O formato do cartucho se tornou disponível em 1976.
O primeiro console a tirar proveito da tecnologia foi o Fairchild Channel F.
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:seta: 1ª GERAÇÃO
Principal: Atari 2600
Coadjuvantes: Mattel Intellivision e Magnavox Odyssey 2.
O Atari 2600 popularizou o uso do cartucho. Eram geralmente de forma retangular em caixa plástica de cor preta. A capacidade de armazenamento de dados para esses cartuchos era geralmente 2-16 kilobytes (KB), mas haviam cartuchos produzidos no final de 1980, que foram até 32KB de tamanho.
:seta: 2ª GERAÇÃO
Principal: Nenhum
Coadjuvantes: Atari 5200, Colecovision e Emerson Arcadia.
Podemos denominar esta geração de A geração perdida.
A Atari aumentou o tamanho das caixas plásticas para, patéticamente, passar a idéia que os jogos eram ludicamente maiores e melhores. Mas no geral pouco coisa mudou na aparencia dos cartuchos. A capacidade média de armazenamento destes era de 32 kilobytes (KB), em sua maioria.
:seta: 3ª GERAÇÃO
Principais: Master System e NES
Coadjuvante: Nenhum
FAIL: Atari 7800
Esta é a geração do Renascimento.
Na geração anterior a industria de games passou por uma grande crise e tudo que foi produzido à partir desta quebra é considerado revolucionario.
A industria de games se reinventou e deu um salto qualitativo e quantitativo nunca antes visto. Desde a apresentação física das caixas plásticas protetoras, mas também na capacidade de memória dos ROMs. Os cartuchos passaram de 32KB de memória para 512Kb de média, alguns cartuchos chegaram a ´inacreditáveis´ 768Kb através do uso de tecnologias como Memory Management Chips (MMC). O Sega Master System levou as coisas um passo adiante, incluindo chips de memória RAM que utilizavam baterias de lítio o que permitioa a gravação da progressão em alguns jogos. Tecnologia copiada pela Nintendo, que mais adiante desenvolve um mecanismo proprio para gravação, a Flash RAM, sem necessidade do uso de baterias de Lítio. A Nintendo ainda cria o Chip lock-out.
Com todas estas inovações e modernizações, restou ao cartuchos Atari 7800 um fim melancólico e vergonhoso, sem nenhuma melhoria substâncial nem inovação sustentável foi o ERRO da 3ª Geração.
:seta: 4ª GERAÇÃO
Principais: Mega Drive(Genesis) e Super Nintendo(Super Famicom)
Coadjuvante: Neo Geo
A geração de 16 bits trouxe mais inovações no uso do cartucho. O tamanho do ROM pode variar de 512KB a 16MB. No entanto, foi feito um jogo de Super Famicom chamado Tengay Maikio, que foi 8.75MB. Tanto Sega e Nintendo fizeram uso de chips e baterias para reforçar as suas capacidades de console e game. As capas protetoras parecem ter sido padronizadas em formato retangular nesta geração, apenas variando no arredondado de algumas versõs regionais. Sobre as cores não mudou, a Nintendo continuou utilizando o cinza (EUA) assim como a SEGA não alterou sua cor preta padrão e a SNK também produzia caixas nesta cor.
O Atari 5200 pode ter tentado enganar os compradores com os seus cartuchos Maior é Melhor, mas o Neo Geo pegou o conceito literalmente. Estes foram os maiores cartuchos já produzidos para um console. Até hoje, o Neo Geo tem o cartucho de maior capacidade de armazenamento que variam de tão pouco como 2.75MB até 111.5MB.
:seta: 5ª GERAÇÃO
Principais: Sega 32X e Nintendo64
Coadjuvante: Jaguar
Mesmo com o aumento de 32 bits para 64 bits os consoles mantiveram o uso de cartuchos retangulares. A Sega lançou seu console 32X e produziu cartuchos de aparência praticamente idêntica a do Mega Drive. A Atari tentou fazer uma volta com seu Jaguar, nele os cartuchos supostamente poderia armazenar até 84MB de dados usando a compressão, mas os jogos nunca foram maior que 6MB. A Nintendo inovou quando lançou cartuchos para Nintendo 64 que poderiam armazenar de 16 a 64MB de dados do jogo, e ainda assim eram menores, fisicamente , quando comparados aos cartuchos de SNES.
Esta foi a última geração de cartuchos para console de mesa, pois apesar de ser uma mídia durável a capacidade de armazenamento e expanção de recursos havia chegado ao seu limite e o mercado de games exigia uma capacidade cada vez maior, o que não seria suportada em chips. Para não ocorrer a saturação a mídia em cartucho foi aposentada dando lugar a outros formatos.
Fonte: http://blablagames.net/?p=18