Arrow Flash
Shooter ou SHMUP ( mais lembrados por aqui como "jogos de nave" ou "jogos de navezinha) é um dos gêneros mais tradicionais dos anos 80 e 90, e o bom e velho Mega Drive tinha em abundância jogos assim em sua biblioteca. Lançado ainda em 1990, e carregado daquele ar dos animes de ficção científica da época, "Arrow Flash" foi um dos primeiros títulos desse estilo para o console.
História e Roteiro
Não era incomum os roteiros e histórias de jogos japoneses serem modificados, em maior ou menor grau, para (supostamente) se ajustarem melhor ao gosto ou visão de mundo ocidental (leia-se estadunidense). "Arrow Flash" foi um desses casos.
Na versão norte-americana (que também foi a que veio para cá, trazida pela Tec Toy) uma frota de vikings espaciais (sim... vikings espaciais.. é isso mesmo...), liderados pelo terrível Great Hilagi ( Grande Hilagi, em tradução livre) aproxima-se da Terra no século XXX, após atacar e destruir diversos outros planetas pela galáxia. Um grupo avançado dos vikings espaciais de Hilagi consegue se infiltrar na Terra e atacam o laboratório do genial cientista Zerrek Keene (afinal, se ele não fosse um cientista genial não teria porque atacá-lo, não é?). Bastante ferido, Zerrek consegue contactar sua neta, Zana Keene. Zana vem ao encontro do avô e o encontra moribundo. Antes de morrer, Zerrek entrega um cartão-chave para sua neta e pede para que ela o use e salve a Terra dos Viking Terrorists (Terroristas Vikings, em tradução livre... sim, esse nome se encontra no manual). Zana, uma piloto de testes treinada pela Academia Militar do Governo Unido, sabe ao que o cartão que seu avô lhe confiara dá acesso: o único protótipo de uma poderosa arma de guerra, o "Camaleão", um caça espacial capaz de assumir a forma de um robô/ mecha e armado com um poderoso armamento batizado de Arrow Flash, além de também possuir a capacidade de navegar pelo "nether espace" (algo como o "subespaço", em tradução livre"). Já a bordo do "Camaleão", Zana parte para atacar os Viking Terrorists e seu líder Great Hilagi, salvando assim a Terra e conseguindo vingança pela morte de seu avô (não necessariamente nessa ordem).
A versão japonesa da história é bem menos melodramática. Zana é uma piloto de caça e, a bordo da mais poderosa arma produzida pela Terra, é enviada para salvar a Terra do ataque de um dragão espacial de outra galáxia (afinal, só um dragão espacial para conseguir ser mais sinistro do que vikings espaciais, certo?) e seu exército, utilizando tanto a capacidade de navegar pelo subespaço de sua nave quanto a habilidade de alterar a forma e o poder do Arrow Flash para destruir a ameaça extraterrena.
Levando em consideração a abertura do jogo, a versão japonesa se encaixa muito melhor, pois o que inimigo que é mostrado se parece bem mais com um dragão espacial do que com qualquer viking, espacial ou não. Fora isso, na abertura a nave de Zana é mostrada decolando de uma estação espacial, igual a que é destruída e cai no oceano na primeira fase do jogo ( na minha opinião, a mesma estação), o que combina mais com a versão japonesa do que com a norte- americana, de onde ela parte com o "Camaleão" do laboratório do avô.
(versão completa do review em https://oldschooldigger.blogspot.com.br/2018/05/arrow-flash.html )