JurianSutter escreveu: A questão do hardware que eu citei foi apenas ilustrativa. Mas de fato os documentos da época registram alguns itens "estranhos". Eu como leigo nesses assuntos me reservo a minha opinião. Ninguém pode contestar que de fato, Estados Unidos estava atrás da URSS na corrida espacial, e espantosamente em 6 meses eles anunciam e vão até a Lua.
A NASA em 2000 disse ter um projeto de levar o homem novamente a Lua em 2010. O projeto é adiado umas 3 vezes. Recentemente alegando falta de verba, ela suspende o projeto. Será que nos supostos vestígios lunares que trouxeram não havia nada interessante a ponto de fazer eles voltarem? Se na época em 6 meses eles anunciaram e concretizaram tal feito, não seria hoje provavelmente mais fácil realizar a experiência? Supondo que centenas de estudos foram feitos, ainda mais com a experiência positiva em 69?
Sinceramente, não tenho opinião formada a respeito. Mas custo a acreditar em tal fato. O site que o bruno colocou é bem instigante. Não vou ficar aqui apontando certezas. Repito que sou leigo em física. No momento estou mais interessado nos resultados do tal Curiosity Mars Rover.
Tem uma diferença de 1969 a 2000 que deve ser ressaltada:
O cenário político.
Em 69 EUA e URSS disputavam o posto de maior potência do mundo.
Era a rivalidade comunismo x capitalismo.
Ambos países queriam demonstrar ser o modelo de prosperidade a ser seguido no mundo.
Rússia ganhou várias "lutas" na corrida espacial.
Colocou o primeiro satélite em órbita, colocou o primeiro animal no espaço (Cadela Laika) e colocou o primeiro ser humano no espaço.
Os EUA, em resposta, fizeram a maior injeção de dinheiro que a NASA já viu.
A Agência Espacial recebeu aportes financeiros praticamente ilimitados.
Contratou os maiores gênios de sua época, em diversas áreas.
Óbvio, houve muita espionagem industrial e "comprou-se" muitos especialistas Russos. Mas, essa parte da história é "especulação".
O cenário politico atual é completamente diferente.
A URSS não existe mais.
O "inimigo" americano, agora usa barba e vive em cavernas.
O contribuinte cada vez se importa MENOS com a NASA.
A "corrida espacial" acabou.
A Agência Espacial, outrora grandiosa, está aos frangalhos.