Resident Evil é um jogo eletrônico do gênero survival horror, feito pela Capcom tendo conseguido enorme sucesso (33 milhões de copias). Lançado originalmente para o PlayStation em 1996, fora no ano seguinte convertido para PC e Sega Saturn e relançado no PlayStation em versões especiais por duas vezes. Também recebeu remakes para o Nintendo GameCube (2002) e Nintendo DS (2005, sob o título Resident Evil: Deadly Silence).
Grande sucesso, o jogo tornou popular o gênero survival horror e deu origem a uma série.
História
O primeiro jogo da série se inicia na noite de 23 de julho de 1998, onde nas Montanhas Arklay, houve uma série de assassinatos beirando o canibalismo. Para investigar estes assassinatos foi enviado um grupo dos S.T.A.R.S. Ao pousar nas montanhas, a integrante mais nova Rebecca Chambers, encontrou um carro que aparentava ter sido atacado. À procura por pistas, Rebecca acaba achando uma pasta que revela que o carro estaria levando um ex-tenente da Marinha chamado Bily Coen, acusado de ter matado 23 pessoas (na verdade, ele tentou salvá-las; fato mostrado em Resident Evil 0) e estava sendo levado à Raccoon City para ser executado. Logo, Bily passa a ser o principal suspeito, eles continuam na busca, mas perdem contato com a central. Para localizar o Bravo Team, foi enviado o Alpha Team. Ao pousarem perto de uma mansão desconhecida, um integrante de equipe, Joseph Frost, encontrou uma mão decepada, e logo foi atacado por cães, que o mataram. Ao tentarem correr para o helicóptero, o piloto, Brad Vickers, desesperado, fugiu deixando o resto da equipe cercado. Eles conseguiram correr para dentro da mansão. Com os cães vagando no lado de fora, os quatro membros restantes do Alpha (Chris Redfield, Jill Valentine, Barry Burton e Albert Wesker) se vêem presos lá dentro. Neste ponto, o jogador assume o controle do personagem e começa sua jornada pela sobrevivência. Uma das primeiras descobertas é um membro do Bravo, Kenneth J. Sullivan, sendo comido por um zumbi (em RE Remake encontra-se uma fita de vídeo que mostra Kenneth morrendo). O personagem eventualmente imagina que a mansão esteja abandonada, cheia de enigmas e armadilhas. Documentos e arquivos espalhados pela casa sugerem que uma série de experimentos e atividades criminosas estavam sendo realizadas na propriedade, sob a autoridade do conglomerado farmacêutico Umbrella Corporation. As criaturas vagando dentro e fora da mansão são os resultados dessas experiências, que têm exposto seres humanos, animais e insetos a um altamente contagioso e mutagênico agente biológico conhecido como o "T-Vírus". Depois de adentrar em uma série de túneis e salas, o jogador descobre um laboratório subterrâneo contendo detalhadamente os experimentos da Umbrella. No laboratório, Albert Wesker (capitão do Alpha Team) revela ser um agente da Umbrella e liberta o Tyrant T-002, uma criatura humanóide criada por meio da exposição prolongada ao T-Vírus. Tyrant vai em direção de Wesker e o ataca, aparentemente, matando-o. Após o "assassinato" de Wesker, um programa de autodestruição é acionado. Tyrant encontra os S.T.A.R.S., que respondem à tiros. O jogador pede resgate ao helicóptero. Resistindo aos disparos feito pelos S.T.A.R.S., Tyrant é finalmente morto quando o piloto, Brad Vickers, joga um lança-foguete para o jogador. Os S.T.A.R.S. escapam e logo em seguida a mansão explode.
Visão Geral
Diferentemente das seqüências de Resident Evil, o primeiro jogo teve uma atuação com abertura e finalização no estilo de um filme de terror B. A abertura metragem em Western resolveu significativamente voltar a cortar e excluir uma grande parte do sangue. Embora a Capcom tinha a intenção de incluir ele completo, a versão não foi censurada na introdução das versões mais recentes.
A jogabilidade ambiente consiste em poligonal 3D, caracteres colocados ao longo do 2D de origens. Como tal, o jogo baseia-se em ângulos de câmeras pré-determinados. Com a câmera posicionada dessa forma é fácil transmitir um ar ameaçador, sensação cinematográfica, reivindicada pelos desenvolvedores de ter sido impossível conseguir com a nova tecnologia: o 3D. O 3D permite que os desenvolvedores adicionem um nível de detalhes anteriormente impossível para tecnologia 2D.
O jogador luta contra os inimigos estando armado com armas de fogo. Ao atacar, o jogador permanece parado e pode transformar sua natureza e finalidade em sua arma nível. Inicialmente, as únicas armas disponíveis são uma faca de combate e uma Beretta 92F, mas ao avançar no jogo, mais armas se tornarão acessíveis como uma Remington M870 e um Colt Python. Munições são severamente limitadas, o que aumenta a tensão do jogador (alguns fãs reclamaram sobre essa atitude, alegando que ela dificultava de maneira excessiva o jogo e diminuia o divertimento).
O jogador deve sobreviver lutando contra os diversos monstros que rondam a mansão. O inimigo mais comum no jogo são os Zumbis, que se movimentam bem devagar e por isso são fáceis de fugir, mas na maioria das vezes fica difícil desviar porque vem dois ou três ao mesmo tempo. Conforme avança no jogo, o jogador também terá de lutar contra os cães zumbis (conhecidos como Cerberus), Hunters, Quimeras e Web Spinners (aranhas gigantes), também contra pequenos inimigos, como Corvos, Vespas e Víboras. O jogador também tem de lutar contra uma serpente gigante, uma planta que sofreu mutações, uma aranha gigante, um tubarão e contra o Tyrant.
A saúde é restaurada através do uso sprays de primeiros socorros ou com ervas medicinais. Das duas, as ervas são o meio mais comum, enquanto os sprays são escassos, mas restauram a saúde do personagem por completo. Existem três tipos de ervas medicinais no jogo: a Erva Verde para o restabelecimento da saúde, a Erva azul, que cura envenenamentos, e a Erva vermelha, que não pode ser utilizada sozinha, tendo que ser misturada com a verde. Essa mistura de vermelho com verde triplica o poder de cura.
O jogador deve percorrer a mansão para obter os vários arquivos e itens que são essenciais para o progresso no jogo, enquanto resolve enigmas pelo caminho. O jogador tem um espaço limitado para carregar itens e armas, e isso reforça a necessidade de se levar apenas o essencial, a fim de ter espaço para novos itens. Existem baús para armazenar qualquer item ou arma para uso posterior.
O jogador pode salvar progresso em uma máquina de escrever quando tiver uma fita de tinta para guardar os dados de jogabilidade. Fitas de tintas estão disponíveis em uma quantidade limitada, obrigando o jogador a pensar cuidadosamente sobre se fez progressos suficientes que justifiquem salvar o jogo. Este método também foi criticado por muitos fãs, mas o projetista Shinji Mikami defendeu este aspecto, argumentando que ele aumenta a tensão no jogo.
Existem também vários documentos disponíveis, que fornecem a solução para alguns enigmas ou simplesmente contam um pouco mais do enredo.
Personagens
Em RE1, o jogador pode assumir o controle tanto de Chris Redfield como de Jill Valentine. Existem diferenças nas habilidades, itens e personagens de apoio, resultando em uma sensação única com cada um dos personagens. Sucessivos REs têm utilizado um modelo semelhante, com um do sexo masculino e outro do sexo feminino.
Chris Redfield
Altura: 1,81 centímetros
Peso: 80,5 kg
Tipo sanguíneo: O+
Idade: 25 anos
Ocupação: Policial
Descrição: Personagem principal na trama. Tem como vantagem sua alta resistência física, podendo aguentar mais ataques de inimigos do que Jill . Ele pode transportar até seis itens e começa apenas com uma faca. Escolhendo Chris, a dificuladade In-game será no nível Hard (Difícil). Ele precisa das "Small Keys" para destravar portas onde Jill pode simplesmente usar o seu "lockpick" (grampo usado para destrancar portas). O personagem de apoio de Chris é Rebecca Chambers, que poderá se tornar essencialmente uma assistente passiva ao jogador.
Jill Valentine
Altura: 1,63 centímetros
Peso: 50,4 kg
Tipo sanguíneo: B
Idade: 23 anos
Ocupação: Policial
Descrição: Segunda protagonista na trama. Jill não é tão resistente quanto Chris, mas logo no começo do game, o jogador terá acesso a um material chamado "Lockpick", que pode abrir portas e gavetas sem a utilização de chaves. Possui dois Slots a mais que Chris, além de receber ajudas frequêntes de Barry Burton, que pode te dar munições durante o jogo. Ao escolher Jill, a dificuldade In-game será no nível Normal.
Barry Burton
Altura: 1,83 centímetros
Peso: 89 kg
Tipo sanguíneo: A
Idade: 38 anos
Ocupação: Policial
Descrição: No cenário de Chris, Barry só aparece na cena de abertura e desaparece logo no início, com Wesker presumindo-o morto. Com Jill, Barry ajuda durante todo o jogo. Barry freqüentemente aparece sempre que Jill precisa de ajuda. Wesker ameaçava matar a família de Barry a menos que ele o ajudasse. Na versão original, dependendo das ações do jogador, Barry sobrevive para ajudar Jill no final do jogo ou morre atacado por uma das criaturas. Na versão para GameCube, Barry aponta sua arma para Jill, mas ela desarma-o e, dependendo de uma escolha feita pelo jogador, pode ou não devolver-lhe sua arma. De acordo com o manual de instruções do RE original, Barry é muito mais do que um "homem de família", e num cenário de Jill, ele apresenta-se com uma fotografia de sua esposa e filhas. Ele tem tido problemas com a esposa, o que explica o estresse que freqüentemente apresenta. Ele também diz umas das frases mais marcantes do jogo; ele comenta que Jill é a "mestra do desbloqueio" (por usar muito, e muito bem, seu lock pick) e, quando Jill é quase morta por um teto falso, ele diz que ela quase virou um "Sanduíche de Jill".
Rebecca Chambers
Altura: 1,61 centímetros
Peso: 42 kg
Tipo sanguíneo: AB
Idade: 18 anos
Ocupação: Policial
Descrição: Também é jogável em determinados trechos do cenário de Chris. O jogador a encontra em um determinado ponto e compromete tarefas em uma ordem específica. Devido a estas exigências, o jogador pode terminar o jogo sem ter assumido o controle de Rebecca. Rebecca está armada com uma Beretta 92F. Ela tem seis slots (espaços para guardar itens e armas) e seu ponto de exploração é limitado. O jogador pode assumir o controle de Rebecca em dois pontos distintos em Resident Evil: Chris a encontra quando ela está cuidando dos feridos do Bravo Team, ou quando Chris entra pela primeira vez na enfermaria da mansão. Rebecca aparece quando a situação pede a sua experiência, como no momento de misturar produtos químicos ou tocar piano, e ela pode curar Chris em determinados pontos.
Albert Wesker
Altura: 1,83 centímetros
Peso: 84,5 kg
Tipo sanguíneo: O
Idade: 38 anos
Ocupação: Policial
Descrição: Capitão do Alpha Team, Wesker fará esporádicas aparições com ambos os personagens, geralmente antecipando-se à história. No começo do jogo, Wesker desaparece misteriosamente, deixando os jogadores se defenderem por si próprios. Wesker só ajuda Chris uma vez no jogo, quando a mansão é infestada por Hunters, Wesker deixa um bilhete, informando que deixou munições e suprimentos médicos num quarto ao lado. No Remake, Wesker ajudará Chris no combate. Terá um papel importante no final da trama, tanto no cenário de Chris quanto no de Jill.
Joseph Frost
Ocupação: Policial
Descrição: Joseph é um homem cheio de vida, sempre disposto e com um enorme senso de responsabilidade. Todas essas qualidades o levaram a ser promovido à Alpha Team, dias antes do Bravo partir para a operação nas Montanhas Arklay. Essa promoção, oferecida repentinamente por Wesker, causou inveja nos outros membros do Bravo, que não entenderam o motivo da decisão. Mas essa aparente sorte não dura muito e Joseph é assassinado por um Cerberus após encontrar um cádaver.
Brad Vickers
Ocupação: Policial
Descrição: Brad é apelidado de "Coração de Galinha" pelos amigos, mas, apesar de medroso, é um dos membros mais inteligentes da equipe. É perito em informática e mecânica de helicópteros.
Kenneth J. Sullivan
Ocupação: Policial
Descrição: Kenneth é um homem calado, talvez esse seja o motivo que o faça ser um excelente espião. Não bastasse isso, é um perito em química, e fica imaginando qual seria a utilidade de sua química na polícia, após ser pessoalmente recrutado por Wesker. Mas acaba morto por um zumbi.
Enrico Marini
Ocupação: Policial
Descrição: Capitão do Bravo Team, é ele quem substitui Wesker em sua ausência ou impossibilidade. Dedicado, Marini se sente um tanto ameaçado com a chegada do Alpha Team, imaginando que Barry ou Chris pudessem tomar seu lugar de Sub-líder. Acaba morto, baleado (intencionalmente) por Wesker.
Richard Aiken
Ocupação: Policial
Descrição: Richard é o responsável pela comunicação tanto no Bravo quanto no Alpha Team. Fez amizade facilmente com os novos membros de ambas as equipes. É envenenado pela Cobra Yawn, e morre.
Forest Speyer
Ocupação: Policial
Descrição: Mecânico automobilístico e franco-atirador do Bravo Team. Seu ótimo trabalho fez com que ele ganha-se o respeito dos outros policiais, tendo uma grande amizade com Chris. É morto pelos corvos. Na versão Director's Cut, ao checar o corpo de Forest na sacada, ele se voltara contra você transformado em zumbi.
Descrição das Mortes
Joseph Frost = atacado por uma matilha de Cérberus
Kenneth J. Sullivan = morto por um zumbi
Forest Speyer = atacado por corvos
Richard Aiken = picado pela cobra Yawn
Enrico Marini = morto à tiros por Albert Wesker
Barry Burton = morto por um hunter (dependendo da ordem dos eventos)
Rebecca Chambers = morta por um hunter (dependendo da ordem dos eventos)
Albert Wesker = perfurado no abdômem por um Tyrant (morte forjada)