Jogo: Fighter Destiny 2
Videogame: Nintendo 64
Fabricante: Imagineer/South Peak Interative
Ano de lançamento: 2000
Comentário: Fighters Destiny surgiu em meio a onda de jogos de luta 3D na década de 90. Acabou sendo considerado um dos melhores jogos de luta do Nintendo 64, até pelo fato do console ter tido muito poucos jogos do gênero. De novo, Fighters Destiny trazia um sistema que não se baseava em rounds e sim, em pontos. Ganhava a luta quem chegava a determinada pontuação, e para pontuar teria que derrubar o adversário no ringue. Fighter Destiny 2 chegou três anos depois, e tentou manter a honra do primeiro, mas sua falha foi não mudar nada, e não evoluir. O jogo é praticamente um remake do original, o que chateou muita gente que esperava um jogo novo. Tive a sorte de comprar os dois juntos e conhecendo eles ao mesmo tempo acabei preferindo esse 2º jogo. Ele tem gráficos mais agradáveis, os layouts são bem mais bonitos e curti mais os personagens desse aqui.
Mecânica do Jogo:
(Breve explanação)
Como disse, o jogo funciona em cima das pontuações. Ganha quem fizer mais pontos e para obter ponto é necessário derrubar seu oponente no chão. Barra de energia tem, como qualquer outro jogo de luta, mas ela serve para tontear o personagem quando acaba (ele fica azul e com estrela em volta). Nessa hora, qualquer golpe é decisivo para derrubar o oponente, mas recomenda-se o Ataque Especial, já que vale mais pontos. E se o personagem não conseguir derrubar o outro tonteado, este volta ao normal com o tempo.
Outros jeitos de derrubar: Os golpes Knock Down (quando o personagem fica com a energia azul na mão) também são importantes, você derruba o adversário com um golpe só, sem a necessidade de tontear o oponente. Tem também os Counter, que cortam golpes, tiram muita energia, e derrubam numa só, se bem executados. Os Arremessos e Agarrões (Throw Down e Lock Down) também derrubam, mas vale menos pontos, e o oponente pode revidar, fazendo um "contra-golpe". Além disso, outro modo de pontuar é derrubando seu oponente do ringue. Todos os ringues do jogo são em lugares altos, então eles caem de uma altura considerável dando ao oponente a pontuação. Por fim, também tem a decisão dos juízes. Se o tempo acabar sem ninguém ter sido vencido, os juízes decidem quem leva o ponto.
Modos de Jogo:
VS Com: A habitual luta contra o computador. São 10 personagens a enfrentar.
VS Battle: 2 players. A habitual rixa entre amigos.
Record Attack: Aqui tem 3 desafios a escolher. Survival - Tente vencer o máximo de inimigos em seqüência (o record do jogo é 100); Fastest: Tente vence 4 personagens (Samurai, Fabien, Cherry e Master) no menor tempo possível; e Rodeo - Entre no ringue com Mou (a vaca) e fique o tempo máximo em pé, sem derrubá-la e sem ela te derrubar.
Fighter's Arena: Aqui se anda num tabuleiro (à lá Banco Imobiliário) de casa em casa depois de rodar uma roleta. E a cada casa que se cai, um inimigo diferente a enfrentar. Esse modo serve para aprimorar seu personagem já que a cada vez que vence o personagem Master, ele te ensina um golpe novo e aumentar seus skills (cartão de save é necessário aqui para salvar o seu personagem turbinado).
Training: Aqui você pratica seus golpes com Samurai.
Personagens:
O 1º jogo tinha 14 personagens no total. Aqui são 16. Os dois novos são Dixon da Grã-Bretanha e Fabien da França. Todos os outros são oriundos, de alguma forma, do Fighters Destiny original, mas 2 mudaram de nome (Ryuji virou Saeki e a vaca Ushi virou Mou), e só 5 se mantiveram iguais (Meiling, Pierri, Abdul, Ninja e Master). Os outros apesar de novos, tem golpes e movimentos de personagens do 1º jogo, não sendo assim personagens 100% novos (por exemplo, Adriana herdou os golpes de Valerie, Kate de Boro e assim vai). Nota: Isso ocorreu provavelmente por direitos autorais já que uma das empresas do 1º jogo não se envolveu nesse aqui, então tiveram que fazer essa mudança nos personagens. Nisso até o nome mudou. O primeiro era "Fighters Destiny", no plural, esse aqui é "Fighter Destiny 2", no singular.
Relação das mudanças que aconteceram entre os personagens do 1º e 2º jogo:
Obs.: A parte em azul foi invenção minha. Não achei a história do jogo em canto nenhum, então me dei a liberdade de inventá-la.
Saeki – Japão
Quem era no 1º Jogo? Ryuji -Japão (Mudou só o nome)
Saeki é seu sobrenome. Ryuji Saeki é seu nome completo. No 1º torneio adotou naturalmente o primeiro nome, mas como soube que sua família tem má fama dentro do torneio (pai, tios, primos foram perdedores em outros torneios), depois que se consagrou campeão resolveu adotar o nome da família como nome principal para mudar essa fama.
Adriana – Brasil
Quem era no 1º Jogo? Valerie - Alemanha
Valerie depois da derrota no 1º torneio resolve aceitar o convite do amigo brasileiro Bob para vir passar uns tempos no Brasil. Aqui ficou amiga de Adriana, que lhe ensina o Samba e a curtir o Carnaval. Ela em contrapartida ensinou a Adriana seu back up de golpes. Já treinada, Adriana resolve disputar o 2º torneio, apesar da reprovação da sua amiga Valerie, que resolve ficar no Brasil para curtir o carnaval.
Abdul – Mongólia
Mesmo personagem no 1º torneio.
Federico – Itália
Quem era no 1º jogo? Leon - Espanha
Federico é um cientista que está planejando criar um superguerreiro em laboratório. Ao ver Leon no torneio se impressiona e resolve usá-lo na criação desse superguerreiro. Então, ele o seqüestra e o aprisiona, mas quando Tomahawk se candidata a ser sua cobaia, Federico resolve ele mesmo aprender o estilo de luta de Leon, que o ensina em troca da liberdade.
D-Dog – EUA
Personagem no 1º jogo? Bob - Brasil
D-Dog é Bob. Valerie temendo pela segurança de sua amiga Adriana, pede para o amigo Bob se infiltrar no torneio e vigiá-la. Bob entra no torneio, mas disfarçado de D-Dog para que Adriana não o reconheça.
Kate – Grã-Bretanha
Quem era no 1º Jogo? Boro - Suiça
Kate, quando criança, era órfã e foi adotada por Boro, que lhe ensinou o seu estilo de vida e técnicas de luta. Kate cresce rica e vira modelo, ficando assim independente. Mas quando Bora desaparece depois que perde o 1º torneio para Ryuji Saeki, Kate resolve abandonar tudo para entrar no torneio e vingar a mãe adotiva, além de ir atrás de pistas que levem ao paradeiro de Boro.
Ninja – Japão
Mesmo personagem no 1º jogo.
Ziege – Alemanha
Quem era no 1º jogo? Tomahawk - EUA
Tomahawk é o Ziege. Depois de perder feio no 1º torneio, Tomahawk, deprimido, quase desiste de entrar no próximo torneiro. Mas acaba sabendo das experiências secretas de Federico para criação do superguerreiro, e resolve aceitar ser cobaia, para se tornar mais poderoso. Só que não sabia das terríveis alterações que essa experiência viria a lhe causar.
Pierre – França
Mesmo personagem do 1º torneiro.
Dixon – Grã-Bretanha
Personagem novo no torneiro
Meiling – China
Mesmo personagem do 1º torneio.
Fabien – França
Personagem novo no torneio.
Mou – Hong Kong
Quem era no 1º Jogo? Ushi - Hong Kong (Mudou o nome)
Mou e Ishi não são a mesma vaca. Um famoso clã treina “super vacas” para as mais diversas batalhas. Ushi representou esse clã no 1º torneio e Mou representa no 2º.
Samurai – Japão
Quem era no 1º jogo? Robert - Alemanha
Em todo torneio, um dos lutadores é escolhido para trazer seu “boneco de treino” para auxiliar os demais lutadores. No 1º torneio Valerie foi a escolhida a trazer seu boneco, e trouxe Robert. Nesse 2º torneiro, o Ninja foi o escolhido e trouxe Samurai.
Master – Japão
Mesmo personagem do 1º jogo.
Cherry – EUA
Quem era no 1º jogo? Joker - Rússia
Pierri, Joker e Cherry fazem parte do mesmo circo de horrores que percorre o mundo com suas atrações bizarras. E todos treinaram na mesma academia suas técnicas de luta. Depois da desistência de Joker em participar do 2º torneio, Cherry resolve participar para ajudar o amigo Pierri.
GOLPES
Fiz uma ficha para cada um dos lutadores, com comando de golpes, nome deles e skill.
Dica: Tirando Dixon e Fabien que são personagens novos, essa relação de comandos vale pra quem tem o 1º jogo já que poucos golpes mudaram.
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Obs.: Não habilitei a horrorosa Cherry na tela de personagens, por isso não consegui seus golpes.
Dicas:
Mudar a Roupa do Personagem:
Na tela de seleção de personagens, aperte “R” e segure. O avatar do personagem vai mudar, então confirme a escolha. P.S.: Vale dizer que aqui o personagem realmente ganha uma nova roupa, já que no 1º jogo, basicamente, só mudava a cor.
Derrube seu oponente depois do fim do round:
Escolha Saeki. Agora lute bem, mas deixe o round acabar no tempo, e fique perto do oponente. Se Saeki ganhar por decisão dos juízes, ele pode fazer o Knock Down “Mach Fist” que é uma das suas poses de vitória. Se ele fizer, vai derrubar o oponente.
“Hara-kiri”:
Escolha qualquer personagem, e lute contra o palhaço Pierri (sendo controlado pelo computador). Se ele te tontear, ao mesmo tempo em que fizer o “Turn Back” (onde ele fica de costas pra você), o personagem se perde e vai simplesmente andar pra frente até cair do ringue (já vi ele fazer isso 2 vezes, uma contra mim e outra na demonstração de jogo).
Manual
Scaneei o Manual, mas está em inglês.
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Capa
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Índice
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Pg2-3
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Pg 4-5
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Pg6-7
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Pg8-9
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Pg10-11
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Pg24-25
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Pg30-31
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Pg32-33
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Últimas Pgs
Bônus I - Vídeos
Por esse vídeo dá pra ver a abertura e bem a mecânica do jogo. Mas desativaram o narrador no options.
Aqui o cara usa um Ninja "turbinado", mais forte e com mais golpes. Isso é possível depois de ir no "Fighter's Arena".
A dica de derrubar o oponente depois da luta com o Saeki.
Bônus II
Clip "You're The Best" - Karatê Kid
Por fim, devo comentar que Fighter Destiny me lembra o filme Karatê Kid, pelo fato do Daniel San decidir uma luta só com um golpe, como nesse jogo. Temos aqui até o Saeki e Master que lembram o Daniel e Sr. Miyagi do filme. Enfim, bobeira, de qualquer forma a música "You're The Best" é bem boa, e vou usar para finalizar esse especial desse jogo que curti muito.
Última edição por Jail em Ter 18 Abr 2017, 10:47, editado 2 vez(es)
Videogame: Nintendo 64
Fabricante: Imagineer/South Peak Interative
Ano de lançamento: 2000
Comentário: Fighters Destiny surgiu em meio a onda de jogos de luta 3D na década de 90. Acabou sendo considerado um dos melhores jogos de luta do Nintendo 64, até pelo fato do console ter tido muito poucos jogos do gênero. De novo, Fighters Destiny trazia um sistema que não se baseava em rounds e sim, em pontos. Ganhava a luta quem chegava a determinada pontuação, e para pontuar teria que derrubar o adversário no ringue. Fighter Destiny 2 chegou três anos depois, e tentou manter a honra do primeiro, mas sua falha foi não mudar nada, e não evoluir. O jogo é praticamente um remake do original, o que chateou muita gente que esperava um jogo novo. Tive a sorte de comprar os dois juntos e conhecendo eles ao mesmo tempo acabei preferindo esse 2º jogo. Ele tem gráficos mais agradáveis, os layouts são bem mais bonitos e curti mais os personagens desse aqui.
Mecânica do Jogo:
(Breve explanação)
Como disse, o jogo funciona em cima das pontuações. Ganha quem fizer mais pontos e para obter ponto é necessário derrubar seu oponente no chão. Barra de energia tem, como qualquer outro jogo de luta, mas ela serve para tontear o personagem quando acaba (ele fica azul e com estrela em volta). Nessa hora, qualquer golpe é decisivo para derrubar o oponente, mas recomenda-se o Ataque Especial, já que vale mais pontos. E se o personagem não conseguir derrubar o outro tonteado, este volta ao normal com o tempo.
Outros jeitos de derrubar: Os golpes Knock Down (quando o personagem fica com a energia azul na mão) também são importantes, você derruba o adversário com um golpe só, sem a necessidade de tontear o oponente. Tem também os Counter, que cortam golpes, tiram muita energia, e derrubam numa só, se bem executados. Os Arremessos e Agarrões (Throw Down e Lock Down) também derrubam, mas vale menos pontos, e o oponente pode revidar, fazendo um "contra-golpe". Além disso, outro modo de pontuar é derrubando seu oponente do ringue. Todos os ringues do jogo são em lugares altos, então eles caem de uma altura considerável dando ao oponente a pontuação. Por fim, também tem a decisão dos juízes. Se o tempo acabar sem ninguém ter sido vencido, os juízes decidem quem leva o ponto.
Modos de Jogo:
VS Com: A habitual luta contra o computador. São 10 personagens a enfrentar.
VS Battle: 2 players. A habitual rixa entre amigos.
Record Attack: Aqui tem 3 desafios a escolher. Survival - Tente vencer o máximo de inimigos em seqüência (o record do jogo é 100); Fastest: Tente vence 4 personagens (Samurai, Fabien, Cherry e Master) no menor tempo possível; e Rodeo - Entre no ringue com Mou (a vaca) e fique o tempo máximo em pé, sem derrubá-la e sem ela te derrubar.
Fighter's Arena: Aqui se anda num tabuleiro (à lá Banco Imobiliário) de casa em casa depois de rodar uma roleta. E a cada casa que se cai, um inimigo diferente a enfrentar. Esse modo serve para aprimorar seu personagem já que a cada vez que vence o personagem Master, ele te ensina um golpe novo e aumentar seus skills (cartão de save é necessário aqui para salvar o seu personagem turbinado).
Training: Aqui você pratica seus golpes com Samurai.
Personagens:
O 1º jogo tinha 14 personagens no total. Aqui são 16. Os dois novos são Dixon da Grã-Bretanha e Fabien da França. Todos os outros são oriundos, de alguma forma, do Fighters Destiny original, mas 2 mudaram de nome (Ryuji virou Saeki e a vaca Ushi virou Mou), e só 5 se mantiveram iguais (Meiling, Pierri, Abdul, Ninja e Master). Os outros apesar de novos, tem golpes e movimentos de personagens do 1º jogo, não sendo assim personagens 100% novos (por exemplo, Adriana herdou os golpes de Valerie, Kate de Boro e assim vai). Nota: Isso ocorreu provavelmente por direitos autorais já que uma das empresas do 1º jogo não se envolveu nesse aqui, então tiveram que fazer essa mudança nos personagens. Nisso até o nome mudou. O primeiro era "Fighters Destiny", no plural, esse aqui é "Fighter Destiny 2", no singular.
Relação das mudanças que aconteceram entre os personagens do 1º e 2º jogo:
Obs.: A parte em azul foi invenção minha. Não achei a história do jogo em canto nenhum, então me dei a liberdade de inventá-la.
Saeki – Japão
Quem era no 1º Jogo? Ryuji -Japão (Mudou só o nome)
Saeki é seu sobrenome. Ryuji Saeki é seu nome completo. No 1º torneio adotou naturalmente o primeiro nome, mas como soube que sua família tem má fama dentro do torneio (pai, tios, primos foram perdedores em outros torneios), depois que se consagrou campeão resolveu adotar o nome da família como nome principal para mudar essa fama.
Adriana – Brasil
Quem era no 1º Jogo? Valerie - Alemanha
Valerie depois da derrota no 1º torneio resolve aceitar o convite do amigo brasileiro Bob para vir passar uns tempos no Brasil. Aqui ficou amiga de Adriana, que lhe ensina o Samba e a curtir o Carnaval. Ela em contrapartida ensinou a Adriana seu back up de golpes. Já treinada, Adriana resolve disputar o 2º torneio, apesar da reprovação da sua amiga Valerie, que resolve ficar no Brasil para curtir o carnaval.
Abdul – Mongólia
Mesmo personagem no 1º torneio.
Federico – Itália
Quem era no 1º jogo? Leon - Espanha
Federico é um cientista que está planejando criar um superguerreiro em laboratório. Ao ver Leon no torneio se impressiona e resolve usá-lo na criação desse superguerreiro. Então, ele o seqüestra e o aprisiona, mas quando Tomahawk se candidata a ser sua cobaia, Federico resolve ele mesmo aprender o estilo de luta de Leon, que o ensina em troca da liberdade.
D-Dog – EUA
Personagem no 1º jogo? Bob - Brasil
D-Dog é Bob. Valerie temendo pela segurança de sua amiga Adriana, pede para o amigo Bob se infiltrar no torneio e vigiá-la. Bob entra no torneio, mas disfarçado de D-Dog para que Adriana não o reconheça.
Kate – Grã-Bretanha
Quem era no 1º Jogo? Boro - Suiça
Kate, quando criança, era órfã e foi adotada por Boro, que lhe ensinou o seu estilo de vida e técnicas de luta. Kate cresce rica e vira modelo, ficando assim independente. Mas quando Bora desaparece depois que perde o 1º torneio para Ryuji Saeki, Kate resolve abandonar tudo para entrar no torneio e vingar a mãe adotiva, além de ir atrás de pistas que levem ao paradeiro de Boro.
Ninja – Japão
Mesmo personagem no 1º jogo.
Ziege – Alemanha
Quem era no 1º jogo? Tomahawk - EUA
Tomahawk é o Ziege. Depois de perder feio no 1º torneio, Tomahawk, deprimido, quase desiste de entrar no próximo torneiro. Mas acaba sabendo das experiências secretas de Federico para criação do superguerreiro, e resolve aceitar ser cobaia, para se tornar mais poderoso. Só que não sabia das terríveis alterações que essa experiência viria a lhe causar.
Pierre – França
Mesmo personagem do 1º torneiro.
Dixon – Grã-Bretanha
Personagem novo no torneiro
Meiling – China
Mesmo personagem do 1º torneio.
Fabien – França
Personagem novo no torneio.
Mou – Hong Kong
Quem era no 1º Jogo? Ushi - Hong Kong (Mudou o nome)
Mou e Ishi não são a mesma vaca. Um famoso clã treina “super vacas” para as mais diversas batalhas. Ushi representou esse clã no 1º torneio e Mou representa no 2º.
Samurai – Japão
Quem era no 1º jogo? Robert - Alemanha
Em todo torneio, um dos lutadores é escolhido para trazer seu “boneco de treino” para auxiliar os demais lutadores. No 1º torneio Valerie foi a escolhida a trazer seu boneco, e trouxe Robert. Nesse 2º torneiro, o Ninja foi o escolhido e trouxe Samurai.
Master – Japão
Mesmo personagem do 1º jogo.
Cherry – EUA
Quem era no 1º jogo? Joker - Rússia
Pierri, Joker e Cherry fazem parte do mesmo circo de horrores que percorre o mundo com suas atrações bizarras. E todos treinaram na mesma academia suas técnicas de luta. Depois da desistência de Joker em participar do 2º torneio, Cherry resolve participar para ajudar o amigo Pierri.
GOLPES
Fiz uma ficha para cada um dos lutadores, com comando de golpes, nome deles e skill.
Dica: Tirando Dixon e Fabien que são personagens novos, essa relação de comandos vale pra quem tem o 1º jogo já que poucos golpes mudaram.
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Obs.: Não habilitei a horrorosa Cherry na tela de personagens, por isso não consegui seus golpes.
Dicas:
Mudar a Roupa do Personagem:
Na tela de seleção de personagens, aperte “R” e segure. O avatar do personagem vai mudar, então confirme a escolha. P.S.: Vale dizer que aqui o personagem realmente ganha uma nova roupa, já que no 1º jogo, basicamente, só mudava a cor.
Derrube seu oponente depois do fim do round:
Escolha Saeki. Agora lute bem, mas deixe o round acabar no tempo, e fique perto do oponente. Se Saeki ganhar por decisão dos juízes, ele pode fazer o Knock Down “Mach Fist” que é uma das suas poses de vitória. Se ele fizer, vai derrubar o oponente.
“Hara-kiri”:
Escolha qualquer personagem, e lute contra o palhaço Pierri (sendo controlado pelo computador). Se ele te tontear, ao mesmo tempo em que fizer o “Turn Back” (onde ele fica de costas pra você), o personagem se perde e vai simplesmente andar pra frente até cair do ringue (já vi ele fazer isso 2 vezes, uma contra mim e outra na demonstração de jogo).
Manual
Scaneei o Manual, mas está em inglês.
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Capa
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Índice
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Pg28-29
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Últimas Pgs
Bônus I - Vídeos
Por esse vídeo dá pra ver a abertura e bem a mecânica do jogo. Mas desativaram o narrador no options.
Aqui o cara usa um Ninja "turbinado", mais forte e com mais golpes. Isso é possível depois de ir no "Fighter's Arena".
A dica de derrubar o oponente depois da luta com o Saeki.
Bônus II
Clip "You're The Best" - Karatê Kid
Por fim, devo comentar que Fighter Destiny me lembra o filme Karatê Kid, pelo fato do Daniel San decidir uma luta só com um golpe, como nesse jogo. Temos aqui até o Saeki e Master que lembram o Daniel e Sr. Miyagi do filme. Enfim, bobeira, de qualquer forma a música "You're The Best" é bem boa, e vou usar para finalizar esse especial desse jogo que curti muito.
Última edição por Jail em Ter 18 Abr 2017, 10:47, editado 2 vez(es)