O fotógrafo alemão Michael H. Rohde gosta de desorientar. Depois de “In Top View”, de 2009, ele surge com o “From Below”, série fotográfica que registra espaços interiores de baixo para cima. Assim como no ensaio anterior, o objetivo do artista é confundir o olhar humano, que necessita centralizar as perspectivas para orientação, e causar certa perturbação.
Vendo as fotos, a impressão do observador é de que elas foram tiradas como se os móveis estivessem flutuando sobre um piso invisível. Tudo ilusão de ótica. Na verdade, o artista compôs as imagens a partir de centenas de fotografias individuais de várias partes da sala, que, quando juntas, formam a ideia de cômodo.
Apesar de desnorteadoras, as imagens acabam cativando justamente pela nossa fixação em estabelecer uma relação com realidade conforme a conhecemos. Dessa forma, a obra de Rohde acaba assumindo, esteticamente, um caráter paradoxal e fascinante. É impossível não se incomodar ao ver, mas é impossível parar de olhar. Você concorda?
http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/08/fotografias-em-angulo-inusitado-desorientam-observador.html
Vc não bebeu... :acepted: