Melhor nick da historia!! escreveu: ...
Mas é JUSTAMENTE DISSO que estou falando, diacho.
Vamos por partes:
1) Quanto a jogar por jogar, até um emulador pirata serve. Não tenho desses purismos a muitos anos. Jogar num console, num emulador, no PC, na Live, pra mim, se a emulação estiver 100%, pouco importa. Jogo onde estiver mais fácil: praticidade rula. Se tiver que piratear, vou lá e mando ver. Só compro se REALMENTE gostar.
2) Quanto esse lance de colecionar, eu mesmo não me engano: só compra essas coisas velhas quem tem apego com hardware (meu caso) ou caso o sujeito seja desses puristas conservadores, e chatos, que só se contenta em jogar no hardware original (acho bobeira).
3) Quanto ao Neo Geo em si, acho esse lance de um console de 20 anos custar 1.2k-1.5k um absurdo (não apenas o AES-MVS, mas qualquer outro). Os jogos então (300, 400, 500, 600 obamas), é uma estupidez sem tamanho. Pior agravante: 99% dele foi portado em coletâneas, ou seja, exclusivo mesmo não tem praticamente nada. Mas aí vem neguinho, Moacyr style, e diz: "
para o verdadeiro otário colecionador, ele paga o que for preciso". Só mesmo sendo muito bucha pra entrar nessa... Pra mim, nem considero isso colecionismo, mas sim patologia - e das brabas. Esse hype é uma doença.
P.S importante: mas nem por isso tudo TEM que ser caro... Paguei menos de 300 reais (5x menos que um AES) no meu kit da MVS, fiquei feliz, tenho uma peça original e, o mais importante, sem esfolar meu bolso. Mas tem que procurar (e muito) e saber quando parar (não pretendo comprar mais nada dele. Acabou).
4) Agora sim, falando do lançamento aí do tópico, ele é um mero bÔnus - não é hardware original como um AES-MVS, nem um port pra console atual, apenas um
item comemorativo (e deve ser avaliado como tal). MESMO assim, eu ainda acho o produto caro por 3 motivos:
+ linha de jogos pífia - pior: é 99% da SNK, não tem licença especial alguma no meio.
+ esse tipo de produto é visado pra gerar um troco rápido e naquele instante pra empresa. Ninguém quer saber de dar atualização, botar mais jogos, incrementar isso ou aquilo depois de uns meses... É quase regra não-declarada de mercado.
+ não tem extras e impressos NENHUM: tinha que ter banner, sticker, pôster, material impresso, artwork do desenhista Shinkirou (http://urban-muse.com/blog/Urban-Muse-Shinkiro-Retrospective/) e coisas do tipo, que eram comum na década de 90. Mas é apenas uma carcaça com um hardware hyper barateado que emula meia dúzia de jogos.
No fim, pra quem gosta do Neo Geo, tem uma certa nostalgia e QUER ter algo comemorativo sem ter que gastar uma fortuna, compensa. No entanto, como conheço o sistema e não acho legar sair abrindo a carteira pra tudo, particularmente acho que dava pra fazer coisa BEM melhor (principalmente hoje, onde impressos e software antigos custam centavos...). Galera tem que ver o passado com os olhos do presente e saber dosar se realmente é excelente, bom, ruim ou se dava pra ter ficado melhor...