Bom, resumo dos efeitos pra quem quiser configurar o jogo a seu bel prazer.
A maioria é simples de entender, basta saber o impacto no desempenho.
ILUMINAÇÃO
Do EXTRA HIGH pro HIGH já dá uma diferença visual considerável. Confira aqui. No HIGH, a iluminação geral é mais homogênea, enquanto no EXTRA HIGH os locais próximos dos holofotes ganham mais vida.
Para quem está com o desempenho prejudicado, colocar no HIGH pode dar uns poucos frames a mais. Não coloque no LOW, pois não haverá ganho perceptível.
MODEL DETAIL
Controla a quantidade de geometria visíveil na cena, número de objetos renderizados, qualidade dos objetos e densidade da folhagem.
Entre o EXTRA HIGI para o HIGH, em distâncias de perto para médio, o impacto é nulo. Confira aqui. Só olhando para coisas mais ao longe para vermos diferença. Ou em alguns ambientes semi-abertos, o impacto é quase zero, como aqui.
A diferença mais prática entre EXTRA HIGH e HIGH é no pop-up dos objetos. O impacto no desempenho também é pequeno. Recomendo usar o HIGH para garantir um desempenho mais estável, deixando o EXTRA HIGH somente para aqueles que se irritarem muito com eventuais pop-ups.
SCREEN FILTERING
Ponto importante, vez que vários efeitos estão atrelados aqui. LOW traz Bloom Lightning. O HIGH adiciona Depth of Field e Post-Process Anti-Aliasing. Por último, o EXTRA HIGH adiciona Screen Space Reflections, efeito exclusivo do PC.
Pessoalmente, considero o EXTRA HIGH com um bokeh exagerado demais, tudo fica muito borrado. Deixo no HIGH, sacrificando o SSR, mas ganhando uns frames e deixando os blurs mais moderados. Se sua máquina for MUITO ruim, dá pra deixar no LOW, pois o OFF não traz melhora na performance.
SSAO
Um complemento dos efeitos de luz, aqui controlamos como as sombras do ambiente se comportam de acordo com a posição dos objetos, os "contornando".
A diferença visual entre cada nível é perceptível, porém suave. Recomendo usar o HIGH para o efeito continuar presente mas ganhar uma quantia razoável de frames.
SHADOW QUALITY
Nos níveis mais baixos, a sombra fica menos detalhada e mais nítida. Nos mais altos, ela fica mais naturalmente borrada e mais detalhada.
A diferença visual entre EXTRA HIGH e HIGH vai depender muito do ambiente. Recomendo usar o HIGH, e não menos do que isso pois não haverá ganho de desempenho significativo abaixo disso.
EFEITOS ESPECIAIS
Nível da chuva caindo, e mais algumas coisas que só aparecem nas cutscenes e animações. Pode-se dizer que o impacto é nulo.
FILTRO DE TEXTURAS
Efeito com peso praticamente zero, e impacto visual muito discreto. Recomenda-se deixar no EXTRA HIGH, ao menos que sua máquina seja muito fraca MESMO.
QUALIDADE DAS TEXTURAS
Outro ponto onde é quase impossível distinguir o EXTRA HIGH do HIGH, apenas baixando para o MEDIUM é que pode-se perceber mudanças visuais - enquanto a perfomance mantem inalterada.
Uso no HIGH mas sinceramente acho que tanto faz deixar no EXTRA HIGH.