Se você gosta do filme "Os Fantasmas se Divertem" ou da animação "Bettlejuice" provavelmente gostará da HQ "Fantasmópolis", de Doug TenNapel (mais conhecido como criador de "Earthworm Jim"), lançada no Brasil pela editora Ática.
"Fantasmópolis" ("Ghostopolis" no original) é uma graphic novel onde Garth, um garoto vítima de doença terminal não especificada, acaba acidentalmente sendo enviado para o mundo dos mortos pelo caça-fantasmas Frank Gallows, ao tentar capturar um estranho fugitivo do outro mundo.
A mãe de Garth, testemunha do estranho acontecimento, exige a volta do filho, recebendo de Frank a notícia de que uma missão de resgate será despachada para o outro mundo mas é cortado da missão de resgate por seu chefe, tenente Brock.
Inconformado com a situação, Frank decide resolver as coisas do seu próprio jeito, buscando a ajuda de Claire, uma velha conhecida.
Apesar da história ter elementos do gênero terror/ horror, o clima em geral é leve e com uma boa dose de humor. Se você procura uma história realmente aterrorizante, vai se decepcionar. O ponto central de "Fantasmólis" é a clássica mistura comédia+ aventura.A representação do outro mundo na história lembra mais o "Neitherworld" da série animada "Bettlejuice" do que uma representação de qualquer visão teológica/ religiosa sobre o mundo pós-morte. Em um determinado momento, pode-se supôr que ali é algo como o Purgatório, mas é algo muito vago e o lugar não é em momento algum nomeado assim na HQ.
A arte é muito legal. Cartunesca e bem colorida, combina bastante com o clima da história. O enredo aos poucos mostra-se mais trabalhado e surpreendente do que a princípio poderia-se julgar. No geral, as 271 páginas encadernadas em formato livro de "Fantasmólis" divertem bastante e acabaram sendo lidas bem mais rápido do que inicialmente eu esperava.
NOTA: 8,0
Última edição por Grau Hut em Qui 26 Jul 2012, 20:21, editado 1 vez(es)