O filme é um road-movie (moda na década de 80), bem "sessão da tarde" mesmo, uma mistura de Rain Man (1989) com Conta Comigo (1986). O filme nem esconde muito que foi feito pra promover o Nes e o jogo que seria seu maior sucesso Super Mario Bros 3, não tendo assim uma história e nem personagens muito bem desenvolvidos. Hoje vale mais pelo registro histórico de quem curtiu o vg.
O filme mostra um guri de 9 anos que tem problemas mentais, e ele insiste em ir pra California, assim vive fugindo de casa. A mãe e padastro sem saber o que fazer, resolvem internar ele em uma instituição pra doente mentais (não, seria melhor tentar levar ele pra California pra saber o que ele quer lá?). O irmão dele de 13 anos (que vive com o pai e um irmão mais velho), vivido por Fred Savage (conhecido na época por causa da série Anos Incríves) não concorda com isso e resolve levá-lo pra California escondido da família. No caminho encontram uma menina que vai ajudá-los na empreitadada.
O irmão e a menina descobrem que o Rain Man mirim é "Gênio do videogame", e resolvem investir nesse talento dele pra ganhar um dinheirinho para viagem, então ganham apostas de quem joga com ele. Mas descobrem que vai ter um torneio de vgs na California que vai dar 50 mil obamas pra quem for o vencedor, então resolvem ir pra lá e ganhar o dinheiro (Er... Eles teriam que ganhar dinheiro pra ir pra California, mas pra ganhar esse dinheiro, eles teriam que ir pra California ganhar esse dinheiro lá... rimkuk Não entendi a lógica mas ok).
No meio tempo, rola no filme uma disputa entre um detetive (que foi contratado pela mãe e padastro pra achar o menino), e o pai e irmão mais velho, que vão em busca dos garotos. Se o pai achar primeiro, o detetive não ganha o dinheiro pelo serviço, então ele vive sabotando o pai para que esse não ache o filho antes dele. O pai e irmão mais velhos dos meninos são os atores mais conhecidos do elenco, fora do Fred Savage. O pai é Beau Bridges (irmão de Jeff Bridges), e o irmão mais velho é Christian Slater (ambos, hoje, nem devem lembrar que fizeram esse filme). Se tenta aqui mostrar uma aproximação de pai e filho, com o filho achando uma Nes na pick up do pai e jogando ele em cada TV que encontram pelo caminho. E logo depois é o pai que vicia no Nes do filho. Mas o filme no início não mostra muito bem a relação de pai e filhos, com isso essas cenas ficam um pouco vazias, mas é curioso mesmo ver Beau Bridges e Christian Slater jogando Nes.
*Não posso deixar de citar de um diálogo do filme na versão dublada: Pai "O que você está jogando?"; Filho "OS Tartarugas Ninjas" (Glup!).
*O filme não é preto-e-branco, mas é uma imagem legal com o Beau Bridges e resto do elenco.
E não podemos também não falar do Lucas. O Master gamer do filme. Ele é meio que lenda, já que aparentemente ninguém vence ele. E qual o segredo dele? Usar a Power Glove, claro! E ele vence uma partida de Rad Racer contra o Rain Man, usando esse acessório (mas nem vi o Rain Man jogando nessa hora, só depois se vê ele triste por ter perdido pro Lucas). Creio que o Lucas deve ser o único ser do mundo que sabe jogar bem com essa luva... Então, o cara é fera e merece um filme só pra ele.
Games que aparecem no filme: Double Dragon (incrivelmente, o Rain Man joga no arcade, mas a versão que mostra é a do Nes mesmo), Megaman 2, Metroid, Turtles 1, NinjaS Gaiden (é assim que saiu na versão dublada ), Zelda II, Super Mario Bros 2 e 3, Rad Racer, e um de F-1 (que nem sei se era de Nes mesmo, não parecia ser).
E o torneio de gamers no final é algo bem esquisito. No fim, se joga só dois jogos: NinjaS Gaiden (cof) e SMB3, ou seja, o sacrifício do Rain Man em jogar mil games durante o filme para se dar bem no torneiro, foi por água a baixa, já que só se pedia 2 games pra disputar (e SMB3 surgiu ali no torneio, então ele nem poderia treinar nele mesmo). E o que contava na disputa era pontuação conseguida depois de um tempo (10 min.). Quem conseguisse maior pontuação, ganhava. O estranho é que o Rain Man ganhava pontos fazendo coisas que não dão pontuação no SMB3 (conseguir a flauta e usar a Warp Zone dá pontos? Onde? Não sabia). É... Lucas, você pode pedir recontagem de votos aí...
Enfim, o filme é fraquinho mesmo, mas não machuca (é uma sessão da tarde mesmo). Dá pra ver numa boa, e pode funcionar pra quem curte "humor involuntário" já que o filme tem muito disso. E quem curtiu o vg de 8 bits da Nintendo é bom dá uma olhada, pelo valor histórico. Mas se isso tudo não é sua praia, não precisa perder tempo.
E pra finalizar: Fico imaginando se o filme tivesse rendido e a Nintendo resolvesse fazer outros filmes promocionais assim dos seus outros vgs. Imagina um "Gênio do Videogame" versão SNes, GameBoy, N64, GC, DS e... glup, Wii ( ).
*O filme tá disponível no NetFlix. Assisti ele ontem por lá.