Usopp escreveu: Teria como fazer uma comparação técnica entre as 3 CPS? Sempre fui curioso nesse quesito...
Fala aí, Usopp.
Cara, a CPS1 e CPS2 tem praticamente a mesma configuração (com um pequeno aumento de velocidade na CPS2 e acréscimo do sistema Q Sound).
CPS1CPU de processamento: 68000 @
10 MHz.
CPU de som: Z80 @
4 MHz.
Placa de som:
YM2151 @ 3.579580 MHz, MSM6295 @ 7.576 KHz.
Resolução: 384 x 224.
CPS2CPU de processamento: 68000 @
16 MHz.
CPU de som: Z80 @
8 MHz.
Placa de som:
Q Sound @ 4 MHz.
Resolução: 384 x 224.
Pra valer MESMO, a única diferença realmente GRANDE de uma pra outra é a adição da criptografia na placa dos jogos (pra ferrar a pirataria) e a separação física na placa do sistema (pra facilitar a vida dos donos de fliperama, que reclamavam que tinham que gastar muito dinheiro na aquisição de sistemas repetidos e não podiam trocar jogos). Com a CPS2, o cara comprava apenas 1 placa A (sistema) e várias placas B (jogos). Só era necessário trocar (coisa que não era possível na CPS1).
Já a CPS3 é totalmente diferente: parente do DC, sem carcaça e armazenamento em mídia ótica (CD), RAM e memória flash. Tem jamma, claro, mas já começava a receber itens de PC, como drive e cabo flat. Apesar do nome parecido, é praticamente OUTRA PLACA, tem estrutura bem diferente.
CPS3CPU de processamento: Hitachi SH2 @
25 MHz.
CPU de som: desconhecido.
Placa de som:
Q Sound @ 4 MHz.
Resolução: 496×224 (widescreen).
A única melhora real da CPS3 foi o modo widescreen e a paleta de cores enorme (32.768). Apesar disso, foi um fracasso: apenas 6 jogos lançados e muitas reclamações de demora na instalação e baixa resistência do sistema.
Um detalhe curioso é que as revistas pagavam pau demais pra CPS3 por causa da movimentação (frames) dos personagens do SF3. Ok, eram mesmo bem feitos e cada personagem tinha trocentos quadros, mais do que qualquer outro jogo 2D. No entanto, se esqueciam que a MVS, com hardware quase 7 anos mais velho, fazia bonito com Art Of Fighting 3 no mesmo ano e com Garou em 99... A diferença existia, claro. Mas não era aquela coisa monstruosa, principalmente na hora do jogo com tudo rodando ao mesmo tempo.
Proporcionalmente falando, a MVS até que se saia MUITO bem, apesar de defasada. Isso aí era mais do empenho dos animadores em cada jogo do que da placa em si, pois animação fluida por si só, as 2 placas faziam. O que a CPS3 eram REALMENTE colossal era na paleta de cores, aí sim...
Última edição por cachorron em Dom 19 Ago 2012, 18:06, editado 6 vez(es)