RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

power_settings_newInicie sessão para responder
+3
Henrico D. Santo
Kaneda
Jail
7 participantes

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Descobri que com o Microsoft Picture Manger dá pra se deformar imagens a ponto de se parecerem imagens digitalizadas de qualidade 8/16 bits. Fui tentar fazer isso no photoshop mas sou analfa em ps, mesmo com tutorial, não consegui, mas no mpm, já deu pra chegar num resultado que me agradou.

Pra fazer de 16 bits é mais fácil, já de 8 é mais complicado porque aí a imagem sempre fica deformada demais a ponto de se fazer necessário retocar elas.

Pegando o exemplo do game do Batman que é o máximo de "digitalização" que conseguiram num game Nes:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits Batman_NES_ScreenShot1

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits Batman_2

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits NES-sc2-Batman

Fica num tom mais de "desenho em cima da imagem" que digitalização propriamente.

Mas enfim, fui tentar fazer com aquelas imagens do Capitão América que tinha postado aqui e ficou assim:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits 30bmvqa

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits 21a09zs

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits 30nckfb

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits 9tcoie

Fica difícil passar disso e chegar no ponto 8 bits já que ficam deformados demais e aí tem que se retocar muita coisa e no fim a imagem ia ficar com cara de desenho mesmo.

Quem tiver dicas pra isso, fica o tópico pra comentar.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
uau....

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Sou designer, mas quase não manjo de photoshop, minha área é animação.

Mas acho que deve ter algum efeito que quadricule a imagem, aí fica mais fiél.

No mais, o bom mesmo é redesenhar tudo.

E assisti o filme ontem. Curti, muito legal, mas vi gente dizendo que era o melhor filme já feito... na boa, é um enlatado para os super heróis, tudo já pré feito. Sei lá, pra mim não foi nada de mais o filme.

Quem valeu a pena foi como sempre o Roberto como Iron Man e a deliciosa Scarlet como Viúva Negra.

E a cena do Hulk batendo no Loki foi épico.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
E no NES o que pegava era o limite de cores tb.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
Sou designer, mas quase não manjo de photoshop, minha área é animação.

Mas acho que deve ter algum efeito que quadricule a imagem, aí fica mais fiél.

No mais, o bom mesmo é redesenhar tudo.



Tentei fazer esse efeito quadriculado no photoshop mas apanhei muito e no fim, não consegui. Analfa total aqui.

E no Picture Manager tem que deformar muito a imagem pra chegar nisso e depois tem que desenhar tudo de volta. Bem complicado.

Mas qualidade 16 bits é mais sussa. Dá pra chegar numa boa no Picture Manager.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Ah Jail descobri no Photshop como quadricular a imagem.

Só ir no Filter>Pixelate>Mosaic e escolhe entre 3 ou 4.

Agora, pra dar o efeito de poucas cores não manjo.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits Dyvi35


Fiz o efeito de poucas cores no MS Paint, pq eu gravei com 256 cores.

Mas não é fil ao NES ainda.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:

Quem valeu a pena foi como sempre o Roberto



Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits 20120810-roberto%20carlos

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Leinad escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:

Quem valeu a pena foi como sempre o Roberto



Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits 20120810-roberto%20carlos


Porra, esse "o" não deveria estar aí... coloquei sem querer. :morrediabo:

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits Scarface8bits

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
Ah Jail descobri no Photshop como quadricular a imagem.

Só ir no Filter>Pixelate>Mosaic e escolhe entre 3 ou 4.

Agora, pra dar o efeito de poucas cores não manjo.



Vi um tutorial falando sobre isso, mas vou tentar de novo ver se se consigo fazer algo por lá.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
E agora sei porque o Mortal Kombat nunca saiu pra Nes. Era difícil pra caramba digitalizar imagens por lá. Até os games piratas do MK no Nes são bem ruinzinhos de imagens, os caras limitaram a fazer os personagens, um totalmente azul, outro totalmente amarelo, outro laranja, e etc, pra poder caber as imagens por lá.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Abra o Photoshop, clique em Imagem>Modo>Cores Indexadas.

Selecione Local(Adaptavel) em Paleta, em cores digite "4", em Forçado selecione "Personalizar".

Vai aparecer uma caixa, você vai clicar em cada quadradinho e colocar a cor que você quer na imagem (só pode 4 hein!)

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits The_NES_palette_by_erik_red

Depois selecione a opção de pontilhamento que você achar que fique melhor, e clique em OK.

É preferível deixar a imagem em 256x240 que é a resolução do nintendinho.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Jail escreveu:
E agora sei porque o Mortal Kombat nunca saiu pra Nes. Era difícil pra caramba digitalizar imagens por lá. Até os games piratas do MK no Nes são bem ruinzinhos de imagens, os caras limitaram a fazer os personagens, um totalmente azul, outro totalmente amarelo, outro laranja, e etc, pra poder caber as imagens por lá.



CARA EU VEJO ESSES GRÁFICOS E ESSES SONS DE NES... QUE VONTADE DE JOGAR!

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Jail escreveu:
E agora sei porque o Mortal Kombat nunca saiu pra Nes. Era difícil pra caramba digitalizar imagens por lá. Até os games piratas do MK no Nes são bem ruinzinhos de imagens, os caras limitaram a fazer os personagens, um totalmente azul, outro totalmente amarelo, outro laranja, e etc, pra poder caber as imagens por lá.


isso é verdade, mas isso nao impediu que lançassem pra master system e até pra GAME BOY!!!

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder