RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

power_settings_newInicie sessão para responder
+10
Kisame
Alohawell Ltda
Guitto
Antonio Neto
Henrico D. Santo
Melhor nick da historia!!
Max payne fox
yon
VRebuli
Usopp
14 participantes

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Logo_2

Street Fighter IV (Dimps & Capcom, Arcade) - Lançado em 18 de Julho de 2008 apenas em Arcades japoneses na placa Taito Type X2, o jogo foi produzido pela pela Capcom em parceria com a Dimps. É o primeiro jogo numerado da série Street Fighter lançado pela Capcom desde 1999, depois de um hiato de quase 9 anos sem novidades na série. O Arcade foi importados para os Estados Unidos, mas seu lançamento não foi "oficial" por lá.

A versão Arcade foi lançada em 2008, e as versões caseiras para PlayStation 3 e Xbox 360 foram lançadas em 12 de Fevereiro de 2009 no Japão, chegando 4 dias depois nos Estados Unidos depois e 8 dias depois na Europa. A versão para Windows foi lançada em 02 de Julho de 2009 no Japão, 03 de Julho na Europa e 07 de Julho nos Estados Unidos. A versão para iOS foi lançada em 10 de Março de 2010.


Jogabilidade

O produtor Yoshinori Ono falou que ele queria manter o jogo próximo à Street Fighter II. Um novo sistema chamado "Focus Attacks" (Saving Attack na versão japonesa) foi introduzido, assim como os "Ultra Moves". O tradicional sistema de 6 botões retorna, com novos recursos como "Special Moves" integrado ao sistema de golpes, misturando a jogabilidade clássica com inovações.

Stephen Kleckner do site 1UP.com falou que o jogo tem uma pegada similar à Super Street Fighter II Turbo, mas também trás alguns recursos de Street Fighter III: 3rd Strike. Assim como em Street Fighter III, arremessos são feitos ao apertar ambos botões de soco e chute fraco, enquanto que a provocação ou ação pessoal é feita apertando os botões de soco e chute fortes. Apertando ambos botões médios faz o Focus Attack do personagem. Arrancadas e levantar rápido também estão presentes no jogo. C. Viper e Dan (com as suas provocações aéreas) são os únicos personagens no jogo capazes de fazer um salto mais alto.

Estavam previstos para o jogo que os estágios de bônus como o "quebra-carros" dos primeiros jogos da série iriam retornar. Ono falou depois que as fases de bônus não iriam aparecer na versão arcade do jogo, citando que a razão da remoção é que o tempo que os jogadores passariam em uma fase de bônus é o mesmo que eles teriam de perder uma luta, fazendo com que os donos das lojas de arcade perdessem dinheiro com isso.

O sistema de Focus Attacks é a grande novidade de Street Fighter IV. Ele é um movimento que permite que o jogador absorva um ataque e lance um contra-ataque, que é feito ao apertar os 2 botões médios simultaneamente. O ataque é dividido em 2 fases: a primeira consiste em o lutador mudar de postura de batalha, aonde nesta postura ele(a) irá absorver um único ataque do oponente; já a segunda fase é o contra-ataque. Quanto mais tempo o jogador segurar os botões, mais forte este ataque será.

Se os botões forem segurados por tempo suficiente, o ataque será indefensável e o oponente irá cambolear lentamente para o chão, permitindo que o jogador encaixe um golpe nesse momento. Ataques que forem absorvidos durante a primeira fase do Focus Attack ainda causam danos ao jogador; entretanto, o dano causado pelo ataque do inimigo irá se regenerar logo em seguida. Além disso, também durante a primeira fase do ataque o jogador pode fazer uma corrida para frente ou para trás para cancelar o Focus Attack.

Finalmente, ao custo de 2 barras de Super Combo, vários Special Moves podem ser cancelados em um Focus Attack. Ao executar um Focus Attack durante o Special Move, a animação do golpe será cancelada e instantaneamente virá a animação do Focus Attack. Isso permite os jogadores com temporização perfeita cancelar os Special Moves e logo seguida emendar com um combo. Se o Special Move é bloqueado pelo oponente, o novo sistema permite que os jogadores cancelem a defesa com um Focus Attack, e depois cancelar o Focus Attack por uma corrida para trás, indo seguramente para longe do inimigo.

Ono falou que esse sistema foi incorporado para mudar a ênfase de combos para um sistema mais realista comparado com o boxe, no qual "a habilidade está em ler o movimento do seu oponente antes dele o fazer... Nós não esquecemos dos combos e golpes conectados, mas o focus te dá a possibilidade de ler o oponente." O objetivo do sistema é fazer de ataques no chão uma maneira viável de chegar nos inimigos sem ter que pular como em jogos anteriores. O sistema de focus é a parte mais essêncial da jogabilidade de Street Fighter IV.

Além das versões mais fortes do Special Moves introduzidas em jogos anteriores como os Super Combos e EX Special Moves, o jogo também um novo tipo de ataque mais forte chamado oficialmente de Ultra Combo. Ultra Combos são uma animação longa e cinemática com uma variedade de socos, chutes e outras técnicas de luta. Assim como a barra Super Combo, há também a barra de Ultra Combo (oficialmente conhecida como barra Revenge ou medidor Revenge), mas ao contrário da barra Super Combo que é preenchida com ataques bem sucedidos, a Revenge é preenchida com danos recebidos do inimigo.

Junto com os Super Combos, os Ultra Combos são os únicos momentos (além dos arremessos por comandos de Zangief, E. Honda. Seth e Abel) no qual a câmera sai da posição fixa normal e toma uma posição mais dinâmica e cinemática da jogatina.


História

Street Fighter IV se passa vários meses depois dos eventos de Street Fighter II, se passando cronologicamente entre Street Fighter II e III. Depois de M. Bison sobreviver o seu encontro com Akuma, a corporação S.I.N. inicia outro torneio de luta para juntar os maiores lutadores da Terra para completar o seu projeto BLECE. Cada personagem tem suas próprias razões para entrarem no torneio, mas o verdadeiro desejo da S.I.N. é atrair Ryu para eles e analizar o seu Satsui no Hado, que eles acreditam ser os dados necessários para completar o BLECE.

O torneio é publicamente organizado pel S.I.N., aparentemente utilizando as lutas premilinares e sistema de pontos para determinar quem vai poder entrar (assim como mostrado em uma conversa entre Seth e o seu lacaio sobre como Dan Hibiki conseguiu "passar com apenas o minimo de pontos suficientes para se qualificar." Isso pode ser assumido por todos os lutadores do jogo, menos Seth.


Personagens

A versão arcade do jogo inclui todos os lutadores presentes na versão original de Street Fighter II (todos os 12 personagens, incluindo os 4 Grandes Mestres) e 4 novos personagens. Akuma de Street Fighter II Turbo também aparece como personagem secreto e também um oponente secreto, totalizando assim 17 personagens selecionáveis. Adicionalmente, o jogo inclui 2 personagens secretos: Seth como o chefe final normal e Gouken como oponente secreto, completando assim 19 personagens no total.


Personagens Clássicos:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Ryu_0
Ryu
Um lobo solitário lutador de rua que tem afinado das técnicas ensinadas pelo seu mestre Gouken através de treinamentos intensivos diários. Vários lutadores se esboçam e se inspiram pelo seu estilo de vida e força. Ryu agora viaja o mundo para se transformar o "Verdadeiro Artista Marcial", mas logo ele se vê em uma trama para explorar os seus incríveis poderes.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Ken_0
Ken
Ken treinou com Ryu, que logo se tornou o seu amigo mais próximo e maior rival. Ele é o herdeiro legítimo do maior conglomerado dos Estados Unidos, o "Masters Family". Devido a sua nova vida junto à sua esposa, Ken está hesitante em desafiar Ryu novamente, mas Eliza aconselha ele à entrar no torneio.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Chun-Li_0
Chun-li
Uma investigadora ICPO que luta com suas lindas e poderosas pernas. Ela entrou para a força quando tinha apenas 18 anos de idade para procurar pelo seu pai que está desaparecido. Agora, sentindo novamente a sombra da Shadaloo, uma organização que ela mesma levou à beira da destruição, ela começa uma nova investigação com a ajuda de Guile.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Guile_0
Guile
Um militar das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Ele uma vez jurou vingança contra M. Bison, o assassino do seu melhor amigo, Charlie. Sua própria combinação de artes marciais dá à ele a força para cortar através de qualquer coisa. Sentindo a mão de Shadaloo por trás de vários novos incidentes, ele começa a investigar novamente, ao lado de Chun-li.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Zangief_0
Zangief
Um wrestler profissional russo, também como conhecido como "Ciclone Vermelho". Seu inacreditável corpo musculoso é equipado com uma paixão ardente e amor pelo seu país de origem. Para manter a promessa para as crianças que se preocupam com ele, e provar que ele é realmente o mais forte, ele se entrega completamente em batalha. Ele irá alegremente caminhar em direção a um soco, se isso significa segurar e agarrar o seu oponente.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Blanka_0
Blanka
Um orfão selvagem no sentido mais verdadeiro da palavra, Blanka tem sobrevivido e lutado nas florestas brasileiras desde quando foi abandonado lá quando ainda era um bebê depois da queda de um avião. Ele é capaz de fazer ataques inexplicavelmente selvagens e ferozes. Agora ele sai em uma jornada para se fazer a pessoa que a sua mãe se orgulharia como um filho.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Dhalsim_0
Dhalsim
Um místico indiano que dominou o poder do ioga. Apesar de continuar hesitante à ferir outros em combate, ele se preparou para manejar seu sopro-de-chamas novamente, para salvar a vila da sua família.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_E_Honda_0
E. Honda
Um lutador de sumô massivamente popular, seus poderes sempre chamaram a atenção. As suas habilidades são chamadas de "ofuscantes" para a sua classe no sumô. Para fazer do sumô um esporte "mundial", ele sai em uma jornada de combates ao redor do globo.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_M_Bison_0
M. Bison Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Balrog Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
Um boxeador que saiu do mundo do boxe devido ao seu amor as tendências violentas e perigosas. Ele se transformou em um dos tenentes de M. Bison por um bom pagamento. Ele então desapareceu com o colapso de Shadaloo, mas como todos os boxeadores, ele estava pra baixo mas não fora...

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Balrog_0
Balrog Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Vega Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
Um narcisista que acredita que a beleza é o objetivo final nesse mundo. Ele trabalhou com M. Bison para promover seus próprios objetivos estéticos. Em combate, ele usa a sua terrível velocidade para desferir graciosos e matadores ataques. Ele caiu nas sombras depois da queda de Shadaloo...

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Sagat_0
Sagat
Imperador do mundo do Muay Thai, também conhecido como "Tigre Invencível". É dito que nenhum pode contra o poder dos seus chutes. Sua única derrota para Ryu ainda arde, literalmente, em seu torax, e ele continua a treinar para ficar mais forte.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Vega_0
Vega Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / M. Bison Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
Antigo suserano da organização secreta Shadaloo, cujas atividades do mal iam da gama das drogas até os experimentos com humanos e vendas de armas, ele é um mestre do todo poderoso "Psycho Power". Acreditavasse que ele tinha tido o mesmo destino que a caída Shadaloo, mas ele retorna com seu novo corpo para colocar outro esquema sombrio em ação.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Gouki_0
Gouki Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Akuma Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698  *

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Seth_0
Seth
Conhecido como o "Mestre dos Bonecos", ele é o chefe. Ele é o CEO da S.I.N., a divisão de armas da Shadaloo. Seu corpo foi modificado utilizando tecnologia avançada. Seus golpes especiais e técnicas usam outros personagens.


Personagens Novos:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Abel_0
Abel
Um jovem que segue qualquer pista que ele encontra, não importa quão tenuosa seja, para encontrar os restos da Shadaloo. Ele sua os seus conhecimentos em artes marciais que sugerem que ele teve um treinamento militar. À primeira vista, ele pode parecer intimidador, mas ele é bem carismático. Ele não tem memórias do seu passado.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_C_Viper_0
C. Viper
Uma agente feminina esperta e forte. Sempre com a cara no trabalho, ela manter as suas emoções em cheque o tempo todo. Sua roupa especial é equipada com armas ocultas, permitindo ela soltar uma variedade de ataques inesperados. Ela pode ser vista em ação em várias arenas, mas suas verdadeiras intenções permanecem desconhecidas.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_El_Fuerte_0
El Fuerte
Um homem que é Luchador e cozinheiro. Sua paixão ardente permanece não abatida mesmo quando encarando o Ciclone Vermelho russo. Ele saiu em uma jornada para achar as receitas culinárias definitivas, mesmo que suas habilidades na cozinha ainda precisem de um certo polimento...

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Gouken_0
Gouken
O irmão mais velho de Akuma e mestre de Ryu e Ken, aparece na versão como um personagem secreto não controlável no fim do modo Single Player.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Rufus_0
Rufus
O auto-proclamado lutador numero 1 dos Estados Unidos, que luta com seu próprio estilo de kung-fu. Ele é obscecado por Ken, seu rival, e luta para provar que ele é o mais forte. Infelizmente, ele tende a pular para conclusões, levando ele à uma trilha de espancamentos por engano.


Personagens exclusivos da versão Caseira:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Cammy_0
Cammy *

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Dan_0
Dan Hibiki *

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Fei_Long_0
Fei Long *

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Gen_0
Gen *

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Rose_0
Rose *

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Sakura_0
Sakura *

*Esses personagens não tem uma ficha oficial por parte da Capcom.


Desenvolvimento

Antes do produtor Yoshinori Ono mandar a idéia para o líder da Capcom R&D Keiji Inafune, havia uma atitude prevalecente sobre uma nova entrada numérica na série Street Fighter de que o jogo não seria feito. Inicialmente, havia muita resistência para a idéia de Ono para um novo Street Fighter depois de tanto tempo depois do original. O espaço entre 2000 e 2008, uma vez que Street Fighter EX3, o último jogo inédito lançado, representava o maior tempo no qual a série ficou sem uma sequencia.

Porém, depois de uma recepção muito grande dos fãs que compraram Street Fighter II' Hyper Fighting, Inafune eventualmente permitiu que o projeto fosse iniciado. Esse é o primeiro jogo da série Street Fighter no qual Ono trabalhou como produtor, porém ele tinha trabalhado anteriormente em Street Fighter III 3rd Strike como diretor de som e produziu o jogo Capcom Fighting Jam. A experiência trazida por Super Street Fighter II Turbo foi a principal influência para o time de desenvolvimento de Street Fighter IV.

O conceito do jogo, chamado de Street Fighter IV Flashback, que foi imaginado em parte por David Sirlin, o designer de Super Street Fighter II Turbo HD Remix, não passou o estágio inicial. Flashback traria um estilo de jogabilidade 2,5D e o roster do jogo trazendo personagens clássicos de Street Fighter II mas alguns personagens como Sakura e alguns novos personagens. O jogo teria um modo single player de ação em terceira pessoa (similar à God of War) que focaria na história de Ryu, assim como versões arcade originais da série Street Fighter em suas formas originais e uma versão 3D de Super Turbo.

O sistema de combate facilitado de Flashback seria depois usado em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars, porém menos o sistema "flashback" que seria a grande novidade do jogo.

Enquanto Street Fighter IV trás modelos e cenários em 3D, a jogabilidade permaneceu em um plano tradicional 2D, com a câmera tendo liberdade de se movimentar em 3D durante certos eventos, para dar um efeito mais dramático, similar a série Street Fighter EX produzida pela Arika. Entretanto, há uma pequena diferença entre os dois. O diretor de arte e designer de personagens Daigo Ikeno, que trabalhou anteriormente em Street Fighter III 3rd Strike, optou por um renderizador não-fotorealisticos para dar aos personagem uma aparência de que foram desenhados a mão, com efeitos visuais mais caligrafos sendo mostrados durante as lutas.

O jogo roda na placa Taito Type X² com a cabine Taito Vewlix, e usa o sistema de rede da máquina que permite jogadores em máquinas diferentes joguem contra em máquinas distintas.


Versões Caseiras

Street Fighter IV também foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e Windows, apresentado personagens adicionais para jogar e recursos não encontrados na versão arcade. A Capcom depois lançaria o jogo no iOS em 10 de Março de 2010.

A adição mais notável das versões caseiras de Street Fighter IV são 8 personagens desbloqueáveis que não estavam presentes na versão arcade. Seth e Gouken, que eram controláveis apenas pela CPU no arcade, e 6 novos personagens de outros jogos da série foram adicionados, fazendo um total de 25 personagens, todos selecionáveis. Os personagens introduzidos foram Dan Hibiki, Fei Long, Sakura, Cammy, Gen e Rose.

As versões caseiras também trazem modo online, conteúdo exclusivo por download, um "Challenge Mode" que age como um módulo de treinamento para jogadores, requerindo que eles reproduzam comandos indicados na tela ou combos com sucesso com níveis de dificuldade que vão aumentando a cada desafio, assim como a opção de selecionar as vozes em Inglês ou Japonês para os personagens (similar a opção de voz nos jogos da série Soulcalibur), fazendo de Street Fighter IV o primeiro jogo da série à trazer vozes em inglês para todos os personagens.

O jogo também trás uma nova abertura contendo a música "The Next Door" pelo artista Exile, disponível em japonês e em inglês (dependendo da sua escolha de linguagem no jogo), além de aberturas e finais com cenas em animação para todos os personagens.

No Windows, que é considerada pela capcom a "edição definitiva" do jogo, vem com alguns extras não presentes em nenhuma outra versão do jogo. Ela vem com modo online pela Games for Windows LIVE, com chat por voz e conquistas únicas dessa versão, mas o sistema de cross-platform que estaria disponível com jogadores do Xbox 360 acabou não sendo implementado. Além disso, o jogo tem resoluções maiores e 3 novos estilos visuais chamados "Ink", "Watercolor" e "Posterize".

Essa versão também foi lançadas em 2 pacotes: a regular apenas com o jogo e um bundle com o controle Mad Catz FightPad (com design do Ryu) que é vendido separadamente para a versão Xbox 360. Aqueles que compraram o jogo na pré-venda da Best Buy receberam u m DVD com a animação feita pela Eagle One (não é a mesma animação "The Ties That Bind" que vinha na edição de colecionador para consoles). Adicionalmente, Svensson falou nos fóruns da Capcom Unity que o jogo vem com uma proteção de cópias SecuROM no lançamento Norte Americano.

As especificações da versão Windows foram divulgadas em 15 de Maio de 2009 e são bem modestas comparadas com outros jogos lançados na época.


Marketing

Para os lançamentos ocidentais, 3 pacotes diferentes do jogo foram preparados - o lançamento Europeu, o lançamento Norte Americano normal e a edição de colecionador Norte Americana. Os conteúdos das edições de colecionador são praticamente idênticos para os que compraram a versão européia e são os seguintes:

- Uma revista com um guia de estratégias feito pela editora Prima (que também foi publicado como um guia de estratégia completo nos Estados Unidos), apresentando artworks desenhadas pela UDON Comics.
- Um disco contendo um filme de animação chamado "Street Fighter IV: The Ties That Bind", produzido pelo Studio 4ºC como um prólogo para o jogo, e uma seleção de trailers do jogo (em disco de Bluray na versão PS3 e em formato DVD na versão do Xbox 360, ambos em 720p).
- Um CD com a trilha sonora (não vendido na Europa).
- Bonecos de Crimson Viper e Ryu (no lançamento estadunidense, os donos de PS3 ganhariam o boneco de Ryu, enquanto os donos de Xbox 360 ganhariam o boneco da Crimson Viper. Na Europa, os donos do PS3 e Xbox 360 ganharam ambos os bonecos no lugar a trilha sonora em CD.
- 5 roupas para download, pacote que ficou conhecido como "Brawler Pack" que inclui roupas alternativas para: Zangief, E. Honda, Rufus, El Fuerte e Abel.


A Mad Catz produziu 6 controles distintos para o jogo, 2 estilo controles Arcade e 1 controle específico para o PS3 e Xbox 360. Esses produtos incluem um modelo básico de controle, o "Street Fighter IV FightStick"; uma versão mais pesada e resistente, "Street Fighter IV FightStick Tournament Edition"; e um controle de 6 botões, chamado "Street Fighter IV FightPad ". Enquanto o fabricante dos periféricos Hori também produziu 2 controles exclusivos para o mercado japonês/asiático baseado em versões antigas de controles da empresa.


Versão iOS/Android

A versão iOS permite que jogadores se enfrentem através do bluetooth, mas trás apenas 8 personagens da versão console e seus estágios. Os personagens são: Ryu, Ken, Chun-li, Guile, Dhalsim, Blanka, Abel e M. Bisos. Em um update, 2 novos personagens foram adicionados: Zangief e Cammy. O último update recebido trouxe Sagat como personagem selecionável e Dee Jay como personagem desbloqueável.

Em 30 de Junho de 2011, uma versão do jogo foi lançada na AppStore chamada "Street Fighter IV Volt", que trás um exclusivo modo online, novos personagens (Balrog, M. Bison, Cody, Sakura, Makoto, FeiLong e Yun) e o modo Treino.

Em 05 de Janeiro de 2012, uma versão do jogo chamada Street Fighter IV HD foi lançada para os aparelhos da linha Optimus LTE da LG. Já em 30 de Dezembro de 2012, uma versão do jogo chamada apenas de "Street Fighter IV" foi lançada apenas no Japão no serviço Google Play.


DLC (Conteúdo Por Download)

As versões para consoles de Street Fighter IV tiveram suporte de conteúdos excluvisos lançados por download, que estão disponíveis na Xbox Live Marketplace e PlayStation Network desde fevereiro de 2009.

O primeiro pacote de expansão, chamado "Championship Mode", foi lançado gratuitamente em 24 de Abril de 2009. Ele trás o "Replay Mode", um novo sistema de pontos e um melhor sistema de torneios. O "Championship Mode" é um modo aonde uma série de jogadores competem entre si por pontos em rankings. Quanto maior o ranking, mais dificil deve ser o desafio que o jogador deve participar. Na versão PlayStation 3 o download permite o jogador votar em quais partes da luta que foi gravada foram "engraçadas", "incríveis" e "bonitas". A versão para Xbox 360 permite que o jogador faça o download de suas lutas gravadas para o console.

Além disso, 5 pacotes de roupas foram lançados para compra. Esses pacotes incluem roupas alternativas já vistas na versão arcade e foram lançadas em datas diferentes segundo os seguintes pacotes:

- 17 de Fevereiro de 2009 (América do Norte); 20 de Fevereiro de 2009 (Europa): Brawler Pack incluindo roupas alternativas para: Zangief, E. Honda, Rufus, El Fuerte e Abel.
- 24 de Fevereiro de 2009 (América do Norte); 27 de Fevereiro de 2009 (Europa): Femme Fatale Pack incluindo roupas alternativas para: Chun-li, Cammy, Sakura, Rose e Crimson Viper.
- 03 de Março de 2009 (América do Norte); 06 de Março de 2009 (Europa): Shoryuken Pack incluindo roupas alternativas para: Ryu, Ken, Akuma, Gouken e Dan.
- 10 de Março de 2009 (América do Norte); 13 de Março de 2009 (Europa): Shadaloo Pack incluindo roupas alternativas para: Seth, M. Bison, Sagat, Balrog e Vega.
- 17 de Março de 2009 (América do Norte); 20 de Março de 2009 (Europa): Classic Pack incluindo roupas alternativas para: Guile, Dhalsim, Fei Long, Blanka e Gen.

Um pacote único chamado "Complete Alternate Costume Pack", contendo todas as roupas alternativas citadas acima ficou disponível para download no dia 05 de Maio de 2009 na América do Norte e em 09 de Maio de 2009 na Europa.

Apesar de inicialmente a Capcom ter dito que não tinha planos para nenhum personagem adicional ser lançado para o jogo, querendo manter o foco nos "valores" da jogabilidade, Yoshinori Ono depois revelou que versões inacabadas de Dee Jay e T. Hawk (os únicos 2 personagens de SSFIIT que não estão presentes no jogo) foram feitos, e devido ao grande clamor dos jogadores por eles, poderiam acabar sendo lançados no jogo. Esses personagens eventualmente foram lançados em Super Street Fighter IV.

Na versão iOS, o pacote "Street Fighter II Arrange BGM" pode ser comprado para ter uma variação de trilha sonora durante a jogatina.


Mídias Relacionadas

Anime

"Street Fighter IV: The Ties That Bind" é um filme de animação dirigido por Jirou Kanai que foi incluido como um disco bônus das edições de colecionador de Street Fighter IV para PlayStation 3 e Xbox 360. O enredo, que se passa antes dos eventos de Street Fighter IV, começa com Cammy e a sua Força-Tarefa Delta Red investigando uma anomalia energética. Chun-li e Guile investigam o desaparecimento de um artista marcial bastante conhecido e acabam achando Abel, um novo lutador de artes marciais mistas. Crimson Viper é enviada para capturar Ryu sob ordens de Seth, que sabe sobre o Satsui no Hadou dele e o deseja para si.

Adicionalmente, cinco curtas promocionais de personagens do jogo foram lançados no site da Capcom.


Quadrinhos

Além da animação supracitada, a UDON Comics também publicou uma revista de 4 edições na edição de colecionador do jogo. O primeiro volume foi lançado separadamente em 18 de Fevereiro de 2009. O quadrinho foca apenas nos novos personagens (Abel, Viper, El Fuerte e Rufus) e suas interações com vários dos personagens mais conhecidos da série.


PlayStation Home

No serviço online da versão PlayStation 3, a Capcom lançou vários espaços tematizados de Street Fighter IV, chamado de "S.I.N. Secret Base from Street Fighter IV". Ele trazia alguns recursos como o "Challenge Opponent", que permite os usuários fazer uma ação baseada em seu nível de luta em Street Fighter IV, assim como comprar as roupas tematizadas e ornamentos para todos os personagens do jogo. Esse espaço foi lançado na versão japonesa em 30 de Julho de 2009, no resto da Ásia em 24 de Setembro de 2009, na Europa em 09 de Outubro de 2009 e finalmente na América do Norte em 23 de Outubro de 2009.

Além do espaço de jogo, roupas e ornamentos, Street Fighter IV também tem suporte de "Launching Game" na PlayStation Home que permite os jogadores iniciarem o modo multiplayer diretamente da Home, com opções avançadas. Esse recurso foi adicionado em 23 de Abril de 2009. Alguns troféus de Street Fighter IV também liberam recursos na Home.


Recepção

Ambas versões para arcade e caseiras de Street Fighter IV foram muito bem recebidas em todo o mundo. O jogo recebeu média 94 no Metacritic na versão do PlayStation 3, 93 na versão Xbox 360 e 91 na versão Windows.

A versão arcade do jogo ganhou o titulo de "Melhor Jogo de 2008" no Japão pelo editorial da revista Arcadia na edição de Fevereiro de 2009. O jogo também ganhou nas categorias de "Melhores Gráficos", "Melhor Produção" e "Escolha dos Leitores". O personagem Ryu ficou em primeiro lugar no "Top 20 Personagens de 2008" da mesma edição. No mesmo mês, a edição da "PlayStation: The Official Magazine" deu ao jogo nota 5/5 enquanto a "Official Xbox Magazine" deu ao jogo nota 9.5/10.

O site IGN deu ao jogo nota 9.3/10, chamando o jogo de "irrevogavelmente profundo jogo de luta", mas disse que as cutscenes animadas são "muito mal animadas e não dizem quase nada sobre a história ou o contexto para cada personagem estar participando do torneio." O site GameSpot deu o título de "Melhor Jogo de Luta de 2009" na Escolha do Editor e Escolha dos Leitores. Adicionalmente, o site GameTrailers também noemou o jogo como "Melhor Jogo de Luta de 2009". O jogo também ganhou o título de "Jogo de Luta do Ano" na edição 2009 da Spike Video Game Awards.

O site Giant Bomb deu nota 5 de 5 para o jogo falando que "Street Fighter IV é um jogo que combina os estilos novos e antigos, resultando em um jogo familiar o bastante para trazer os jogos antigos de volta à franquia e também diferente o bastante para apelar a jogadores que nunca jogou a série até hoje." O site Eurogamer deu ao jogo nota 10/10 falando "depois de 1 mês jogando Street Fighter IV quase todos os dias, o que ficou bem claro é que ele apela a um vasto número de habilidades e gostos sem comprometer a fidelidade."

A versão iOS também foi bem aclamada no seu lançamento. O site Gameplayershub.com deu ao jogo nota 97%, indicando que o jogo tem um acabamento tem polido, mostrando que havia um futuro dos jogos do gênero na plataforma.


Artwork 1:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-abel
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-balrog
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-blanka
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-cammy
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-chun-li
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-cviper
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-dan
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-dhalsim
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-ehonda
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-elfuerte
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-feilong
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-gen
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-gouken
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-gouki
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-guile
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-ken
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-mbison
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-rose
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-rufus
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-ryu
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-sagat
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-sakura
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-seth
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-vega
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-zangief

Artwork 2:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-abel
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-balrog
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-blanka
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-cammy
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-chun-li
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-cviper
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-dan
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-dhalsim
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-ehonda
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-elfuerte
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-feilong
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-gen
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-gouken
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-gouki
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-guile
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-ken
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-mbison
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-rose
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-rufus
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-ryu
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-sagat
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-sakura
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-seth
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-vega
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Sf4-zangief


Galeria de Capas:


Upgrades:


Super Street Fighter IV

Lançado em 27 de Abril de 2010, Super Street Fighter IV é o primeiro grande update de Street Fighter IV. SSFIV inclui vários novos modos online e 10 novos personagens, assim como mudanças e melhoramentos aos já existentes, como novos Ultra Combos e roupas adicionais. Junto com os personagens retornantes, foram adicionados T. Hawk, Dee Jay, Adon, Guy, Cody, Ibuki, Makoto e Dudley. Os novos personagens introduzidos aqui foram Juri, uma coreana que luta Tae Kwon Do que trabalha de espiã para a organização S.I.N. e Hakan, um wrestler turco.


Super Street Fighter IV: Arcade Edition

Um port da versão arcade de Super Street Fighter IV foi lançado para sistemas caseiros pela Capcom em Dezembro de 2010, chamado de Super Street Fighter IV: Arcade Edition. Arcade Edition adicionou Yun, Yang, Evil Ryu e Oni para o roster, assim como mudanças para os personagens existentes. Essa versão foi lançada como pacote separado ou update comprado por download.


Ultra Street Fighter IV

Um novo update para Street Fighter IV chamado de Ultra Street Fighter IV foi anunciado no dia 14 de Julho de 2013 durante a EVO. A nova edição será lançada em 2014 nas versões arcade, DLC para quem já tem Super Street Fighter IV e jogo separado contendo todas as DLCs de lançamentos anteriores. Junto com as várias mudanças e modos e estágios adicionais, o update irá trazer 5 novos personagens: Rolento, Elena, Poison e Hugo, assim como um personagem inteiramente novo à série.

Muitas das mudanças que serão feitas à jogabilidade são baseadas no feedback de fãs da Capcom e o empregado Peter Rosas, mais conhecido nos torneios de jogos como "ComboFiend" que está diretamente envolvido com o desenvolvimento do jogo.

Última edição por Usopp em Dom 21 Jul 2013, 18:58, editado 10 vez(es)

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptySuper Street Fighter IV

more_horiz
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Logo_1

Super Street Fighter IV (Dimps & Capcom, PlayStation 3/Xbox 360) - Lançado em 27 de Abril de 2010 simultaneamente no PlayStation 3 e Xbox 360, essa versão atualizada de Street Fighter IV inicialmente foi vendida como a edição definitiva da série. Porém, depois de ter recebido muitos updates e DLCs, o jogo acabou recebendo mais um relançamento em seguida. Um port para Nintendo 3DS com funcionalidades em 3D foi lançado em 26 de Fevereiro de 2011 no Japão.


Jogabilidade

Assim como em Street Fighter IV, SSFIV apresenta cenários em 3D e personagens lutando em um plano 2D. As exclusivas adições como o Focus Attack e barras separadas para Super e Ultra Combos também estão de volta. A barra de Ultra Combo e os movimentos não foram modificados e todos os personagens tem pelo menos dois Ultra Combos. Entretanto, apenas um Ultra pode ser selecionado por vez em uma maneira bem similar as Super Arts nos jogos da sub-série Street Fighter III. Para usar um Super Combo ou Ultra Combo, as respectivas barras devem estar cheias. A barra de Ultra Combo enche a medida que o jogador é atingido e a Super Combo é preenchida ao acertar golpes no oponente.

O objetivo é acabar com a saúde do oponente até que o tempo se acabe. A luta acaba quando a barra de saúde é completamente esvaziada ou um oponente tem mais saúde do que o outro quando o tempo se esgota. Se ambos os jogadores estiverem com a barra de saúde iguais quando o tempo acabar, resulta em um "Double KO" ou um empate no qual ambos osjogadores ganham o round. Se no final da luta ainda não tiver um ganhador claro, isso irá resultar em um "draw game" (durante uma jogatina online, ambos os jogadores irão perder pontos de batalha caso isso aconteça).

Similar a entradas anteriores, SSFIV é jogado usando um direcional de 8 direções que permite os jogadores pularem, abaixarem e mover para perto ou longe dos oponentes. No geral, há 6 botões de ataque para cada soco e chute com 3 intensidades cada, diferenciados em força e velocidade. Assim como as duas últimas entradas da sub-série Street Fighter III, arremessos são feitos apertando os 2 botões fracos, enquanto as provocações são feitas apertando os 2 botões mais fortes simultaneamente.

Jogando no modo single player, se deixada a opção ligada, estágios de bônus adicionais aparecerão permitindo a chance de ganhar pontos adicionais, similar aos presentes em Street Fighter II. O primeiro desafio envolve destruir um carro, enquanto no segundo você deve quebrar o maior número de barris possível.

SSFIV apresenta modos que estavam no jogo original, incluindo os modos "Arcade", "Versus", "Training" e "Trials". O jogo apresenta também novos modos online além das batalhas Ranked. O modo "Team Battle" permite que até 4 jogadores por time enfrentrem outro grupo, já o modo "Endless Battle" trás o jogador vencedor lutando contra um grupo rotativo de 8 jogadores. Para substituir o "Championship Mode", o modo "Tournament"  permite que jogadores se enfrentem em um pequeno sistema de eliminação. "Replay Channel" permite que os jogadores assistam e salvem as repetições de várias lutas ao redor do mundo.


Personagens

SSFIV inclui todos os 25 personagens originais da versão caseira de Street Fighter, assim como 10 novos personagens, todos dos quais já estão desbloqueados desde o inicio do jogo.

Entre os personagens que foram adicionados estão Dee Jay e T. Hawk de Super Street Fighter II, que estavam inicialmente previstos para o Street Fighter IV original mas foram deixados de lado. Adon do primeiro Street Fighter e os personagens Guy e Cody de Final Fight também estão presentes, em suas representações da sub-série Street Fighter Alpha. Além deles, Dudley, Ibuki e Makoto retornam da sub-série Street Fighter III.

O jogo também introduziu 2 novos personagens. Uma deles é Juri, uma pequena jovem Sul Coreana que luta Tae Kwon Do e trabalha para a organização S.I.N. Juri tem um dispositivo de aumento de energia implantado em seu olho esquerdo chamado de "Feng Shui Machine", que permite que ela use habilidades de teletransporte. O segundo lutador, Hakan, é um wrestler turco que luta com óleo no corpo e quer provar que esse estilo é o melhor estilo de luta da Terra.

Cada personagem retornante da versão original de Street Fighter IV apresenta uma terceira roupa inteiramente nova, enquanto os novos personagens introduzidos trazem apenas duas roupas diferentes.  As antigas roupas da versão original podem ser usadas depois de serem compradas nos pacotes vendidos na Xbox Live Arcade e PlayStation Network. Essas roupas são automaticamente carregadas em SSFIV.


Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Ryu_0
Ryu
Ryu tem apenas um objetivo na vida: aperfeicionar suas habilidades e se transformar no artista marcial definitivo. Um guerreiro indiferente, Ryu continuadamente viajar pelo globo em procurar de oponentes cada vez mais fortes para ajudá-lo em seu objetivo. Depois de derrotar Sagat pelo título de Campeão Mundial das Ruas, ele foi considerado o lutador mais forte do mundo. Mesmo assim, o verdadeiro potêncial de Ryu permanece inexplorado, e apenas um vislumbre dele pode ser visto na batalha contra o líder de Shadaloo, M. Bison. Apenas o tempo irá dizer se Ryu pode evitar ser engolido pelo perigoso poder do Satsui no Hado...

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Ken_0
Ken
Ken treinou junto com Ryu sob a tutela de Gouken e, depois de cada um seguir o seu próprio caminho, ele trilhou um caminho de sucesso na América do Norte. Ele não apenas se transformou o campeão do Circuito de Rua Estadunidense, como também sucedeu o império de negócios do seu pai. Ken também conseguiu achar o amor verdadeiro em sua esposa Eliza, com quem ele está esperando agora o seu primeiro filho. Entretanto, o ardor da batalha nunca deixa Ken, e ele mais uma vez entrou no mundo das Lutas de Rua e, mais importante para ele, talvez tenha a chance de enfrentar o seu antigo amigo de treinamento e verdadeiro rival Ryu em uma batalha definitiva.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Chun-Li_0
Chun-Li
Se transformando uma detetive com apenas 18 anos, Chun-li estava determinada à entender as circunstânceas ao redor do desaparecimento do seu pai. A investigação levou-a ao submundo da Shadaloo, aonde ela aprendeu sobre o envolvimento de M. Bison no desaparecimento do seu pai. Determinada cada vez mais em acabar com a Shadaloo, Chun-li se uniu com Charlie e, depois da morte dele, Guile acabou com a Shadaloo. Depois que Ryu derrotou M. Bison, entretanto, a ameaça ainda não havia acabado e ela ficou sabendo dos laços da S.I.N. com a Shadaloo. Sua luta ainda não acabou...

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Guile_0
Guile
Guile luta contra a organização do mal Shadaloo não apenas pela proteção mundial mas também por uma vingança pessoal contra o líder da organização, M. Bison: ele foi o responsável pela morte do camarada e melhor amigo dele, Charlie Nash. Carregando o pendante como uma memória constante do seu amigo, o único objetivo de Guile é acabar com Shadaloo e tudo que se associa à ela. E apesar da aparente queda do reinado da Shadaloo depois da derrota de Bison pelas mãos de Ryu, Guile e Chun-li descobriram laços de uma ligação deles com uma organização conhecida como S.I.N., aonde parece que Bison está tentando fazer mais uma volta para terminar os seus objetivos de dominação mundial. Mas não se Guile puder fazer alguma coisa sobre isso...

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Zangief_0
Zangief
Conhecido com o "Ciclone Vermelho" em seu país de origem, Zangief é o modelo ideal do orgulho de seu país. Treinado ao lugar com urso-pardos na Sibéria, Zangief usa as suas extremamente fortes técnicas de wrestling, incluindo o seu "Spinning Pile Driver" (no qual é dito que ele aprendeu quando foi pego por um tornato enquanto lutava contra os ursos), lutar pelo orgulho da Rússia se tornou o objetivo de vida dele, especialmente depois de ser chamado e contratado pelo governo russo para representa-los no circuito mundial de Luta de Rua.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Blanka_0
Blanka
Abandonado nas florestas amazônicas brasileiras quando o seu avião caiu, Jimmy foi forçado à sobreviver sozinho nas florestas e é assim que ele se transformou em uma besta conhecida como Blanka. Depois de finalmente decidir sair para o mundo, ele entrou no torneio de Luta de Rua e acabou se reunindo com a sua mãe. Ele também conheceu o seu melhor amigo Dan Hibiki e, apesar de Blanka ter salvado a vida dele, agora Dan trata Blanka como o seu pupilo nº 1. Blanka não liga porque ele se sente feliz de finalmente ter um amigo próximo como Dan.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Dhalsim_0
Dhalsim
Apesar de ser um grande opositor da violência e sua natureza antitética das práticas de ioga, Dhalsim se transformou em um dos guerreiros mais poderosos do circuito de Luta de Rua graças ao seu intenso treinamento, meditação e pratica com as artes ioga. Originalmente, ele entrou no circuito para financiar e salvar a sua vila que uma epidemia, mas depois de descobrir a corrupção e maldades além dos circuitos, Dhalsim também deseja acabar com os maus do mundo e continua a lutar como um meio para esse fim.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_E_Honda_0
E. Honda
Edmund Honda pode ser o maior lutador de sumô que já existiu e suas habilidades são incomparáveis. Entretanto, Honda tem apelado que o resto do mundo não o respeita a sua forma de luta e saiu afora para provar ao mundo que sumô é a forma mais forte de artese marciais que existe. Sua jornada ao redor do mundo deu a ele os tipos mais ecleticos de amigos, indo desde o furioso wrestler Zangief ao seu amigo de cozinha El Fuerte e o otaku Sodom. Para passar o seu extensivo conhecimento de sumô, Honda adotou um filho chamado Jin Ichiro. Ele pode ser visto na fase East Asia Overpass.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_M_Bison_0
M. Bison Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Balrog Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
Não há nada que Balrog ame mais do que dinheiro e mulheres. Banido do circuito profissional de boxe depois de ser muito violento em suas lutas (vários oponentes acabaram hospitalizados), as tentativas de Balrog de se tornar rico se transformaram em um pesadelo. Entretanto, a sua própria força e autêntico poder não passaram despercebidos por um individuo importante: o líder da Shadaloo, M. Bison. Prometendo riquezas além dos seus sonhos, Balrog agora faz os trabalhos sujos para Bison e é um dos seus homens de confiança com prazer.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Balrog_0
Balrog Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Vega Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
Como o assassino nº 1 da Shadaloo, Vega saboreia acabar com os inimigos da corporação um por um com as suas garras. Igualmente implacável, Vega obceca sobre coisas que são consideradas bonitas. Sua paixão por beleza, em particular a sua, causa nele o desejo de apenas matar aqueles que ele acha feio. E graças aos seus grandes padrões, não há quase ninguém que ele não considere assim. E graças a sua efetividade no que ele faz de melhor, Bison confia mais uma vez que Vega vai completar as mais dificeis missões.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Sagat_0
Sagat
Sagat tinha o título de Campeão Mundial do circuito de Luta de Rua até ser derrotado por Ryu. A derrota não apenas o deixou uma cicatriz, mas mentalmente ele ficou obscecado com a vingança. De fato, sua vontade de derrotar Ryu cresceu tanto que ele se juntou à organização Shadaloo de M. Bison com o único propósito de reenfrentar Ryu. Entretanto, a medida que o objetivo de continuar com isso foi passando, ele começou a se questionar sobre essa obsessão que estava comendo a sua própria alma. Depois de ver o que os efeitos da vingança fizeram à Dan Hibiki, Sagat calmamente começa a tirar o seu ódio de Ryu e transformando-o em respeito. Estaria Sagat virando uma nova página?

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Vega_0
Vega Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 :/ M. Bison Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
Como lider da organização conhecida como Shadaloo, M. Bison tem posto a mão em tudo o que é ilegal que a industria mundial já conheceu. Seu poder vem de sua mestria no "Psycho Power" e isso permitiu que ele se tornasse um dos guerreiros mais mortais no planeta. Não apenas isso, mas ele é praticamente imortal, sendo capaz de transferir a sua alma para novos corpos. Até o momento, ele conseguiu escapar da morte duas vezes: a primeira, quando foi derrotado por Rose e depois quando foi derrotado por Ryu e Ken. Bison agora usa a corporação S.I.N. para provisão do seu "Living Incubator", um programa que garantirá que ele nunca vai ficar sem um hospedeiro novamente.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Gouki_0
Gouki Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Akuma Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 
A arte conhecida como Ansatsuken (O Punho Assassino) foi criada por Goutetsu, e ele passou suas habilidades para dois irmãos: Gouki e Gouken. Entretanto, a natureza sombria dessa arte consumiu Gouki, e ele relevou em sua habilidade acabando com a vida daqueles que se puseram contra ele, e acabou eventualmente se transformando em Akuma. Determinando a se transformar o guerreiro mais forte do planeta, ele não apenas assassinou Goutetsu mas também ativou o Satsui no Hado, "a intenção de matar", em seu próprio irmão Gouken. Agora em uma missão para lutar com oponentes dignos, Akuma tem ficado de olho em um dos estudantes de Gouken, Ryu. Apesar de Gouken ter removido o Satsui no Hado de seus ensinamentos, Akuma pretende tirar isso de Ryu para que ambos se enfrentem em uma batalha até a morte.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Seth_0
Seth
Seth é na verdade um dos vários corpos produzidos pelo programa "Living Incubator", mas recebeu a missão de supervisionar a corporação S.I.N. pelo próprio M. Bison. Seth desenvolveu a "Tanden Engine", que permite que ele imite técnicas de luta de oponentes dos quais ele já enfrentou. Muito ambicioso, Seth decidiu se rebelar contra Shadaloo e tomou a S.I.N. para si. Ele não tem intenção de parar ai, entretanto, e seus planos para derrotar o líder da Shadaloo, M. Bison, e tomar tudo o que ele criou utilizando a sua arma definitiva criada pela S.I.N. - o equipamento conhecido como BLECE.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Abel_0
Abel
Abel não tem lembranças do seu passado. Tudo o que ele sabe é que seu pai disse algo assim que ele acordou da sua perda de memória, avisando-o para ficar longe da Shadaloo e da S.I.N. Quando o seu pai morreu em um acidente, Abel não tinha mais nada no seu caminho para descobrir a verdade. Ele então está em uma jornada para descobrir o seu papel na Shadaloo e S.I.N. Pouco ele sabe que ele é um "modelo" inicial rejeitado para o corpo de M. Bison, criado pelo projeto "Living Incubator". Pretentido para ser jogado fora, Abel apenas conseguiu sobreviver graças a Charlie Nash. Se Abel descobrir a verdade, ninguém pode imaginar o que ele pode fazer.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_C_Viper_0
C. Viper
Crimson Viper trabalha para a organização S.I.N., cuidando de várias missão para Seth como a sua lacaia pessoal. Entretanto, sem ele saber de nada, ela começou a trabalhar para a CIA  e tem conseguido ganhar a confiança dele. Ela eventualmente investiga o projeto BLECE e procura acabar com a Seth, a organização S.I.N.  e o projeto "Living Incubator" projetado secretamente pela S.I.N. Entretanto, apesar dos seus esforços de ser promovida, a confiança de Seth foi abalada uma vez que ele suspeita que Viper não é a pessoa que ele originalmente pensou ser.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_El_Fuerte_0
El Fuerte
Vários lutadores no circuito de Luta de Rua tem motivações estranhas para o porque deles continuarem lutando, mas talvez nenhum deles seja mais estranho do que El Furte: ele quer achar a receita perfeita. Por causa da sua profissão como "luchador", ele consegue competir no circuito e, além, ele consegue viajar pelo mundo na busca de novos gostos e ingredientes. O único problema é que, apesar da sua exposição nas melhores cozinhas do mundo, El Fuerte continua sendo um terrível chef! Mas ele acredita no contrário e poucos tem a audácia de dizer isso à ele.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Gouken_0
Gouken
Sendo um dos dois estudantes de Goutetsu, junto com o seu irmão Gouki, Gouken percebeu o quão perigoso a natureza da arte do Ansatsuken (O Punho Assassino) e ficou determinado à passar os seus ensinamentos... Mas removendo o "instinto assassino" chamado Satsui no Hado. Entretanto, Gouki, agora conhecido como Akuma, foi consumido pelo Satsui no Hado e desafiou Gouken para uma luta, na qual ele morreu. Entretanto, Gouken desenvolveu uma técnica secreta que permite que ele separe a sua alma do seu corpo, então enquanto Akuma conseguiu destruir o seu corpo, o seu espírito permaneceu vivo. Depois que o espírito reconstruiu o corpo de Gouken, ele retornou não apenas para enfrentar Akuma novamente, mas para garantir que seus estudantes, Ryu e Ken, continuem à evitar o Satsui no Hado.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Rufus_0
Rufus
Apesar da sua aparência, a velocidade e suas habilidades em sua arte marcial próprias ajudaram Rufus a fazer um nome para si no circuito de Luta de Rua. Apesar de que ele não teve a chance de provar o seu verdadeiro potencial ainda, ele se declara o melhor guerreiro da América do Norte. Entretanto, ele sabe que a única maneira de provar isso é em uma luta contra Ken Masters, o verdadeiro campeão do circuito norte americano de Luta de Rua. Mas, ele diz para todos (em várias, várias, várias, várias, várias palavras), de que ele não irá perder essa luta de jeito nenhum.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Cammy_0
Cammy
Uma membro do esquadrão Delta Red que trabalha para o Serviço Secreto Britânico, Cammy teve um papel grande na força-tarefa Britânica e Norte Americana para eliminar M. Bison e a sua organização conhecida como Shadaloo, várias vezes trabalhando ao lado de Guile e Chun-li. Cammy, entertanto, não tem memórias do seu passado antes de ser achada por um membro da Delta Red. Na verdade, ela foi parte de um programa chamado "Dolls" implementado pelo próprio Bison. Quando Cammy começou a ganhar auto-consciência, Bison colocou em prática um plano para elimina-la permanentemente mas, devido a um crescente sentimento por ela, ele escolheu apenas apagar a sua memória. Percebendo que foi um erro permitir que ela vivesse, Bison agora mandou as outras Dolls para assassina-la.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Dan_0
Dan
O pai de Dan, Go Hibiki, foi assassinado em uma Luta de Rua contra Sagat, depois que Go cegou Sagat de um olho. Prometendo vingança, Dan foi atrás de Sagat para vingar seu pai e mata-lo. Quando ele finalmente teve a oportunidade de lutar contra Sagat, Sagat viu que sua própria busca por vingança era parecida com a de Dan, percebendo a sua futilidade, deixando-o derrota-lo para apazigar a fúria de Dan. Depois disso, Dan colocou na cabeça que era o guerreiro mais forte que já existiu e abriu a sua própria escola para ensinar o seu estilo "Saikyou". Apesar da sua escola ainda não ter nenhum estudante (Blanka e Sakura agem como se fossem apenas para deixa-lo feliz), Dan é determinado em ir bem no próximo torneio de Luta de Rua para espalhar os seus ensinamentos.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Fei_Long_0
Fei Long
Fei Long é conhecido internacionalmente como um dos grandes artistas marciais de Hong Kong devido aos seus filmes. Como uma maneira de se promover e honrar as suas habilidades e mais, ele entrou no circuito mundial de Luta de Rua. Entretanto, quanto mais ele lutava, Fei Long percebeu o seu verdadeiro chamado: lutar, não atuar. Saindo da industria de filmes, Fei Long iniciou a sua própria escola, ganhando um grande número de estudantes. Agora, ao invés da luz, câmera e ação ele prefere luta, câmera e ação!

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Gen_0
Gen
Poucas coisas são mais mortais do que um lutador que não teme mais a morte, e é isso que descreve Gen perfeitamente. Atingido por uma doença que lentamente toma a sua vida, Gen agora está determinado a morrer da maneira que ele acredita: em uma gloriosa batalha até a morte contra um oponente que valha a pena. Isso faz de Akuma, o mestre da intenção matadora, um rival natural de Gen. Tendo lutado contra ele anteriormente, Gen é o único que sobreviveu ao Shun Goku Satsu. Mas agora ele quer enfrentá-lo novamente e por um fim a isso de uma vez por todas.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Rose_0
Rose
Uma cartomante da Europa, Rose é mestre no "Soul Power", o oposto espiritual do "Psycho Power" de M. Bison. Assim, Rose tem tentado por um fim à ele e sua última fonte de poder do Psycho Power. Entretanto, em um encontro no qual Rose pensou ter derrotá-lo, na verdade o corpo dele ficou inabitado e sobreviveu tempo o bastante através do corpo dela. Uma vez que Bison achou um corpo novo, Rose acordou e desejou se recuperar e ter certeza de acabar o trabalho na próxima vez que se encontrarem.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Street_Fighter_IV_Art_Sakura_0
Sakura
Em uma tentativa de encontrar e lutar contra Ryu no Japão, Sakura imediatamente ficou enamorada com o mundo da Luta de Rua. Não apenas estando apaixonada por Ryu, Sakura também aprendeu habilidades de luta para si, tentando imitar os movimentos de Ryu. Seu objetivo de encontrar Ryu e se transformar em sua estudante foi sucedido apenas em metade, uma vez que Ryu rejeitou ser seu professor. Entretanto, Sakura continua em frente com suas habilidades de luta, determinada a um dia enfrentar Ryu.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Juri_0
Juri
Juri é uma agente sádica que trabalha para Seth na S.I.N. Seth instalou o "Feng Shui Engine" no seu olho esquerdo, que aumenta os seus poderes consideravelmente. Foi dito que depois de ver a sua família ser assassinada a muito tempo atrás é o que deixou Juri obscecada pela violência. Mas além de ser levada pelo seu desejo de vingança, uma vez que a sua família foi assassinada por Shadaloo, ela entrou para a S.I.N. como uma empregada para ficar mais perto da Shadaloo, assim podendo levar Bison abaixo junto com a organização. Sendo contratada para eliminar inimigos da S.I.N. é apenas um disfarce para chegar à esse objetivo.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Hakan_0
Hakan
Hakan fez uma fortuna ao se transformar no presidente da maior empresa de óleo de cozinha do mundo. Ele também ganhou fama e notoriedade em perícia no Yagli Gures, um esporte turco que é praticado como o wrestling, só que com óleo no corpo. Hakan fez inúmeros amigos devido a sua personalidade positiva (incluindo o praticante de sumô Edmond Honda) e é casado com uma linda esposa, aonde ele tem uma familia de filhas. Então o que mais um homem pode querer? Entrar no mundo da Luta de Rua para se divertir, promover as alegrias do Yagli Gures e fazer a sua família orgulhosa.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Dee_Jay_0
Dee Jay
Dee Jay conseguiu fundir suas paixões em uma só: lutar e dançar. Usando o seu ritmo impecável e a flexibilidade da dança, Dee Jay conseguiu literalmente dançar sobre o seus oponentes e derrota-los na Luta de Rua, com o seu conhecido como um kickboxer. Mas apesar do que acontece na pista de dança ou no ringue, Dee Jay nunca perde a boa vontade e o sorriso nunca sai da sua cara. E é assim que constrói mais vitórias e ganha mais popularidade como um lutador de rua, aumentando também o número de vendas do seu CD!

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_T_Hawk_0
T. Hawk
Toda a tribo e a vila de T. Hawk foram deixados em ruinas pelas mãos de M. Bison e a organização Shadaloo. Tendo a sua tribo saído da sua terra natal, seu pai foi assassinado por Bison e o seu verdadeiro amor Julia sofreu lavagem cerebral, se transformando em uma membro do projeto "Dolls". O que ele quer é apenas acabar com M. Bison. Sabendo sobre o projeto e também o programa "Living Incubator", T. Hawk prometeu libertar Julia e prevenir que M. Bison faça lavagem cerebral em outra pessoa novamente.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Adon_0
Adon
Adon, um mestre do Muay Thai, sempre viveu nas sombras do seu professor e mestre Sagat. Adon achava que o seu mestre era invencível, até ele ser derrotado por Ryu. Isso levou Adon a acreditar que talvez fosse a hora do seu reinado como o maior lutador de Muay Thai começasse, e ele perdeu então o respeito por Sagat e jurou superá-lo. Ao aprender mais sobre o homem que derrotou o seu mestre, Adon também aprendeu sobre Akuma e o Satsui no Hado, e agora ele quer integrar o instinto assassino ao seu Muay Thai.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Cody_0
Cody
Louvado como herói no resgate da filha do prefeito de Metro City, era esperado que Cody vivesse uma vida promissora com Jessica, que era a sua namorada. Entretanto, o fascinio de combater a Mad Gear nunca saiu do seu sangue e Cody transformou a sua vida em uma constante luta e tédio! Eventualmente, essas lutas o levaram a prisão e sua relação com Jessica foi permanentemente arruinada. De tempos em tempos, Cody escapa a prisão por vontade própria para retornar a sua vida de lutador, agora indo para o circuito de Luta de Rua para achar oponentes.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Guy_0
Guy
Conhecido por unir forças com Cody e com o prefeito de Metro City Mike Haggar para acabar com o reinado de terror da Mad Gear na cidade, Guy levou o que ele aprendeu em sua batalha para resgatar a filha de Haggar no coração e ficou determinado a melhorar as suas habilidades do estilo de artes marciais Bushin, uma responsabilidade que ele levou seriamente e foi nomeado o 39º mestre do Bushin-ryu. Ele foi para o mundo das Lutas de Rua e foi lá que ele aprendeu sobre M. Bison e ganhou um novo propósito em sua vida: livrar o mundo das maldades da Shadaloo e do próprio M. Bison.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Dudley_0
Dudley
Dudley cresceu em uma vida de luxuria, mas a fortuna da sua família foi perdida pelas péssimas decisões de negócios do seu pai. Assim, Dudley passou muito tempo no circuito profissional de boxe e conseguiu recuperar as suas riquezas. Agora, Dudley está de volta à sua vida de luxuria e tem tudo o que ele sempre quis... exceto uma coisa: o carro esportivo do seu pai. A procura pelo carro levou Dudley ao mundo da Luta de Rua e, dado o seu passado, Dudley está bem feliz em tomar lugar em lutas com vários oponentes, todos os quais ele tem muito respeito.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Ibuki_0
Ibuki
Sendo treinada como uma ninja desde a sua infância, Ibuki secretamente deseja nada mais do que escapar a vida que ela tem vivido por todo esse tempo e se transformar em uma garota "normal" no Japão. Apesar de ter se esforçado em seus treinos e se transformado em uma combatente efetiva no corpo-a-corpo, assim como uma expert em atirar facas, Ibuki não gosta de fazer parte do seu clã secreto. E a medida que os seus anos na escola vão acabando, ela espera cada vez mais escapar a sua vida como ninja e transformar sua vida numa de uma universitária normal.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Makoto_0
Makoto
Crescendo respeitando e amando o dojo de karate Rindoukan do seu pai, Makoto fez tudo que pudesse para seguir os passos dele. Entretanto, depois da sua morte, ninguém continou na escola (seu irmão não tinha interesse na escola) e eventualmente ela foi fechada. Vendo que ela era a única esperança de reconstruir o respeito da escola, ela literalmente usou suas próprias mãos para trazer a escola de volta com suas habilidades de carpintaria e agora entrou no circuito de Luta de Rua para conhecer potenciais estudantes depois de vê-la em combate, e continuar a espalhar os ensinamentos do seu pai.


Desenvolvimento

A Capcom oficialmente falou sobre o jogo no começo de Setembro de 2009, com um teaser no site oficial japonês da empresa. Um anuncio oficial foi feito em 28 de Setembro de 2009 para Xbox 360 e PlayStation, com uma versão arcade sendo considerada apenas dependendo do clamor dos fãs. Essa versão eventualmente ganharia o subtitulo "Arcade Edition" e seria relançada novamente para consoles em formado de DLC ou disco com o jogo completo.


Nintendo 3DS

Na E3 de 2010, Super Street Fighter IV 3D Edition foi anunciado para o Nintendo 3DS. Ele usa as vantagens dos recursos como o autoestereoscópico 3D e recursos sem fio melhorados, como a Wi-Fi. Em uma entrevista para a revista Famitsu, Yoshinori Ono falou que a jogabilidade seria a mesma de Super Street Fighter IV. Ono esperava poder colocar todos os modos de jogo das versões de mesa e adicionar também novos conteúdos, além da possibilidade de incluir novas roupas para os personagens.

A revista Famitsu também disse que todos os 35 personagens das versões console estariam presentes, junto com todos os sistemas e modos e seria lançado junto com o portátil. O jogo foi chamado de "exatamente o mesmo" das versões de mesa em HD pela Capcom. Dois esquemas de jogabilidade foram incluidos: Light, que permite o jogador utilizar 4 atalhos para movimentos e combos na tela de toque, com cada personagem tendo o seu esquema já salvo; e Pro para jogadores experientes que gostariam de fazer todos os golpes manualmente.

O jogo pode ser jogado na visão 2D tradicional ou optar por uma visão 3D sob o ombro do personagem. Outras coisas incluidas no jogo foram a troca de troféus usando o "Street Pass" e a habilidade de participar de batalhas quando em proximidades de outro jogador que tenha o jogo. O jogo também trás o "Download Play", permitindo que jogadores baixem o jogo de outro jogador para jogar contra ele sem ter uma cópia do jogo (porém esses jogadores ficam limitados a apenas um estágio e jogar apenas com Ryu).


Conteúdo Adicional por Download (DLC)

Na Ásia, um voucher para download de um filme em animação foi incluido na Collector's Edition do jogo apenas na versão para Xbox 360. Essa animação de 40 minutos conta a origem de Juri e serve como "precursor" para a história do jogo. Apesar do filme ter sido dublado em inglês, o filme nunca foi lançado fora da Ásia devido à problemas com direitos autorais.

Donos dos pacotes de roupas vendidos por DLC da versão original do jogo teriam acesso à elas no novo jogo também, assim como ganhariam 2 cores extras novas assim que o save do jogo fosse detectado. Um modo "Tournament" ficou disponível para download em 15 de Junho de 2010. Assim como a versão anterior do jogo, SSFIV também vendeu vários pacotes de roupas para os personagens. Vendidos em vários pacotes separados, o primeiro ficou disponível em 27 de Abril de 2010. Entre 27 de Outubro de 2010 e o começo de 2011, mais roupas ficaram disponíveis para o jogo.


Recepção

O site IGN deu a SSFIV nota 9.0 e o prêmio de "Escolha do Editor", chamando de "uma versão superior de um dos melhores jogos de luta lançados... com modos online muito mais elaborados comparados a versão original". O site GameTrailers deu nota 9.3, gratificando os melhoramentos em relação ao original.

Jeff Gerstmann do site Giant Bomb deu ao jogo nota 5/5 falando "SSFIV adiciona conteúdo novo bom o bastante para justificar pular as versões 'Champion Edition' e 'Hyper Fighting' que forma lançadas nos upgrades de Street Fighter II." O site GameSpot deu nota 9.0 ao jogo, comentando que "SSFIV é muito mais do que o seu predecessor. Sua grande e variada escolha de personagens, mudanças no balanço da jogabilidade e modos online diversificados reafirmam o seu lugar como um dos melhores jogos de luta dessa geração, e é um upgrade que vale muito a pena em relação ao lançamento do ano passado." Em 2011, a revista Complex colocou o jogo na 40º posição no ranking "Melhores Jogos de Luta de Todos os Tempos".

O site CVG deu a versão do Nintendo 3DS a nota 9.0, gratificando o apelo à ambos jogadores hardcore e casuais, assim como tendo quase todos os conteúdos da versão console inclusos. O site Kotaku também elogiou o port, dizendo "se você vai comprar um Nintendo 3DS, não deixe de comprar esse jogo."


Artwork:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Abel_1
Abel

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Adon_1
Adon

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Balrog_1
Balrog Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Vega Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Blanka_1
Blanka

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_C_Viper_1
Crimson Viper

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Cammy_1
Cammy

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Chun-Li_1
Chun-li

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Cody_1
Cody Travers

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Dan_1
Dan Hibiki

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Dee_Jay_1
Dee Jay

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Dhalsim_1
Dhalsim

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Dudley_1
Dudley

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_E_Honda_1
E. Honda

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_El_Fuerte_1
El Fuerte

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Fei_Long_1
Fei Long

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Gen_1
Gen

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Gouken_1
Gouken

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Gouki_1
Gouki Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Akuma Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Guile_1
Guile

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Guy_1
Guy

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Hakan_1
Hakan

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Ibuki_1
Ibuki

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Juri_1
Juri

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Ken_1
Ken

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_M_Bison_1
M. Bison Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / Balrog Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Makoto_1
Makoto

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Rose_1
Rose

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Rufus_1
Rufus

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Ryu_1
Ryu

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Sagat_1
Sagat

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Sakura_1
Sakura

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_T_Hawk_1
T. Hawk

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Vega_1
Vega Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 / M. Bison Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Zangief_1
Zangief

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Art_Seth_1
Seth


Capas:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo %255B360%255D%2520SSFIV%2520JP
Xbox 360 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo %255B360%255D%2520SSFIV%2520PAL
Xbox 360 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo %255BPS3%255D%2520SSFIV%2520NTSC
PlayStation 3 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Capcom_CPCS-01058_A
PlayStation 3 - Collector's Content Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 [Também pra Xbox 360]

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_3D_Edition_3DS_A
Nintendo 3DS Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2490664024 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Img004
Nintendo 3DS Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 


Última edição por Usopp em Dom 21 Jul 2013, 02:24, editado 4 vez(es)

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptySuper Street Fighter IV: Arcade Edition

more_horiz
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Logo_1

Super Street Fighter IV: Arcade Edition (Dimps & Capcom, Arcade) - Lançado em 16 de Dezembro de 2010 nos Arcades, o jogo marcou o retorno do jogo aos arcades com todos os upgrades feitos no balanceamento da jogabilidade e também 4 novos personagens: Yun e Yang de Street Fighter III e os antigos personagens secretos Evil Ryu e Oni já jogáveis desde o começo. Foi lançado para consoles em 30 de Junho de 2011 e para Windwos em 05 de Julho do mesmo ano.

Assim como aconteceu com a versão anterior, essa versão havia sido anunciada como a versão definitiva do jogo até o anúncio de Ultra Street Fighter IV.


Desenvolvimento

Em 04 de Abril de 2010, uma versão Arcade de Super Street Fighter IV foi confirmada pelo produtor Yoshinori Ono durante as finais japonesas de Street Fighter IV. Vários testes foram feitos em várias casas de arcades e também apareceu nas finais de Street Fighter IV no Tougeki: Super Battle Arena daquele ano. Para essa versão, todos os personagens receberam aprimoramentos, indo desde o balanço dos golpes até novos EX Moves.

Essa versão também adicionou os irmãos gêmeos Yun e Yang de Street Fighter III como personagens jogáveis, e introduziu Evil Ryu e Oni como chefes secretos. Durante o lançamento dessa versão, um trailer foi lançado mostrando os personagens secretos Evil Ryu e Oni. Vários arcades ao redor dos Estados Unidos que obteram o jogo conseguiram acessar esses personagens que eram inicialmente não-selecionáveis, mas acabaram ficando logo em seguida.
Videos mostrando Evil Ryu e Oni sendo utilizados foram apagados e tiveram suas contas suspensas à pedido da Capcom e ambos os personagens se tornaram selecionáveis em 25 de Março de 2011 (Evil Ryu) e 08 de Abril de 2011 (Oni).

Assim como a versão arcade anterior, essa também utilizava o sistema de NESYS Card, permitindo que jogadores comparem os seus BP e PP em qualquer máquina que estejam. Uma tela antes da luta mostra o seu ranking nacional e um ranking na cidade que você está jogando, assim como uma mensagem especial de introdução de até 30 caracteres.


Novos Personagens

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Yun_0
Yun
Yun é o irmão gêmeo de Yang, e aprendeu kung-fu com Gen sob o consentimento do seu tio, Lee. Dos gêmeos, Yun é o mais velho - extrovertido, convencido e arrumador de encrencas. Quando ele ouve sobre Chun-Li, uma conhecida dos irmãos, que estava entrando no torneio, eles decidiram segui-la, com Yang vindo junto para manté-lo na linha.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Yang_0
Yang
Yang é o mais jovem dos irmãos Lee. Diferente do seu irmão Yun, Yang é quieto, reservado e mais analítico. Quando Yun sai em busca de Chun-Li, Yang o segue para manter o seu irmão fora de encrencas.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Evil_Ryu_0
Evil Ryu
No primeiro torneio de Luta de Rua, Ryu sentiu um súbito estimulo para ganhar de Sagat à todo custo. Aquele estimulo era o Satsui no Hado. Sob a sua influência, Ryu levantou-se subitamente e deu à Sagat a cicatriz através do seu Metsu Shoryuken. Tendo conhecido Akuma, o seu instinto matador do Satsui no Hado tem ficado cada vez mais forte dentro de Ryu. O ponto critico finalmente foi alcançado, e Ryu se entregou à esse poder. Aonde havia um coração, agora há um buraco cheio de energia ruim e vazio. Evil Ryu procura apenas por uma coisa: oponentes que valham a pena lutar até a morte.

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Oni_0
Oni
Ao finalmente masterizar o Satsui no Hado, o homem se torna consumido por ele. Ambos mente e alma se vão, e o seu corpo é transformado em algo que é incapaz de ser chamado humano. O que já foi um código honrado de batalha agora é apenas o poder e um desejo insano de destruir tudo e todos do universo. O Supremo Mestre do Punho, Akuma, está morto. Agora há apenas o Oni, um demônio no sentido mais puro da palavra.


Lançamento

As versões console de "Arcade Edition" foram mostradas em um evento próprio da Capcom em 2011 e foram lançadas logo em seguida em formato digital, como upgrade para quem já tinha uma cópia de Super Street Fighter IV, ou formato físico pra quem queria ter o jogo completo em disco. Apesar de ter sido questionado devido a grande quantidade de pirataria em torno do primeiro Street Fighter IV para PCs, o jogo acabou sendo lançado no mês seguinte na plataforma.

Os jogadores que escolheram fazer o upgrade da versão regular de Super Street Fighter podem escolher jogar com a versão "Super" ou "Arcade" do personagem. O "Replay Channel" foi expandido para permitir que jogadores acompanhem outros jogos recentes, distribuir seus replays salvos e um canal especial mostrando jogadores eficientes. A versão para Windows também trás um benchmark para testar se a sua máquina é capaz de rodar o jogo através da Games for Windows: LIVE.


Updates
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo SF4_2012_001

Em 11 de Agosto de 2011, a Capcom anunciou um patch gratuito de balançeamento para a jogabilidade chamado "Version 2012" para ser lançado para todas as versões de SSFIV:AE. O update foi lançado em 13 de Dezembro de 2011 para as versões consoles enquanto a versão do Windows só saiu no dia 28 de Fevereiro de 2012.


Artwork:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Yun_1
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Yang_1
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Evil_Ryu_1
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_Oni_1

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Super_Street_Fighter_IV_Arcade_Edition_Art_01


Galeria de Capas:

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo Capas%2520custom%2520www.gamecover.com%2520%25283%2529
Windows Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2718089257 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo SSFIVAEP
PlayStation 3 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 1325878830 

Street Fighter IV: O Tópico Definitivo SSFIVAEX
Xbox 360 Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2424510698 


Última edição por Usopp em Dom 21 Jul 2013, 16:35, editado 5 vez(es)

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyUltra Street Fighter IV

more_horiz
Street Fighter IV: O Tópico Definitivo 2515618-usf4

Anunciado durante a EVO 2013, Ultra Street Fighter IV é mais uma entrada da sub-série Street Fighter IV que está sendo promovida como a "edição definitiva". Dessa vez, um massivo update será feito ao jogo: novos modos de jogo (ainda não divulgados), 5 novos personagens (Rolento, Hugo, Poison e Elena de Street Fighter X Tekken e 1 inteiramente novo), 6 novas fases retiradas de Street Fighter X Tekken e uma nova atualização de jogabilidade que foram discutidas diretamente com os jogadores nos fóruns internacionais da Capcom Unity.

Aqui você pode conferir um trailer de anuncio do jogo legendado em português:


Sempre joguei a série Street Fighter, mas no IV eu fiquei com um pé atrás desde o anúncio de "Super Street Fighter IV". A Capcom vive lançando e relançando versões do jogo com mudanças, personagens e roupas novas, além de outras coisas e fico na dúvida se compro o jogo ou se espero pela próxima versão atualizada. É tanto que só comprei o SSFIV:AE Ver. 2012 porque estava barato e eu realmente achava que depois dela não haveria uma nova versão, mas é a Capcom e ela decidiu lançar esse update talvez pelo fato de Street Fighter X Tekken não ter vendido tanto quanto ela esperava e está tentando recuperar o conteúdo usado no jogo.

Vendo essa possibilidade de novos modos e atualizações realmente significantes, eu listei abaixo o que eu realmente espero que seja adicionado no jogo:

Arrow Nova abertura
Arrow Nova artwork para todos os personagens
Arrow Modo "Theater" que foi removido no SSFIV que salva as aberturas e finais do jogo para serem assistidos novamente a hora que quiser
Arrow Trials para os novos personagens e os 4 que foram adicionados na "Arcade Edition"
Arrow Modo online com ranking também para batalha com amigos, não apenas batalhas aleatórias
Arrow O personagem novo seja da série Final Fight


Aqui vocês podem ver quantas cópias do jogo foram vendidas e em quais plataformas:

:ps3: Street Fighter IV 2.060.000 Unidades
:k360: Street Fighter IV 1.660.000 Unidades
:pc: Street Fighter IV 20.000 Unidades

:ps3: Super Street Fighter IV 1.300.000 Unidades
:k360: Super Street Fighter IV 860.000 Unidades
:nds: Super Street Fighter IV: 3D Edition 930.000 Unidades

:ps3: Super Street Fighter IV: Arcade Edition 350.000 Unidades
:k360: Super Street Fighter IV: Arcade Edition 160.000 Unidades
:pc: Super Street Fighter IV: Arcade Edition 60.000 Unidades

*Lembrando que esses únicos não incluem a quantidade de vendas digitais do jogo e atualizações compradas para a edição regular de Super Street Fighter IV foram vendidas. Por isso a versão iOS e Android não aparecem aqui. As vendas em mídia física das versões PC apenas incluem o número de vendas no Brasil, uma vez que só aqui e em outros países da "Ásia Menor" é que receberam o jogo nesse formato.


Quem tiver curiosidade em conhecer as versões Arcade do jogo, eu mesmo gravei videos terminando o jogo nela:

Street Fighter IV:



Super Street Fighter IV: Arcade Edition (sem patch 2012):



Assim que novas informações sobre USFIV forem liberadas, eu vou atualizando essa sessão. Lembrando que o jogo vai ser lançado no primeiro trimestre de 2014 para PS3, X360 e PC como pacote de atualização para SSFIV e SSFIV:AE e como jogo completo separado também.

Aproveitando a deixa para colocar aqui links para meus outros tópicos definitivos da série Street Fighter:

Street Fighter: A idéia inicial que não deu certo.

Street Fighter II

Street Fighter Alpha (+Série "Mini")

Street Fighter EX

Street Fighter III (Tópico PESADO)

Última edição por Usopp em Seg 22 Jul 2013, 01:08, editado 4 vez(es)

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Primeiro depois do criador?!

Edit: Sim!

Lugar garantido no tópico bom de um jogo ótimo! :acepted: 

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Reservado.

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
VRebuli escreveu:
Primeiro depois do criador?!

Edit: Sim!

Lugar garantido no tópico bom de um jogo ótimo! :acepted: 


O criador do jogo saiu em 1990 da Capcom e foi trabalhar na SNK, aonde ficou até 2000 e fundou a Dimps, que produziu o jogo. Foi ele quem elaborou o sistema de jogabilidade de Street Fighter IV. O nome dele é Takashi Nishiyama.

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Um dos melhores jogos da geração :acepted: 

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Usopp escreveu:
VRebuli escreveu:
Primeiro depois do criador?!

Edit: Sim!

Lugar garantido no tópico bom de um jogo ótimo! :acepted: 


O criador do jogo saiu em 1990 da Capcom e foi trabalhar na SNK, aonde ficou até 2000 e fundou a Dimps, que produziu o jogo. Foi ele quem elaborou o sistema de jogabilidade de Street Fighter IV. O nome dele é Takashi Nishiyama.


Takashi Nishiyama criou o tópico? Pessoas importantes no fórum, hein... :troll: 

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Melhor jogo de luta dessa gen fácil. Bom tópico.

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
VRebuli escreveu:
Usopp escreveu:
VRebuli escreveu:
Primeiro depois do criador?!

Edit: Sim!

Lugar garantido no tópico bom de um jogo ótimo! :acepted: 


O criador do jogo saiu em 1990 da Capcom e foi trabalhar na SNK, aonde ficou até 2000 e fundou a Dimps, que produziu o jogo. Foi ele quem elaborou o sistema de jogabilidade de Street Fighter IV. O nome dele é Takashi Nishiyama.


Takashi Nishiyama criou o tópico? Pessoas importantes no fórum, hein... :troll: 


Ah sim, entendi agora o que você quis dizer :tudobem: 

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Pronto, é isso o que tem pra falar por agora. 8) 

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Pq nunca contabilizam as vendas digitais?

E belíssimo tópico Sogeking!

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
Pq nunca contabilizam as vendas digitais?

E belíssimo tópico Sogeking!


Porque são contados apenas os downloads. Ou seja: se eu comprei o jogo e reinstalei ele 3x, iria contar como 3 vendas! As empresas não são autorizadas a liberar dados sobre transações bancárias pra ter um número exato, porque isso quebraria o sigilo da compra.

Obrigado, enRYKO! Tem mais vindo por ai. :acepted: 

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
Nós podíamos fazer um campeonatozinho on-line de SSFIVAE. Eu vi que no Steam que muita gente do fórum tem esse jogo. Podia ser sem taxa de inscrição nem premiação mesmo, só pra conhecermos quem são os melhores do fórum.

descriptionStreet Fighter IV: O Tópico Definitivo EmptyRe: Street Fighter IV: O Tópico Definitivo

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder