Como a maior parte das pessoas, gosto bastante de música. Como uma quantidade um tanto menor de pessoas ando com dificuldades em encontrar bandas e grupos da atualidade que me agradem. Vagando pela internet as vezes esbarro com algo "não -mainstream", pouco divulgado e conhecido por aqui, e em alguns casos foram bandas que buscam inspiração nos videogames para seus trabalhos.
É o caso de The Protomen, banda norte-americana de rock conhecida principalmente por compôr álbuns temáticos inspirados na franquia de jogos "Megaman".O grupo faz um trabalho muito legal. Eles não seguem a linha do Videogame Metal, onde pega-se a trilha sonora do jogo e transforma-se em heavy metal. The Protomen faz músicas e arranjos próprios, cuja temática é inspirada pelos jogos do Blue Bomber, com um resultado que me pareceu Opera Rock e também ter um toque do rock dos anos 80.
Os fãs mais ardorosos provavelmente vão reclamar que a história contada nas músicas não é a mesma dos jogos. O grupo não se propôs a seguir a mitologia dos jogos como uma receita de bolo, e sim a fazer uma releitura um tanto livre, muito mais sombria e com atmosfera mais pesada que nos videogames.
No primeiro álbum do grupo, "Act I- The Protomen", Dr. Willy é representado como um ditador fascista que controla uma cidade distópica, onde os humanos estão amedrontados demais para oferecer resistência.
Inconformado com a situação, o cientista Dr. Light cria um guerreiro que julga ser o homem perfeito e máquina invencível, Protoman, para derrotar o despótico Dr. Willy, mas apesar de todo seu esforço e valentia Protoman é derrotado pelo exército robôtico de Willy.
Dr. Light acaba criando outro andróide (outro "filho" como ele próprio o chama), que recebe o nome de Megaman, mas após o fracasso de Protoman, Light tenta evitar que Megaman lute contra as forças de Willy. Megaman acaba fugindo do laboratório de Light disposto a encontrar seu próprio caminho, o qual o levará inclusive a um trágico encontro com seu irmão mais velho supostamente destruído.
Alguns detalhes lembram muito os jogos da série, como acordes estilo "8 bits" usados na música Vengeance e no fundo de algumas outras músicas. Também merece destaque o tom "cowboy" usado na música Unrest in the House of Light, onde Dr. Light conta para Megaman a respeito de seu irmão Protoman.
A banda já lançou um segundo álbum, "Act 2- Father of Death", cuja a história se passa antes do "Act 1" e é centrada no Dr. Willy, sua subida ao poder e sua rivalidade com Dr. Light. A saga de Megaman está planejada para terminar no terceiro álbum temático, o quel, segundo a banda, deve se afastar dos finais felizes dos jogos.
No site da banda é possível escutar algumas músicas on line e conhecer melhor o trabalho do The Protomen. Também disponibilizam algumas para download. Eles também tem uma página no My Space.
http://protomen.com/