Nascido em 24 de agosto de 1963, na região de Setagaya (Tókyo, Japão).
Aos três anos, mudou-se para o oeste do Japão, e aos 13 perdeu o pai.
Era uma criança sozinha, que voltava da escola e ficava na casa vazia. Em razão disso, até hoje, quando chega em um hotel, liga a TV para afastar a sensação de solidão.
Inicialmente, quis ser artista ilustrador, mas sofreu pressão social para escolher outra profissão melhor remunerada e mais estável, tendo como exemplo um tio desenhista que sofria necessidades financeiras.
Arriscou escrever pequenas histórias e enviar a revistas, mas nunca conseguiu que fossem publicadas. Segundo ele, suas histórias tinham cerca de 400 páginas, enquanto as revistas queriam coisas mais curtas, com 100 páginas. Então, mudou de foco, e começou a fazer filmes com amigos que possuíam uma câmera 8mm.
Kojima assistia a muitos filmes com sua família. Enquanto estudava Economia na faculdade, usava seu tempo livre de descanso jogando NES. No quarto ano de faculdade, surpreendeu os amigos dizendo que queria entrar na indústria de jogos eletrônicos, mesmo com suas ambições anteriores de se tornar um diretor cinematográfico.
Ele sentia que na indústria dos jogos, ele teria mais satisfação, mas seus amigos achavam que era algo arriscado e consideravam uma indústria não muito respeitada e sem segurança financeira.
Sua mãe, entretanto, sempre apoiou que ele seguisse seus sonhos. Então, inspirado por Super Mario Bros (de Shigeru Miyamoto) e The Portopia Serial Murder Case (de Yuji Hori), Kojima buscou seu novo rumo.
Suas primeiras ideias de design eram rejeitadas pelas empresas, mas ele não desistia, até que a Konami o contratou para a divisão responsável pelo MSX, como planejador, em 1986. Não era a função e nem a empresa que ele queria - seu sonho era ir para a Nintendo e também trabalhar com arcades. Kojima reclamava muito da limitação de paleta de cores do MSX.
As ideias de gameplay de Kojima eram quase sempre mal vistas, e sua falta de conhecimento na área de programação sempre provocavam fiascos nos primeiros anos em que trabalhou na Konami, o que o fez pensar em sair da empresa.
Seu primeiro trabalho foi em Penguin Adventure, a sequência de Antartic Adventure, onde adicionou mais elementos de ação, vários tipos de fases, elementos de RPG como upgrades, e finais múltiplos.
Sua primeira criação seria Lost Warld, um jogo de plataforma para MSX em 1986, mas o jogo acabou sendo rejeitado pelo alto escalão da Konami.
Eis que Kojima recebe o convite para fazer um projeto, chamado METAL GEAR. Limitações de hardware fizeram que o jogo tivesse sua jogabilidade bem restrita, e então Kojima se inspirou no livro "The Great Escape" para fazer um jogo furtivo, onde era exigido evitar contato com os inimigos. O jogo foi lançado para o MSX2 em 1987 no Japão e partes da Europa. Houve uma versão para NES, sem a participação e nem a apreciação de Kojima, em razão das alterações feitas.
O RESTO VOCES CONHECEM... E NAO DEU TEMPO DE EU TRADUZIR
PRBNS KOJIMADESU