Compartimento misterioso em mural de um palácio de Florença pode guardar uma obra inacabada de da Vinci.
Uma mensagem secreta, escondida na pintura do artista italiano Giorgio Vasari “A Batalha de Marciano”, levou um grupo de arqueólogos a encontrar evidências sobre a localização de uma obra de Leonardo da Vinci. Muitos acreditavam que ela havia sido destruída durante um incêndio, ocorrido no século XVI no Palazzo Vechio, em Florença.
Os cientistas chegaram à obra depois de investigar a mensagem “cerca trova” — busca e encontrarás — presente no mural de Vasari, criado para substituir a obra inacabada de Da Vinci. Leonardo teria abandonado o trabalho um ano depois de tê-lo iniciado, deixando para trás vários estudos preparatórios para a pintura, que se chamaria “A Batalha de Anghiari”.
Os arqueólogos acreditam que Vasari construiu o seu mural sobre os esboços de Da Vinci em vez de pintar sobre eles, deixando um espaço de vários centímetros entre os dois murais com o intuito de preservar a obra.
Com o uso de uma sonda, que foi introduzida através do mural localizado no Palazzo Vechio, os arqueólogos coletaram amostras de um pigmento escuro. Esse material corresponde ao utilizado exclusivamente por Leonardo e é semelhante ao empregado em sua obra mais famosa: a “Mona Lisa”.
Todos os orifícios feitos no mural de Vasari para introduzir a sonda foram posicionados sobre áreas que já haviam sido restauradas ou fissuras pré-existentes. Nenhuma área da pintura original foi danificada.
Fonte para o MN
Uma mensagem secreta, escondida na pintura do artista italiano Giorgio Vasari “A Batalha de Marciano”, levou um grupo de arqueólogos a encontrar evidências sobre a localização de uma obra de Leonardo da Vinci. Muitos acreditavam que ela havia sido destruída durante um incêndio, ocorrido no século XVI no Palazzo Vechio, em Florença.
Os cientistas chegaram à obra depois de investigar a mensagem “cerca trova” — busca e encontrarás — presente no mural de Vasari, criado para substituir a obra inacabada de Da Vinci. Leonardo teria abandonado o trabalho um ano depois de tê-lo iniciado, deixando para trás vários estudos preparatórios para a pintura, que se chamaria “A Batalha de Anghiari”.
Os arqueólogos acreditam que Vasari construiu o seu mural sobre os esboços de Da Vinci em vez de pintar sobre eles, deixando um espaço de vários centímetros entre os dois murais com o intuito de preservar a obra.
Com o uso de uma sonda, que foi introduzida através do mural localizado no Palazzo Vechio, os arqueólogos coletaram amostras de um pigmento escuro. Esse material corresponde ao utilizado exclusivamente por Leonardo e é semelhante ao empregado em sua obra mais famosa: a “Mona Lisa”.
Todos os orifícios feitos no mural de Vasari para introduzir a sonda foram posicionados sobre áreas que já haviam sido restauradas ou fissuras pré-existentes. Nenhuma área da pintura original foi danificada.
Fonte para o MN