Por #Round ONE Games
..:: Background ::..
Espero que tenham gostado.
Abraços,
Fúria
Plataformas: GameCube, Ps2, Xbox
Gênero: RPG
Lançamento: 2004
Desenvoldedora: EA Redwood Shores
Publicadora: EA
Designer: Chris Tremmel
Multiplayer
Gênero: RPG
Lançamento: 2004
Desenvoldedora: EA Redwood Shores
Publicadora: EA
Designer: Chris Tremmel
Multiplayer
..:: Background ::..
O game se passa na Terceira Era, após os eventos onde Sauron forja O Um Anel e é destruído por Isildur. Os eventos do jogo são paralelos aos dos filmes, sendo que os cenários são os mesmos e idênticos. Podemos explorar Rohan, as Minas Moria, etc. O jogo tem um plot próprio, bastante convincente e que se encaixa perfeitamente com os filmes. O que pode surpreender no início é isto pois controlamos personagens secundários ou terciários, até mesmo fictícios. Porém a trama do jogo The Third Age se amarra perfeitamente com a saga.
..:: Plot ::..
Assumimos o controle de Berethor, irmão de Boromir e Faramir. Ele é capitão da guarda de Gondor e estava procurando seu irmão em Rivendell quando foi atacado por um Nazgûl. Nisso uma elfa a serviçod e Galadriel aparece e o ajuda a derrotar a criatura. Ao verem Orcs de Isengard atacando uma caravana eles deduzem que Saruman está por trás disso tudo e fugindo para Grey Havens. Eles se aprofundam na busca por sobreviventes em Redhorn e lá encontram Elegost, um Dúnedain que estava caçando Wargs com Hadhod, um anão das Montanhas de Ferro.
Juntos o grupo de heróis adentra Moria e vê os rastros da Sociedade do Anel e decidem segui-los. Ao verem Gandalf batalhando com Balrog eles decidem ajudá-lo, porém não evitam a morte do mago quando ele cai da ponte. E então eles se apressam em seguir a Sociedade do Anel indo por Lothlórien. Logo descobrem que Boromir morreu e que a Sociedade se desfez, sendo que Sam e Frodo foram para Mordor e o restante foi para Rohan. Chegando lá vemos que Grima Língua-de-Cobra corrompeu o rei Théoden a mando de Saruman, fazendo com que Théoden dividisse seu exército e exilasse Éomer e seus homens. O feitiço de Saruman é desfeito e os homens de Rohan se unem novamente para defender o povo em Helm's Deep.
E seguimos toda a saga igual nos filmes mas fazendo papéis paralelos e de apoio a Frodo e Sam na quest de destruir O Um Anel.
..:: Desenvolvimento ::..
O game ficou em desenvolvimento por volta de 2 a 3 anos. Isso porque jogos da saga Senhor dos Anéis no estilo hack 'n slash estavam a todo vapor no Ps2. O produtor executivo Steve Gray, que trabalhou nos jogos Final Fantasy VII e Parasite Eve já demonstrava desejo de fazer um RPG de Senhor dos Anéis desde os anos 90, até que ele recebeu a notícia de que a EA possuía os direitos de imagem dos filmes e assim iniciou o projeto.
..: Gameplay ::..
O jogo é dividido em dois modos: o de exploração do cenário e o de batalha por turnos. Se o olho de Sauron se forma no canto da tela, quer dizer que enfrentaremos um inimigo. Se um Palantír azul se forma quer dizer que enfrentaremos uma batalha que fará parte do modo história.
O mapa é relativamente pequeno porém é bastante detalhado e minunciosamente similar ao dos filmes. Vemos os Argonath, visitamos Rohan, Helm's Deep, Osgiliath e várias outras cidadelas e mapas. A exploração é interessante pois o mapa, apesar de limitado, sua extensão pode variar e encontramos diversos baús e itens escondidos.
O duelo por turnos é semelhante ao de Final Fantasy X/X-2. Podemos atacar, usar magias, trocar de arma/armaduras, pular a ação do personagem, etc. Há também uma fila no lado direito da tela, uma battle queue, onde vemos quem vai atacar e qual a ordem. Podemos mudar a fila usando magias para aumentar nossa velocidade, ou atordoar os inimigos e roubar a vez deles.
Ao ganharmos XP distribuímos os pontos de atributos. Temos:
Strenght - Força; quanto HP nossos inimigos perdem ao serem atacados
Spirit - AP; o quanto podemos usar magias
Constitution - aumenta nosso HP quando o aumentamos
Speed - quantas vezes aparecemos na 'battle queue'
Dexterity - velocidade; importante para nossos ataques não darem 'miss'
As armas, armaduras, skills, tudo será necessário nos combates. No começo ficaremos bastante fortes só usando os golpes de espada, machados e flechadas, porém com o tempo os inimigos se tornarão cada vez mais fortes e teremos de apelar para magias sinistras.
..:: O 'Perfect Mode' ::..
O Perfect Mode são diversas skills disponíveis apenas em batalha e são as mesmas para todos os personagens. O grande barato delas é que fazemos summon das Harpias, do Barbárvore, enfim, um monte de bônus da saga que é muito bacana e deixa o game muito rico.
..:: Personagens ::..
Logo de início vemos que os personagens não são os mesmos do filme, apesar de Aragorn, Faramir, Gimli, Gandalf e por aí vai também se juntam à nossa party apenas para uma ou outra batalha. Então nossa party principal é:
Berethor - Personagem principal e líder da party. Começamos com ele em Rivendell à procura de Boromir. Representa o Boromir da Sociedade do Anel.
Idrial - Elfa da floresta à serviço de Galadriel. É a segunda personagem com quem contamos no jogo. Representa o Legolas.
Elegost - Dúnedain semelhante ao Aragorn, pois usa arco e flecha e espada também.
Hadhod - Anão das Montanhas de Ferro, incrivelmente semelhante a Gimli(inclusive o comportamento e a voz).
Morwen - Guerreira de Rohan.
Éaoden - Cavaleiro de Rohan.
..:: Recepção e Críticas ::..
As críticas ao game foram bastante filtradas pois as revistas especializadas dissertarem negativamente deveras pelos mesmos motivos. Já os votos positivos do game foram mais diversificados.
A Eurogamer relatou que a profundidade do jogo como um RPG é pouca, mas os fãs de Senhor dos Anéis e entusiastas de Tolkien deveriam experimentar o game sem duvidas.
A GameSpot comenta que o excesso de cutscenes e a forma como elas nos são apresentadas são um ponto negativo, a colunista Bethany Massimilla diz que as cutscenes contam muito do jogo, sobre o que aconteceu e o que vai acontecer, ao invés de nós mesmos assistirmos e ficarmos surpresos com o desenrolar do game.
Já a IGN endeusou os bons gráficos do jogo, porém a dificuldade do jogo deixou a desejar, Juan Castro atribuiu nota 8.5 de 10 e relatou que o game é fácil demais. E não poupou críticas aos personagens, chamando-os de mera cópia dos originais, e exaltou o universo que o game explora.
..:: Opinião por Round ONE ::..
O jogo se inicia de forma um pouco confusa, só depois de um tempo assimilamos que não estamos exatamente na mesma trama dos filmes. Isso não é ruim, mas foi a forma como nos é apresentado durante o jogo.
Os personagens são carismáticos se não encarássemos como cópia dos originais, mas se fossemos jogar com Aragorn, Gimli e Legolas o jogo já não seria da mesma maneira.
A trilha sonora é impecável, usaram todas as músicas dos filmes dirigidos por Peter Jackson e fez com que mergulhássemos numa fictícia cena cortada do filme. Os cenários são maravilhosos.
Em suma é um bom jogo, fica melhor por sabermos que tem o mesmo universo da saga criada por Tolkien. Quem gostou dos filmes, gostará do game. Quem gosta de RPG, gostará do game. Então não tem ponto negativo que faça o game ser injogável, ele vale muito a pena mesmo.
..:: Plot ::..
Assumimos o controle de Berethor, irmão de Boromir e Faramir. Ele é capitão da guarda de Gondor e estava procurando seu irmão em Rivendell quando foi atacado por um Nazgûl. Nisso uma elfa a serviçod e Galadriel aparece e o ajuda a derrotar a criatura. Ao verem Orcs de Isengard atacando uma caravana eles deduzem que Saruman está por trás disso tudo e fugindo para Grey Havens. Eles se aprofundam na busca por sobreviventes em Redhorn e lá encontram Elegost, um Dúnedain que estava caçando Wargs com Hadhod, um anão das Montanhas de Ferro.
Juntos o grupo de heróis adentra Moria e vê os rastros da Sociedade do Anel e decidem segui-los. Ao verem Gandalf batalhando com Balrog eles decidem ajudá-lo, porém não evitam a morte do mago quando ele cai da ponte. E então eles se apressam em seguir a Sociedade do Anel indo por Lothlórien. Logo descobrem que Boromir morreu e que a Sociedade se desfez, sendo que Sam e Frodo foram para Mordor e o restante foi para Rohan. Chegando lá vemos que Grima Língua-de-Cobra corrompeu o rei Théoden a mando de Saruman, fazendo com que Théoden dividisse seu exército e exilasse Éomer e seus homens. O feitiço de Saruman é desfeito e os homens de Rohan se unem novamente para defender o povo em Helm's Deep.
E seguimos toda a saga igual nos filmes mas fazendo papéis paralelos e de apoio a Frodo e Sam na quest de destruir O Um Anel.
..:: Desenvolvimento ::..
O game ficou em desenvolvimento por volta de 2 a 3 anos. Isso porque jogos da saga Senhor dos Anéis no estilo hack 'n slash estavam a todo vapor no Ps2. O produtor executivo Steve Gray, que trabalhou nos jogos Final Fantasy VII e Parasite Eve já demonstrava desejo de fazer um RPG de Senhor dos Anéis desde os anos 90, até que ele recebeu a notícia de que a EA possuía os direitos de imagem dos filmes e assim iniciou o projeto.
..: Gameplay ::..
O jogo é dividido em dois modos: o de exploração do cenário e o de batalha por turnos. Se o olho de Sauron se forma no canto da tela, quer dizer que enfrentaremos um inimigo. Se um Palantír azul se forma quer dizer que enfrentaremos uma batalha que fará parte do modo história.
O mapa é relativamente pequeno porém é bastante detalhado e minunciosamente similar ao dos filmes. Vemos os Argonath, visitamos Rohan, Helm's Deep, Osgiliath e várias outras cidadelas e mapas. A exploração é interessante pois o mapa, apesar de limitado, sua extensão pode variar e encontramos diversos baús e itens escondidos.
O duelo por turnos é semelhante ao de Final Fantasy X/X-2. Podemos atacar, usar magias, trocar de arma/armaduras, pular a ação do personagem, etc. Há também uma fila no lado direito da tela, uma battle queue, onde vemos quem vai atacar e qual a ordem. Podemos mudar a fila usando magias para aumentar nossa velocidade, ou atordoar os inimigos e roubar a vez deles.
Ao ganharmos XP distribuímos os pontos de atributos. Temos:
Strenght - Força; quanto HP nossos inimigos perdem ao serem atacados
Spirit - AP; o quanto podemos usar magias
Constitution - aumenta nosso HP quando o aumentamos
Speed - quantas vezes aparecemos na 'battle queue'
Dexterity - velocidade; importante para nossos ataques não darem 'miss'
As armas, armaduras, skills, tudo será necessário nos combates. No começo ficaremos bastante fortes só usando os golpes de espada, machados e flechadas, porém com o tempo os inimigos se tornarão cada vez mais fortes e teremos de apelar para magias sinistras.
..:: O 'Perfect Mode' ::..
O Perfect Mode são diversas skills disponíveis apenas em batalha e são as mesmas para todos os personagens. O grande barato delas é que fazemos summon das Harpias, do Barbárvore, enfim, um monte de bônus da saga que é muito bacana e deixa o game muito rico.
..:: Personagens ::..
Logo de início vemos que os personagens não são os mesmos do filme, apesar de Aragorn, Faramir, Gimli, Gandalf e por aí vai também se juntam à nossa party apenas para uma ou outra batalha. Então nossa party principal é:
Berethor - Personagem principal e líder da party. Começamos com ele em Rivendell à procura de Boromir. Representa o Boromir da Sociedade do Anel.
Idrial - Elfa da floresta à serviço de Galadriel. É a segunda personagem com quem contamos no jogo. Representa o Legolas.
Elegost - Dúnedain semelhante ao Aragorn, pois usa arco e flecha e espada também.
Hadhod - Anão das Montanhas de Ferro, incrivelmente semelhante a Gimli(inclusive o comportamento e a voz).
Morwen - Guerreira de Rohan.
Éaoden - Cavaleiro de Rohan.
..:: Recepção e Críticas ::..
As críticas ao game foram bastante filtradas pois as revistas especializadas dissertarem negativamente deveras pelos mesmos motivos. Já os votos positivos do game foram mais diversificados.
A Eurogamer relatou que a profundidade do jogo como um RPG é pouca, mas os fãs de Senhor dos Anéis e entusiastas de Tolkien deveriam experimentar o game sem duvidas.
A GameSpot comenta que o excesso de cutscenes e a forma como elas nos são apresentadas são um ponto negativo, a colunista Bethany Massimilla diz que as cutscenes contam muito do jogo, sobre o que aconteceu e o que vai acontecer, ao invés de nós mesmos assistirmos e ficarmos surpresos com o desenrolar do game.
Já a IGN endeusou os bons gráficos do jogo, porém a dificuldade do jogo deixou a desejar, Juan Castro atribuiu nota 8.5 de 10 e relatou que o game é fácil demais. E não poupou críticas aos personagens, chamando-os de mera cópia dos originais, e exaltou o universo que o game explora.
..:: Opinião por Round ONE ::..
O jogo se inicia de forma um pouco confusa, só depois de um tempo assimilamos que não estamos exatamente na mesma trama dos filmes. Isso não é ruim, mas foi a forma como nos é apresentado durante o jogo.
Os personagens são carismáticos se não encarássemos como cópia dos originais, mas se fossemos jogar com Aragorn, Gimli e Legolas o jogo já não seria da mesma maneira.
A trilha sonora é impecável, usaram todas as músicas dos filmes dirigidos por Peter Jackson e fez com que mergulhássemos numa fictícia cena cortada do filme. Os cenários são maravilhosos.
Em suma é um bom jogo, fica melhor por sabermos que tem o mesmo universo da saga criada por Tolkien. Quem gostou dos filmes, gostará do game. Quem gosta de RPG, gostará do game. Então não tem ponto negativo que faça o game ser injogável, ele vale muito a pena mesmo.
Espero que tenham gostado.
Abraços,
Fúria