RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

snes e mega em RGB usando conversor scart

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
yon
Antonio Neto
Leinad
Danilo_Dias
8 participantes

descriptionsnes e mega em RGB usando conversor scart Emptysnes e mega em RGB usando conversor scart

more_horiz
Pessoal, finalmente consegui juntar tudo pra deixar o snes e o mega com sinal RGB.

Funciona assim, você tem que ter um cabo scart que puxa o sinal rgb puro do console, liga o scart num conversor pra HDMI e liga o conversor na tv. Com isso você vai ter a imagem em rgb limpa e em 720 ou 1080p.

conversor usado:
http://www.dx.com/p/scart-to-hdmi-video-converter-black-128497

cabos:
essa é a parte meio safada do negócio, pro mega drive vc pode ir no ebay e comprar qualquer cabo SCART pra ele e boa. Claro, lembre-se que se você usa mega drive 1 e 2 tem que ser um cabo pra GENESIS 1. Se você usa megadrive 3 aí tem que ser um cabo pra GENESIS 2. Só não tenho certeza se o mega drive 3 da tectoy tem sinal rgb. Se alguém souber confirma ae pra mim por favor. O meu é megadrive 2 e ele tem sim sinal rgb.
Com o snes a coisa é um pouco mais complicada. Não adianta vc comprar um cabo SCART europeu pois vai dar merda, tem que ser um scart japones. O problema é que os scart japoneses são bem raros.
Por sorte achei um maluquinho lá no ebay que faz os cabos pra snes, mega e etc.
link da loja dele:
http://stores.ebay.com/retroaccessories/
Procure pelo cabo sem SYNC, ele tbm faz com SYNC mas é só se vc for mesmo usar numa tv com entrada scart.

Ah sim, pra usar no snes tem que ser snes americano modelo quadradão ou super famicom. Não funciona no snes baby pq ele não tem sinal rgb, só por meio de mod.

Tirei algumas fotos pra mostrar a diferença entre o coaxial e o rgb.

mega drive

coaxial

snes e mega em RGB usando conversor scart Coaxial

snes e mega em RGB usando conversor scart Coaxial2

RGB

snes e mega em RGB usando conversor scart Rgb

snes e mega em RGB usando conversor scart Rgb2

SNES

coaxial

snes e mega em RGB usando conversor scart Scoaxial1

snes e mega em RGB usando conversor scart Scoaxial2

RGB

snes e mega em RGB usando conversor scart Srgb1

snes e mega em RGB usando conversor scart Srgb2

Mesmo com as fotos ruins da pra ver que a diferença é monstruosa, da até pra contar os pixels dos bonecos em RGB. Em coaxial fica muito borrado, perde muita qualidade de texturas e dithering.

descriptionsnes e mega em RGB usando conversor scart EmptyRe: snes e mega em RGB usando conversor scart

more_horiz
Muito legal!

Essas imagens são de uma tv de plasma ou LCD?

descriptionsnes e mega em RGB usando conversor scart EmptyRe: snes e mega em RGB usando conversor scart

more_horiz
haha é aquelas tv/monitor vagabundonas da AOC. É lcd

more_horiz
Tem alguma ideia se ficaria (AINDA) melhor em plasma?
Sempre ouvi dizer que retros ficam melhores em tvs de plasma.
Sempre ouvi dizer isso, mas não conheço o "fundamento".

more_horiz
acho que Mega Drive em tv moderna fica ruim por causa do Dither que desaparece

num emulador acho que até rola simular o efeito, mas no hardware original o dither deve se perder

more_horiz
Leinad escreveu:
Tem alguma ideia se ficaria (AINDA) melhor em plasma?
Sempre ouvi dizer que retros ficam melhores em tvs de plasma.
Sempre ouvi dizer isso, mas não conheço o "fundamento".

Fica sim..
Casa da minha mãe tem uma plasma de 42".. Imagem do Snes fica mais bonita nela do que na minha CRT de 34".
O Wii então, no cabo comum RCA a imagem fica lindona, sendo que qualquer LCD/LED estoura tudo..

more_horiz
Acho que em tv de plasma fica sim. Meus pais tem uma de plasma e ja joguei xbox1 no componente lá. Fica BEM foda.
O dithering no mega fica como tão ae nas fotos, aparece o pixel sim/ pixel não. Tipo a malha mesmo do dithering fica completamente visível. Eu pessoalmente não acho ruim, acho até bacana poder ver os pixels dessa forma mas se eu tivesse escolha ia de tubão mesmo. O foda é que minha tv de tubão ficou na casa dos meus pais e é bem ruim de ir atrás de tv de tubo. =(

more_horiz
Belezera amigos? Eu vou fazer um teste. Vários consoles meus, estão conectados via RCA, em um comutador RCA, e do comutador, vai para a TV, via RCA mesmo, e com uma chave no comutador, escolho qual console quero no momento.
Então a ideia é a seguinte, todos os consoles RCA (NES, SNES, N64, Saturno, Atari 2600 e PS1) entram no comutador RCA. Comprei hoje um cabo RCA para Scart.(R$ 15 ML) então saindo do comutador, ele converte para scart. E aí eu uso o conversor scart para HDMI, que comprei hoje também (US$47,00 Deal extreeme). Então eu não precisaria de um cabo conversor de RCA para Scart para cada console.
Assim que tudo chegar, eu testo e tiro fotos.

more_horiz
No caso de for para o Nintendo 64?

more_horiz
O Nintendo 64 precisa dar uma modificadinha pra poder funfar com o Conversor, se não só o áudio funciona (imagem preta).

Comprei o Conversor (exatamente esse das fotos) e um cabo para meu Playstation One (comprei no Mercado Livre por 30 reais, então acredito que ele deva ser uma bosta), e gostei do resultado. Não é perfeito, pois alguns jogos 3D ficam muito borrados, pixelados, mas os 2D ficam incríveis. Pretendo comprar cabos de maior qualidade, mas com o preço do Dólar, fico refém da espera, mas logo pretendo comprar para meu SNES e para meu Wii.

Uso eles numa TV LED 29' Full HD da LG, e o SNES me dava vontade de não jogar. Espero que a qualidade melhore agora.
Já meu Wii fica na sala, numa LED FULL HD de 42', só pelo RCA mesmo, pois comprei um Video Componente e a imagem ficou PIOR do que com o RCA, acho que por quê o Video Componente era lixo (baratinho, 20 reais no ML).

O que me mata (Sério, que sofrência, MIM AJUDA PABLO!) é saber que meu Gamecube (Americano, sem saída Digital) não tem como fazer Upscale com esse conversor. Alguém sabe uma boa maneira de dar Upscale nele?

descriptionsnes e mega em RGB usando conversor scart EmptyImagens de Scart

more_horiz
Tranqüilo amigos, eu consegui juntar a parafernália toda, e postei em outro site, a comparação de imagens de vários consoles, SNES, Saturno, PS1... e vou postar em breve do mega drive.

Estes são os links de comparação de imagens:

São 4 partes - parte 4, anexa.

http://alvanista.com/tcarlucci/posts/2961044-deixando-a-imagen-do-seu-snes-ps1-ps2-saturn-etc-perfeito-em-tela-lcd

http://alvanista.com/tcarlucci/posts/2968968-deixando-a-imagem-do-seu-snes-ps1-ps2-saturn-perfeito-em-lcd-parte-2

http://alvanista.com/tcarlucci/posts/2976549-deixando-a-imagem-do-seu-snes-ps1-ps2-saturn-perfeito-em-lcd-parte-3

http://alvanista.com/tcarlucci/posts/3169551-deixando-a-imagem-do-seu-mega-drive-genesis-perfeito-em-lcd-parte-4

more_horiz
Hahaha, desculpe o Palavrão, mas VÁ SE FODER, só comprei o Conversor porquê vi esse teu post no Alvanista faz um tempo, e agora te encontro aqui, muuuito legal isso! cheers

Foi através desse teu post no alvanista que decidi comprar logo o Conversor, então, muito obrigado!

Só fico chateado que tem um pessoal que não entende muito bem, um amigo meu de um Fórum de RE que mostrei a tua postagem com a diferença de imagens do Resident Evil Director's Cut, uma vez ele me falou que achava melhor a qualidade do AV, que o RGB deixava muito claro e pixelado, o que me deu um certo receio na época, mas hoje não me arrependo de nada.

Acho que a galera não entende que para retro consoles, o importante é Pixels bem bonitos hahaha. :tudobem:

more_horiz
Bailey Gatelli escreveu:
Hahaha, desculpe o Palavrão, mas VÁ SE FODER, só comprei o Conversor porquê vi esse teu post no Alvanista faz um tempo, e agora te encontro aqui, muuuito legal isso! cheers

Foi através desse teu post no alvanista que decidi comprar logo o Conversor, então, muito obrigado!

Só fico chateado que tem um pessoal que não entende muito bem, um amigo meu de um Fórum de RE que mostrei a tua postagem com a diferença de imagens do Resident Evil Director's Cut, uma vez ele me falou que achava melhor a qualidade do AV, que o RGB deixava muito claro e pixelado, o que me deu um certo receio na época, mas hoje não me arrependo de nada.

Acho que a galera não entende que para retro consoles, o importante é Pixels bem bonitos hahaha. :tudobem:

Bom dia amigo, como vai? Eu que agradeço a leitura. Gosto é gosto, mais eu tenho a mesma opinião que você... Eu prefiro um pixel grande e detalhado, do que ele pequeno e borrado... Mesmo os jogos em 3D do Playstation 1, onde você vê o pixel e percebe melhor os "defeitos" ou limitações da época, tem seu charme.
A experiência com estes cabos são outra coisa para quem gosta de consoles antigos....

E outra, eu antes, ficara receoso, com as TVs novas, onde eles retiraram várias entradas antigas.. onde muitas só tem 2 HDMIs e uma Vídeo componente/RCA.. e com estes cabos agora, vira tudo HDMI.

É muito legal ver alguém também usando estes cabos, pois podemos trocar figurinhas e experiências...

Acabei de colocar no Alvanista as imagens do mega drive.

Qualquer dúvida que você tiver é só falar.

Muito obrigado e boa jogatina!

more_horiz
E aí cara, legal, sempre que rpecisar dou um grito.
Impressão minha ou no Mega Drive e no SNES a imagem fica perfeita? Nem na própria Tubão as cores eram tão perfeitas, bem definidas, caramba...
Gostei muito do Mega com ele. Gostaria que me ajudasse com os cabos.. Quais usa (aqueles que mandou fazer) e como os conseguiu?

more_horiz
Bailey Gatelli escreveu:
E aí cara, legal, sempre que rpecisar dou um grito.
Impressão minha ou no Mega Drive e no SNES a imagem fica perfeita? Nem na própria Tubão as cores eram tão perfeitas, bem definidas, caramba...
Gostei muito do Mega com ele. Gostaria que me ajudasse com os cabos.. Quais usa (aqueles que mandou fazer) e como os conseguiu?

Belezera? Sim, a imagem fica melhor que a de tubo, e as cores também. O que ele faz, é pegar o pixel e ampliar, com definição. E quanto as cores, ficam bem melhor, pois o cabo pega a imagem direto em RGB do processador gráfico, e envia o sinal RGB direto para o conversor HDMI. Voce~pode ver, no mega drive e snes, que você tem cores e contrastes, que não aparecem ou ficam muito mortos com o RCA comum. Os cabos, eu compro de uma pessoa que faz, no E-bay... nosso colega já citou ele aqui nesta discussão. O cabo que comprei para o mega é exatamente este: Cabo mega drive

O único problema que tive até agora, com este conversor que estou usando é com o NES, onde é mais notável o atraso entre o comando e o que você vê na tela.

O resto dos consoles, é perfeito. só tem a ganhar. Eu até comprei junto o cabo de Scart europeu para 21pin japonês.... mas o framemeister está muito caro, bem sempre foi, mas o dólar está deixando mais inviável ainda... quem sabe mais para frente eu pego um....  

Caso tenha dúvidas, que foi o que eu tive, me fale que te mando os links diretamente dos cabos que você quer.

Abraço

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder