Por REDAÇÃO, em 28/11/2014 · Atualizado às 18h45
O comediante Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves, morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos. A morte do ator e escritor foi confirmada pela emissora mexicana Televisa, que exibiu por volta das 19h (horário de Brasília) um especial com os melhores momentos da carreira do humorista.
Bolaños vivia isolado em Cancún, cidade litorânea do México, com a mulher, Florinda Meza, a Dona Florinda da série Chaves. O comediante tinha problemas respiratórios e de locmoção e estava desde o final do ano passado sob ajuda de um cateter de oxigênio.
Nascido em 21 de fevereiro de 1929, Bolaños começou a carreira artística em 1953, como redator publicitário para rádio e TV. Escreveu para a dupla de humoristas Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine) antes de ter o seu próprio programa.
Em 1968, ganhou seu próprio humorístico, Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, pela TIM (Televisión Independiente de México). Além de escrever, atuou como Doutor Chapatín e contracenou com três atores que futuramente fariam parte do elenco de Chaves: Maria Antonieta de las Nieves, Ramón Valdés e Rúben Aguirre.
http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/roberto-gomez-bolanos-criador-do-chaves-morre-aos-85-anos-diz-tv-5700