RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyO ERRO DA ATARI

more_horiz
O Erro da Atari

O ERRO DA ATARI Atari Em 1983 o mercado americano passou por uma crise na industria do videogame, crise esta que chamamos hoje de Crash dos Videogames.

Até este ano o mercado de games caseiro era dominado em quase 70% pelo videogame criado por Nolan Bushnell, o Atari 2600. Com o hardware projetado em 1976, para jogar cartuchos de 2K de memória, contendo jogos simples e de gráficos rudimentares, o 2600 garantiu o domínio do mercado de games usando a fórmula de licenciar jogos de fliperama e praticar preços abaixo dos praticados pelos concorrentes. Isto deu certo até 1981 meados de 1982.

Em 1982 a Atari lançou o Atari 5200, um videogame na mesma linha do antecessor 2600, mas com “melhoria” de gráficos e som e portando um hardware mais poderoso.
A Atari esperava obtar o mesmo sucesso alcançado pelo primogenito. Mas os resultados não corresponderam ao plano traçado pela empresa de Bushnell. O Atari 5200 patinou em vendas e perdeu espaço para concorrentes que anteriormente nem no retrovissor da empresa apareciam.

A empresa Coleco, com seu Colecovision, levou ao mercado adaptações de arcades modernos para seu console caseiro e ainda lançou um exclusivo sistema chamado de Modulo de Expansão, que permitia aos donos de Colecovision jogar cartuchos do Atari 2600 por meio de um adaptador externo que poderia ser adquirido em qualquer loja de brinquedos e games.

A Atari, na contra mão destas inovações, continuou apostando todas as suas fichas no “ultrapassado” 2600, mesmo já tendo lançado o Atari 5200. O maior exemplo era o fato da Atari comprar as licenças de produção dos games mais populares de arcade e lança-los primeiro para o 2600 e só depois para o Atari 5200. Isto fazia com que o 5200 não tivesse nenhum cartucho exclusivo, ou seja, nada a acrescentar à biblioteca do novo console, a não ser uma nada significativa melhoria gráfica. Levando assim o console ao fracasso e culminando no

O resultado disto foi o mercado lotado de jogos sem qualidade (boa parte da Atari) e a cada dia chegavam mais e mais. Até que um dia o mercado não aguentou: muitos consumidores pararam de comprar videogames e começaram a preferir os computadores.

Mas analisando os pontos apresentados, talvez se a empresa de Nolan Bushnell , a Atari, tivesse traçado sua meta em outra vertente e com isso alterado o plano de mercado e priorizado o 5200, abrindo mão aos poucos do Atari 2600, quebrando paradigmas no desenvolvimento de jogos e buscado inovações poderia hoje a Atari ainda ter seu lugar ao sol no mercado de consoles. E o Crash dos Videogames poderia ter sido evitado. Claro que tudo isso é um talvez, mas que deixaria o mundo dos games bem mais interessante.

Ainda hoje no mundo do videogame o espaço deixado pela Atari encontra-se vazio, muitos dos jogadores daquela época não se adaptaram ou não se encantaram com os consoles produzidos desde então. O posto de videogame da família ainda está vago e muitos gamers ainda saudosos esperam um regresso.

Mas a lição deste erro perdura até hoje, e não há mais medo da inovação, cada vez mais as empresas de videogame buscam a evolução de seus consoles e jogos. A Atari ensinou ao mundo o que não fazer e os jogadores ensinaram para a Atari o que ela deveria ter feito.

O ERRO DA ATARI Et

Fonte: www.blablagames.net - (http://blablagames.net/?p=112)

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
Atari, inesquecivel Atari...

Realmente, é dificil entender como uma gigante quebrou dessa forma!

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
nossa...a Atari zuou legal hein...eu adoro a Atari, mas eles fizeram muita besteira...

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
Na verdade eles abusaram da soberba e sub julgaram a capacidade dos jogadores. Continuaram apostando no pão com ovo, enquanto os jogadores queriam hamburguer e bacon.

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
E eu acho que a MICROSOFT com o XBOX360 pode cair no mesmo erro da Atari se continuar com essa politica de que todo o jogo que ela lança pra caixa , lança pra PC TB! Eu não compro o XBOX360 prefiro um PC!

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
ATARI ERA UMA EMPRESA FODA

MAS PEGOU UMA CRISE DA ERA DOS VIDEOGAMES E FEZ ALGUNS GAMES TOTALMENTE BROXANTES, FORA QUE INSISTIU NOS CONSOLES DE 1~2~4~8 BITS - ATARI PONG, ATARI 2600, ATARI 5200, ATARI 7800

SE ELA TIVESSE PENSADO MAIS NAS POSSIBILIDADES DE TECNOLOGIA E NÃO SÓ NA GANANCIA DO LUCRO IMEDIATO, ACHO EU, QUE ELA SERIA UMA DAS CONCORRENTES DO X360, PS3, WII, DC2

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
que diferenca de forum heim...

aqui nao tem brigas. Sorriso

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
unclescrooge escreveu:
ATARI ERA UMA EMPRESA FODA

MAS PEGOU UMA CRISE DA ERA DOS VIDEOGAMES E FEZ ALGUNS GAMES TOTALMENTE BROXANTES, FORA QUE INSISTIU NOS CONSOLES DE 1~2~4~8 BITS - ATARI PONG, ATARI 2600, ATARI 5200, ATARI 7800

SE ELA TIVESSE PENSADO MAIS NAS POSSIBILIDADES DE TECNOLOGIA E NÃO SÓ NA GANANCIA DO LUCRO IMEDIATO, ACHO EU, QUE ELA SERIA UMA DAS CONCORRENTES DO X360, PS3, WII, DC2


Ela até investiu bem, na Alemanha um dos computadores dela (acho que era o XL de 8 bits) foi um sucesso total no País, vendendo bastante por lá... Outro erro dela foi ter investido em 2 consoles ao mesmo tempo (Panther e Jaguar), acabou que 1 foi cancelado e o outro montado as pressas pra ela continuar no mercado, ai deu no que deu... O ERRO DA ATARI 239753

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
Alohawell escreveu:
que diferenca de forum heim...

aqui nao tem brigas. Sorriso


concordo plenamente
a partir de hoje não to postando mais lá no outro, vou postar apenas aqui porque já to de saco cheio de briga e discursão em todos os tópicos que criam por lá

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
Usopp escreveu:
unclescrooge escreveu:
ATARI ERA UMA EMPRESA FODA

MAS PEGOU UMA CRISE DA ERA DOS VIDEOGAMES E FEZ ALGUNS GAMES TOTALMENTE BROXANTES, FORA QUE INSISTIU NOS CONSOLES DE 1~2~4~8 BITS - ATARI PONG, ATARI 2600, ATARI 5200, ATARI 7800

SE ELA TIVESSE PENSADO MAIS NAS POSSIBILIDADES DE TECNOLOGIA E NÃO SÓ NA GANANCIA DO LUCRO IMEDIATO, ACHO EU, QUE ELA SERIA UMA DAS CONCORRENTES DO X360, PS3, WII, DC2


Ela até investiu bem, na Alemanha um dos computadores dela (acho que era o XL de 8 bits) foi um sucesso total no País, vendendo bastante por lá... Outro erro dela foi ter investido em 2 consoles ao mesmo tempo (Panther e Jaguar), acabou que 1 foi cancelado e o outro montado as pressas pra ela continuar no mercado, ai deu no que deu... O ERRO DA ATARI 239753


verdade cara

o jaguar foi até um bom console porém ultrapassado quando lançado e realmente montado as pressas, é só olhar o controle dele, uma mistura de alfanumerico e direcional bola

o panther 32bits foi um prototipo interessante, mas sem dinheiro a atari quase morreu

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
unclescrooge escreveu:
Usopp escreveu:
unclescrooge escreveu:
ATARI ERA UMA EMPRESA FODA

MAS PEGOU UMA CRISE DA ERA DOS VIDEOGAMES E FEZ ALGUNS GAMES TOTALMENTE BROXANTES, FORA QUE INSISTIU NOS CONSOLES DE 1~2~4~8 BITS - ATARI PONG, ATARI 2600, ATARI 5200, ATARI 7800

SE ELA TIVESSE PENSADO MAIS NAS POSSIBILIDADES DE TECNOLOGIA E NÃO SÓ NA GANANCIA DO LUCRO IMEDIATO, ACHO EU, QUE ELA SERIA UMA DAS CONCORRENTES DO X360, PS3, WII, DC2


Ela até investiu bem, na Alemanha um dos computadores dela (acho que era o XL de 8 bits) foi um sucesso total no País, vendendo bastante por lá... Outro erro dela foi ter investido em 2 consoles ao mesmo tempo (Panther e Jaguar), acabou que 1 foi cancelado e o outro montado as pressas pra ela continuar no mercado, ai deu no que deu... O ERRO DA ATARI 239753


verdade cara

o jaguar foi até um bom console porém ultrapassado quando lançado e realmente montado as pressas, é só olhar o controle dele, uma mistura de alfanumerico e direcional bola

o panther 32bits foi um prototipo interessante, mas sem dinheiro a atari quase morreu


Talvez se ela tivesse focado em apenas 1 console, ele teria sido bem melhor do que foi

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
Essa história da Atari foi "dose de leão". Lançaram E.T e o videogame foi literalmente para o espaço, caindo no buraco negro do fracasso. Olha, eu tenho ótimas recordações do Atari 2600 do meu pai, montávamos numa TV Philips de 14 polegadas, e em dias de festas de aniversário, montávamos em uma Sharp 20 polegadas que tinha na sala. Foi com o Atari que ganhei coordenação nos games e entendi muita coisa e falo, o Atari me deu paciência para encarar as coisas. Porque mais paciência do que você jogar quase 19:00 de Pitfall e não ver final nenhum, ahahahaha!!! Isso sim é ser paciente.

Mas o problema da Atari era que lá reinava a meritocracia, ou seja, os funcionários não tinham sequer hora para chegar e trabalhar. Eu podia chegar 8h, podia chegar 10h e até podia chegar 16h que não importava, eu só precisava fazer meu horário e mostrar serviço e pronto. O problema é que na época em que chegava 1984 o mundo mudou muito e o pessoal não estava nem afim de ficar preso em casa jogando videogame, é por isso que daí veio os jogos com histórias e finais.

Jogos que eu tinha e não esqueço jamais:

Pitfall
Seaquest
SwordQuest Earthworld
Joust
Freeway
Frogger
Smurfs
Air-Sea Battle
Freeze
Snoopy Red Baron
Sneek n' Peak
Tennis
Jawbreaker
Ms Pac-Man
River-Raid
Enduro
Pole Position
Mouse Trap

Relembrar é viver!! Aaah como é!

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
USOPP
Ela até investiu bem, na Alemanha um dos computadores dela (acho que era o XL de 8 bits) foi um sucesso total no País, vendendo bastante por lá... Outro erro dela foi ter investido em 2 consoles ao mesmo tempo (Panther e Jaguar), acabou que 1 foi cancelado e o outro montado as pressas pra ela continuar no mercado, ai deu no que deu...



Mesmo caso do 32X , Sega CD e SATURN, nenhum decolou!!

descriptionO ERRO DA ATARI EmptyRe: O ERRO DA ATARI

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder