Earthworm Jim (Shiny Entertainment, Super Nintendo/Mega Drive) - Lançado em 2 de Agosto de 1994, era um típico jogo de plataforma 2D da era 16 bits trazia consigo caracteristicas bastante únicas, que fizeram com que o jogo fosse um tremendo sucesso na época que foi lançado: Personagem esquisito? Confere. Trilha sonora marcante? Confere. Dificuldade insana? Confere.
O protagonista nada mais é que uma minhoca em uma roupa cibernética que luta contra o mal. Idéia mais original que essa? Ainda tá pra aparecer. A história em um universo próximo ao Planeta Terra, o malvado Psy-Crow encurralou uma nave espacial rebelde que continha uma "Super-Hiper-Ultra-Indestrutivel-Cyber-Traje-Especial" construido pelo Professor "Monkey-For-A-Head" (Cabeça de Macaco). O traje foi solicitado pela Rainha do Mal Pulsante, Inchada, Apodrecida, Cheia-de-Pus, Deformada, Bunda de Tanajura para que ela conseguisse dominar toda a galáxia. Porém um acidente acontece, a roupa cai na Terra e Jim se apodera do traje, se transformando assim no super-herói do jogo.
Nesse jogo, espere ver de tudo: vacas voando, a cabeça de jim sendo usada como chicote... Aqui a lógica não se aplica. Os estágios são bem variados: você vai ver estágios com cenários aquáticos, sob a lava, ferro velho entre outros... Cada um mais dificil que o outro, as vezes fazendo que você perca a cabeça por repetir uma parte tantas vezes pra conseguir passar.
O jogo não apareceu somente no Super Nintendo e Mega Drive, ganhando edições também para Game Gear, Game Boy, Master System, Game Boy Advance (esta versão é considerada uma das piores por conter vários glitchs nos gráficos e jogabilidade prejudicada por conter menos quadros de animação que a original) e iPhone (baseada na versão HD do Xbox 360). Uma versão pra Sega CD e DOS/Win95 foi lançada com uma trilha sonora bem mais produzida pelo já famoso Tommy Tallarico e também traziam um novo estágio, modificações nos estágios existentes e novas armas.
Mais recentemente, agora em Julho/Agosto de 2010, ele também recebeu um remake chamado "Earthworm Jim HD" e como o nome sugere é um remake do jogo com novos sprites e gráficos e é baseda na versão do Sega CD. O original de Mega Drive foi lançado no Virtual Console do Nintendo Wii em 2008. Uma versão do jogo também saiu para DSiWare em 2009 com modo multiplayer e sem a fase bonus do Sega CD.
Algumas screens do jogo:
Mega Drive:
Super Nintendo:
Game Boy:
Game Gear:
Game Boy Advance:
Win95: (Special Edition)
Sega CD: (Special Edition)
iPod Touch/iPhone:
Aqui você confere um video da versão HD para Xbox 360:
Earthworm Jim 2 (Shiny Entertainment, Mega Drive/Super Nintendo, PC) - Lançado no final de 1995 e no começo de 1996, é uma continuação direta do primeiro jogo. Dessa vez, a trilha sonora foi inteiramente composta por Tommy Tallarico, não apenas as versões CD como no jogo anterior. O jogo trouxe também uma grande melhoria gráfica e uma grande de objetivos em cada fase que se passava.
Apesar de ainda manter a principal estrutura do jogo com um jogo de plataforma ele varia bastante nos tipos de estágios: labirintos, jogo de perguntas e respostas, jogo de navinha estilo arcade e uma corrida contra um chefe. Outro bastante lembrado é o estágio aonde Jim enche a sua cabeça com ar e o objetivo do estágio é subir e chegar até o teletransportador no topo; variedade nessa versão é o que não faltava.
Outra novidade na jogabilidade foi a inclusão de um "Muco" nas costas de Jim, chamado Snott. No jogo original Jim girava a cabeça bem rápido para conseguir pular plataformas mais longas já agora Snott faz peso pra ele voar no ar e também para colar nas gosmas presas no teto do jogo. Há também uma variedade bem maior de armas como um atirador de bolhas, misseis tele-guiados e até uma bomba que explode tudo o que está na tela.
Nesse jogo, a princesa mudou de nome para "What's-Her-Name" por conta do nome complicado que ela tinha no primeiro jogo, mas de resto a história é basicamente a mesma: Psy-Crow sequestrou-a e você tem que salva-la. E ainda há uma revelação surpreendente no final do jogo que faz todo mundo se impressionar, por isso recomendo bastante que terminem o jogo porque além dele ser muito bom tem um final melhor ainda!
Já no fim de 1996, o jogo recebeu um port com gráficos e som melhorados para Sega Saturn e PlayStation que traziam pequenas mudanças como no primeiro jogo (as versões de Sega CD e Win95) e em 2002 recebeu outro port mal feito para o GBA, com glitch nos gráficos e jogabilidade prejudicada pela falta de quadros na movimentação do personagem. A versão do Mega Drive apareceu no Virtual Console do Nintendo Wii em 2009 além de uma versão para Windows em 2008 (a original foi lançada apenas para DOS).
Algumas screens do jogo:
Mega Drive:
Super Nintendo:
PlayStation / Sega Saturn:
EDIT: os outros 2 jogos da série que fiquei devendo. Adicionei nesse tópico mesmo pra não ter que criar outro.
Earthworm Jim 3D (VIS Entertainment, Nintendo 64/PC) - último jogo da série lançado até hoje, sem considerar o remake HD, foi também o primeiro e único jogo até agora a ser lançado em 3D ao invés do clássico esquema 2D da série. Esse jogo também é baseado mais na série de TV do que nos jogos anteriores.
Enquanto nos jogos anteriores tinham-se vilões como o "Psy-Crow" e o Professor "Cabeça-de-Macaco", o jogo foi bastante criticado por trazer um aviso na caixa que o vilão seria "Evil the Cat" mas na verdade não trazia o mesmo. Isso aconteceu devido ao desenvolvimento do jogo que foi em um curto espaço de tempo e algumas coisas tiveram que ser cortadas, como alguns estágios (que também aparece na contra-capa do jogo).
Uma versão para PlayStation estava nos planos mas foi cancelada.
A jogabilidade não fugia muito do padrão da época, lembrando bastante outros jogos como Banjo-Kazooie e Super Mario 64 nesse quesito. Novos mapas são abertos a medida que você coleta os "Golden Udders" e novos estágios são abertos coletando as esculturas de Jim.
Assim como nos jogos anteriores, aqui o principal ataque de Jim ainda é sua pistola a vácuo.
A história do jogo, novamente é bem diferente como as anteriores: Jim é atingido na cabeça por uma vaca voadora que o coloca em coma. Ele acorda em seu próprio cérebro e descobre que ele ficou louco. Seus antigos inimigos entraram no seu cérebro e se ele não fizer nada, Jim ficará em coma pra sempre.
Para restaurar sua sanidade, ele tem que achar os "Golden Udders" da lucidez. Quando ele entra em sua mente, descobre que as 4 partes do seu cérebro foram tomadas pelos seus maiores medos. Ele tem que coletar os "Golden Udders" para destravar as outras 3 partes e as esculturas verdes pra liberar estágios dentro dessas partes.
Jim derrota quatro vilões que tomaram conta do seu cérebro e depois finalmente enfrentará o seu maior trauma: Earthworm Kim.
Como podem ver, o jogo tinha tudo pra ser excelente como os anteriores, mas ficou apenas no meio termo. Com seu desenvolvimento tendo sido acelerado pela falta de investimento do estúdio em fazer um jogo ainda melhor, vários estágios e personagens tiveram que ser excluidos do jogo.
Outro fator que não colaborou com a popularização do jogo foi a câmera que ficava muito perto de Jim, dificultando assim a visualização do cenário e fazendo você perder várias vidas porque ela não conseguia se posicionar em uma posição boa.
Algumas screens e videos do jogo:
Um pouco antes do lançamento de Earthworm Jim 3D, uma pequena empresa chama IMS Productions desenvolveu um jogo exclusivo da série para o portátil da Nintendo...
Earthworm Jim: Menace 2 the Galaxy (IMS Productions, Gameboy Color) - Lançado no dia 16 de Novembro de 1999 para Gameboy Color foi o segundo jogo à aparecer no portátil da Nintendo, sendo o primeiro um port do primeiro jogo. Novamente, o jogo não foi produzido pela empresa original e sim outro estúdio.
Em Menace 2 the Galaxy, Evil Jim sequestrou a prince "Qual-É-O-Nome-Dela" e Jim deve salva-la. Não há muito o que se falar desse jogo: a jogabilidade é um pouco travada com controles pouco precisos na hora de atirar, os gráficos eram até bons pro GBC mas a música era mais ou menos.
Não se sabe se esse jogo também foi terminado as pressas como a versão 3D, mas a qualidade desse aqui também é um pouco duvidosa. São 8 estágios com 4 mestres e depois de terminado o jogo ainda habilita-se um estágio extra como prêmio.
Algumas screens e videos do jogo:
Texto removido do meu blog:
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/08/earthworm-jim-earthworm-jim-2.html
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/12/earthworm-jim-3d-earthworm-jim-menace-2.html
Última edição por Usopp em Seg 20 Dez 2010, 09:25, editado 1 vez(es)