Power Glove é um dos acessórios mais conhecidos do NES/Famicom, mas nínguem explica como ele funciona, não é muito fácil de operar e um tanto desgastante para o jogador. Para começar, a luva (Power Glove) foi fabricada pela Matel com autorização da Nintendo para ser usado no NES/Famicom, ou seja, é uma acessório oficial. Mas também é compatível com consoles como Top Game CCE e outros videogames padrão NES.
A Power Glove é uma luva conectada em uma caixa de funções (Junction Box) interligada em três sensores instalados em L sobre a televisão, que por sua vez é ligada na tomada do joystick. Os sensores possuem um painel com luzes indicadoras, conforme você movimenta a luva, as luzes vão acender indicando o comando acionado. A alimentação de força é o próprio console.
Os movimentos do personagens são executados de acordo com os movimentos da luva. Porém, para aproveitar todos os recursos do acessório há diversos programas. Isso mesmo… PROGRAMAS … Power Glove não é só calçar e jogar!
Na parte superior da Power Glove existem botões para programar e aplicar comandos (Como na foto ao lado). Alguns jogos como de corrida, nave, labirinto ou jatinhos como na 3ª fase de Battletoads é necessário programar o recurso câmera lenta. Para isso pressione o botão nº05 para ativar e para desativar basta pressiona-lo novamente – Simples Assim (ou não!?)
Para funcionar você precisa estar em frente a televisão, exatamente em frente, na mesma altura do vídeo para estar na zona sensível dos sensores. A posição de braço esticado é um pouco cansativa, logo, uma dica útil é estar sentado em uma poltrona ou cadeira com braço para apoio. Para se ter idéia 15 minutos de jogo é como 45 minutos de academia!!
Cada jogo tem um programa diferente. A seguir uma lista com alguns jogos e seus respectivos programas, se o jogo que você quiser operar não constar desta lista, escolha um que tenha as mesmas funções.
Programa 01
Blades of Steel, Blaster Master, Bubble Bobble, Castlevania 1, 2 e 3, Contra, Deadly Towers, Donkey Kong Classics, Double Drible, Gradius, Jackal, Kid Icarus, Kung-Fu Heroes, Ultra Games, Metal Gear, Metroid, Mickey Mouse, Operation Wolf, Platoon, Racket Attack, Rampage, Robo Warrior, Rygar, Secroos, Starforce, Superman, Xenophobe Sunsoft, Zelda II The Adventure of Link.
Programa 02
O segundo programa é um promp de comando para ajustar o ponto central. Um sinal sonoro (beep) será emitido quanto a centralização (fundamental para o funcionamento do acessório) estiver correta.
Programa 03
Ice Hockey, Gauntlet, Top Gun. No programa 3, você move a luva ao redor como se fosse em uma mesa. Programa bom para os jogos com uma vista superior, como Gauntlet.
Programa 04
Iron Tank. Programa com os movimentos nos dedos é bom para jogar jogos de Tanque. Seus dedos são as alavancas que controlam o tanque.
Programa 05
1943, Alpha Mission. Sua mão “se torna” um avião quando neste programa. Posicione-a para a esquerda ou direita como se você estivesse voando. Bom programa para usar em games de vista aérea
Programa 06
Double Dragon. Talvez o programa mais difícil de ser executado. É preciso executar dois comandos com um único movimento. Um exemplo de como é a ação deste programa no game Double Dragon é a seguinte: Com o indicador você esmurra. Os outros três dedos são para o turbo dos chutes. O seu polegar é para as voadoras. Para subir e esmurrar encaixe a sequência: Avance, recue, posicione o braço para a direita, depois para a esquerda, mexa o indicador, em seguida os outros três dedos e o polegar – feche a mão e dê socos para subir e gire no sentido do relógio para cambalhotas. Simples Não!!!
Programa 07
Mike Tyson’s Punch-out. Apesar de ser um programa para game de boxe, o mesmo não simula uma luva de boxe com a Power Glover. É necessário e precisa centralização da são e muito treino para encaixe de comandos.
Programa 08
Baseball, Bases loaded, RBI Baseball. Quando você usa este programa imagine que sua mão está no meio do campo de beisebol e sincronize o centro com a chegada ou partida da bola. Os movimentos são diferentes dependendo se você está jogando no ataque ou defesa.
Programa 09
Rad Racer. Neste programa sua mão é supostamente um volante invisível. Com certa habilidade, é possível arrancar e frear com sucesso. Este programa não tem a função Turbo.
Programa 10
R.C. Pro-AM. Um controle de precisão extra, os dedos controlam a direção e sua mão controla o freio.
Programa 11
ÉPrograma indicado para games que possuem em sua tela uma grande quantidade de inimigos. Possibilita a rotação do personagem e disparo simultâneo de tiros em todas as direções. Uma espécie de comando Forgotten Worlds.
Programa 12
Super Mario Bros. Desenvolvido para o game dos irmãos Mario, o programa permite acelerar ou retardar o personagem com um toque de dedo. Exige dedicação por parte do jogador.
Programa 13
Seus dedos controlam os comandos botão A & B, mas você tem que usar os botões de direcção no seu braço para se deslocar na tela. Este é um bom programa para usar em sub-menus para escolher e comprar itens durante o curso do jogo. Podemos considera-lo como um sub programa.
Programa 14
A função deste programa é usar os controles manuais. Desativando assim os controles de movimento. Também serve para calibrar a Power Glover
A Power Glove foi desenvolvida pela Matel baseada no projeto baseado DataGlove, uma ferramenta da NASA criada para ajudar robôs de manutenção espacial. Para aproveitar todas as funções da luva, existem dois jogos adaptados pela Matel que proporcionam perfeito controle, são eles Bad Street Brawler e Super Glove Ball . Aprenda todos os comandos e funcionalidades da Power Glove para aproveitar ao máximo este acessório radical!