RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionO maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria EmptyO maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria

more_horiz
O maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria Ps3-pirata

É indiscutível que o ciclo de vida do PlayStation 3 está cada vez mais próximo do fim. A Sony ainda não revelou oficialmente o seu substituto, mas com certeza a empresa já está desenvolvendo o console de próxima geração, faltando apenas exibir ao público e quem sabe definir uma data de lançamento.

Eu sei que muita gente vai reclamar, falar que o PlayStation 3 ainda tem muito o que dar aos jogadores ou mesmo dizer que o console foi comprado a pouco tempo. Mas a verdade é que ele foi lançado em 2006 e de lá pra ca muita coisa mudou, evoluiu. Lançar um novo console é a tendência natural da indústria e depois desses 6 anos de vida, começo a analisar o que o PlayStation 3 teria deixado de mais importante aos jogadores.

Muitos irão dizer os jogos em alta definição, outros as jogatinas online, outros as compras de jogos e DLCs pela PlayStation Store e por fim alguns ainda citarão o Blu-Ray como principal destaque do console. Mas na minha opinião, nenhum desses fatores realmente marcaram a geração. Para mim, o maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria, algo apenas possível graças a todos os fatores que citei acima.

Quando o console foi lançado, a introdução de uma mídia totalmente nova e cara, somados a sistemas de segurança avançados, tornou a pirataria impossível. Com isso, quem queria ter um PlayStation 3 era “obrigado” a comprar jogos originais, algo que para nós brasileiros fugia um pouco da realidade. Vinhamos da geração do PlayStation 2, talvez o console mais pirateado que já vimos e esta quebra de “tradição” fez com que muitos donos de PlayStation 2 optassem pelo Xbox 360, que já dava sinais de desbloqueio. Sorte de quem optou pelo PlayStation 3.

O console, que emplacou em 2007 / 2008 com a chegada de jogos como Uncharted: Drakes Fortune, Metal Gear Solid 4 e Grand Theft Auto V, viu um movimento interessante dos jogadores, a “valorização dos jogos”. Antes os jogadores gastavam R$200 em 20 diferentes jogos e com o PlayStation 3, este número caiu para apenas um. Criou-se então a necessidade de conhecer melhor o jogo antes dele ser adquirido e somado a isso o tempo de aproveitamento para cada jogo aumentou muito. Quem aqui nunca comprou mais de cinco jogos piratas de uma só vez, testou todos por apenas 10 minutos e depois os engavetou junto com uma centena de outros títulos jamais aproveitados? Acredito que todos os donos de PlayStation 2 desbloqueados passaram por esta situação.

O fato é que com o PlayStation 3 esta prática simplesmente acabou. Os principais motivadores foram justamente os itens que citem no início deste texto: os jogos em alta definição, as jogatinas online, as atualizações dos jogos, os DLCs, etc… Ao se acostumar com todos estes “serviços”, o jogador viu que realmente vale a pena manter o console bloqueado.

O legado dos jogos originais foi tão grande e tão forte que quando o PlayStation 3 foi finalmente desbloqueado, poucos foram os usuários que mudaram e se mantiveram no lado negro. Assim que o desbloqueio saiu, foi aquela bagunça, muita gente querendo se aproveitar da novidades e baixar jogos piratas sem gastar um centavo, mas conforme os meses foram passando, os usuários viram que não vale a pena ficar “offline” na atual geração, sem atualizações de jogos e firmware, sem a PlayStation Store, sem a lista de amigos e sem os troféus.

Até as notícias piratas sumiram, ninguém mais ouviu falar da tal pirataria no PlayStation 3, mesmo ela ainda existindo. Ou seja, a pirataria no console da Sony não vingou simplesmente porque os jogadores optaram por jogos originais e isso é simplesmente fantástico.

Eu, como a grande maioria de vocês, sou jogador das antigas e tive muitos jogos piratas nas épocas de PlayStation e PlayStation 2. Entretanto, comecei a comprar jogos originais já na época do PlayStation 2 para valorizar a minha coleção. O PlayStation 3 foi o empurrãozinho que eu precisava para me tornar 100% original, com ele aprendi a realmente dar valor aos jogos originais e o movimento passou dos consoles para as músicas e filmes, que hoje opto por comprar na iTunes Store.

Antes de finalizar, gostaria de deixar um recado diretamente à todos os usuários que comentarão este artigo dizendo que “sou” ou “são” hipócritas todos que condenam a pirataria hoje, mas que já utilizaram ela no passado. Meu caro colega, a atitude mais nobre de uma pessoa é reconhecer seus erros e melhorar suas atitudes, se um dia eu usei jogos piratas e hoje não utilizo mais, é porque ví o quanto eles degradam a indústria de tanto gosto. Então se você é defensor da pirataria, ou mesmo acha um absurdo as pessoas que a condenam, pense que todos podem melhorar, mudar de opinião e de de atitudes, faça isso você também.

Fonte

descriptionO maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria EmptyRe: O maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria

more_horiz
se seguirmos a linha de raciocínio dessa matéria temos o seguinte paradoxo:

Playstation 1 e 2 -> ensinou a dizer SIM a pirataria

o que freou muito a pirataria foi o modo multiplayer, isso de qualquer plataforma presente no mercado, nao somente o ps3... , apesar dele ter demorado muito para ser desbloqueado, o que foi um grande mérito da sony e deixou as produtoras felizes por mto tempo

descriptionO maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria EmptyRe: O maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria

more_horiz
Bela matéria Nanaki, mas acredito que na sétima geração mesmo em geral o público aprendeu a dar mais valor ao produto original e começou a ver o lado positivo nisso, tanto no PS3 quanto no 360, ambos os consoles disponibilizavam suportes e DLC´s muito interessantes para quem tinha o produto original, até o 360 mesmo tem a atualização que bloqueia os aparelhos obrigando os usuários a desbloquearem novamente o que se torna um grande prejuízo pro bolso de quem quer sair na frente, espero que continue assim e que o público em geral comesse a consumir somente original isso estimula a indústria e quem sabe até barateia os preços...

Última edição por Gustavo Ciconello em Qua 11 Jan 2012, 10:27, editado 1 vez(es)

more_horiz
O maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria 1267-1787-large

more_horiz
unclescrooge escreveu:
O maior legado do PlayStation 3 foi nos ensinar a dizer não à pirataria 1267-1787-large

Mas ele veio depois de anos no PS3

more_horiz
Não digo só o PS3, essa geração sem o online não é nada, como o Gustavo falou. É a geração da interação.
Eu tinha um 360 destravado e vejo q não curtia nenhum jgo 100%. Seja pelas DLC's (tem quem chore, eu acho q tem umas q acrescentam muito e são muito bem vindas), pelo online, para ficar comparando archivements/trofeus, comprar jogos Live/Arcade ou da PSN...... porra, tira o online e vc perde muito hj em dia.

Com isso as pessoas começaram a dar valor para a parada. Hj não consigo mais comprar jogo pirata para nada, tanto q meu 360 destravado fico 1 ano parado até eu emprestar ele para um amigo e depois fazer um rolo para pegar um travadinho (que eu jogo muito). Sorriso

more_horiz
!Chokko escreveu:
unclescrooge escreveu:

Mas ele veio depois de anos no PS3

igual o lucro do console

o x360 lançou, e apenas 6 meses depois lançaram o destrave

aquilo foi epico

more_horiz
unclescrooge escreveu:

Essa é a maior prova dq o topico esta falando a verdade.
Conheço muita gente q tem PS3 e só UMA usa essa porra.
A pirataria no PS3 é muito fraca.

more_horiz
Bom, pelo menos comigo não foi o ps3, e sim a partir do momento que o original passou a me dar algo a mais, antigamente eu pagava 128 reais num jogo tipo Resident Evil 2 no Nintendo 64... e hoje eu compro o Resident Evil 5 e posso jogar ele online... isso acho que mais fez eu abrir meus olhos do que o PS3... e essa coisa de valorizar mais... tipo... ninguém trabalha de graça... se os jogos são lançados e a série continua... é porque alguém está comprando originais desse jogo... então coloquei na minha cabeça que comprando original, eu iria receber vantagens e iria contribuir para futuros lançamentos... acabei adotando essa postura até nos jogos antigos, mesmo sabendo que não irão receber nada pela compra, mas pelo menos meus aparelhos vão acabar tendo uma vida útil mais longa....

bom, pelo menos essa é a minha visão,rs...

more_horiz
zephyrous escreveu:
Bom, pelo menos comigo não foi o ps3, e sim a partir do momento que o original passou a me dar algo a mais, antigamente eu pagava 128 reais num jogo tipo Resident Evil 2 no Nintendo 64... e hoje eu compro o Resident Evil 5 e posso jogar ele online... isso acho que mais fez eu abrir meus olhos do que o PS3... e essa coisa de valorizar mais... tipo... ninguém trabalha de graça... se os jogos são lançados e a série continua... é porque alguém está comprando originais desse jogo... então coloquei na minha cabeça que comprando original, eu iria receber vantagens e iria contribuir para futuros lançamentos... acabei adotando essa postura até nos jogos antigos, mesmo sabendo que não irão receber nada pela compra, mas pelo menos meus aparelhos vão acabar tendo uma vida útil mais longa....

Positivado!
Atualmente adoto essa visão para tudo. Gosto de produto original e pronto.
Compro CD's originais, filmes originais, até a porra do windows.

Obvio q de vez em quando vc baixa algo, mas sempre que baixo algo, mas jogo por exemplo.... eu ia ter q esperar 1 mes para comprar Skyrim, baixei, joguei no PC, peguei a grana e comprei quando deu. Dificil eu baixar algo e não comprar depois, só se não achar bom, mas ai nem termino o pirata, jogo como se fosse uma demo.
Mesma coisa para filmes ou CD's.... quando quero muito, eu baixo.... depois compro.

Gosto de pegar tudo original, seja pq coleciono ou pq acho isso ético.

more_horiz
Bonatti escreveu:
zephyrous escreveu:

Positivado!
Atualmente adoto essa visão para tudo. Gosto de produto original e pronto.
Compro CD's originais, filmes originais, até a porra do windows.

Obvio q de vez em quando vc baixa algo, mas sempre que baixo algo, mas jogo por exemplo.... eu ia ter q esperar 1 mes para comprar Skyrim, baixei, joguei no PC, peguei a grana e comprei quando deu. Dificil eu baixar algo e não comprar depois, só se não achar bom, mas ai nem termino o pirata, jogo como se fosse uma demo.
Mesma coisa para filmes ou CD's.... quando quero muito, eu baixo.... depois compro.

Gosto de pegar tudo original, seja pq coleciono ou pq acho isso ético.

Eu adoto mais ou menos a mesma postura que você: baixo o jogo e testo. Se eu gostei, compra certa, senão apago e tchau.

more_horiz
Enfim tenho um cargo público e apesar de não ser o que eu quero, posso me dar jogos e serei honesto com vc´s e dizer que tenho piratex a rodo aqui em casa, mas felizmente agora poderei ter os jogos originais mas graças a internet. Se não fosse ela eu não conheceria o fórum, não conheceria os contatos para os jogos baratos e por fim teria que morrer em grana para comprar um jogo de ps3 que aqui custa 200 e fora custa 100.

more_horiz
Bom, eu também não tenho condições de pegar os ultimos lançamentos... acho muito caro pagar tipo 150 reais num jogo... faço esse tipo de sacrificio muito raramente... ai eu decidi pegar jogos mais antigos... tipo resident evil 5... dead space, assassins creed...etc... ai consigo pagar num valor de 50 reais cada um... fica num preço até legal.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder