Tem se tornado cada vez mais comum vermos jogos que recebem muito mais investimento na divulgação do que na produção e embora isso em boa parte das vezes seja convertido em ótimas vendas, existem aqueles títulos que conseguem fazer sucesso mesmo sem uma gigantesca campanha de marketing. Um que se enquadraria neste exemplo é o State of Decay.
Desenvolvido pela Undead Labs e tendo recebido versões para o Xbox 360 e PC, o jogo pode ser descrito como uma espécie de simulador de sobrevivência a um apocalipse zumbi e de acordo com os criadores, o título acaba de ultrapassar a marca de 2 milhões de cópias vendidas, um número bastante significativo para um algo lançado sem versão física e que poucos conheciam.
“Sem marketing, sem publicidade, apenas vocês jogando e espalhando a palavra,” explicou o motivo do sucesso, Sanya Weathers, gerente de comunidade do estúdio. “Vocês fizeram isso acontecer e se pudéssemos agradecer individualmente cada pessoa que clicou no botão download, nós o faríamos.”
O sucesso do State of Decay é mais um exemplo da importância que os jogadores possuem para divulgar um jogo e como serviços como o Twitch e o Youtube podem fazer com que eles passem a ser desejados por pessoas que até então nem lhe davam bola.
O interessante é que como a criação da Undead Labs ainda receberá uma versão para o Xbox One, aparelho que como bem sabemos possui uma função que permite que a jogatina seja transmitida ao vivo, pode ser que muitas outras vendas ainda aconteçam e acho que isso seria extremamente justo.
Eu me encantei pelo State of Decay quando joguei sua demo no Xbox 360 e só não o comprei de imediato porque preferi esperar o seu lançamento para PC, onde os gráficos ficaram muito melhores. O jogo me agradou muito, principalmente por oferecer um nível de imersão absurdo e ter que gerenciar um grupo de pessoas que lutam para sobreviver só mais um dia é uma experiência muito legal.
Se você ainda não o jogou, recomendo.
Fonte: http://meiobit.com/299876/mesmo-sem-divulgacao-state-decay-chega-2-milhoes-de-copias/