Lançamento: 1998
Plataforma: Sega Saturn
Desenvolvedora: Sonic Team
Produtor: Yuji Naka
Gênero: 3rd person shooter
1 jogador
Trilha Sonora: Naofumi Hataya
Abertura
O game ..::..
O jogo se passa numa Terra futurística onde o fogo é um dos poucos grandes riscos remanescentes. Os Burning Rangers são bombeiros que combatem e resgatam civis em situações de perigo, entre diversas coisas seu uniforme básico é o propulsor de salto e o laser anti-chama. Você inicia com Shou Amabane ou Tillis, independentemente de quem escolher terá de passar pelo treino inicial pois são os novatos no time.
Personagens ..::.. Para se familiarizar com o universo do jogo, vamos conhecer alguns personagens jogáveis em uma imagem.
Shou Amabane - Um dos novatos do time, jogável desde o treino.
Tillis - A outra novata nos Burning Rangers, jogável desde o treino.
Chris Parton - A líder dos Burning Rangers. Jogável apenas por código.
Big Landman - O ironman do time. Jogável apenas por código.
Leed Phoenix - O que se acha o às do time. Jogável apenas por código.
Desenvolvimento ..::.. O design dos personagens ficou por conta de Hiroyuki Ochi, que em uma entrevista revelou ter desenhado os Burning Rangers com seu característico jet-pack para ficarem parecidos com anjos. A trilha sonora foi desenvolvida por Naofumi Hataya e Tomoko Sasaki, a dupla, que havia feito OST de NiGHTS Into Dreams, ainda contou com a ajuda do guitarrista Vinnie Moore(UFO, Alice Cooper, Destruction).
Recepção & críticas ..::.. Burning Rangers recebeu pontuação de 6,2/10 mas foi totalmente positivo, recebendo elogio gráficos, ambiente 3D etc. A Saturn Magazine deu 90% para o game, mas criticou alguns glitches nos polígonos e a baixa dificuldade, porém exaltou o navy mode que é a conversação dos personagens.
Fases ..::..
O jogo é composto por uma missão de treino e quatro fases de gameplay rolando. No treino aprende-se os comandos do jogo, não tem como pular este trecho na primeira vez que se joga porém o que se aprende lá será usado em todo o game. É um dos casos que vale a pena passar pelo treino primeiro. As demais missões são liberadas em sequência, cada vez que se termina uma. Apesar de apenas quatro fases elas são longas e desafiadoras. O objetivo base de cada é resgatar o máximo possível de sobreviventes, coletando cristais para ativar o teletransporte deles e também para manter sua energia. Se for atingido pelo fogo com 0 cristais, é morte na certa. Não podendo esquecer de mencionar:
O jogo é livre, mas de certo modo ele nos pressiona para sermos o mais breve possível. Acima está a tela do jogo. O marcador 'time' é quanto tempo estamos em missão, não é uma contagem regressiva. O número de cristais coletados está logo abaixo. No centro e acima está a barra de calor, o gráfico no lado direito mostra os picos de calor que atinge a fase. Cada vez que o limite aumentar de 20°c em 20°c uma forte explosão atinge a fase, fazendo com que fique mais quente e mais propenso à explosões. Se atingir a marca de 100°c a fase explode sem parar e aí fica impossível completar a missão. Por fim, no lado inferior esquerdo, vemos a barra de laser. Quanto mais se segura o botão B, mais o laser ganha força.
E ainda podemos liberar o sub-game após terminar as quatro missões principais. Aqui jogamos com a nave dos Burning Rangers:
1st Mission - Fallen Memory
Houve uma violação do reator da 3ª Energy Plant, o computador central tomou controle de todo o sistema e isolou o local. Nisso, ativou os robôs da série HTS-2000 - Worker'sB como são chamados. O administrador da fábrica, dr. Bradley, fazia experimentos genéticos, causando mutação numa flor dada por sua falecida esposa. A flor cresceu em proporções colossais, criou consciência própria e tomou controle de toda a área, soltando chamas azuis em quem se aproximar.
Chefe: Anemoth - ela gira em torno de si e solta chamas num raio de 360°.
2nd Mission - The Silent Blue
Um incêndio de origem desconhecida atingiu o Ocean Park, um local de visita marítima localizado na Nova Zelândia. A princípio sabia-se que o parque estava fechado e que havia apenas 30 funcionários trabalhando no dia, porém os Burning Rangers encontram crianças em locais distintos, até que se sabe de um evento privado onde 200 crianças compareçeram. O único modo de salvá-las é atingindo o ponto central onde dois laboratórios se encontram. A origem e o propósito dos laboratórios continua desconhecida...
Chefe: Undulatus - Um enorme tubarão de metal que propaga ondas de choque e explosões aquáticas.
3rd Mission - Gravity Zero
Uma colônia espacial abandonada está sendo desmontada por uma equipe de limpeza, imprevisivelmente um meteorito os atingiu. O chefe da equipe deixou todos para trás e fugiu em uma de apenas dois botes de emergência, e havia levado seus dois filhos a bordo: Neal Belmondo e Mel Belmondo. Neal correu para ver o meteorito e ficou próximo da zona de impacto, cercado de chamas e destruição. Mel foi socorrida por Leed e Big Landman. A radioatividade complica as transmissões que falha muitas vezes, impedindo a rápida continuidade na missão.
Chefe: Argoyle G - Sua armadura é feita de lixo espacial, que protege o cristal que funciona como seu coração. Argoyle G flutua em círculos e o atinge com seu braço de longo alcance.
4th Mission - Winged Cradle
Chris e os demais Rangers estão sem contato seu, você parou em uma nave misteriosa após a última missão. Quando se segue uma voz desconhecida o guia pela missão, a moça revela ser Iria Klein. Seu pai construiu a nave e mandou Iria para o espaço pois ela havia contraído uma doença com cura até então desconhecida, e projetou sua consciência como sistema de auto-defesa da nave. Com o tempo a consciência do pai de Iria descobriu que na Terra havia a cura, e então está retornando para lá. O colapso da nave iria destruir uma enorme parte do Planeta, é necessário um excepcional trabalho aqui...
Chefe final: Willvern - Na sua primeira forma ele é um cristal azul que tenta lhe derrubar da plataforma. Na sua segunda forma ele é uma cobra gigante de um olho que dispara bolas de fogo em você, aqui teremos o privilégio de jogar em dupla com Big(se escolher a Tillis no começo) ou com Leed(se escolher Shou). Na terceira forma do bicho ele é uma máquina com uns eletrodos conectados ao seu cérebro, ele possui dois cristais guardiões que soltam feixes de laser em você. E na quarta e final forma ele é um enorme monstro com braços e asas brilhantes, causa redemoinhos e lança enormes meteoritos no jogador.
Comandos ..::..
A e C - pulo
B - laser blast
L e R - rotação de câmera
X e Z - requisita informação para Chris
Y - Rotação livre de câmera, segure e mova com os direcionais
Tipos de fogo e demais inimigos e obstáculos ..::..
Fogos:
Laranja - convencional, ganha-se alguns cristais
Azul - difícil de se extinguir, ganha-se muitos cristais
Verde - jorra algumas labaredas se ficar muito próximo, ganha-se poucos cristais
Rosa - difícil de extinguir, ganha-se poucos cristais
Obstáculos
Gas pipe - solta chamas que não podem ser extinguidas, mas é facil de esquivar
Tanque de combustível - explodem se nos aproximarmos demais, são facilmente encontrados em conjunto
Robôs
HST-2000 - robôs operários, fácil de abater. Não possuem ataques de longa distância
Guardian-D - robôs obuseiros, lançam bolas de laser.
Hat-Bee - pequenôs insetos mecânicos
G-Hand - robôs gigantes com garras giratórias
Curiosidades e easter eggs ..::..
- Os sobreviventes lhe enviam e-mails após o término da missão. Alguns deles contém os códigos para jogar com os demais personagens.
- Alguns dos sobreviventes são os desenvolvedores ou produtores do game.
- Kayo Shimizu, administradora financeira da Sonic Team, emprestou a voz para Chris Parton
- No trecho da música 'angels with burning hearts' diz: "Sight of night I cheer to embrace a magic." = SONIC TEAM(!!!)
+ Imagens
Personagens ..::.. Para se familiarizar com o universo do jogo, vamos conhecer alguns personagens jogáveis em uma imagem.
Shou Amabane - Um dos novatos do time, jogável desde o treino.
Tillis - A outra novata nos Burning Rangers, jogável desde o treino.
Chris Parton - A líder dos Burning Rangers. Jogável apenas por código.
Big Landman - O ironman do time. Jogável apenas por código.
Leed Phoenix - O que se acha o às do time. Jogável apenas por código.
Desenvolvimento ..::.. O design dos personagens ficou por conta de Hiroyuki Ochi, que em uma entrevista revelou ter desenhado os Burning Rangers com seu característico jet-pack para ficarem parecidos com anjos. A trilha sonora foi desenvolvida por Naofumi Hataya e Tomoko Sasaki, a dupla, que havia feito OST de NiGHTS Into Dreams, ainda contou com a ajuda do guitarrista Vinnie Moore(UFO, Alice Cooper, Destruction).
Recepção & críticas ..::.. Burning Rangers recebeu pontuação de 6,2/10 mas foi totalmente positivo, recebendo elogio gráficos, ambiente 3D etc. A Saturn Magazine deu 90% para o game, mas criticou alguns glitches nos polígonos e a baixa dificuldade, porém exaltou o navy mode que é a conversação dos personagens.
Fases ..::..
O jogo é composto por uma missão de treino e quatro fases de gameplay rolando. No treino aprende-se os comandos do jogo, não tem como pular este trecho na primeira vez que se joga porém o que se aprende lá será usado em todo o game. É um dos casos que vale a pena passar pelo treino primeiro. As demais missões são liberadas em sequência, cada vez que se termina uma. Apesar de apenas quatro fases elas são longas e desafiadoras. O objetivo base de cada é resgatar o máximo possível de sobreviventes, coletando cristais para ativar o teletransporte deles e também para manter sua energia. Se for atingido pelo fogo com 0 cristais, é morte na certa. Não podendo esquecer de mencionar:
O jogo é livre, mas de certo modo ele nos pressiona para sermos o mais breve possível. Acima está a tela do jogo. O marcador 'time' é quanto tempo estamos em missão, não é uma contagem regressiva. O número de cristais coletados está logo abaixo. No centro e acima está a barra de calor, o gráfico no lado direito mostra os picos de calor que atinge a fase. Cada vez que o limite aumentar de 20°c em 20°c uma forte explosão atinge a fase, fazendo com que fique mais quente e mais propenso à explosões. Se atingir a marca de 100°c a fase explode sem parar e aí fica impossível completar a missão. Por fim, no lado inferior esquerdo, vemos a barra de laser. Quanto mais se segura o botão B, mais o laser ganha força.
E ainda podemos liberar o sub-game após terminar as quatro missões principais. Aqui jogamos com a nave dos Burning Rangers:
1st Mission - Fallen Memory
Houve uma violação do reator da 3ª Energy Plant, o computador central tomou controle de todo o sistema e isolou o local. Nisso, ativou os robôs da série HTS-2000 - Worker'sB como são chamados. O administrador da fábrica, dr. Bradley, fazia experimentos genéticos, causando mutação numa flor dada por sua falecida esposa. A flor cresceu em proporções colossais, criou consciência própria e tomou controle de toda a área, soltando chamas azuis em quem se aproximar.
Chefe: Anemoth - ela gira em torno de si e solta chamas num raio de 360°.
2nd Mission - The Silent Blue
Um incêndio de origem desconhecida atingiu o Ocean Park, um local de visita marítima localizado na Nova Zelândia. A princípio sabia-se que o parque estava fechado e que havia apenas 30 funcionários trabalhando no dia, porém os Burning Rangers encontram crianças em locais distintos, até que se sabe de um evento privado onde 200 crianças compareçeram. O único modo de salvá-las é atingindo o ponto central onde dois laboratórios se encontram. A origem e o propósito dos laboratórios continua desconhecida...
Chefe: Undulatus - Um enorme tubarão de metal que propaga ondas de choque e explosões aquáticas.
3rd Mission - Gravity Zero
Uma colônia espacial abandonada está sendo desmontada por uma equipe de limpeza, imprevisivelmente um meteorito os atingiu. O chefe da equipe deixou todos para trás e fugiu em uma de apenas dois botes de emergência, e havia levado seus dois filhos a bordo: Neal Belmondo e Mel Belmondo. Neal correu para ver o meteorito e ficou próximo da zona de impacto, cercado de chamas e destruição. Mel foi socorrida por Leed e Big Landman. A radioatividade complica as transmissões que falha muitas vezes, impedindo a rápida continuidade na missão.
Chefe: Argoyle G - Sua armadura é feita de lixo espacial, que protege o cristal que funciona como seu coração. Argoyle G flutua em círculos e o atinge com seu braço de longo alcance.
4th Mission - Winged Cradle
Chris e os demais Rangers estão sem contato seu, você parou em uma nave misteriosa após a última missão. Quando se segue uma voz desconhecida o guia pela missão, a moça revela ser Iria Klein. Seu pai construiu a nave e mandou Iria para o espaço pois ela havia contraído uma doença com cura até então desconhecida, e projetou sua consciência como sistema de auto-defesa da nave. Com o tempo a consciência do pai de Iria descobriu que na Terra havia a cura, e então está retornando para lá. O colapso da nave iria destruir uma enorme parte do Planeta, é necessário um excepcional trabalho aqui...
Chefe final: Willvern - Na sua primeira forma ele é um cristal azul que tenta lhe derrubar da plataforma. Na sua segunda forma ele é uma cobra gigante de um olho que dispara bolas de fogo em você, aqui teremos o privilégio de jogar em dupla com Big(se escolher a Tillis no começo) ou com Leed(se escolher Shou). Na terceira forma do bicho ele é uma máquina com uns eletrodos conectados ao seu cérebro, ele possui dois cristais guardiões que soltam feixes de laser em você. E na quarta e final forma ele é um enorme monstro com braços e asas brilhantes, causa redemoinhos e lança enormes meteoritos no jogador.
Comandos ..::..
A e C - pulo
B - laser blast
L e R - rotação de câmera
X e Z - requisita informação para Chris
Y - Rotação livre de câmera, segure e mova com os direcionais
Tipos de fogo e demais inimigos e obstáculos ..::..
Fogos:
Laranja - convencional, ganha-se alguns cristais
Azul - difícil de se extinguir, ganha-se muitos cristais
Verde - jorra algumas labaredas se ficar muito próximo, ganha-se poucos cristais
Rosa - difícil de extinguir, ganha-se poucos cristais
Obstáculos
Gas pipe - solta chamas que não podem ser extinguidas, mas é facil de esquivar
Tanque de combustível - explodem se nos aproximarmos demais, são facilmente encontrados em conjunto
Robôs
HST-2000 - robôs operários, fácil de abater. Não possuem ataques de longa distância
Guardian-D - robôs obuseiros, lançam bolas de laser.
Hat-Bee - pequenôs insetos mecânicos
G-Hand - robôs gigantes com garras giratórias
Curiosidades e easter eggs ..::..
- Os sobreviventes lhe enviam e-mails após o término da missão. Alguns deles contém os códigos para jogar com os demais personagens.
- Alguns dos sobreviventes são os desenvolvedores ou produtores do game.
- Kayo Shimizu, administradora financeira da Sonic Team, emprestou a voz para Chris Parton
- No trecho da música 'angels with burning hearts' diz: "Sight of night I cheer to embrace a magic." = SONIC TEAM(!!!)
+ Imagens