DATAS DE LANÇAMENTO:
16 de setembro de 1994 - América do Norte
24 de novembro de 1994 - Europa
26 de maio de 1995 - Japão (apenas para Mega Drive)
DESENVOLVEDORA: Software Creations
DISTRIBUIDORA: LJN (subsidiária da Acclaim)
PLATAFORMAS: Mega Drive / Genesis e Super Nintendo
CAPACIDADE: cartucho de 16mb
MODOS DE JOGO: um jogador
O cartucho teve uma tiragem inicial em vermelho em ambas as versões.
Baseado na mini série em quadrinhos de mesmo nome lançada em 1993, e apresentada em 14 capítulos das várias revistas do Homem-Aranha.
A história mostra o vilão Carnage (Carnificina) escapando da prisão Ravencroft, e arrebanhando vários dos desafetos do Aranha, como o Carrion (Carniça), Doppelganger (Contraparte Aranha), Shriek (Agonia), Demogoblin (Duende Macabro), formando um time perigosíssimo.
Tamanha ameaça força o Aranha a fazer uma aliança com seu famoso inimigo Venom e com vários heróis (Capitão América, Black Cat (Gata Negra), a dupla Cloak and Dagger (Manto e Adaga), Iron Fist (Punho de Ferro), Deadlock, Morbius, Firestar (Flama).
Toda ajuda é necessária para deter a ameaça que é Carnificina, um assassino que mesmo antes de se unir a um poderoso simbionte derivado de Venom já era perigoso o bastante.
Nightwatch aparece nos quadrinhos, mas não no jogo, nem mesmo em cutscenes, como é o caso de Visão, Thor, e outros.
Um dos primeiros jogos a realmente recriar uma história já concebida nos quadrinhos, não sendo apenas baseada em personagens para criar um enredo novo. Foi o primeiro jogo do Homem-Aranha a receber uma classificação teen, ao invés de Kids and Adults. A versão do SNes chegou a ser relançada para atingir o K&A.
O JOGO
O jogo é basicamente um beat'em up (como Streets Of Rage, Final Fight), misturando elementos de aventura (subir nas paredes fugindo de inimigos ou pra achar itens escondidos). Não há armas, mas pode-se arremessar objetos como latas de lixo, tambores, pedras ou extintores.
Há raras seções mais aventura, como a segunda fase, onde é necessário escalar prédios, num caminho vertical, enquanto se desvia dos ataques de Shriek e Doppelganger. Outro delas ocorre depois de invadir o prédio do Quarteto Fantástico, onde é necessário passar por um corredor com lasers (mas que com Venom, é possível pular essa parte ao acessar uma sala secreta antes).
Após algumas fases, alguns heróis ficam disponíveis para ajudar nas lutas. Nas duas últimas lutas contra Carnage, é possível alternar entre Homem-Aranha e Venom.
Há várias salas secretas, onde pode-se acumular vidas e continues. Elas são acessadas de várias maneiras, seja pulando em um determinado ponto do cenário, apertando botões durante alguma animação ou até mesmo apanhando em determinado lugar.
Em alguns momentos, o jogo permite que se siga por caminhos diferentes de acordo com o personagem escolhido (Venom ou Homem-Aranha). Isso pode servir para pegar caminhos menores, ou ter acesso a fases secretas com itens, além de aumentar o fator replay do jogo. Em algumas vezes, o caminho é o mesmo.
Entre a maioria das fases, telas mostram o progresso da história, no estilo HQ. Na verdade, o jogo usa muitas imagens da própria série dos quadrinhos.
GRÁFICOS
São praticamente idênticos em ambas as versões. O estilo é simples, puxado pro cômico/cartoon, trazendo grandes sprites, com direito a onomatopéias sendo vistas quando acertamos golpes nos inimigos (os famosos SOC, ou POW).
Há notáveis diferenças em várias cores entre as duas versões. Em menor número no Mega, devido à paleta menor, com menos tonalidades e com vários inimigos compartilhando das mesmas cores em uma mesma tela. Mesmo assim, não dá pra falar que estão ruins. As duas versões são bonitas, com uma pequena vantagem para o SNes.
SOM
Há vários efeitos e algumas pouquíssimas vozes. A trilha do jogo é composta por poucas músicas que se repetem durante o jogo. São no estilo metal durante a abertura e as fases, e músicas mais climáticas durante cutscenes, bosses e demais telas. Uma delas é "The Mob Rules", do Black Sabbath, do disco "The Mob Rules" (1981), embora não creditada.
O tema principal ficou a cargo da banda americana de comedy rock Green Jelly, intitulada "Carnage Rules", que está presente no disco "333" da banda, de 1994. Na data da elaboração desse texto, a música se encontrava disponível no Spotify da banda, até em uma versão ao vivo.
As músicas ficaram melhores no SNes, talvez por falta de capricho pelos responsáveis, pois há jogos com músicas melhores no Mega Drive. Os efeitos sonoros também estão visivelmente diferentes entre as versões.
JOGABILIDADE
A jogabilidade é excelente e bastante rica nas duas versões. O Mega requer o controle de 6 botões para ficar ideal, embora seja compatível e jogável com o de 3 botões.
Dentre o repertório de golpes, temos socos, arremessos, voadoras frontais, voadoras verticais, mortal de costas. Claro que não poderia faltar aquele famoso golpe de emergência (soco + pulo) que acerta todos ao redor e tira um pouco de energia do herói. Destaque para o "Power hit", disponível quando sua barra de energia está piscando: ele pode dar um golpe poderoso nos inimigos muito próximos (mesmo os que estiverem atrás) ou um muito forte no inimigo que o personagem estiver segurando.
Existem dois botões de teia. Um deles é a vertical, podendo ser usada sozinha, para o personagem dar um leve salto e ir jogando teia para avançar pra frente, enquanto acerta os inimigos. Mas também pode ser usada para cima, permitindo que o personagem fuja do alcance dos inimigos ou que alcance algum item nas partes mais altas das telas.
O outro botão de teia é mais ofensivo, podendo ser usado de 3 maneiras. Uma delas é sozinho, lançando uma teia que prende o inimigo. Outra é para frente, que serve para puxar o inimigo que está longe para perto e ser agarrado, permitindo combos e arremessos. Além disso, quando cercado por inimigos pelos 2 lados, o personagem pode puxar ambos e bater um no outro. E por fim, ao segurar o botão, pode-se fazer um escudo que repele os inimigos.
As ajudas são gerenciadas por 2 botões: um para trocar o ajudante selecionado, demonstrado por um ícone numerado no centro superior da tela, e outro para invocar a ajuda selecionada.
Os dois heróis tem os mesmos golpes, mas há algumas diferenças. Homem-Aranha é mais rápido, enquanto Venom é mais devagar, em especial nos golpes que aplica agarrado. Porém, Venom é mais forte. O power hit do Aranha atinge apenas os inimigos próximos, enquanto o de Venom tem um alcance bem maior. Outro ponto fraco de Venom é o longo alcance dos objetos arremessados por ele, sendo difícil atingir alguém que esteja muito perto.
AJUDAS
É no decorrer do jogo que as ajudas ficam disponíveis. Venom encontra sua primeira oportunidade de chamar ajuda na fase da boate The Deep, e o Aranha encontra sua primeira mais rapidamente, logo após ser escolhido pela primeira vez, ao enfrentar Demogoblin.
As ajudas podem agir de modos diferentes dependendo de quem você está controlando. Punho de Ferro, por exemplo, ajuda Venom batendo nos inimigos, mas ajuda Homem-Aranha preenchendo a sua barra de energia. Black Cat ao ser invocada pelo Aranha cruza a tela duas vezes, enquanto que no caso do Venom, ela apenas cai em um dos inimigos e sai para o canto mais próximo acertando quem estiver no caminho apenas. Firestar ajuda o Aranha focando em um inimigo, enquanto ajuda Venom cruzando a tela.
O uso das ajudas ao enfrentar chefes é muito importante, pois algumas ajudas podem ser nulas (como o usar a Gata Negra contra o Carrion) mas também podem ser extremamente eficientes (como usar Firestar ou a arma sônica contra Carnage, cujo simbionte é sensível ao fogo e sons de frequência extrema).
DIFICULDADE
Você começa com 3 vidas e 1 continue, mas pode encontrar muito mais durante o jogo. As primeiras partidas podem ser frustrantes, pois os inimigos são rápidos e adoram atacar em bando, sendo muito fácil perder a vida toda em poucos segundos. Mas se você aprender todas as táticas e passagens secretas, pode achar o jogo menos difícil.
O rol de inimigos vai aumentando ao decorrer do jogo, com bosses se tornando inimigos comuns mas em versões enfraquecidas. Alguns inimigos possuem defesa, e um deles até usa armas de fogo.
O jogo costuma ser bastante criticado pela dificuldade, que muitas vezes é bem cruel, como iniciar algumas fases sem recuperar energia. Na fase Prospect Park 2, onde é necessário enfrentar vários chefes ao mesmo tempo, a fase se encerra quando Carnage aparece e atinge o jogador - porém, se estiver com pouca energia e morrer com o golpe, a fase deve ser refeita.
Alguns inimigos exigem um domínio para serem enfrentados com dificuldade, caso contrário podem custar várias vidas ou ser muito frustrantes:
- Demogoblin, por exemplo, não pode ser atacado muito perto, pois ele sempre contra-ataca muito rápido, porém com um alcance muito pequeno. É necessário dar combos no limite máximo do alcance do personagem, com cuidado para não se afastar além disso e ser atacado com uma abóbora explosiva.
- Carrion simplesmente voa até o personagem e esvazia sua energia. É bastante inconveniente tê-lo por perto enquanto se enfrenta outro chefe, o que é muito comum. Mas basta ficar socando o ar que ele apanha sozinho.
- As garotas do jogo tem um golpe com o cabelo que é muito maior do que o alcance dos nossos personagens, então é preciso usar combos bem de perto, ou sempre puxá-las com a teia. Além disso, elas possuem defesa.
O jogo também esconde vários segredos. Quase todas as fases possuem vidas, continues e ou salas secretas escondidas. Até mesmo uma das cutscenes possui uma fase secreta curta com poucos inimigos onde é possível pegar itens de ajuda: a cutscene é aquela em que Carnage tortura Venom na estátua da liberdade.
Os chefes em dobro, como as mulheres da primeira fase ou os carecas de "New York Streets 2" podem ser derrotados com apenas um golpe, se esse golpe for a teia dupla entre eles, o que ainda concede uma vida extra ao jogador.
Outro segredo é derrotar o Doppelganger, no primeiro encontro, na segunda fase, apenas jogando a caixa d'água do cenário nele, e ainda pegando um continue no lugar da caixa.
Durante o jogo, quando é possível escolher o personagem, pode-se escolher caminhos mais rápidos, mais fáceis, ou até pular etapas que só são acessíveis com o outro personagem,
E é descobrindo os segredos, caminhos mais curtos ou fáceis, que o jogo vai sendo dominado e se tornando menos aterrorizador.
DIFERENÇAS ENTRE AS VERSÕES
Existem pouquíssimas diferenças entre as versões, além da questão sonora e de cores.
- No SNes, os cenários nas ruas de Nova York possuem postes em primeiro plano no SNes, mas não no Mega.
- Prospect Park 1 e 2 também possui vegetação em primeiro plano no SNes, ausentes no Mega Drive.
- No SNes, a música permanece durante o pause, no Mega ela é interrompida.
- No SNes, o pause deixa a tela em preto e branco, no Mega ela permanece com as cores normais.
- No SNes, durante o primeiro confronto com Shriek e Doppelganger no telhado, a caixa d'água é um pouco maior do que no Mega.
- A fase The Deep possui efeitos de iluminação diferentes na hora de enfrentar os chefes.
- No SNes, existem efeitos de transparência, como na seta indicativa do sentido de aranha, no especial da Dagger com Venom onde ela emite uma bola de luz transparente, e no ambiente durante o especial de Firestar. No Mega, as setas são opacas, e Dagger faz um clarão total, e a tela não fica avermelhada no especial de Firestar.
- Na penúltima batalha contra Carnage, após os créditos falsos, possui um fundo mostrando a cidade no SNes, e não no Mega, onde há apenas um fundo negro.
- A imagem no Mega possui duas barras horizontais, não usando a tela toda. No SNes, a tela toda é preenchida.
- No Mega, há menos vozes, especialmente quando os personagens morrem.
De resto, sprites possuem mesmo tamanho e frames, e todo o conteúdo, os personagens, inimigos, fases, estão iguais.
FOTOS DOS QUADRINHOS
É bem interessante comparar os detalhes das HQs com o que foi levado ao jogo. Podemos ver os vilões envolvidos, os heróis que ajudaram, a briga na danceteria, a arma sônica pega no prédio do Quartero Fantástico, o envolvimento de J. Jonah Hameson, entre outros.
FAQ ótimo: https://gamefaqs.gamespot.com/snes/588683-spider-man-and-venom-maximum-carnage/faqs/2798
16 de setembro de 1994 - América do Norte
24 de novembro de 1994 - Europa
26 de maio de 1995 - Japão (apenas para Mega Drive)
DESENVOLVEDORA: Software Creations
DISTRIBUIDORA: LJN (subsidiária da Acclaim)
PLATAFORMAS: Mega Drive / Genesis e Super Nintendo
CAPACIDADE: cartucho de 16mb
MODOS DE JOGO: um jogador
O cartucho teve uma tiragem inicial em vermelho em ambas as versões.
Baseado na mini série em quadrinhos de mesmo nome lançada em 1993, e apresentada em 14 capítulos das várias revistas do Homem-Aranha.
A história mostra o vilão Carnage (Carnificina) escapando da prisão Ravencroft, e arrebanhando vários dos desafetos do Aranha, como o Carrion (Carniça), Doppelganger (Contraparte Aranha), Shriek (Agonia), Demogoblin (Duende Macabro), formando um time perigosíssimo.
Tamanha ameaça força o Aranha a fazer uma aliança com seu famoso inimigo Venom e com vários heróis (Capitão América, Black Cat (Gata Negra), a dupla Cloak and Dagger (Manto e Adaga), Iron Fist (Punho de Ferro), Deadlock, Morbius, Firestar (Flama).
Toda ajuda é necessária para deter a ameaça que é Carnificina, um assassino que mesmo antes de se unir a um poderoso simbionte derivado de Venom já era perigoso o bastante.
Nightwatch aparece nos quadrinhos, mas não no jogo, nem mesmo em cutscenes, como é o caso de Visão, Thor, e outros.
Um dos primeiros jogos a realmente recriar uma história já concebida nos quadrinhos, não sendo apenas baseada em personagens para criar um enredo novo. Foi o primeiro jogo do Homem-Aranha a receber uma classificação teen, ao invés de Kids and Adults. A versão do SNes chegou a ser relançada para atingir o K&A.
Super Nintendo
Utilize bem seus recursos para se safar das gangues
Utilize bem seus recursos para se safar das gangues
O JOGO
O jogo é basicamente um beat'em up (como Streets Of Rage, Final Fight), misturando elementos de aventura (subir nas paredes fugindo de inimigos ou pra achar itens escondidos). Não há armas, mas pode-se arremessar objetos como latas de lixo, tambores, pedras ou extintores.
Há raras seções mais aventura, como a segunda fase, onde é necessário escalar prédios, num caminho vertical, enquanto se desvia dos ataques de Shriek e Doppelganger. Outro delas ocorre depois de invadir o prédio do Quarteto Fantástico, onde é necessário passar por um corredor com lasers (mas que com Venom, é possível pular essa parte ao acessar uma sala secreta antes).
Após algumas fases, alguns heróis ficam disponíveis para ajudar nas lutas. Nas duas últimas lutas contra Carnage, é possível alternar entre Homem-Aranha e Venom.
Há várias salas secretas, onde pode-se acumular vidas e continues. Elas são acessadas de várias maneiras, seja pulando em um determinado ponto do cenário, apertando botões durante alguma animação ou até mesmo apanhando em determinado lugar.
Em alguns momentos, o jogo permite que se siga por caminhos diferentes de acordo com o personagem escolhido (Venom ou Homem-Aranha). Isso pode servir para pegar caminhos menores, ou ter acesso a fases secretas com itens, além de aumentar o fator replay do jogo. Em algumas vezes, o caminho é o mesmo.
Entre a maioria das fases, telas mostram o progresso da história, no estilo HQ. Na verdade, o jogo usa muitas imagens da própria série dos quadrinhos.
Mega Drive
Aproveite que Shriek está desdenhando e mande a caixa d'água na nuca de Doppelganger
Aproveite que Shriek está desdenhando e mande a caixa d'água na nuca de Doppelganger
GRÁFICOS
São praticamente idênticos em ambas as versões. O estilo é simples, puxado pro cômico/cartoon, trazendo grandes sprites, com direito a onomatopéias sendo vistas quando acertamos golpes nos inimigos (os famosos SOC, ou POW).
Há notáveis diferenças em várias cores entre as duas versões. Em menor número no Mega, devido à paleta menor, com menos tonalidades e com vários inimigos compartilhando das mesmas cores em uma mesma tela. Mesmo assim, não dá pra falar que estão ruins. As duas versões são bonitas, com uma pequena vantagem para o SNes.
Mega Drive
Após algumas fases, Venom aparece para distribuir carinho
Após algumas fases, Venom aparece para distribuir carinho
SOM
Há vários efeitos e algumas pouquíssimas vozes. A trilha do jogo é composta por poucas músicas que se repetem durante o jogo. São no estilo metal durante a abertura e as fases, e músicas mais climáticas durante cutscenes, bosses e demais telas. Uma delas é "The Mob Rules", do Black Sabbath, do disco "The Mob Rules" (1981), embora não creditada.
O tema principal ficou a cargo da banda americana de comedy rock Green Jelly, intitulada "Carnage Rules", que está presente no disco "333" da banda, de 1994. Na data da elaboração desse texto, a música se encontrava disponível no Spotify da banda, até em uma versão ao vivo.
As músicas ficaram melhores no SNes, talvez por falta de capricho pelos responsáveis, pois há jogos com músicas melhores no Mega Drive. Os efeitos sonoros também estão visivelmente diferentes entre as versões.
Mega Drive
Vasculhe sempre os cenários para encontrar power-ups
Vasculhe sempre os cenários para encontrar power-ups
JOGABILIDADE
A jogabilidade é excelente e bastante rica nas duas versões. O Mega requer o controle de 6 botões para ficar ideal, embora seja compatível e jogável com o de 3 botões.
Dentre o repertório de golpes, temos socos, arremessos, voadoras frontais, voadoras verticais, mortal de costas. Claro que não poderia faltar aquele famoso golpe de emergência (soco + pulo) que acerta todos ao redor e tira um pouco de energia do herói. Destaque para o "Power hit", disponível quando sua barra de energia está piscando: ele pode dar um golpe poderoso nos inimigos muito próximos (mesmo os que estiverem atrás) ou um muito forte no inimigo que o personagem estiver segurando.
Existem dois botões de teia. Um deles é a vertical, podendo ser usada sozinha, para o personagem dar um leve salto e ir jogando teia para avançar pra frente, enquanto acerta os inimigos. Mas também pode ser usada para cima, permitindo que o personagem fuja do alcance dos inimigos ou que alcance algum item nas partes mais altas das telas.
Super Nintendo
São vários comandos para serem dominados
São vários comandos para serem dominados
O outro botão de teia é mais ofensivo, podendo ser usado de 3 maneiras. Uma delas é sozinho, lançando uma teia que prende o inimigo. Outra é para frente, que serve para puxar o inimigo que está longe para perto e ser agarrado, permitindo combos e arremessos. Além disso, quando cercado por inimigos pelos 2 lados, o personagem pode puxar ambos e bater um no outro. E por fim, ao segurar o botão, pode-se fazer um escudo que repele os inimigos.
As ajudas são gerenciadas por 2 botões: um para trocar o ajudante selecionado, demonstrado por um ícone numerado no centro superior da tela, e outro para invocar a ajuda selecionada.
Os dois heróis tem os mesmos golpes, mas há algumas diferenças. Homem-Aranha é mais rápido, enquanto Venom é mais devagar, em especial nos golpes que aplica agarrado. Porém, Venom é mais forte. O power hit do Aranha atinge apenas os inimigos próximos, enquanto o de Venom tem um alcance bem maior. Outro ponto fraco de Venom é o longo alcance dos objetos arremessados por ele, sendo difícil atingir alguém que esteja muito perto.
Mega Drive
As ajudas de outros heróis podem ser decisivas
As ajudas de outros heróis podem ser decisivas
AJUDAS
É no decorrer do jogo que as ajudas ficam disponíveis. Venom encontra sua primeira oportunidade de chamar ajuda na fase da boate The Deep, e o Aranha encontra sua primeira mais rapidamente, logo após ser escolhido pela primeira vez, ao enfrentar Demogoblin.
As ajudas podem agir de modos diferentes dependendo de quem você está controlando. Punho de Ferro, por exemplo, ajuda Venom batendo nos inimigos, mas ajuda Homem-Aranha preenchendo a sua barra de energia. Black Cat ao ser invocada pelo Aranha cruza a tela duas vezes, enquanto que no caso do Venom, ela apenas cai em um dos inimigos e sai para o canto mais próximo acertando quem estiver no caminho apenas. Firestar ajuda o Aranha focando em um inimigo, enquanto ajuda Venom cruzando a tela.
O uso das ajudas ao enfrentar chefes é muito importante, pois algumas ajudas podem ser nulas (como o usar a Gata Negra contra o Carrion) mas também podem ser extremamente eficientes (como usar Firestar ou a arma sônica contra Carnage, cujo simbionte é sensível ao fogo e sons de frequência extrema).
Mega Drive
Já que os inimigos começam a usar armas de fogo, vamos retribuir
Já que os inimigos começam a usar armas de fogo, vamos retribuir
DIFICULDADE
Você começa com 3 vidas e 1 continue, mas pode encontrar muito mais durante o jogo. As primeiras partidas podem ser frustrantes, pois os inimigos são rápidos e adoram atacar em bando, sendo muito fácil perder a vida toda em poucos segundos. Mas se você aprender todas as táticas e passagens secretas, pode achar o jogo menos difícil.
O rol de inimigos vai aumentando ao decorrer do jogo, com bosses se tornando inimigos comuns mas em versões enfraquecidas. Alguns inimigos possuem defesa, e um deles até usa armas de fogo.
O jogo costuma ser bastante criticado pela dificuldade, que muitas vezes é bem cruel, como iniciar algumas fases sem recuperar energia. Na fase Prospect Park 2, onde é necessário enfrentar vários chefes ao mesmo tempo, a fase se encerra quando Carnage aparece e atinge o jogador - porém, se estiver com pouca energia e morrer com o golpe, a fase deve ser refeita.
Mega Drive
Hora de dar bicuda na boca do Carnage
Hora de dar bicuda na boca do Carnage
Alguns inimigos exigem um domínio para serem enfrentados com dificuldade, caso contrário podem custar várias vidas ou ser muito frustrantes:
- Demogoblin, por exemplo, não pode ser atacado muito perto, pois ele sempre contra-ataca muito rápido, porém com um alcance muito pequeno. É necessário dar combos no limite máximo do alcance do personagem, com cuidado para não se afastar além disso e ser atacado com uma abóbora explosiva.
- Carrion simplesmente voa até o personagem e esvazia sua energia. É bastante inconveniente tê-lo por perto enquanto se enfrenta outro chefe, o que é muito comum. Mas basta ficar socando o ar que ele apanha sozinho.
- As garotas do jogo tem um golpe com o cabelo que é muito maior do que o alcance dos nossos personagens, então é preciso usar combos bem de perto, ou sempre puxá-las com a teia. Além disso, elas possuem defesa.
Mega Drive
Hora de ser humilhado em praça pública
Hora de ser humilhado em praça pública
O jogo também esconde vários segredos. Quase todas as fases possuem vidas, continues e ou salas secretas escondidas. Até mesmo uma das cutscenes possui uma fase secreta curta com poucos inimigos onde é possível pegar itens de ajuda: a cutscene é aquela em que Carnage tortura Venom na estátua da liberdade.
Os chefes em dobro, como as mulheres da primeira fase ou os carecas de "New York Streets 2" podem ser derrotados com apenas um golpe, se esse golpe for a teia dupla entre eles, o que ainda concede uma vida extra ao jogador.
Outro segredo é derrotar o Doppelganger, no primeiro encontro, na segunda fase, apenas jogando a caixa d'água do cenário nele, e ainda pegando um continue no lugar da caixa.
Durante o jogo, quando é possível escolher o personagem, pode-se escolher caminhos mais rápidos, mais fáceis, ou até pular etapas que só são acessíveis com o outro personagem,
E é descobrindo os segredos, caminhos mais curtos ou fáceis, que o jogo vai sendo dominado e se tornando menos aterrorizador.
Super Nintendo
Quando subirem os créditos, não desligue o console, é uma pegadinha
Quando subirem os créditos, não desligue o console, é uma pegadinha
DIFERENÇAS ENTRE AS VERSÕES
Existem pouquíssimas diferenças entre as versões, além da questão sonora e de cores.
- No SNes, os cenários nas ruas de Nova York possuem postes em primeiro plano no SNes, mas não no Mega.
- Prospect Park 1 e 2 também possui vegetação em primeiro plano no SNes, ausentes no Mega Drive.
- No SNes, a música permanece durante o pause, no Mega ela é interrompida.
- No SNes, o pause deixa a tela em preto e branco, no Mega ela permanece com as cores normais.
- No SNes, durante o primeiro confronto com Shriek e Doppelganger no telhado, a caixa d'água é um pouco maior do que no Mega.
- A fase The Deep possui efeitos de iluminação diferentes na hora de enfrentar os chefes.
- No SNes, existem efeitos de transparência, como na seta indicativa do sentido de aranha, no especial da Dagger com Venom onde ela emite uma bola de luz transparente, e no ambiente durante o especial de Firestar. No Mega, as setas são opacas, e Dagger faz um clarão total, e a tela não fica avermelhada no especial de Firestar.
- Na penúltima batalha contra Carnage, após os créditos falsos, possui um fundo mostrando a cidade no SNes, e não no Mega, onde há apenas um fundo negro.
- A imagem no Mega possui duas barras horizontais, não usando a tela toda. No SNes, a tela toda é preenchida.
- No Mega, há menos vozes, especialmente quando os personagens morrem.
De resto, sprites possuem mesmo tamanho e frames, e todo o conteúdo, os personagens, inimigos, fases, estão iguais.
Mega Drive
Descubra salas secretas como esta para facilitar sua jornada
Descubra salas secretas como esta para facilitar sua jornada
FOTOS DOS QUADRINHOS
É bem interessante comparar os detalhes das HQs com o que foi levado ao jogo. Podemos ver os vilões envolvidos, os heróis que ajudaram, a briga na danceteria, a arma sônica pega no prédio do Quartero Fantástico, o envolvimento de J. Jonah Hameson, entre outros.
FAQ ótimo: https://gamefaqs.gamespot.com/snes/588683-spider-man-and-venom-maximum-carnage/faqs/2798
Última edição por Antonio Neto em Seg 11 Mar 2019, 23:14, editado 34 vez(es)