RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Iniciando minha coleção retro

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
nevergetold
Jail
LordLHP
Galdius
VRebuli
Durango
10 participantes

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyIniciando minha coleção retro

more_horiz

Fala galera, tudo bem?

Antes de mais nada, aproveitar para me apresentar: Me chamo Tobias Cavichioli, sou de Curitiba, sou um programador durante o dia e a noite um vingador mascarado.

A muito tempo to querendo começar uma coleção de consoles antigos, mas esse ano foi que eu realmente comecei ir atrás, pesquisar preços e lugares. Infelizmente aqui em Curitiba parece ser bem difícil, ainda mais que todas as lojas se baseiam em preço de mercado livre e o mercado de pulgas se provou ser um lugar com péssimos preços também.

Estou em diversos grupos do facebook e estou sempre fuçando a OLX atrás de bons negócios. Estava pensando nas minhas férias do trabalho em viajar pelo interior do estado para ver se dou mais sorte que dei na capital.

Então é por isso que chego até vocês, como estou começando agora gostaria de algumas dicas, alguns toques de como proceder. Minha idéia de aventurar pelo interior do estado é boa? Sei que nintendinho são dificéis de achar, mas ainda sim acho um absurdo pagar 500 reais em um, estou errado? O que mais de dicas podem me dar?


descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Cara, primeiramente bem vindo ao fórum.

Se vc tá pensando em começar uma coleção retro séria mesmo prepare o bolso. R$500 é absurdo, mas em geral tudo de GC pra baixo inflacionou muito nos últimos anos, não só no Brasil, mas no exterior tbm. E com o dólar do jeito que tá importar fica impossível.

Recomendo a você avaliar se realmente vc ta disposto a investir sua grana e seu tempo. Se vc decidir que vale a pena, não tem muito segredo: é pesquisar exaustivamente por preços que vc consegue bancar e fazer contato o máximo que puder.

Última edição por VRebuli em Dom 15 Nov 2015, 00:42, editado 1 vez(es)

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
VRebuli escreveu:
Cara, primeiramente bem vindo ao fórum.

Se vc tá pensando em começar uma coleção retro séria mesmo prepare o bolso. R$500 é absurdo, mas em geral tudo de GC pra baixo inflacionou muito nos últimos anos, não só no Brasil, mas no exterior tbm. E com o dólar do jeito que tá importar fica impossível.

Recomendo a você a avaliar se realmente avaliar se vc ta disposto a investir sua grana e seu tempo. Se vc decidir que vale a pena, não tem muito segredo: é pesquisar exaustivamente por preços que vc consegue bancar e fazer contato o máximo que puder.  


Obrigado pelas boas vindas e a respostas rápida hahahah

Agora é séria coisa, estou realmente pesquisando e indo atrás em sebos e outros lugares, até agora só consegui descolar um controle europeu do Genesis (de 6 botões) e uma fita de master system na caixa (The incredible hulk) ... mas to atrás do nintendinho mesmo por enquanto... E tentando achar contatos nesse meio tempo.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Bem vindo ao fórum primeiramente.

Segundo, o Rebuli já falou tudo. Realmente, colecionar está ficando difícil para a maioria das pessoas. Muitas vezes os preços são proibitivos e dependendo do console para o qual você decidir colecionar, achar jogos em certas condições vai ser mais difícil ainda. Tem consoles que jogos completos quando muito aparecem a venda cinco vezes ao ano. Tem jogo que até hoje eu não vi completo e procuro com certa regularidade.

Sobre procurar no resto do seu estado, pode ser uma boa. Mas, lembre-se que provavelmente tem outras pessoas fazendo o mesmo e você não é o primeiro, então pode ser que não tenha tantas coisas assim.

Sobre valores, você comentou do NES de 500 reais, mas tem que levar em conta algumas coisas. Se o console for loose, está caro, na minha opinião. Se o console for completo, está até barato. Nesse mercado os preços variam bastante de acordo com a condição do item.

Por fim, uma dica que eu daria seria para você escolher um foco no começo. Vejo muita gente que sai comprando consoles sem pensar direito e dai tem nem meia dúzia de jogos para cada um deles. Eu já fiz isso anos atrás, mas agora tenho objetivos para a coleção. Além disso, as metas te ajudam a não cansar de colecionar. Colocar metas fáceis te ajudam a ganhar ânimo para continuar colecionando e indo atrás de jogos.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Galdius escreveu:

Sobre valores, você comentou do NES de 500 reais, mas tem que levar em conta algumas coisas. Se o console for loose, está caro, na minha opinião. Se o console for completo, está até barato. Nesse mercado os preços variam bastante de acordo com a condição do item.


Todos que achei por esse valor eram loose e não estavam nos melhores estados que poderiam estar. Achei caro também e recusei as ofertas.

Galdius escreveu:
Por fim, uma dica que eu daria seria para você escolher um foco no começo. Vejo muita gente que sai comprando consoles sem pensar direito e dai tem nem meia dúzia de jogos para cada um deles. Eu já fiz isso anos atrás, mas agora tenho objetivos para a coleção. Além disso, as metas te ajudam a não cansar de colecionar. Colocar metas fáceis te ajudam a ganhar ânimo para continuar colecionando e indo atrás de jogos.


Então, anos atrás comecei comprando o que aperecia tanto que estou com um mega drive III e alguns jogos perdidos, um 64 sem jogos e phantom system sem os cabos. O que me desanimou muito. Hoje em dia meu foco é o NES, achar um NES e jogos de NES. Eu só peguei o controle do Genesis e o jogo do Master pq estavam muito baratos e bem completos, não pude deixar passar a oportunidade.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Durango escreveu:
Galdius escreveu:

Sobre valores, você comentou do NES de 500 reais, mas tem que levar em conta algumas coisas. Se o console for loose, está caro, na minha opinião. Se o console for completo, está até barato. Nesse mercado os preços variam bastante de acordo com a condição do item.


Todos que achei por esse valor eram loose e não estavam nos melhores estados que poderiam estar. Achei caro também e recusei as ofertas.

Galdius escreveu:
Por fim, uma dica que eu daria seria para você escolher um foco no começo. Vejo muita gente que sai comprando consoles sem pensar direito e dai tem nem meia dúzia de jogos para cada um deles. Eu já fiz isso anos atrás, mas agora tenho objetivos para a coleção. Além disso, as metas te ajudam a não cansar de colecionar. Colocar metas fáceis te ajudam a ganhar ânimo para continuar colecionando e indo atrás de jogos.


Então, anos atrás comecei comprando o que aperecia tanto que estou com um mega drive III e alguns jogos perdidos, um 64 sem jogos e phantom system sem os cabos. O que me desanimou muito. Hoje em dia meu foco é o NES, achar um NES e jogos de NES. Eu só peguei o controle do Genesis e o jogo do Master pq estavam muito baratos e bem completos, não pude deixar passar a oportunidade.


Entendi a situação.
Primeira coisa a se fazer na minha opinião então é conseguir o console. Sinceramente, não sei por quanto se está vendendo um NES loose hoje em dia, mas creio que um valor justo para os padrões de hoje seria em torno de 300 a 350 reais. Acho que também não vale muito a pena importar um. Na estarland um está saindo US$85 fora o frete e juntando com imposto é bem capaz de sair mais do que R$350. O negócio é ter paciência para achar o console então.

Segunda coisa, pense nos jogos que você quer. Muita gente começa a colecionar comprando os jogos que jogava quando era pequeno, o que é uma boa ideia. Mas, já vá pesquisando os preços para caso aparecer algum jogo que você queira, você já sabe se é caro ou barato.

Terceira coisa, descubra jogos da biblioteca do console. Muitos jogos não são caros para o NES e podem até ser bons. Vale a pena descobrir os jogos que tem para o console e com isso você vai aumentando sua coleção.

Quarta coisa, como já falei, coloque metas, como por exemplo, ter todos os jogos do Mario ou de qualquer série que você goste. Isso faz a coleção aumentar e o senso de felicidade ao completar uma meta te ajuda a colocar outras metas e não parar de colecionar.

Qualquer coisa é só falar. Eu já coleciono tem quase uns 6 anos ou mais e aprendi algumas coisas nesse tempo.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Galdius escreveu:

Entendi a situação.
Primeira coisa a se fazer na minha opinião então é conseguir o console. Sinceramente, não sei por quanto se está vendendo um NES loose hoje em dia, mas creio que um valor justo para os padrões de hoje seria em torno de 300 a 350 reais. Acho que também não vale muito a pena importar um. Na estarland um está saindo US$85 fora o frete e juntando com imposto é bem capaz de sair mais do que R$350. O negócio é ter paciência para achar o console então.

Segunda coisa, pense nos jogos que você quer. Muita gente começa a colecionar comprando os jogos que jogava quando era pequeno, o que é uma boa ideia. Mas, já vá pesquisando os preços para caso aparecer algum jogo que você queira, você já sabe se é caro ou barato.

Terceira coisa, descubra jogos da biblioteca do console. Muitos jogos não são caros para o NES e podem até ser bons. Vale a pena descobrir os jogos que tem para o console e com isso você vai aumentando sua coleção.

Quarta coisa, como já falei, coloque metas, como por exemplo, ter todos os jogos do Mario ou de qualquer série que você goste. Isso faz a coleção aumentar e o senso de felicidade ao completar uma meta te ajuda a colocar outras metas e não parar de colecionar.

Qualquer coisa é só falar. Eu já coleciono tem quase uns 6 anos ou mais e aprendi algumas coisas nesse tempo.


Vendo pelas suas dicas, acho que botei boas metas.
Quando decidi levar a sério isso de coleção botei a seguinte meta para mim:

Ir atrás dos Castlevania, Metroid e Mega man, minhas séries favoritas.
E o foco é localizar o console primeiro, mas se esbarrar nesses jogos com um preço legal comprá-los.

Achei na amazon por 65 dolares, mas o frete + imposto ia bater os 350 que também botei como meta máxima a pagar em um NES loose.

Agradeço por oferecer ajuda, vou precisar mesmo e sempre vou ficar de olho no fórum aqui. XD

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Durango escreveu:
Galdius escreveu:

Entendi a situação.
Primeira coisa a se fazer na minha opinião então é conseguir o console. Sinceramente, não sei por quanto se está vendendo um NES loose hoje em dia, mas creio que um valor justo para os padrões de hoje seria em torno de 300 a 350 reais. Acho que também não vale muito a pena importar um. Na estarland um está saindo US$85 fora o frete e juntando com imposto é bem capaz de sair mais do que R$350. O negócio é ter paciência para achar o console então.

Segunda coisa, pense nos jogos que você quer. Muita gente começa a colecionar comprando os jogos que jogava quando era pequeno, o que é uma boa ideia. Mas, já vá pesquisando os preços para caso aparecer algum jogo que você queira, você já sabe se é caro ou barato.

Terceira coisa, descubra jogos da biblioteca do console. Muitos jogos não são caros para o NES e podem até ser bons. Vale a pena descobrir os jogos que tem para o console e com isso você vai aumentando sua coleção.

Quarta coisa, como já falei, coloque metas, como por exemplo, ter todos os jogos do Mario ou de qualquer série que você goste. Isso faz a coleção aumentar e o senso de felicidade ao completar uma meta te ajuda a colocar outras metas e não parar de colecionar.

Qualquer coisa é só falar. Eu já coleciono tem quase uns 6 anos ou mais e aprendi algumas coisas nesse tempo.


Vendo pelas suas dicas, acho que botei boas metas.
Quando decidi levar a sério isso de coleção botei a seguinte meta para mim:

Ir atrás dos Castlevania, Metroid e Mega man, minhas séries favoritas.
E o foco é localizar o console primeiro, mas se esbarrar nesses jogos com um preço legal comprá-los.

Achei na amazon por 65 dolares, mas o frete + imposto ia bater os 350 que também botei como meta máxima a pagar em um NES loose.

Agradeço por oferecer ajuda, vou precisar mesmo e sempre vou ficar de olho no fórum aqui. XD


Pelas séries que você escolheu está relativamente fácil, mas não necessariamente barato.

No set dos 3 Castlevanias você deve gastar em torno de 90 dólares só nos jogos. Se for importar tem de levar em conta os fretes e impostos. Talvez acabe gastando uns 500 reais para ter os três.

O Metroid é mais barato, já que é só um jogo, mas também deve sair em torno de US$30 só o jogo.

Os Mega Man vai ser mais complicado. Alguns deles são caros, então espere gastar mais do que 500 reais, porque além do mais são 6 jogos.

Uma coisa que pode ajudar é comprar lotes de jogos. Você consegue aumentar a coleção rapidamente, fazer volume e ainda consegue peças de trocas que podem te ajudar a pegar alguns jogos que você quer mais baratos.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Olá pessoal! Assim como o Durango sou novo no fórum e completamente louco por games e consoles retros, ao contrário dele estou nessa de colecionador a bastante tempo. Já enfrentei várias dores de cabeça, mas com isso veio muito aprendizado.

Sou de Fortaleza-CE e aqui realmente e tudo mais complicado em relação a games, o valores são a maior barreira para quem quer colecionar, mas para tudo há uma boa saída. Como citado acima, na hora de começar a colecionar e sempre bom ter um foco para o inicio de tudo. Começar pelo SNES e o melhor caminho, console popular, acessórios e games mais fáceis de achar.

E não é necessário pagar R$ 500,00 para ter um bom console, eu por exemplo gastei apenas R$ 80,00 e um que está em perfeito estado. Mágica? Não mesmo. A dica que te dou e a seguinte, eu comprei sucatas e fui retirando as melhores peças até montar um, resultado final e um console "branquinho" e com todas as peças funcionando perfeitamente.

Em relação aos jogos é mais na paciência, quantos mais popular mais caro fica. Ai entra as pesquisas, e a saída que encontrei foi ir a feiras populares, felizmente aqui em minha capital tem várias espalhadas pela cidade, em especial a Feira da Parangaba onde toda semana encontro uma novidade a um valor justo e sabendo conversar ainda pode melhorar o valor.

Não se apegue a aparência na hora de comprar, lembre-se que o SNES e de 1990 (1993 na América do sul) Natural você ver cartuchos, cabos, controles e consoles em mal estado, sujos e amarelados. Mire sempre o bom funcionamento.

Perdoe o português errado (rsrss). Espero ter ajudado.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Colecionar jogos:


Iniciando minha coleção retro Dinheiro%20torneira%20c%C3%B3pia


Mas não é pra desanimar se você curte. Smile

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Dinheiro você gasta até pra comer um picolé... :tudobem:

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Vais começar a coleção por uma consola em específico @Durango?

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
O Jeito é ir com calma, cara, mas focar sempre naquilo que tá mais em falta... As vezes a gente se obriga a comprar umas coisas carinhas, porque se você não compra, nunca mais ache talvez. Foi assim comigo ao comprar o Resident Evil Gaiden do Gameboy Color. Hoje tenho ele, estou satisfeito, mas procuro por ele no Mercado Livre, e não acho, e na gringa acho no máximo uns dois. É assim o mundo dos retroconsoles, de vez em quando temos que nos sacrificar.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
nao tinha visto esse topico...


o maneiro da colecao é o foco

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
Alohawell Ltda escreveu:
nao tinha visto esse topico...


o maneiro da colecao é o foco


No começo eu não tinha foco algum.
Sai comprando uma porrada de coisas, vários consoles e jogos.
No final das contas, não me arrependo, porque se não tivesse comprado naquela época, hoje em dia ou não acharia as coisas que comprei ou teria de pagar muito mais caro.

Mas, agora eu coloco objetivos. O primeiro foi o do fullset do Virtual Boy, o segundo foi do Vita e cheguei a completá-lo algumas vezes, o terceiro foi o do fullset do N64.

Estou trabalhando nesses dois últimos, mas não deixo de comprar um jogo legal ou raro de outros consoles para poder comprar um monte desses dois. Isso faz com que eu demore mais para completá-los, mas também faz com que eu não canse deles. Esse ano eu comprei poucos jogos de 64, mas agora no final eu resolvi voltar e tentar fechar o ano faltando menos de 100 jogos pro set completo. Tarefa que creio eu possível de ser realizada.

Colecionar sem objetivo ou sem foco pode ser bom no começo para gerar quantidade. Mas, depois de um tempo, tem que ter foco para começar a ter coisas legais. Vejo muita gente por ai falando "olha minha coleção" ou "coleciono videogames" e quando você vai ver as fotos é um bando de videogame loose que todo mundo tem com meia dúzia de jogos pra cada e, na maioria das vezes, loose e com label rasgada. Dai começa uma coisa que eu odeio e acho extremamente errado, o uso de labels falsas. Isso só prejudica o mercado, porque deixa mais difícil distinguir o que é original do falso e os preços tendem a subir.

Enfim, o foco ajuda qualquer pessoa a se programar financeiramente melhor para fazer as compras que quer, ajuda a organizar o espaço físico dos cartuchos e ajuda também a criar uma coleção diferente do que a gente vê no dia a dia, porque, sinceramente, é meio sem graça ver todo mundo com os mesmos jogos. Parece que as coleções não tem características próprias, é tudo igual e isso acaba deixando a brincadeira de colecionar mais chata até para o próprio colecionador.

descriptionIniciando minha coleção retro EmptyRe: Iniciando minha coleção retro

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder