RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

+4
burn1004
Guitto
Leinad
Henrico D. Santo
8 participantes

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Bom dia feras.

Preciso dar uma desabafada; hoje faz um mês que me mudei de apartamento, sai do aluguel e fui para a casa própria. Consegui, depois de muita batalha, um financiamento de perder a vista e conseguir o meu próprio apartamento junto com minha esposa.

O apartamento é maior, relativamente, se comparado ao meu apartamento antigo; agora tenho 100m2, mas dividido em 50m2 embaixo e 50m2 na cobertura. É um desses apartamentos sem condomínio que tem sido cada vez mais comuns aqui no ABC, principalmente em Santo André por conta das legislações da cidade.

Enfim, na parte habitável tudo é bem menor, então temos que nos desfazer de muita coisa e partimos para o planejado. Mas ainda estamos com os móveis velhos para quebrar o galho. Mas a casa tá uma bagunça, tá feia e desproporcional e tem MUITOS ajustes a se fazer. O bairro é delicioso, tudo muito bom, mas estamos um pouco mais longe dos familiares, principalmente os da minha esposa. Pra mim melhorou na questão de viagem pro trabalho, estou a 10 minutos do trabalho. Para minha esposa, piorou muito. Mas a escolha do local foi feito em consenso.

Acontece que, antes de nos mudarmos, tudo parecia uma maravilha; o apartamento, o bairro, tudo! Agora que nos mudamos, parece que a ficha caiu; saudades demais do apartamento antigo, onde os arredores não era tão bom (não tinha nada em volta, pra tudo tinha que sair de carro), mas o apartamento era tudo pronto, tinha tudo e era espaçoso.

Agora me toma um sentimento de saudades, mas sei que devo me acostumar porque assim como sai de casa da minha mãe sob choro de saudades. Mas agora tudo se tornou estranho para mim. Minha esposa está chorosa e depressiva, a gente tem ciência da nossa conquista mas ainda estamos sob um sentimento de "será que fizemos a coisa certa?", "será que deveríamos continuar no aluguel, mas no conforto?". Sinceramente o que mais me incomoda é que um certo vizinho abaixo de nós é muito barulhento e a noite batem porta, gritam, tem crianças brincando... e isso me irrita profundamente! Mas sei que tudo é questão de costume, no outro apartamento tinha bastante barulho, mas era menos acentuado. Não sei explicar.

Eu tô aos frangalhos, acho que a minha primeira mudança foi menos sofrida (apesar de ter sido pois não tinha nada) pois a gente estava indo para algo totalmente novo, estávamos entrando totalmente num mundo independente e era tudo novidade. Hoje, por tudo que tenhamos conquistado nossa casa própria, me toma um sentimento de que as coisas estão totalmente diferentes.

Sei que devo dar tempo ao tempo, mas ultimamente preciso me acostumar com essas mudanças, de me desfazer de coisas que não jogava fora por conta do espaço... não sei explicar.


Só queria desabafar galera. Só me sinto um merda porque conquistei algo que tenho batalhado incansavelmente por meses e meses e agora, ainda, não consegui me dar a alegria de ter orgulho disso. Ainda me soa estranho chamar o apê novo de minha casa.

Ontem, voltando da casa da sogra, passamos por perto do antigo apê e o sentimento foi intenso. E ainda tenho uma ligação forte lá pois tenho que voltar dia sim e dia não para alimentar os gatos da nossa antiga vizinha que infelizmente veio a falecer tempos atrás. Então era sempre nós que dar de comer para os gatos (que são "impegáveis"), eu volto lá, vejo o apê vazio de fora, me dá uma tristeza... e acabo sofrendo mais ainda por causa da minha esposa, que sente muito pela mudança.

Sei que tudo vai voltar ao normal, mas que sofrimento! Só queria desabafar galera, me desculpa ae.

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Poxa, que pena que você esteja chateado!
Mas, eu entendo, mudanças sempre são difíceis.
Talvez vc deva focar mais no que tem de novo e bom, não no que perdeu.
Evitar o saudosismo - pense do que nao gostava no ape antigo, o que te fez querer mudar.
Se nada der certo, pesquise outro lugar daqui um tempo.
Veja o lar atual como temporário.
A pressão de pensar em morar em um lugar "pra sempre" ou "por anos" só vai piorar a situação.

Boa sorte e parabéns pela conquista!

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Leinad escreveu:
Poxa, que pena que você esteja chateado!
Mas, eu entendo, mudanças sempre são difíceis.
Talvez vc deva focar mais no que tem de novo e bom, não no que perdeu.
Evitar o saudosismo - pense do que nao gostava no ape antigo, o que te fez querer mudar.
Se nada der certo, pesquise outro lugar daqui um tempo.
Veja o lar atual como temporário.
A pressão de pensar em morar em um lugar "pra sempre" ou "por anos" só vai piorar a situação.

Boa sorte e parabéns pela conquista!


Valeu Leinad!

Acho que é questão de costume. Sinceramente ainda acho o local estranho, mas por tudo aceito ainda essa sensação estranha. O porém talvez seja a minha esposa que está recebendo tudo muito mal, não sei explicar. O revender está fora de questão, o imóvel é financiado, fica díficil repassar. Acontece que tem muitas mudanças, muitas mesmo; vizinhos, problemas novos no apartamento (estamos descobrindo algumas coisas indesejadas em questão de elétrica, documentação, IPTU e outras coisas). A gente estava mimado, pagávamos um condomínio caro mas tínhamos tudo sem trabalho; um vizinho fez barulho? só chamar o síndico! festa fora de hora? chama o síndico! faltou água? chama o síndico. Agora é tudo por nós, a gente até se sente estranho e estou me acostumando com essa independência.

Acho que por minha esposa estar recebendo tudo tão mal, eu acabo indo junto. Ter saudades do lugar onde a gente sempre morou é normal, mas sei que passa. Sofri no começo da minha primeira mudança, mas como não tínhamos nada e o apê era ótimo, pra mim foi mais suave. Minha esposa tb tinha sofrido, mas com o passar dos meses se acostumou. A gente não tinha nada e fomos moldando o apê grande com o que a gente foi conquistando. Agora, temos que nos desapegar inúmeras coisas pois estamos tentando caber em algo menor, parece que temos que nos dilacerar para caber em algo. Foda que já sabíamos disso, tínhamos ciência disso tudo, mas na prática a sensação é outra. E minha esposa parece que me leva pra baixo junto.

Sei que ainda estamos em fase de mudança e ainda é cedo, mas me incomoda muito, me dá depressão, stress... tento ajeitar tudo da melhor maneira, mas é difícil, eu estou com a estranha sensação de que nunca vou me acostumar e sei que isso não é verdade. Mas minha esposa, talvez por estar mais longe da família e do trabalho, tem recebido tudo muito mal. Mas ainda falta muito para se fazer e se acostumar.

Eu faço como vc escreveu Leinad, coloco tudo na balança. Eu vejo os defeitos de antes com o de agora, tento ver as vantagens do apê novo, tudo. Morar em apartamento tem seus problemas , em qq lugar, mas acho que minha esposa está num choque de mudança tão grande que eu me deixo me levar. Só quero que tudo passe logo, pra colocar os planejados, deixar a cozinha e sala mais confortável e começar a se sentir em casa.

Céus, eu tô numa sensação de tristeza enorme! O apê é bom, a cobertura tem uma vista maravilhosa de quase toda Santo André (como sempre sonhei), estou num bairro delicioso (Vila América, a dois quarteirões do Estádio Bruno Daniel, casa do meu amado Ramalhão) e ainda estou com essa sensação. Eu sei que senti isso na primeira mudança, mas acho que levei melhor a coisa. Porque disso agora?

Mas valeu Leinad, eu sei que essa saga ainda vai durar um meses. Obrigado por me escutar (ou ler). Surpreso

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Isso é natural cara. Apartamento é uma coisa muito além de simplesmente "ter o teu lugar". Muitas vezes, ele carrega histórias e uma parte de quem tu é sempre vai ser graças a essas experiências. Até que tu construa uma nova vida, experiências e histórias na tua casa nova, sempre vai ter a sensação de que dar um passo pra trás onde tudo estava pronto e "concluído" era melhor.

Sendo direto: É MUITO difícil sair da zona de conforto. Há famílias que não sentem tanto por já estarem acostumados a mudanças. Também tem o fato de colocar defeitos em tudo que é novo, por saudosismo e meio que justificar as dificuldades de adaptação na tua nova casa.

Eu, no teu lugar, focaria justamente no que é novo. Pensa que essa é a oportunidade de fazer tudo do teu jeito, corrigir tudo que puder, usar a experiência de vida que tu tem pra elevar teu padrão de conforto e tudo mais. E nem falo em questão de gastar com móveis novos, ou torrar grana...

Mas meio que moldar o apartamento novo ao teu gosto conforme a necessidade. Foca no que tu precisa fazer e vai planejando isso. Sei la, pra mim ao menos, a perspectiva de criar, mudar, avançar é sempre prazeroso. Se tu não conseguir ver o que a mudança trás de bom, precisa desapegar do passado, não da pra viver olhando pro que passou.

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz


não sei pq eu lembrei dessa música...
mas entendo o que você sente, me mudei com a patroa tem pouco tempo e tem dias que é foda também, mas tenta focar nas coisas boas que uma hora vai
força cara, tamos aqui com vocÊ

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Guitto escreveu:
Isso é natural cara. Apartamento é uma coisa muito além de simplesmente "ter o teu lugar". Muitas vezes, ele carrega histórias e uma parte de quem tu é sempre vai ser graças a essas experiências. Até que tu construa uma nova vida, experiências e histórias na tua casa nova, sempre vai ter a sensação de que dar um passo pra trás onde tudo estava pronto e "concluído" era melhor.

Sendo direto: É MUITO difícil sair da zona de conforto. Há famílias que não sentem tanto por já estarem acostumados a mudanças. Também tem o fato de colocar defeitos em tudo que é novo, por saudosismo e meio que justificar as dificuldades de adaptação na tua nova casa.

Eu, no teu lugar, focaria justamente no que é novo.  Pensa que essa é a oportunidade de fazer tudo do teu jeito, corrigir tudo que puder, usar a experiência de vida que tu tem pra elevar teu padrão de conforto e tudo mais. E nem falo em questão de gastar com móveis novos, ou torrar grana...

Mas meio que moldar o apartamento novo ao teu gosto conforme a necessidade. Foca no que tu precisa fazer e vai planejando isso. Sei la, pra mim ao menos, a perspectiva de criar, mudar, avançar é sempre prazeroso. Se tu não conseguir ver o que a mudança trás de bom, precisa desapegar do passado, não da pra viver olhando pro que passou.


Caraca Guitto, muito obrigado mesmo! Além do esclarecimento, eu concordo com tudo! Vivi 6 anos no antigo apê, acho que tudo foi mais fácil psicologicamente pois tudo era novo e estávamos construindo nossas vidas e conquistas. De lá pra cá mudei, amadureci e aprendi muito, além das conquistas. A sensação de mudança me dá um sentimento reverso porque parece que abandonei tudo e estou tendo que me adaptar a algo que é menor, mas que foi dentro do nosso orçamento.

O que mais quero é seguir em frente e ter novas conquistas, novas experiências e com isso marcar território no novo lugar. E preciso direcionar minha esposa para isso também. Eu sou muito sentimento e apegado ao conforto, quando a gente muda, saímos realmente da zona de conforto e tudo fica mais difícil.

Obrigado pelas palavras!


burn1004 escreveu:


não sei pq eu lembrei dessa música...
mas entendo o que você sente, me mudei com a patroa tem pouco tempo e tem dias que é foda também, mas tenta focar nas coisas boas que uma hora vai
força cara, tamos aqui com vocÊ


Eu adoro essa música, hahaha! Volta e meia dou play nela, mas a mensagem dela acho que é além do problema que passo.

Valeu Burn!

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz

burn1004 escreveu:


não sei pq eu lembrei dessa música...
mas entendo o que você sente, me mudei com a patroa tem pouco tempo e tem dias que é foda também, mas tenta focar nas coisas boas que uma hora vai
força cara, tamos aqui com vocÊ


Eu adoro essa música, hahaha! Volta e meia dou play nela, mas a mensagem dela acho que é além do problema que passo.

Valeu Burn![/quote]

Sim, é um pouco pior que o seu caso, mas me remeteu
Mas assim, talvez pra ajudar você e sua esposa, vocês podem criar um plano pra casa (sei lá, revolucionar a decoração, criar um escritório funcional) e seguir focando nisso... aqui em casa temos funcionado assim

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Eu acho que senti algo parecido, mas quando eu mudei de cidade. Eu fui fazer faculdade no interior de SP, minha esposa é de lá, e resolvemos fazer a nossa vida aqui em MG, compramos a nossa casa, conseguimos emprego e tudo, mas ela não consegue se acostumar com algumas coisas daqui e eu já tinha me adaptado na cidade dela. As vezes vem o papo de que era melhor a gente ter continuado por lá, por ser mais tranquilo e tal, mas como as coisas já estão encaminhadas aqui em MG, bate uma tristeza por não ter como voltar pra lá.

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
burn1004 escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:
burn1004 escreveu:




não sei pq eu lembrei dessa música...
mas entendo o que você sente, me mudei com a patroa tem pouco tempo e tem dias que é foda também, mas tenta focar nas coisas boas que uma hora vai
força cara, tamos aqui com vocÊ


Eu adoro essa música, hahaha! Volta e meia dou play nela, mas a mensagem dela acho que é além do problema que passo.

Valeu Burn!


Sim, é um pouco pior que o seu caso, mas me remeteu
Mas assim, talvez pra ajudar você e sua esposa, vocês podem criar um plano pra casa (sei lá, revolucionar a decoração, criar um escritório funcional) e seguir focando nisso... aqui em casa temos funcionado assim


É o que estou fazendo Burn, estou mostrando para ela várias planos para mudarmos a sala, a cozinha e tudo mais. Já fizemos o planejamento decorado da cozinha e contratamos o serviço, a cozinha ficou muito bonita, só esperando instalarem. Mas como minha esposa ainda não vê a questão concreta, ela ainda fica desanimada. Creio que a partir daí a coisa muda.

Eu mesmo to montando o meu escritório de uma forma nova e me desfazendo de muitas coisas velhas. É preciso renovar nessas horas.



zephyrous escreveu:
Eu acho que senti algo parecido, mas quando eu mudei de cidade. Eu fui fazer faculdade no interior de SP, minha esposa é de lá, e resolvemos fazer a nossa vida aqui em MG, compramos a nossa casa, conseguimos emprego e tudo, mas ela não consegue se acostumar com algumas coisas daqui e eu já tinha me adaptado na cidade dela. As vezes vem o papo de que era melhor a gente ter continuado por lá, por ser mais tranquilo e tal, mas como as coisas já estão encaminhadas aqui em MG, bate uma tristeza por não ter como voltar pra lá.



Maluco, aí a coisa é complicada mesmo! Mudar de estado é tenso. Para você ver como eu e minha esposa somo dramáticos, nem mudamos de cidade, apenas de bairro, ainda estamos perto de todos, é questão de minutos e ainda sim estamos fazendo todo esse drama hahaha. Mas é complicado, aos poucos vou me acostumando, acho de depois desse fds e ontem, eu comecei a me abrir mais, preciso mudar e passar isso para minha esposa. Mas para você ver, eu não mudo de cidade por nada. Nasci em Santo André e vou morrer em Santo André. Ter uma casa na praia e interior, tudo bem, ir visitar de vez em quando ou passar um tempo quando aposentado. Mas mudar de cidade, nunca! Sou frango de granja mesmo, não consigo sair daqui além de viagens, rs.

Imagino a barra que deve ter sido para você e principalmente para sua esposa, que estava super acostumada a uma vida mais rotineira e tranquila pois no interior é tudo mais devagar (no bom sentido da palavra). Mudar de estado é algo além, você perde muitas referências, tudo é novo e nem sempre temos boas surpresas com coisas novas.

Quanto tempo vocês se mudaram?

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Moro em apartamento pequeno.
E sou acumulador - dezenas de jogos, livros, hqs...
Teve coisas que tive que abrir mão realmente (tvs de tubo, discos de vinil...).
Mas, é legal tentar aproveitar o máximo de espaço pra guardar tudo que você não quer se livrar.

Algumas dicas para ajudar a compactar tudo:
Caixas plasticas que possam ser empilhadas;
Prateleiras móveis dentro dos armários (para usar o espaço interno inteiro):
Armários e prateleiras suspensas.

Sei que não resolve.
Mas talvez minimize um pouco a sensação de ter que se livrar de tudo.

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Leinad escreveu:
Moro em apartamento pequeno.
E sou acumulador - dezenas de jogos, livros, hqs...
Teve coisas que tive que abrir mão realmente (tvs de tubo, discos de vinil...).
Mas, é legal tentar aproveitar o máximo de espaço pra guardar tudo que você não quer se livrar.

Algumas dicas para ajudar a compactar tudo:
Caixas plasticas que possam ser empilhadas;
Prateleiras móveis dentro dos armários (para usar o espaço interno inteiro):
Armários e prateleiras suspensas.

Sei que não resolve.
Mas talvez minimize um pouco a sensação de ter que se livrar de tudo.


Leinad, me desculpa a pergunta, mas qual o tamanho do seu apê?

Acho que ainda tenho muitas coisas que posso me descartar sem ter mutia dor no coração. Quase despachei de uma TV de tubo, mas ela ainda cabe lá com jeitinho e agora comecei a colecionar velharias da Sega com um amigo meu e estamos revezando nos consoles. Logo, ela ainda vai me ser muito útil e vai ter seu cantinho garantido. Óculos de sol

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:


Leinad, me desculpa a pergunta, mas qual o tamanho do seu apê?

Acho que ainda tenho muitas coisas que posso me descartar sem ter mutia dor no coração. Quase despachei de uma TV de tubo, mas ela ainda cabe lá com jeitinho e agora comecei a colecionar velharias da Sega com um amigo meu e estamos revezando nos consoles. Logo, ela ainda vai me ser muito útil e vai ter seu cantinho garantido. Óculos de sol


Cara, não lembro a metragem exata pois fazem alguns anos que aluguei...
Mas é algo entre 50/60m2

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Leinad escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:


Leinad, me desculpa a pergunta, mas qual o tamanho do seu apê?

Acho que ainda tenho muitas coisas que posso me descartar sem ter mutia dor no coração. Quase despachei de uma TV de tubo, mas ela ainda cabe lá com jeitinho e agora comecei a colecionar velharias da Sega com um amigo meu e estamos revezando nos consoles. Logo, ela ainda vai me ser muito útil e vai ter seu cantinho garantido. Óculos de sol


Cara, não lembro a metragem exata pois fazem alguns anos que aluguei...
Mas é algo entre 50/60m2


Quase igual ao meu, 50m2. Mas ainda tenho a cobertura que é mais 50m2, porém, só cobri a lavanderia e parte da entrada dela. Ainda vou fazer um malabarismo de colocar algumas coisas lá em cima para daqui uns anos aumentar a cobertura e quem sabe fazer um quarto lá.

E espero que bem mais pra frente em chegue nesse nível aqui;

Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? Constru%C3%A7%C3%A3o-desafiadora-blog-da-engenharia

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
Ela é de Presidente Prudente, pra ela é muito estranho, tipo, violência tem em todo lugar, mas lá as coisas nesse sentido eram mais tranquilas, quando acontecia algo grave, era assunto pra meses por não acontecer nada assim na cidade, ai resolvemos ir morar na cidades mais violenta de MG, é do lado de BH e pra ela é muito estranho, toda hora tem alguma coisa grave, qualquer coisa deixa ela em pânico com medo de acontecer alguma coisa.

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
zephyrous escreveu:
Ela é de Presidente Prudente, pra ela é muito estranho, tipo, violência tem em todo lugar, mas lá as coisas nesse sentido eram mais tranquilas, quando acontecia algo grave, era assunto pra meses por não acontecer nada assim na cidade, ai resolvemos ir morar na cidades mais violenta de MG, é do lado de BH e pra ela é muito estranho, toda hora tem alguma coisa grave, qualquer coisa deixa ela em pânico com medo de acontecer alguma coisa.



Mulher é mais encanada mesmo com violência. Ainda mais se ela era de PP e muda para uma cidade maior, então a preocupação aumenta.

A minha é ainda encanada com o bairro a noite, mas aqui é muito mais tranquilo. Onde morávamos era um bairro elitizado, mas ainda sim na região onde estávamos era perto de uma favela, uma estação de trem, uma faculdade e uma avenida chamada de Industrial, onde é muito conhecido por ter a avenida de travestir e prostituição. Quem acompanha o Danilo Gentili sabe do que eu estou falando. Rindo Já fui assaltado lá na saída da estação, mas o fluxo por conta dos alunos da faculdade era grande. Então, segundo ela, essa movimentação dava tranquilidade para ela. Agora, onde moramos, é mais residencial e mais tranquilo, mas por ser desconhecido ela fica com medo. É psicológico, de qualquer forma está difícil morar em qualquer lugar, mas posso dizer que onde estou agora é mais tranquilo e isso ela ainda não engoliu, então tem muito do psicológico barrando a aceitação do bairro.

Essas molieres é foda, rs.

descriptionDepressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso? EmptyRe: Depressão pós mudança de apartamento. Alguém já passou por isso?

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos