Já que este é um fórum retrô, então jamais poderia faltar algum tópico abordando este que pode ser considerado o primeiro computador doméstico da história. Quando eu conheci o MSX, eu estava na sala jogando Master System 2, e de repente meu pai apareceu com uma caixa escrito "Computer System". Na minha cabeça a única referência da palavra System, era de Master System, e eu já imaginei que aquilo se tratava de um novo videogame. Eu tinha apenas 6 anos(1988) quando aconteceu isso, não sabia nada de inglês, então fiz este tópico para juntar os colegas que viveram essa época do MSX, onde além de um computador, também servia como uma central de jogos. Mas eu quero deixar claro como funciona o MSX e que legal era usá-lo.
- Quem puder ajudar com imagens de jogos que fizeram parte da época podem colocar à vontade porque a intenção é montarmos uma biblioteca de informação para consulta e tudo mais.
Aqui vocês podem ver modelos do MSX, sim, existiram vários modelos mesmo, alguns nem sequer vieram para o Brasil. Mas vamos seguir o tópico que está tudo certo.
Aqui vemos um modelo feito pela Sony: HitBit-10-P
Este é outro modelo, feito pela Canon: V-20
Este foi feito pela Sharp: HotBit - este já veio para o Brasil e foi famoso
Este foi feito pela Telematica em 1988: Talent TPC-310 já como MSX 2 vendido apenas na Argentina. Por lá ficou conhecido pelo nome Talent.
Este já foi feito no Kuwait: Yamaha AX120
Este foi feito pela Philips: GV8020
Este aqui pela Panasonic: MSX2+ FS-A1WSX (inverteram o M para dar um ar renovado)
E finalmente o mais importante, o chipMSX
Acho que já deu para perceber quantas modificações este computador doméstico teve em várias partes do Mundo. Mas vamos falar precisamente no Brasil para ficar mais fácil e condizer com a nossa realidade dos anos 80. Então vamos começar!!
A palavra MSX quer dizer: MicroSoft eXtended. Conheçam as quatro gerações:
=> ]b]1ª Geração: MSX (1983)[/b]
Processor: Zilog Z80A running at 3.58 MHz
ROM: 32 KB
BIOS (16 KB)
MSX BASIC V1.0 (16 KB)
RAM: 8 KB minimum, most machines provided either 32K or 64K, machines with 128 KB exist
Video Display Processor: Texas Instruments TMS9918 family
Video RAM: 16 KB
Text modes: 40×24 and 32×24
Resolution: 256×192 (16 colours)[10]
Sprites: 32, 1 colour, max 4 per horizontal line
Sound chip: General Instrument AY-3-8910 (PSG)
=> 2ª Geração: MSX2 (1986)
Processor: Zilog Z80A running at 3.58 MHz
ROM: 48 KB
BIOS + Extended BIOS (32 KB)
MSX BASIC V2.0 or V2.1 (16 KB)
DiskROM (16 KB) (optional, common)
MSX-Audio BIOS (32 KB) (optional, no machines are known with this BIOS built in)
RAM: 64 KB minimum, commonly 128 KB in Europe, 64 KB on Japanese computers, machines with up to 512 KB were made
Memory mapped (4 MB (MiB)/slot max) (optional)
The effect of attribute clash when using the old 256x192 Highres mode of MSX 1, (which was less severe than for example the Spectrum, but still a nuisance). Later MSX models added new video modes without this problemVideo Display Processor: Yamaha V9938 (a.k.a. MSX-Video) Supports all MSX video modes plus:
Increased video RAM: 128 KB (sometimes 64 KB or 192 KB)
New text mode: 80×24
New video modes without the attribute clash of MSX 1, (a problem shared by several other home computers of the era). See the picture on the right showing an example of the attribute clash of MSX 1.
New resolutions: 512×212 (16 colours out of 512) and 256×212 (256 colours)
More and more advanced sprites: 32, 16 colours, max 8 per horizontal line
Hardware acceleration for copy, line, fill, etc.
Interlacing to double vertical resolution
A vertical scroll register
Sound chip: Yamaha YM2149 (PSG)
Clock chip: Ricoh RP5C01 (or compatible)
3.5" Floppy disk drive is common
=> 3ª Geração: MSX2+ (1988)
Only officially released in Japan (available in Europe and Brazil via upgrades)
Processor: Zilog Z80 compatible running at 3.58 MHz or more (5.37 MHz versions were available)
ROM: 64 KB
BIOS + Extended BIOS (32 KB)
MSX BASIC V3.0 (16 KB)
DiskROM (16 KB) (optional, very common)
Kun-BASIC (16 KB) (optional)
Kanji ROM (optional)
RAM: commonly 64 KB (on Japanese computers)
Memory mapped (4 MB/slot max)
Video Display Processor: Yamaha V9958 (aka MSX-Video) All of MSX2's specifications plus:
The video RAM now always is 128 KB
a new 256×212 video mode with 19268 colors
a horizontal scroll register
Sound chip: Yamaha YM2149 (PSG)
Optional sound chip: Yamaha YM2413 (OPLL) (MSX-Music)
Clock chip RP5C01
3.5" Floppy disk drive is very common
=> Geração Final: MSX TurboR (1990)
Only released in Japan
Processor: R800 and Zilog Z80A compatible
R800 running at 7.16 MHz (instructions use about 4x less clock ticks than the Z80, so often quoted as 28.6 MHz when comparing with the Z80)
Zilog Z80A compatible (embedded in the T9769C MSX-Engine) running at 3.58 MHz for backwards compatibility
ROM: 96 KB
BIOS + Extended BIOS (48 KB)
MSX BASIC V4.0 (16 KB)
DiskROM (16 KB)
Kun-BASIC (16 KB)
Kanji ROM (256 KB)
Firmware (4 MB)
RAM: 256 KB (FS-A1ST) or 512 KB (FS-A1GT)
Memory mapped (4 MB/slot max)
Additionally 16 KB (FS-A1ST) or 32 KB (FS-A1GT) of SRAM (battery-powered)
Video Display Processor: Yamaha V9958 (aka MSX-Video) so the same possibilities as MSX2+
Sound chip: Yamaha YM2149 (PSG)
Sound chip: Yamaha YM2413 (OPLL) (MSX-Music)
Sound chip: PCM
8-bit single channel (no DMA), 16 kHz max using BIOS routines.
Microphone built-in
Sound chip: MIDI in/out (FS-A1GT only)
Clock chip
3.5" Floppy disk drive
A saga MSX acabou em 1995. E o MSX ficou muito conhecido primeiramente no Japão e depois de algum tempo o Brasil também abraçou o sistema.
O MSX no Brasil
A história do MSX no Brasil é muito interessante e concorrida, para começar, vamos mostrar uma das campanhas publicitária da época:
- Parece o slogan de uma certa empresa de banda larga, certo?
O MSX que eu tive foi este: MSX DD Plus porque ele possuia o Disk Drive para disquetes de 5-1/4 que eram deste jeito:
Este é o disquete de 5 e um-quarto, dentro dele só era possível armazenar 512KB:
Ele era muito frágil, super flexível e o conteúdo podia ser apagado com apenas um sopro(modo de dizer para os mais novos entender o quanto tinha que ter cuidado)
Era assim que funcionava:
Games, queremos games!!
Agora sim, chegamos na melhor parte do MSX, os jogos. Independente da mídia que eram trazidos, os mais novos podem ficar um tanto espantados com os nomes das fabricantes que, digamos assim, começaram no MSX, e hoje são gigantescas produtoras de games para PS3, Xbox360, Wii, PSP, DS e por aí vai.
Casio, Konami, Capcom, ASCII, Taito, Compile, Jaleco e muitas outras fabricantes de peso. Vamos rever os jogos delas:
=> Metal Gear Solid - MSX2
****coloquem mais coisas aqui pessoal, vamos rechear este tópico de informações sobre esta plataforma****