A campanha de financiamento do Atari VCS finalmente foi iniciada e para a surpresa de muitos, sua meta não apenas foi atingida nos primeiros 30 minutos da campanha, como superada em 773% durante o mesmo período. Essa campanha traz novas informações sobre o produto, desde o seu objetivo e funções até o seu hardware.
Primeiramente, todo Atari VCS será enviado com o Atari Vault, dando acesso a 100 títulos clássicos da empresa, com direito a multiplayer online e tabelas de score. Além disso, a Atari se comprometeu a auxiliar na produção de novos jogos para o aparelho, sendo o primeiro deles Tempest 4000.
Os jogos da plataforma serão vendidos por meio de uma loja especial da própria Atari, que além de oferecer jogos para venda, também poderá possuir jogos disponibilizados via Stream. Todavia, uma mensalidade será criada para esse e outros recursos "avançados", como cloud storage.
Seu sistema operacional será baseado em uma distribuição do Ubuntu, modificada para atender as necessidades da plataforma. Ainda assim será possível acessar um modo "sandbox" para instalar aplicativos não oferecidos na loja da Atari, de forma semelhante ao que acontece com as TV Box Android.
Como toda plataforma aberta, o Atari VCS é compatível com uma infinidade de periféricos, logo o proprietário pode escolher qual o tipo de controle que ele planeja usar. A própria Atari vai disponibilizar dois tipos de controle, um clássico por $29 e um moderno por $49. Enquanto que o console será vendido por $199 sem nenhum controle ou por $229 com o controle clássico.
Também existe uma versão limitada e exclusiva para essa campanha de financiamento, sendo seu diferencial um painel frontal em madeira e o preço de $299. Para os desenvolvedores, a Atari deixou claro que a sua loja possuirá um sistema de aprovação dos jogos, ou seja, estes deverão ser submetidos a alguns testes e análises antes de serem vendidos na loja oficial.
Em termos de hardware, o Atari VCS é equipado com 32 GB de memória interna (expansível via HDD externo ou cartão SD), saída HDMI 2.0, Bluetooth 5.0, porta Ethernet e 4 portas USB 3.0. Sua CPU é baseada na série Bristol Ridge A1 da AMD equipada com um Radeon R7 e 4G DDR4. Abaixo uma copilação de jogos rodando em uma dessas APUs:
Se não houverem problemas no processos produtivo, a ideia é que os backers recebam o console no começo de 2019 e que o mesmo seja colocado para venda em varejo em meados do mesmo ano.
Fonte: Indiegogo