RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

A história do primeiro console caseiro da Sega

power_settings_newInicie sessão para responder
+9
zephyrous
Necromaniac
Chokko
yon
fanton
LuizHB
Ricardo
Melhor nick da historia!!
Nanaki
13 participantes

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyA história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
A história do primeiro console caseiro da Sega Sega_kotakubr2

Em 15 de junho de 1983 o Famicom foi lançado no Japão. O console, que depois foi renomeado no ocidente para Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES, se tornaria um marco na história dos videogames.

No entanto, você sabia que o Famicom não era a única plataforma de games lançada naquele dia? Nas lojas, as pessoas também poderiam encontrar o SG-1000, o primeiro console doméstico lançado pela Sega.

É impossível inventar algo tão poético. Dois gigantes dos games que passaram as duas décadas decorrentes daquele dia travando uma guerra infindável pelo domínio do mundo (até que um deles morreu heroicamente em batalha), lançando seus primeiros consoles caseiros propriamente ditos (as máquinas lançadas anteriormente pela Nintendo não permitiam a troca de cartuchos) no mesmo dia? Era perfeito.

Quer dizer, foi perfeito para Nintendo. Para a Sega, o SG-1000 não fez lá muito sucesso.

As fracas vendas no Japão, terras nativas da empresa, fizeram com que o console sobrevivesse por apenas três anos. Mas nesse tempo o SG-1000 teve uma vida respeitável. Seu design foi refeito apenas um ano depois do lançamento oficial, transformando-o no SG-1000 II. Estranhamente ele foi lançado quase simultaneamente na Austrália – o começo de uma relação na qual a Austrália e a Nova Zelândia se tornariam os mercados mais fiéis à Sega nos anos 80 e 90.


O SG-1000 foi relançado no Japão como um computador pessoal (PC), renomeado SG-3000, e seu formato mais compacto e o teclado embutido acabou o popularizando mais do que o console original em que foi baseado.

Se você é ocidental e não tem ideia do que estou falando, não tem problema; o SG-1000 nunca foi oficialmente lançado na América do Norte ou do Sul (apesar dos jogos estarem disponíveis através de hacks bizarros). Ele nunca chegou ao Reino Unido ou na Alemanha, também, e esses são os três dos maiores quatro mercados de games no mundo.

No entanto, o console foi uma grande sensação em Taiwan.

Por um lado todo esse histórico faz o SG-1000 parecer uma grande derrota. Mas, mesmo assim, o sistema foi importante para o desenvolvimento do conceito de console doméstico na Sega. O sistema de cartão de memória foi depois usado na primeira edição do Master System, que foi bem mais popular. De fato, a terceira tentativa do SG-1000 (conhecido como Sega Mark III, abaixo) acabou se tornando, no meio do seu desenvolvimento, o console que hoje conhecemos como Master System.

A história do primeiro console caseiro da Sega Sega_kotakubr3

Provavelmente você não irá encontrar nenhuma série memorável que tenha começado no SG-1000. Não existiu nenhuma versão primitiva de Alex Kidd, ou Shinobi, ou qualquer outro herói da Sega. A maioria dos jogos era hits de arcade, ou clone de hits de arcade, como Zaxxon, Space Invaders, apesar de terem feito uma versão do Monaco GP, da própria Sega.

Eu era louco pelo SG-1000 quando era pequeno, nos raros momentos que me deixavam chegar perto de um. Não era pelos jogos (eu tinha uma Commodore 64 na época, e era o meu preferido), mas pelo esquema de cores maluco que os games tinham. Aquelas cores! Parecia um monte de conjuntos de Lego ou de Comandos em Ação.

Se você está pensando em comprar um SG-1000, saiba que é bem raro encontrar um modelo original, apesar de os jogos custarem em torno de US$10-15 cada um.

Fonte

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Nunca vi um na minha frente.... E francamente nem curiosidade tenho.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nunca vi um na minha frente.... E francamente nem curiosidade tenho.


Também não.

O Master System substituiu muito bem o SG1000.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Ricardo escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nunca vi um na minha frente.... E francamente nem curiosidade tenho.


Também não.

O Master System substituiu muito bem o SG1000.


Mas nao gosto do master :tudobem: , o mega substituiu melhor todos :tudobem:



Seila talvez queria ver, mas ter ele nao :tudobem:

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
LuizHB escreveu:

Mas nao gosto do master :tudobem: , o mega substituiu melhor todos :tudobem:
Seila talvez queria ver, mas ter ele nao :tudobem:


Claro, o Mega foi uma evolução muito grande diante do Master, mas na minha humilde opinião não tão grande quanto foi a evolução do SNES diante do NES.

O Master tem uma biblioteca de jogos muito interessante, alguns são extremamente bem feitos, especialmente os da Disney. Na época, jogo da Disney era sinônimo de qualidade. Dá uma olhada em Castle of Illusion do Master.

Outros jogos sensacionais do Master, que me lembro de cabeça agora: R-Type, Kenseiden, Shinobi, Alex Kidd in Miracle World, Sonic 2, Dynamite Dux, Paperboy, Lucky Dime Caper.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
otima materia, ñ conhecia esse console. parabens

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Devia ter desistido por aí...

Spoiler :

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Ricardo, pra mim a evoluçao do mega pro master é muito superior doq foi dos super pro nes, tanto em desempenho como na quantidade de jogos bons, oq a nintendo fez com o super foi pegar a mesma arquitetura e fazer as modificaçoes mais simples, a ponto de usar o mesmo processador do nes no super, aumentando apenas o seu clock, o trabalho da sega foi muito mais elaborado e sofisticado, tanto em procesamento, como em som, alem das produçoes sensacionais dos seus principais titulos e inclusive com o adicional do sega cd. em termos tecnicos sobre a qualidade do aparelho, pra mim o SNES so ganha do Mega em capacidade de procesamento grafico, de resto o mega da um pau no super

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Um errinho: o teclado chamava SC-3000 e não SG-3000 (é meio que uma questão de lógica: Sega Game 1000 e Sega Computer 3000 A história do primeiro console caseiro da Sega 2314298090 )


Existe alguns poucos jogos pingados de grande destaque no SG-1000. Citaria Ninja Princess (ou Sega Ninja), Girl's Garden (primeiro jogo do Yuji Naka) e Pacar (um Pac-man de carros)

Ah, também tem o famoso Flicky que teve remake no mega drive.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Esse console só me interessou pelo jogo The castle . Mas depois descobri ele tbm tem pro MSX , então foda-se essa merda . :tudobem:

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Tenho curiosidade de ver um... achei interessante... O master system acho qeu foi um dos consoles que eu mais joguei na vida... curto muito jogar o primeiro sonic nele, acho bem melhor que a versão do mega drive...

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Gostaria de conhecer esse videogame e jogar os seus jogos.


P.S: Tem um jogo para NES que parece um remake de "The Castle'.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Grau Hut escreveu:
Gostaria de conhecer esse videogame e jogar os seus jogos.


P.S: Tem um jogo para NES que parece um remake de "The Castle'.


È a "continuação" . Castle Excellent ou Castlequest (versão americana) . Não confundir com o Castle Quest.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
Bacana. So conhecia mesmo o SG-3000.
Curto muito essas materias.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
o Mega e o Snes são tão bons que é dificil dizer qual o melhor. Excelente matéria, Sega ajudou mt a essa industria tornar o que é hoje.

descriptionA história do primeiro console caseiro da Sega EmptyRe: A história do primeiro console caseiro da Sega

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder