Sim, o título da Remedy que demorou 5 anos para ser produzido e ao qual fizeram um hype absurdo. Estou aqui para faler dele, pois terminei há alguns dias.
Basicamente é um TPS como Gears of War e Uncharted, porém com uma temática voltada ao Survivor Horror. O personagem Alan Wake é um escrito famoso de Nova Iorque, porém está passando por uma "crise criativa" devido ao estresse. Por isso, sua amada esposa sugere que tirem férias em Bright Falls, uma cidade pacata onde Alan pode descansar e continuar criando histórias.
Porém, logo na primeira noite algo estranho acontece e a esposa de Alan desaparece, porém a suspeita é que tenha se afogado no grande Cauldron Lake. A partir daí, Alan sai em busca da verdade por trá das estranheza de Bright Falls e do desaparecimento de sua esposa.
Os inimigos de Alan são pessoas possuídas pela Escuridão (Taken), e para derrotá-los, Alan primeiramente precisa retirar-lhes o véu de escuridão utilizando alguma forma de luz, e então utilizar armas de fogo para destruí-los. Objetos inanimados também podem ser possuídos e se voltar contra Alan, que precisará também de alguma fonte de luz para despacha-los. E seu arsenal de luz estão lanternas, sinalizadores e granadas flashbang (igual aquelas do Counter Strike). Quanto ao arsenal de fogo, Alan poderá contar com um revolver .38, uma pistola de sinalizadores, shotguns e um rifle de caça. O arsenal de fogo é limitado devido a Bright Falls ser uma pequena cidade de interior, onde as armas mais poderosas são utilizadas para a caça.
Quanto a minha experiência com o jogo, devo admitir que o início é um pouco fraco. Mas as coisas melhoram quando a história começa a se desenvolver e a escuridão se torna mais forte, tornando o jogo mais difícil.
De pontos fortes posso ressaltar que os efeitos de luz/sombra são fenomenais. As lutas com os Taken são intensas e em vários momentos lembram produções cinematográficas. A floresta de Bright Falls é "viva", tudo se move, seja com o vento ou com o seu toque, e os momentos em que a Escuridão toma conta da floresta são aterradores. A história é muito bem contada, te envolve completamente e se desenvolve no melhor estilo "série de TV": ao iniciar um novo capítulo, há uma retrospectiva da história do anterior. As cenas com atores reais são bem legais e a aparição do Max Payne durante o Talk-Show em que Alan fala de seu novo livro é impagável (ele faz até a cara torta do primeiro Max Payne )
Sobre os pontos fracos, achei um tanto falhas as animações faciais e faltou um pouco de variedade (mais puzzles, mais exploração). O jogo também é um tanto linear, mais isso pode atrapalhar ou não dependendo do seu gosto. Levando em conta que a história do jogo é contada como se fosse um livro ou uma série de TV, é de se esperar que ela tenha que seguir uma certa ordem mesmo.
No geral, Alan Wake é um jogo muito bom, traz certos elementos interessantes e peca em alguns outros, mas se você curte um jogo com boa história e imersão pode pegar tranquilamente.
PS: tem um dopefish escondido no jogo, e eu achei sozinho porque sou foda \o/