Uma historinha minha:
Lá por 1988, nas férias de fim de ano eu jogava num fliperama perto da minha casa de praia. Tinha uma máquina de Arkanoid, saudoso arcade da Taito. Embora jogava mal devido a minha decrépita coordenação motora infantil, aquele jogo me fascinava pelos gráficos e pelo efeito sonoro, e acabava entrando numa especie de transe hipnótico com aquela bolinha quebrando tijolos no alto da tela.
Às vezes, para quebrar minha concentração vinha um moleque de óculos para conversar. Só que eu me afastava dele porque era um malandro: Uma vez, me perguntou se eu queria mais créditos quando jogava um pinball, respondi que sim e o pustulento com uma habilidade marginal removeu o vidro da máquina e apertou um monte de bumpers com a propria mão (eu tava me borrando nas calças).
Um dia ele me falou que a última fase do Arkanoid era uma estátua cabeçuda gigante. Achei que era mentira, mas tinha visto um poster no estabelecimento com uma screen da estátua.
Como fiquei curioso com o fato, fiquei obcecado em terminar o jogo. Mesmo gastando muita fichas, o resultado foi frustrante: jamais consegui acabar Arkanoid e ver a estátua que tinha atiçado minha curiosidade de menino.
O mais engraçado, depois que eu fui embora do fliper, passei numa banca para comprar gibi do Cascão e encontrei um livro com uma foto:
Falei para o meu avô que aquela era a estátua do Arkanoid, ai ele respondeu -Ach, esse é o estátua do Ilha de Páscoa! (ele não falava bem português). Isso tinha me deixado intrigado, aquela cara de pedra carrancuda brotando do solo tinha um ar enigmático. Comecei a fazer um monte de perguntas para meu âvo. -Quem construiu essas estátuas? e meu avô sempre respondia -Ninguém Saber!
Anos se passaram, e carreguei na cachola a curiosidade de ver o moai da fase final de arkanoid e os mistérios da ilha de Páscoa. Uma vez sonhei, que só quem terminava Arkanoid podia enternder os moais. Era como se fosse uma chave feita por extraterrestres dentro do do jogo. ( Será que Erik Von Daniken, escritor de 'eram os Deuses Astronautas', sabia disso?)
O mais absurdo da história, é que como não tinha acabado Arkanoid durante esses anos, resolvi visitar a IIha de Páscoa para compensar a frustração. juntei uma grana e peguei um voô de Santiago do Chile para o lugar mais isolado do mundo.
A viagem foi muito excitante, divertida e com lugares incriveis para visitar, moais, vulcões e muito mar...
Enfim, a maior surpresa do destino: No único povoado da ilha (toda ela não tem mais de 3000 habitantes), acabei achando um fliperama, o único.. E adivinha que jogo tinha? Arkanoid, claro!
foto do templo retro-gamer mais isolado e distante do planeta
É claro, faziam vinte anos que não achava uma máquina de Arkanoid e minha vontade foi de jogar até encontrar o moai. E depois de gastar horas em muitos pesos chilenos:
A besta apareceu!! Mas depois logo sumiu depois de levar umas boladas na sua fuça de basalto.
Foi mágico, tinha esperado décadas para terminar Arkanoid e tinha feito isso bem na ilha de Páscoa.
Infelizmente, contrariando meu sonho, segredo nenhum foi revelado e os enigmas dos moais continam a encucar a humanidade.
Não sabemos se foi a Taito, se foram alienigenas, ou polinésios, que fizeram essas
enormes estátuas de rocha vulcânica
.
gente... q história rox!!!!! invejei :o :o :o