RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description(Review) "Altered Beast"- Mega Drive Empty(Review) "Altered Beast"- Mega Drive

more_horiz
"Altered Beast"- primeiro grande clássico da era 16 bits


(Review) "Altered Beast"- Mega Drive PDbzs
Qual o primeiro jogo do Mega Drive que pode ser considerado um clássico? Acredito que boa parte dos fãs desse console responderiam "Altered Beast"- pelo menos essa seria a minha resposta.

Um jogo de aventura side-scrolling ambientado em um cenário com traços que mistura mitologia greco-romana e fantasia, "Altered Beast" foi lançado originalmente como arcade em 1988 pela própria Sega, O jogo recebeu versões para varios videogames domésticos, sendo a do Mega Drive a mais famosa, mas também existindo uma versão para Master System (uma versão mais simples da do Mega) e uma para Famicom (lançado apenas no Japão, um jogo muito diferente, com gráficos pobres, mas com novas transformações como leão e tubarão). Foi o primeiro jogo a ser distribuído juno com o Mega Drive, posteriormente substituído por "Sonic the Hedgehog 2".


História e roteiro

Entre os jogadores mais novos tornou-se costume detratar jogos antigos como "Altered Beast" como "sem roteiro', "sem história", "enredo clichê",etc. Eu acho interessante isso vir de jogadores cuja época deu prêmios de jogo do ano para algo como "Plants vs Zombies" (Nossa... zumbis vão invadir sua casa e você vai plantar um jardim para se defender... isso é um roteiro realmente trabalhadíssimo!) e que a maioria dos jogos são FPS praticamente todos iguais (lembro em especial de "Counter Stryker"... Qual o objetivo do jogo? os contra-terroristas tem que evitar que os terroristas explodam uma bomba. Mas por que os terroristas querem explodir uma bomba? Porque são terroristas, ora! E os outros FPS? basicam,ente se resume a "atire em todos os oponentes", Mas por que? Porque são inimigos, ora. Profundo... realmente profundo...).

(Review) "Altered Beast"- Mega Drive O9oLx

O roteiro de "Altered Beast" segue a linha da época em que foi feito. Os jogos, em especial os de estilo arcade, eram centrados na ação. O objetivo do jogo era fundamentalmente um pretexto para usar como pano de fundo para a ação e a aventura em sí. Quanto a ser "clichê" ou "batido", lembre-se que estamos falando de um jogo que tem mais de 20 anos... será que era realmente algo tão batido assim na época?

Mas estamos fugindo do foco... vamos voltar à história. Zeus, o deus principal do Olimpo, tem sua filha Atena sequestrada por Neff, um feiticeiro careca com um gosto para roupas um tanto extravagante e com o hábito de gargalhar alucinadamente. Neff pretende sacrificar Atena em um ritual maligno em uma cidade sombria, afinal ele é um feiticeiro maléfico... Esse é o tipo de coisa que se espera que ele faça, certo?

Para salvar Atena, Zeus usa seu poder para trazer de volta à vida um bravo centurião romano morto em batalha, o que é algo estranho, já que centurião é um posto do exercito romano e Zeus é uma divindade grega. Aliás, já que estamos falando de algo estranho, não é curioso um deus ter poder de trazer alguém de volta a vida, mas não poder usar esse poder para resgatar sua filha pessoalmente? Enfim... relevemos... relevemos...


A partir do momento em que recebe a ordem de levantar de seu túmulo ("RAISE FROM YOUR GRAVE!", uma das frases do Mega Drive que marcaram época!) o centurião começa uma jornada em busca da jovem deusa sequestrada, lutando contra as mais variadas criaturas monstruosas. Em sua busca, ele vai vagar por vários daqueles lugares que qualquer guerreiro que se preze deve passar para merecer o título, iniciando pelo próprio cemitério onde seu corpo repousava, o guerreiro prossegue por uma floresta sombria cheia dde névoa e por cavernas cheias de insetos gigantes e fossos sem fundo, até alcançar o palácio de Neff e finalmente enfrentá-lo num confronto final na cidade perdida de Dis. Épico, não? Não tem como discordar.

(Review) "Altered Beast"- Mega Drive YGojg

O grande destaque do jogo são as metamorfoses. Ao derrotar um cão branco de duas cabeças (lembra-me um pouco o Ortho da mitologia grega), uma orbe mística aparecerá e ao recolhe-la,m o centurião passa por transformações que o tornam mais poderoso. As duas primeiras aumentam seu porte físico até o ponto dele parecer um campeão de fisiculturismo, enquanto a terceira orbe torna-o um híbrido entre ser humano e animal. Existem 5 homens-fera no jogo: lobo, dragão, urso, tigre e lobo dourado, cada um com suas especificidades e com habilidades que são fundamentais para se derrotar os oponentes finais de cada estágio.

Música e efeitos sonoros

Os arranjos das músicas do jogo são bem legais, em especial a da abertura a da primeira fase. Sempre gostei da música que toca entre uma fase e outra também, que lembra algo como música tocada em orgão. Os efeitos são bons para a época, incluindo já vozes humanas em uns poucos momentos no decorrer do jogo. A placa de som não era o ponto forte do Mega Drive e isso prejudicava um pouco a qualidade do áudio, mas nada realmente grave.

Gráficos

(Review) "Altered Beast"- Mega Drive J57MQ

Os gráficos são bons, apesar de datados. O sprite do personagem é bem feito para a época e seus movimentos são bem razoáveis. Os inimigos variam de muito legais, como o ser alado da fase 4 até horríveis (o homem-cavalo roxo da fase 5 merece entrar em qualquer lista de personagens de videogame mais toscos do mundo).

Os cenários e telas de fundo das fases são bonitos. Foi um dos primeiros jogos a dar a impressão de possuir "camadas"ou "planos". Na fase 3 , a caverna, estalactites e estalagmites estão em primeiro plano, dando um efeito bem legal, assim como os cipós da fase 2, a floresta. Dentre todos os cenários, o que eu pessoalmente acho mais bonito é o da primeira fase, o cemitério, o qual possui o fundo mais detalhado.


Dificuldade e controles

(Review) "Altered Beast"- Mega Drive KLPsd

Como era de praxe para a época, o jogo é bem difícil. Você possui apenas 3 vidas, sem direito a continues ou mesmo a passwords (a vida era dura no final dos anos 80, não?) e até onde eu sei não dá para ganahr vidas durante o jogo. O centurião possui 3 barras de energia, mas alguns inimigos fazem muito dano e também não é possível recuperar energia durante o jogo (estou dizendo que as coisas eram difíceis...). Os chefões de fase fazem bastante dano, mas em geral existe uma forma correta de enfrentá-los e depois de descoberta não passa aser um trabalho tão difícil assim. Eu acho o ser reptiliano da fase 4, o palácio de Neff, um dos chefes mais trabalhosos para ser vencido, além do chefe final da fase 5, a cidade perdida de Dis.

Os controles são razoáveis. Um botão para socar, um para chutar e um para saltar. Diagonal faz andar para esquerda, direita e se agachar. Ao se saltar e apertar o diagonal para cima, o salto será mais alto que o normal. Os comandos respondem razoavelmente bem, sem maiores problemas ou qualidades.

Comentário final

(Review) "Altered Beast"- Mega Drive RM9UQ

"Altered Beast" foi um dos jogos a iniciar a era dos 16 bits e um primeiros a merecer o título de clássico. Pode ser considerado um jogo datado em muita coisa, e com limitações técnicas devido a época em que surgiu, mas suas qualidades ainda superam tais aspectos. É especialmente recomendado para retrogamers, jogadores que apreciam jogos old-school e fãs do estilo de jogo arcade ou side-scroller. Os jogadores mais novos podem conferir o jogo nas várias coletâneas em que ele saiu (como Sega Smash Pack, Sega Genesis Collection ou Sonic´s UltimateGenesis Collection), além do jogo também figurar entre os 20 jogos do MD Play 9o Mega drive portátil) lançado pela Tec Toy e estar disponível no Virtual console para download. Vale a pena o investimento tanto pela diversão em sí quanto pelo valor nostálgico e histórico do jogo.

NOTA: 8,0


Última edição por Grau Hut em Sex 16 Dez 2011, 12:48, editado 1 vez(es)

description(Review) "Altered Beast"- Mega Drive EmptyRe: (Review) "Altered Beast"- Mega Drive

more_horiz
Belíssimo review muito bem escrito, parabéns!!!

Esse jogo é clássico realmente! Marcou época aqui no Brasil, principalmente, por apresentar o Mega Drive. Lembro das lojas que eu frequentava na época e ficava assistindo o demo repetidas vezes.

Cabe lembrar que a caixa do Mega Drive nacional trazia uma imagem do jogo:

(Review) "Altered Beast"- Mega Drive Caixamegadrive

Abs,

Ricardo.

description(Review) "Altered Beast"- Mega Drive EmptyRe: (Review) "Altered Beast"- Mega Drive

more_horiz
Cara, eu nem lembrava dessa caixa do Mega Drive! valeu mesmo pela foto! :mega3:

description(Review) "Altered Beast"- Mega Drive EmptyRe: (Review) "Altered Beast"- Mega Drive

more_horiz
Muito bom o seu review , parabéns.

description(Review) "Altered Beast"- Mega Drive EmptyRe: (Review) "Altered Beast"- Mega Drive

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder