uma enorme quantidade de sódio. Embora Lacey afirme que Garnett usava o tubo de alimentação desde o nascimento, vizinhos da blogueira afirmam que o menino sempre se alimentou normalmente, sem a ajuda de tubos.
No passado, Lacey já se envolveu em uma polêmica envolvendo crianças. Sua página na rede social MySpace trazia uma foto de Jonathon Strain, um menino de quem ela cuidou como babá, que a blogueira dizia ser seu filho.
A investigação sobre a participação de Lacey na morte do filho continua sob o comando da promotoria do condado de Weschester e do departamento de polícia de Ramapo. Lucian Chalfen, porta-voz da promotoria, afirmou que o órgão espera concluir o caso no mês que vem. A morte de Garnett foi classificada como homicídio pela polícia, mas a blogueira ainda não foi formalmente acusada pelo crime.
http://oglobo.globo.com/mundo/blogueira-que-ganhou-fama-narrando-problemas-de-saude-do-filho-pode-ter-envenenado-crianca-12421076