A Microsoft liberou um pouco mais do poder de processamento do Xbox One aos desenvolvedores a partir de uma atualização recente do kit de desenvolvimento do console.
De acordo com o site Eurogamer, o novo kit de desenvolvimento liberou o acesso a mais um dos oito núcleos de processamento do Xbox One, permitindo que os programadores usem "de 50 a 80 por cento do sétimo núcleo", que antes era reservado a funções do sistema operacional.
O aumento no poder de processamento do Xbox One não foi anunciado ao público pela Microsoft. A descoberta só foi possível porque hackers distribuíram o kit de desenvolvimento do console na internet nos últimos dias de 2014, permitindo que o site investigasse a ferramenta.
Tanto o Xbox One como o PlayStation 4 reservam dois núcleos de seus processadores para funções do sistema operacional. No caso do Xbox One, o sétimo núcleo é usado pelo software de reconhecimento de voz e o Kinect, o que traz um ônus para o programador que resolver acessar este poder extra. No caso, os comandos de voz personalizados e certas funções do Kinect são desativadas. "Acessar o sétimo núcleo também é arriscado porque comandos de voz relacionados ao sistema podem tomar metade de sua capacidade, sobrepondo o que for programado para ele", diz o site.
O processamento extra liberado pelo novo kit de desenvolvimento pode explicar por que alguns jogos lançados no final do último ano chegaram a apresentar performance ligeiramente superior no Xbox One em relação ao PlayStation 4.
A mudança é mais uma de várias tentativas da Microsoft de eliminar a vantagem no PlayStation 4 sobre o Xbox One no que diz respeito ao poder de processamento. Pouco antes de começar a fabricar o Xbox One, a Microsoft fez um "overclock" na GPU do console e em junho do ano passado começou a permitir que os desenvolvedores desligassem as funções do Kinect para liberar mais poder de processamento para os jogos.
fonte: http://outerspace.terra.com.br/?dir=noticias&arquivo=viewer&cod_noticia=32624¬icia=xbox_one_ficou_mais_poderoso_com_novo_kit_de_desenvolvimento