Jogo lançado em 14 de abril de 2001 e portado para o GameCube no 14 de Dezembro no Japão, o jogo seria lançado para N64DD mas foi migrado para o cartucho.
O jogo é a primeira versão de Animal Crossing que foi apenas lançado no Japão e mais tarde foi refeito mais duas versões para NGC(Animal Crossing +,Animal Crossing e +)
Semelhanças com as outras versões
Doubutsu no Mori, sendo o primeiro jogo, contém muitas coisas que são encontrados e reconhecidos nas seqüências seguintes.
Doubutsu no Mori usa perguntas para determinar os personagens parece.
Personagens Tom Nook , KK Slider , cobre , e Booker estão presentes.
Jogador começa com uma divida da compra da casa do Tom Nook.
Resetti enche o saco como nos outros jogos com seus sermões se você sair do jogo sem querer salvar.
A loja do Tom Nook passa por vários upgrades.
Diferenças
Able sisters não estavam presentes, por isso não havia padrões.
O Museum não estava presente por isso não havia Blathers . O Faraway Museum , no entanto, que ainda existem para identificar fósseis.
Prefeito Tortimer não está presente no Doubutsu no Mori, para que você não poderia receber presentes dele.
Wisp não estava presente, então você não pode obter qualquer um de seus encantos.
Em vez do poço dos desejos , Floresta animal tinha um Santuário de Bell . No Ano Novo, o jogador iria abalar o pólo central tocando o sino em vez de jogar uma moeda.
Na Doubutsu no Mori, apenas um item pode ser armazenado em contendo mobiliário (armários, guarda-roupas,etc), enquanto em Animal Crossing, três itens podem ser armazenados.
Várias camisas, tapetes e papéis de parede foram removidos ou redesenhado em Animal Crossing.
O jogo tinha alguns problemas o mais conhecido é o do relógio que foi consertado na versão de NGC graças ao relógio interno do console.
Apesar de lançado apenas em japonês alguns fãs traduziram o jogo para inglês uma versão fácil de ser encontrada pela internet