RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionNasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar! EmptyNasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar!

more_horiz
Nasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar! Ganimedes

O telescópio Hubble encontrou um oceano de água salgada em Ganimedes, a maior lua de Júpiter (e a maior do Sistema Solar). A hipótese tinha sido levantada nos anos 1970 e reforçado nos anos 2000 com a passagem da sonda Galileu. Mas só agora os cientistas contam com provas conclusivas.

Os cientistas registraram sete horas de informações sobre Ganimedes, a maior parte estudando a aurora do satélite. É que essa aurora é resultado do reflexo da luz nas partículas carregadas que interagem com a atmosfera dessa lua.

Essas interações dão indícios de que existe de fato um oceano em Ganimedes. A água estaria embaixo de uma camada gigantesca de gelo, com possíveis 300 quilômetros de tamanho.

Há possibilidades de abrigar vida de acordo com os dados captados até aqui, mas os cientistas como sempre são cautelosos. No entanto, há mais indício de que o satélite guarda semelhanças com o único lugar no universo onde existe vida conhecida até agora: aqui na Terra.

É que, como a Terra, Ganimedes também possui um campo magnético, formado por ferro derretido no seu núcleo. Ele também possui uma atmosfera rica em oxigênio.

A Agência Espacial Europeia planeja enviar uma missão para Ganimedes em 2020 com a sonda Juice.

Nasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar! Logo-mundo-bit

Acho que logo eles param com essa palhaçada de conta-gotas e divulgam "a notícia" das notícias.

descriptionNasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar! EmptyRe: Nasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar!

more_horiz
Daora! Será mesmo que divulgariam?? Sei não...

descriptionNasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar! EmptyRe: Nasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar!

more_horiz
É a maior lua do sistema solar e só agora dão notícias que tem água salgada nela D:

more_horiz
Muito animador!

more_horiz
Parece que Titan de Saturno também abriga vida, todos os indícios e estudos da atmosfera desta outra gigante lua levam a crer que existe troca gasosa semelhante á respiração de bactérias nitrificantes aqui da Terra.

more_horiz
Ciência>>>>>>>>>>>>>>>>

Simplesmente adoro tudo que seja relacionado ao espaço. Se tivesse saco, gostaria de estudar mais sobre o assunto(de forma técnica).

more_horiz
Fico me perguntando como funciona a dinâmica das forças gravitacionais por lá, tendo um planeta gigantesco esticando e revirando tudo nessas luas. Se haver, realmente, vida por lá, essa deve ser fodásticamente adaptada a essas condições extremas.

more_horiz
Ryo_Hazuki escreveu:
Fico me perguntando como funciona a dinâmica das forças gravitacionais por lá, tendo um planeta gigantesco esticando e revirando tudo nessas luas. Se haver, realmente, vida por lá, essa deve ser fodásticamente adaptada a essas condições extremas.

Acho que o "corpo" presente em uma das luas, supondo que essa tenha alguma atmosfera, irá sofrer maior ação da gravidade "local" do que do planeta vizinho.

Obs.: Em tese entendo assim, mas não sou astrofísico!

more_horiz
Nasa descobre oceano de água salgada em Ganimedes, maior lua do Sistema Solar! Fbd

more_horiz
Guitto escreveu:
Ciência>>>>>>>>>>>>>>>>

Simplesmente adoro tudo que seja relacionado ao espaço. Se tivesse saco, gostaria de estudar mais sobre o assunto(de forma técnica).

Tamo junto.

more_horiz
Leinad escreveu:
Ryo_Hazuki escreveu:

Acho que o "corpo" presente em uma das luas, supondo que essa tenha alguma atmosfera, irá sofrer maior ação da gravidade "local" do que do planeta vizinho.

Sim. Possivelmente.
Mas me refiro aos efeitos causados pela gravidade de Júpiter nessas luas. Imagina que se aqui na Terra temos os efeitos de maré causados pela nossa lua, quem sabe as bizarrices que deve existir por lá?

more_horiz
Ryo_Hazuki escreveu:
Leinad escreveu:
Ryo_Hazuki escreveu:

Sim. Possivelmente.
Mas me refiro aos efeitos causados pela gravidade de Júpiter nessas luas. Imagina que se aqui na Terra temos os efeitos de maré causados pela nossa lua, quem sabe as bizarrices que deve existir por lá?

Já li sobre isso. Depende da lua. Existe uma que é toda perfurada devido a Júpiter "puxar ela pra dentro" e o sol puxar pra fora. O que resulta em uma lua que é quase um "Geiser" onde ficam saindo gases, e fumaça todo tempo.

"As características físicas dos satélites de Júpiter variam significantemente. Os quatro satélites de Galileu todos possem mais de 3 000 km de diâmetro. O maior satélite do planeta, Ganímedes, é o maior satélite natural do Sistema Solar, bem como o maior (tanto em tamanho quanto em massa) depois dos oito planetas, sendo maior em diâmetro do que Mercúrio.4 Todos os outros satélites de Júpiter possuem menos de 250 km de diâmetro, com a maioria ligeiramente ultrapassando a marca de 5 km. Os formatos das órbitas dos satélites variam de círculos quase perfeitos e poucos inclinados a elipses altamente excêntricas e inclinadas, com vários satélites orbitando na direção oposta do sentido de rotação do planeta. O período orbital dos satélites jupiterianos varia entre sete horas (ou seja, menos do que o período de rotação do planeta) a períodos 3 000 vezes mais longos (ou seja, quase três anos terrestres)."

A órbita excêntrica de alguns ja deve dizer muito sobre a "pressão" que a força gravitacional de Júpiter exerce.

more_horiz
Pra quem tiver interesse, eu REALMENTE recomendo esse vídeo com vários astrofísicos e professores comentando sobre Júpiter:

more_horiz
Link quebrado Guitto...

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder