Road Rash (Electronic Arts, Mega Drive) - Lançado em 1991, foi o primeiro jogo da série a sair e também o único dos três exclusivos do Mega Drive que foi portado para outros consoles, tendo recebido ports para Amiga (1992), Atari ST (1992), Gameboy (1996), Game Gear (1994), Master System (1994) e Gameboy Color (2000).
O jogo era bem inovador na época: trazia belos gráficos e corridas bastante velozes que iam aumentando de dificuldade de acordo com o avanço do jogo. O jogo dava ao jogador 5 pistas pra selecionar de inicio e um prêmio em dinheiro da posição que você terminasse que podia ser usado para comprar motocicletas ainda mais velozes. Quando se completavam as 5 pistas, o jogo aumentava de nivel e com isso as pistas ficavam mais longas e os inimigos mais dificeis também; eles atacavam mais e também tinha mais tráfego de carros pela estrada.
Outra coisa que o jogo tinha de novo era um botão exclusivo para desferir um golpe no inimigo; todos os personagens tinham uma barra de life que quando se esvaziava completamente fazia o mesmo cair da motocicleta. Começou timidamente aqui mas já havia o uso de armas que os adversários tinham, mas era apenas um pedaço de pau nessa versão. A moto também recebia dano e se o jogador batesse.
Entre uma corrida e outra haviam também algumas animações em sprites bastante legais dependendo de como você terminasse a corrida ou qual pista você terminou.
A trilha sonora do jogo era bem marcante e diversificada, em cada pista tinha uma música diferente que combinava perfeitamente com o ambiente ou a situação da pista. É uma das melhores trilhas compostas por Rob Hubbard. O progresso do jogo era salvo através de Passwords que eram dadas ao jogador depois de cada corrida completada.
Algumas screens e videos de todas as versões do jogo:
Mega Drive:
Amiga:
Master System:
Game Gear:
Game Boy:
Game Boy Color:
Amiga:
Master System:
Game Gear:
Game Boy:
Game Boy Color:
Embora a diferença gráfica seja bem notada nas outras versões, elas tem basicamente a mesma jogabilidade fluida e rápida que versão original mas com as devidas limitações de cada hardware que o jogo foi lançado.
Algum tempo depois, a Electronic Arts lançou uma nova versão que dessa vez ficou exclusiva no Mega Drive.
Road Rash II (Electronic Arts, Mega Drive) - Lançado no dia 22 de Julho de 1993, é o segundo jogo da série e trouxe uma série de novidades ao jogo que seriam usadas dessa versão em diante. Esse aqui é considerado por muitos o melhor jogo da série...
As pistas dessa vez se passavam em outros lugares dos Estados Unidos: Alaska, Hawaii, Tennessee, Arizona e Vermont segundo o mesmo estilo do anterior, pistas em progressão horizontal com duas faixas. Novamente o sistema de level estava aqui e quando o jogador completava as 5 corridas ele as jogava novamente em uma dificildade maior.
Entre as grandes novidades dessa versão está o sistema de luta e uma segunda arma - a corrente. Enquanto no jogo anterior as porradas com a mão ou com o pedaço de pau tiraram o mesmo dano, aqui cada arma tira uma quantidade significativa de sangue, dependendo de qual você estiver usando. Outra coisa nova eram as motos com nitro que ajudava na aceleração da mesma apertando um botão.
Outra coisa que mudou bastante foram os menus que ficaram mais intuitivos e fáceis de navegar, dando uma impressão de estarem bem mais limpos. Os passwords também ficaram menores, você perde bem menos tempo digitando eles já que eles cortaram pela metade os mesmos.
A principal adição mesmo foram alguns modos para serem jogados de 2 Players: no Split-Screen os dois ultimos corredores são substituidos por jogadores e acontece uma disputa pra ver quem chega na frente ou no modo Mano a Mano no qual ficam apenas os 2 na pista e pode se escolher qualquer moto e pista do jogo. O jogo também trouxe uma trilha composta por Rob Hubbard e essa seria sua ultima trilha assinada para a série.
Algumas screens e videos do jogo:
Em 1994, foi lançada uma versão para 3DO que era um console de 32 Bits cuja EA era sub-disiária do mesmo apenas com o titulo de Road Rash que foi bastante elogiado pelas corridas rápidas e pelos gráficos excelentes pra época.
Road Rash (Monkey Do Productions / New Level Software, 3DO) - Lançado em 1994, é o terceiro jogo da série e também um remake do primeiro jogo com novos gráficos e com bastante novidades graças ao uso da midia CD dos consoles de nova geração que estavam saindo naquela época.
No jogo, há 5 pistas para se escolher (todas elas situadas no estado da California): The City, The Peninsula, Pacific Highway, Sierra Nevada e Napa Valley. Cada uma das pistas tem a sua caracteristica única. Outra coisa notada logo de cara é que o desafio do jogo aumentou: agora há bem mais carros na rua, já que agora o jogo não tem apenas 2 faixas na pista e ele também é bem mais rápido do que os anteriores.
Graças ao uso do CD, as animações que eram feitas em Sprites foram trocadas por videos gravados com atores reais e também trazia uma trilha sonora com 14 músicas de bandas da gravadora A&M Records, entre eles: Soundgarden, Paw, Hammerbox, Therapy?, Monster Magnet e Swerverdriver. Trilha essa que rendeu um prêmio pouco tempo depois que o jogo foi lançado de Melhor Trilha Sonora do Ano em 1994.
Aqui também há pessoas na rua, atravessando, mandando um sinal, andando de skate... E todas elas você pode atropelar; outra novidade no jogo. Também havia uma variedade bem maior de armas, 8 no total. Também há um novo golpe que é desferido segurando pra baixo e apertando o botão de soco, ai o motoqueiro dava um chute que empurrava o inimigo pra fora da pista. O jogo progredia assim como os anteriores: você completava as 5 pistas e depois tinha que repeti-las em uma dificuldade maior.
As motos aqui também são separadas por categorias: Sports/GT (Européias), Race Replicas (Japonesas) e Cruisers (Americanas). As Sports/GT são boas na direção mas tem um motor médio e um peso médio, Race Replicas são leves e rápidas e as Cruisers que são pesadas, não fazem curvas direito mas tem um motor poderoso. As motos mais caras tem também Nitro para ser usado.
Outra pequena novidade no jogo era uma tela de seleção de personagens aonde você podia escolher o personagem pelo seu temperamento, habilidade com as motos e o dinheiro inicial dele; uma adição bastante legal.
No mesmo ano, o jogo foi lançado também para Sega CD (sendo que esta versão perdeu nos gráficos que são mais parecidos com Road Rash 3 do Mega Drive), e 1995 foi lançado para PlayStation e Sega Saturn e em 1996 saiu nos PCs.
Algumas screens e videos das versões:
PC:
3DO:
Sega CD:
PC:
3DO:
Sega CD:
No meio das conversões para outros consoles, a Electronic Arts decidiu fazer um jogo de despedida do Mega Drive, que ficou exclusivo nele novamente.
Road Rash 3: Tour de Force (Monkey Do Productions, Mega Drive) - Lançado em 1995 exclusivamente para o Mega Drive, foi o quarto jogo da série e o último a ser lançado em consoles da era 8/16 Bits. Foi produzido por outra empresa mas o projeto foi inteiramente coordenado pela Electronic Arts que se assegurou de que a qualidade do jogo fosse a mesma dos outros.
Essa versão primou pelas novidades como a versão anterior, mas expandiu as possibilidades: as corridas dessa vez se passavam pelo globo, com pistas no Brasil, Reino Unido, Alemanha, Itália, Quênia, Austrália e Japão.
O número de motos também subiu para 15, divididas em classes e com 4 upgrades para cada uma. Agora também há mais variedade de armas: 8 no total, incluindo um cacetete que pode ser roubado dos policiais do jogo. E uma ultima diferença notável é que os sprites do jogo estão mais realistas, não puxando pro lado "Cartoonizado" das versões anteriores.
Algumas screens e videos do jogo:
Aqui começa o declinio da série...
Road Rash 3D (Electronic Arts, PlayStation) - Lançado dia 31 de Maio de 1998, foi o quinto jogo da série e o primeiro jogo a ser feito totalmente em 3D com poligonos e também o primeiro exclusivo para o console da Sony.
Não há muito o que se falar aqui: o jogo progredia assim como os outros, tinha a loja com as motos dividida em sessões e a trilha sonora licensiada com bandas de Rock também estava presente porém nem tudo são flores nessa versão. Com o uso dos poligonos a velocidade do jogo caiu bastante e o tráfego de carros e pessoas na pista também caiu bastante.
Os combates aqui também são menos intensos, o jogo é mais voltado à corrida em si do que na pancadaria. O mapa da cidade era bem grande e dividido por partes: em algumas pistas você passaria pela mesma parte de uma anterior só que numa bifurcação mais à frente você dobraria à direita e não à esquerda. Uma olhada no video abaixo e vocês entenderão porque não tem muito o que falar e tudo o que eu falei acima é verdade:
Não que o jogo tenha ficado pior ou nada do tipo: é que depois de uma versão super rápida e com completo caos eles diminuiram um pouco da violencia, talvez pra evitar um selo de maturidade no jogo, e a velocidade do jogo foi diminuida porém com isso eles conseguiram fazer com que os gráficos ficassem bem melhores.
A próxima versão do jogo não foi feita pela EA mas foi licensiada pra outra empresa fazer o jogo...
Road Rash 64 (Pacific Coast Power & Light, Nintendo 64) - Lançado em Novembro de 1999, foi o sexto jogo da série e também o primeiro feito exclusivamente para um console Nintendo. A empresa, responsável pelo jogo, Pacific Coast Power & Light, era formada por ex-funcionários da EA e foi dirigido por Don Traeger, um dos cabeças das versões antigas.
O jogo inicialmente seria um port de Road Rash 3D para o Nintendo 64, porém a THQ decidiu por ser um jogo totalmente novo no meio do seu desenvolvimento. O jogo foi desenvolvido com uma formula parecida com a de F-Zero X: os gráficos usavam modelos e poligonos de baixa qualidade para poder se colocar mais inimigos e trafego de carros na pista (coisa que estava em baixa na versão anterior).
Outra coisa que estava em baixa na versão anterior e voltou melhor aqui foram os combates, que estavam bem mais dinâmicos e rolavam mais livremente. As armas estavam presentes em massa, assim como marretas e teasers de choque.
Uma pequena novidade do jogo foi a adição de atalhos escondidos na pista e os multiplicadores de poder que aumentavam o dano do personagem por algum tempo. Outra coisa que também pode ser notada são que as motos dessa vez não são baseadas em modelos reais como nos jogos anteriores, elas eram mais "surreais" nessa versão.
Outra novidade também é que as pistas agora são interligadas: a próxima corrida sempre começa onde a anterior terminou e há varios caminhos pra se tomar no meio da corrida que podem levar o jogador a várias rotas diferentes. O jogo também tinha um modo exclusivo de 4-Players graças as várias entradas de controles disponiveis no console. Vejam o video abaixo pra conhecer um pouco mais do jogo:
Enquanto a THQ lançava esse jogo no Nintendo 64, a EA estava preparando um novo jogo para o PlayStation que depois de algum tempo também receberia uma versão para o portátil da Nintendo.
Road Rash Jailbreak (Electronic Arts, PlayStation / Magic Pockets, Gameboy Advance) - Lançado no fim de 1999 na Europa e em janeiro de 2000 nos Estados Unidos, foi o sétimo e último jogo da série lançado até o momento. Também é o primeiro jogo da série a ter uma história como plano de fundo.
A história apesar de boba adicionava alguns fatores interessantes ao jogo: Spaz, que era o maior corredor de rua de todos os tempos foi preso e o jogador tem como objetivo disputar com as outras gangues pra ver quem iria conseguir tirar o cara da prisão primeiro. Com esse pretexto e com um sistema de combates renovado, mas não tão melhorado assim, o jogo tentou voltar as origens e tentou fazer um meio termo entre os bons gráficos de Road Rash 3D e as corridas rápidas do Road Rash 64, mas ficou no meio termo mesmo.
O sistema de combate não era tão bom quanto eles prometeram e mais fazia o jogador cair da moto por não conseguir controlar a moto e acertar o inimigo do que qualquer coisa. Os gráficos estavam bons, o controle da moto era bem fluido e também teve o retorno dos pedestres ao jogo. O trafego de carros também estava maior aqui, aumentando um pouco mais o desafio.
Havia um modo para 2 jogadores com a tela dividida no meio que era bastante legal de jogar e tinha vários modos diversificados como um deles em que 1 player era o policial e o outro o bandido. Também um novo modo no qual se jogava de 2 mas apenas em 1 moto, o segundo player ficava acoplado a moto desferindo golpes e mandando embora os concorrentes.
Algumas screens e videos do jogo:
Em 17 de Setembro de 2003, foi lançada uma versão desse mesmo jogo para o GBA, só que ela não lembra em NADA a versão do PlayStation, há não ser a capa e o nome que eles compartilham. Mas isso não quer que o jogo não seja bom, muito pelo contrário.
Entre os modos nessa versão há o Wild Race, que é o já famoso modo de completar as pistas em diferentes leveis de dificuldade no qual você escolhe entre 3 personagens, cada um com suas caracteristicas próprias, e no fim de cada corrida você pode fazer um upgrade na moto pra melhora-la. O modo Cop Patrol também está presente aqui assim como o 2-Player mode. Sem muita inovação, o jogo fez essa aparição timida no portátil da Nintendo.
Aqui a única coisa nova são os itens que na versão do Nintendo 64 eram multiplicadores ou armas pros personagens aqui se tornou algo mais estilo Mario Kart: armadilhas e projeteis que são atirados nos outros corredores, tirando um pouco da identidade original do jogo. O jogo pode ser um pouco monotono pra alguns, já que não toca nenhuma música durante a corrida.
Os poligonos do jogo original foram trocados por sprites em 2D nessa versão, dando uma impressão mais cartunesca como nos primeiros jogos da série. E até há alguns pedrestres nas pistas, mas por censura do portátil elas apenas diminuem a sua velocidade e você não as atropela como antigamente.
Veja algumas screens e videos do jogo:
E só para finalizar com chave de ouro: em 2006 a EA lançou pra PSP uma coletânea entitulada "EA Replay" na qual continha, entre outros clássicos da era 16 bits, os 3 primeiros jogos da série Road Rash. No primeiro jogo, a trilha original composta por Rob Hubbard foi removida devido a um problema com direitos autorais e no Road Rash 3 havia um modo para se jogar de 2 via AD-Hoc.
Aqui a capa do jogo:
E com isso, fecho todos os jogos da série Road Rash. Infelizmente desde a versão Jailbreak, a EA nunca mais se pronunciou quanto ao desenvolvimento de um jogo novo da série. O que pra muitos, como eu, é bem triste, porque o que não falta é vontade de jogar um Road Rash com os gráficos de hoje e aquela velocidade clássica!
Tirado do meu blog:
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/11/road-rash-parte-1.html
http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/11/road-rash-parte-2.html