RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionO tópico de música EmptyO tópico de música

more_horiz
Então pessoal, notei que não tem nada assim por aqui, então resolvi criar.

Vocês gostam de música? procuram coisas novas? se contentam com o material que tem nos rádios e TV? Só ouvem os clássicos, ou os best of?Ou são caçadores de novidades, leem blogs, reviews de cds, etc?

Não sei vocês, mas eu ultimamente uso bastante a plataforma spotify de música por streaming. É basicamente um youtube de música, mas tem bastante conteúdo e discografias completas de vários artistas. Quem não usa, fica a dica para quando voce pode ouvir algo online. A única desvantagem dela é que para ouvir offline no celular e baixar playlists acho que custa 15 reais por mes. Mas eu uso o serviço free de streaming e pirateio as bandas que curto mais para ouvir no carro e tal.

Também já usei muito a plataforma last.fm, que é uma rede social que gera um banco de dados das coisas que voce ouve, gera estatísticas, recomendações, tem sites para os artistas, descrições e vídeos. Entre 2006 e 2012 foi minha maior fonte de conteúdo novo de música, especialmente devido aos artistas relacionados.

Atualmente acho que a combinação de last.fm + youtube + música por streaming + trackers privados de música nos gêneros que gosto, é perfeito. Se não encontro no youtube e streaming fica mais complicado e vou atrás de blogs, me aventurando em sites de host de arquivo para pegar aquele cd.

É isso, bom, eu gosto muito de música, tenho muito mais o que falar, mas não vou gerar um post gigante porque ninguém lê.
Já fui viciado ao extremo, a ponto de ter que deletar grande parte da minha coleção digital e todas minhas contas em sites de música porque já estava me afetando, isso em 2011-2012.

E vocês? Ouvem oq? Como ouvem?

ah, meu mais novo perfil na last.fm é esse aqui..
(não foi permitido postar link, mas meu nick lá é felipebf)

(atualmente tem umas coisas escrotas nos tocados recentemente, Kely Key e tal porque coloquei pra rodar uma playlist de melhores anos 2000 do spotify)

descriptionO tópico de música EmptyRe: O tópico de música

more_horiz
o kaneda ouve funk carioca e posta pérolas aqui

o django ouve metal com flautinha, que é >> metal sem flautinha

o gordo ouve pink floyd

more_horiz
Bom tópico, mas acho que a galera já posta sobre música nesse: http://www.retrogamesbrasil.com/t12009-o-que-vc-esta-ouvindo-agora

Não entendi se seu tópico tem a mesma proposta, mas dá uma olhada nesse tópico que a galera sempre tá postando coisas novas.

more_horiz
Acho que a proposta é a mesma, mas aqui seria mais para discussão de como vc conheceu o estilo que ouve hj, como vc chegou a curtir o que curte hoje, frequencia que ouve música.

Esses tópicos de postar vídeos raramente alguém chega a abrir os vídeos e ouvir, normalmente só abrem se fica em um estilo próximo ao do seu gosto pessoal. Acredito eu, não sei...

Portanto, o objetivo aqui é mais a história das coisas que você ouve, como você conheceu suas bandas preferidas, qual seria seu top X de artistas ou gêneros.

É que na real, eu gosto desse tema, tem muita gente que não gosta, ouve música sem pensar no processo de descoberta de novas bandas e gêneros. Muitos ouvem por ouvir ou jogam videogame por jogar.
Mas seria mais ou menos um tópico como um de videogames em que as pessoas falassem do que jogaram em cada fase da vida, porque não gostam do jogo X ou Y, etc... (Mais nesse sentido de tópico que um tópico de "o que voce está jogando")

Não sei se a proposta é válida e se tem muita gente que gosta de discutir música por aqui. Não sei quanto a vocês, mas eu já tive uma época que 90% do meu tempo livre era música e 10% internet e jogos. Depois vi que é meio prejudicial se viciar em alguma coisa, por mais banal e inocente que ela seja, como é ouvir música.

more_horiz
acho que entendi o intuito do tópico, amanhã posto com calma

more_horiz
Vou postar meu caso então, só pra quem sabe incentivar alguém mais a postar sua história.

Quando criança e até minha adolescência, só ouvia as músicas que meus pais ouviam. Basicamente, o que tocava na rádio e era popular na idade deles, anos 60 a 80. Dos anos 90 eu só ouvia o lixo que passava no gugu e afins. Triste essa época sem internet. Mas em 94 meu pai comprou um cd player e tudo mudou. Eles compravam uns 2 cds por mês, e umas coletaneas de cd que vinham em revista, aqueles box de musica clássica, etc. Lembro que para a época, qualidade de cd era algo fantástico.

Quando fiz meus 12 anos aproximadamente, teve internet discada aqui em casa, e eu descobri emule, kazaa e limewire. Baixava músicas todo final de semana, que é quando deixavam eu usar a internet. Uma média de 20 a 30 músicas por final de semana. Conexão baixando a 3kb/s era dose.
Na época comecei a ouvir jovem pan por causa de música eletronica. Baixava todos os eurodance e coisas de dance anos 90 no computador e ouvia as mp3 até furar o tímpano.

Aos 14-15 anos comecei a ouvir heavy metal, inicialmente bandas de metal melódico como rhapsody e sonata arctica, mas depois parti para slayer, motorhead, iron, usualmente bandas bastante conhecidas, nunca fui atrás de música nova ou desconhecida.

Aos meus 18-19 anos parei de ouvir metal a todo momento e comecei a ir em baladas de anos 80-90 e pop. Nessa época conheci muitas bandas de indie pop e indie rock, fui em alguns shows, e basicamente fiquei nessa.

A partir dos 21 anos comecei a fazer curso de japones e fui atrás de música oriental. Gosto de folk, jpop, electropop, indie pop e jrock, além do meu estilo favorito de todos , o Shibuya kei.

Depois de entrar no mundo do shibuya kei, comecei a ouvir mais música calma, música francesa, yeye, indie pop da suécia, música ambiente, lounge, e música brasileira, de mpb e bossa nova até clássicos do samba e pagode. Isso foi dos meus 24 anos até hoje.

É isso, atualmente meu top 15 no site last fm é:

1- Acid House kings
2- Capsule
3- advantage Lucy
4- Of Montreal
5- Belle and Sebastian
6- Asian kung fu generation
7- The pains of being pure at heart
8- YUCK
9- Air
10- Koukikodan
11- Pizzicato Five
12- Lamp
13- Quruli
14- France Gall
15- Mordida

Última edição por Felipebf em Sáb 29 Nov 2014, 14:33, editado 1 vez(es)

more_horiz
Bacana o tópico, vou escrever a minha parte então:

Comecei a ouvir musica em 97~98, desde guri mesmo(nasci em 94). Ouvia o que meu pai botava pra tocar e sempre curti, minha base musical nessa época foi Deep Purple, Grandfunk, Led Zeppelin, Maiden, Sabbath. Ainda tinha muitos outros CDs de coletânea, uns de música clássica, outros de música mais popular, etc. Tempo passou, nem me importava ainda em sair caçando coisa nova, mas já com 7~8 anos tive um grande boom musical: meu pai foi viajar, minha mãe tinha saído pro mercado e eu tava em casa de bobeira e fui por um som pra chutar o tédio pra fora, até que achei um CD de uma banda que meu pai nunca tinha posto pra tocar. Tinha capa branca, o nome da banda estava em rosa com detalhes pretos, disco de '74, chamava 'RUSH', nada mais. E botei pra rolar desde a primeira faixa:

Spoiler :

Estouro! As janelas vibravam, o sofá tremia e eu curtia insanamente esse som inédito. Quando meu pai chegou, pra sua surpresa, fui logo perguntar 'porque você nunca me mostrou isso antes???'. Ele achou a idéia boa de eu ter curtido Rush, e trouxe depois o CD Fly By Night e o DVD A Show of Hands, simplesmente o melhor show ao vivo de todos.

Assim foi até 2004~2005, meu primo me mostrou uma pusta novidade: um programa chamado Ares que baixava qualquer música. Meu pai e eu ficamos bobos e direto o véio pedia pro meu primo fazer uns CDs, eu não fiquei olhando não, pedi também. Até que uma vez ele tinha incluído uma música que eu não conhecia, tinha nome cumprido: 'love will tear us apart'. Ele me contou que o vocalista da banda tinha se suicidado e que a mesma já não existia mais, bem curioso. E eu curti o som, mas minha relação com o post-punk estava um pouco longe de começar:
Spoiler :

2007, 2008 seguiu assim, conheci umas black music que era moda na época. Ouvi uns sons do Slipknot e descobri muitas músicas do Michael Jackson, fui até cover dele na escola em um evento. Até que 2009 foi um marco diferenciado, foi uma época de rotina gostosa: acordava 6h, tomava banho e ligava a tv no MTV Lab matinal pra ver o que ia tocar de bom. Ia assim até as 7h, pra ir à escola. Nesse tempo conheci muita coisa boa como Moby, Interpol, The Last Shadow Puppets. Até mesmo a musica 'Bodies' do Robbie Williams era realmente interessante, e nunca me interessei pelo artista, mas essa faixa ele acertou a mão. Uns "clássicos" como 'Open Your Eyes' tocava 24h por dia nos canais perdidos da TV. E não é má música não, o clipe também é bem bonito; Até que chegou o grande dia, tocou uma música do The Killers chamada 'Shadowplay':
Spoiler :

Não entendi nada do clipe na primeira vez, mas que importa? Um dos caras fazia uma dança bem legal, apesar de esquisita. Dia vai, dia vem, o clipe passou mais uma vez na TV e lembrei de anotar o nome e procurar no YouTube depois. Digitei 'Shadowplay' mas apareceu outro nome do lado, perguntei 'Ué, mas e o The Killers? Joy Division não me é estranho'. Procurei o CD de mp3 que meu primo havia feito e lembrei, era uma banda que meu ele pos no CD, ouvi de novo pra lembrar e era uma musica bem gostosa. Daí cliquei na 'Shadowplay' pra ouvir e foi um choque enorme, que som pesado, dark! Vocal obscuro, voz forte, guitarra distorcida fazendo miséria, que som!!
Spoiler :

Nessa época eu havia acabado de ganhar um PC, tinha instalado o ares e estava baixando diversas músicas. Joguei 'Joy Division' na procura do ares e até deu uns resultados, a banda era bem pouco conhecida. Deu pra conhecer algumas das principais faixas deles como 'Transmission', 'Ceremony', 'Atmosphere'. E falar na 'Atmosphere' me lembra que ela foi letra de uma revista quinzenal de rock que eu ganhei após um show de bandas cover. Daí entre 2010-2011, quando fiquei definitivamente ativo no Fórum UOL, antes do Retrogames, cheguei a participar da seção 'Música' de lá, esporadicamente. Havia conferido um som que um camarada me mandou, falando da banda 'Blind Guardian' e mandando o link da 'Mirror mirror'. Nunca tinha ouvido nada parecido, acho que foi a primeira vez que ouvi o chamad metal medieval. Fui perguntar no fórum UOL sobre mais bandas no estilo dessa e mandaram listas enormes falando de HammerFall, Sonata Arctica, Rhapsody. Curti bastante o estilo, foi também a época que descobri o Within Temptation, banda que achei na revista Roadie Crew.
Spoiler :

Mesmo com todas essas procuras, me interessei em conferir o post-punk. Mesmo estando quase extinto, o estilo ainda tem umas bandas e grupos ativos. Ouvi Bauhaus, Clan of Xymox, Sisters of Mercy. Um colega meu me enviou um som de um grupo eletrônico que fazia um eletro-dark, chamado BlütEngel. Verdadeiro eletro-goth, toca bastante nas baladas góticas.
Spoiler :

2012 foi um ano de poucas descobertas musicais, mas curti bastante uns shows e umas baladas dark. Já em 2013 um amigo meu me falou de uma banda chamada Ghost, que parecia bastante King Diamond. Fui ouvir e gostei bastante, eles são promissores. Nesse mesmo ano lembrei de procurar mais new wave como Talk Talk, Pet Shop Boys, Gary Numan, Joy, Duran Duran, Aha. O estilo me chama muito a atenção, já havia ouvido bastante sons de new wave com New Order, Oingo Boingo e Echo & The Bunnymen, que eu tenho o LP 'Songs to Learn & Sing'.
Spoiler :

Não parei por aí, mas daí pra cá, atualmente, passei por uma época de redescobrimento do rock nacional e lembrei de muita coisa boa que foi esquecida por mim e pelas pessoas também. Achei raridades do Ira!, coisas boas do Titãs, tem até uma bandinha de post-punk brasileira chamada Cabine C. Meu gosto musical é sempre o mesmo, mas as fases que eu passo faz com que eu acumule muita coisa boa e vou levando junto. Tem tanta banda que nem mencionei aqui mas está na playlist da minha vida como The Who, Supertramp, King Crimson, Mountain, Uriah Heep... Mas se for falar tudo, vou entupir o tópico se já não o fiz... Minha história musical é essa aí, e sempre atualizando.

more_horiz
vo postar resumido.

obviamente, por jogar games desde pequeno, sempre tive contato com chiptune, o que é um pulo das musicas eletronicas, e nos games também tem muito rock.

basicamente sao 2 estilos que ouço bastante: rock e eletronica / dance / chiptune. por acaso, fiz um tópico sobre isso há um tempo:
http://www.retrogamesbrasil.com/t23753-musica-eletronica-games-e-coincidencias-pesado-wall

no celular sempre tenho metal (judas priest / halford / fight, iron maiden / bruce dickinson, pink floyd, e outras como a trilha do Max payne 3 / health, a trilha do hotline miami (variados), crystal castles, e no meio disso muita coisa old que a gente conhece e curte por tabela, vendo seriados, filmes, ou até mesmo jogos.

pouca coisa no pop / radio me atrai, mal ouço. acho que a unica coisa de radio que eu toparia colocar no cel é Rihanna.

por fim, ja tive várias bandas de rock/metal. Iron Maiden cover chegou a gravar DVD bancado pela secretaria de cultura da cidade.

more_horiz
Entre 2008 e 2012 entrei em depressão e não fazia absolutamente nada. Situação bem complicada.
Na época eu só me animava a fazer uma coisa, ouvir música. Todo final de semana eu baixava os "cds da semana", pegava uns 10 discos de generos diversos e baixava pra ouvir durante a semana.
Ouvi muita coisa interessante e muita coisa ruim. Mais coisa ruim do que boa. Mas como eu estava em um estado quase vegetativo acabava não lembrando de nada. Foi uma época complicada e que a música me ajudou a me manter fazendo algo. Não lia, não jogava, não assistia TV, mal comia, só ouvia os discos baixados no final de semana.
Uma pena eu ter deletado minha antiga last.fm com o histórico do que ouvia.
Eu cheguei até a pensar que a música que estava me fazendo mal e me impedindo de fazer as coisas, mas no final foi só um remédio receitado errado pelo psiquiatra que me manteve em estado neutro por tempo demais. No final das contas mudei o médico e remédios e voltei a um estado quase normal, terminei a faculdade trancada e agora estou de boa.

Só sei que eu gostava de pesquisar bandas e tudo mais antigamente. Hoje em dia não tenho mais paciência. De vez em quando eu procuro coisa nova, mas por experiencia própria, eu escuto umas 30 bandas para achar uma que eu realmente goste e vá atrás da discografia.

Perdi minha coleção de arquivos em 2012 quando por maldição do além meus 2 hds queimaram quase que simultaneamente, e perdi tudo que tinha, backup apagado também, fotos, etc. foi complicado.
Hoje em dia repus minha coleção aos poucos. Tenho uns 80GB atualmente, e só criei a regra de eu ter que ter ouvido tudo e não ficar acumulando arquivos sem ouvir. Filtrei bem e sobrou uns 170 artistas internacionais, 60 artistas orientais, e 60 artistas nacionais. Acho que vou dar mais uma limpada na pasta agora no final do ano e deixar só o que realmente gosto mesmo.

more_horiz
Bom, foi na oitava série que comecei a me interessar um pouco por música, não tinha o gosto bem definido ainda então era influenciado pra caramba. Mas os primeiros discos que eu comprei (ainda se comprava bastante naquela época) foram o Americana do Offspring e um da Alanis Morissette. Ouvia as bandas de rock da modinha tipo Nirvana e Gun´s Roses, esse ultimo ainda curto até hoje. A partir desse momento comecei a caminhar para os estilos musicais favoritos que ouço muito ainda hoje, que são o rock e o metal. 

No início ouvia bandas de metal melódico como você, e era o típico metaleiro bobão que tinha preconceito com qualquer outro tipo de música. Com o amadurecimento comecei a ouvir bastante outros estilos, como o power metal (Blind Guardian,Iced Earth...), o progressivo (Symphony X, Dream Theater), o death melódico (Soilwork, In Flames, Arch Enemy), gótico (Tristania, The Gathering, Type O Negative, Sentenced...), doom metal (Katatonia, October Tide...) e os mais alternativos (Fear Factory, Rammstein...).

Depois que deixei de ser metaleiro cuzão comecei a ouvir coisas diferentes. Me interesso bastante por Trip Hop estilo BANKS e Portishead, musica folk medieval estilo Annwn, dentre outras coisas (Creedence Cleanwater, BeeGees, Bread, Alice in Chains que é minha banda favorita de grunge). Do material mais pop de hoje em dia eu gosto da Lana del Rey e da Lorde. Eletrônica depende muito, não é tudo que eu gosto.

Abaixo, algumas porcarias que eu ouço frequentemente:

Blind Guardian :

Agua de Annique :

VAST :

Insomnium :

Portishead :

Annwn :

Arvo Part :

October Tide :

more_horiz
Lembro que na época que eu gostava de Metal eu ia muito em shows. Curitiba estava e acho que ainda está no circuito de muitas bandas de Metal da américa latina. Tinha sempre shows aqui.

Fui facilmente em uns 30 shows durante os 3 anos que gostava do estilo.
Eu lembro que para estudante eu pagava em média de 20 a 30 reais por show, o preço de um CD na época.
O primeiro que fui foi Shaman, em 2003 eu acho e o último que fui foi Sonata Arctica em 2008. Sepultura vi umas 2x, Helloween, Dimmu Borgir, Grave Digger, Iron Maiden, W.A.S.P., Angra, Blind Guardian, Dream theater, Iced Earth, Edguy, Hammerfall, Stratovarius, Nightwish, entre outros...
Vi praticamente tudo que tocava na cidade na minah época de ensino médio.

Hoje não tenho coragem nem de pagar 10 reais de entrada em balada/barzinho. hahaha
Os tempos mudaram, e os preços dos shows então, ridículos, mais de 150 reais uma meia entrada na maioria dos shows bons. Lembro que no ensino médio o show mais caro que paguei foi o do Iron Maiden, e acho que foi 80. O resto, tudo abaixo de 40 reais.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder