RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

power_settings_newInicie sessão para responder
+3
Henrico D. Santo
Kaneda
Jail
7 participantes

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Punch Ball Mario Bros. escreveu:
Abra o Photoshop, clique em Imagem>Modo>Cores Indexadas.

Selecione Local(Adaptavel) em Paleta, em cores digite "4", em Forçado selecione "Personalizar".

Vai aparecer uma caixa, você vai clicar em cada quadradinho e colocar a cor que você quer na imagem (só pode 4 hein!)

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 The_NES_palette_by_erik_red

Depois selecione a opção de pontilhamento que você achar que fique melhor, e clique em OK.

É preferível deixar a imagem em 256x240 que é a resolução do nintendinho.

Exemplo:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 DiehardwFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Tumblr_ly6g828QLK1qzyfuw

PS: Na verdade são 13 cores disponíveis para o Background. Só que são só 3 cores (mais a cor de fundo, geralmente preto) para cada bloco de 16x16 pixels. Aí fica difícil replicar o efeito, tem que ter paciência pra separar as cores hehe.

descriptionFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 EmptyRe: Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
Jail escreveu:
E agora sei porque o Mortal Kombat nunca saiu pra Nes. Era difícil pra caramba digitalizar imagens por lá. Até os games piratas do MK no Nes são bem ruinzinhos de imagens, os caras limitaram a fazer os personagens, um totalmente azul, outro totalmente amarelo, outro laranja, e etc, pra poder caber as imagens por lá.

isso é verdade, mas isso nao impediu que lançassem pra master system e até pra GAME BOY!!!

É que o Master System devia ter mais capacidade pra digitalizar as imagens, ele era mais potente que o Nes, já o Game Boy era preto e branco, então não tinha o problema das cores. Sem falar que ele era um pouco mais potente que o Nes também.

Última edição por Jail em Ter 30 Out 2012, 10:49, editado 1 vez(es)

more_horiz
Odeio Photshop!

more_horiz
Abra o Photoshop, clique em Imagem>Modo>Cores Indexadas.

Selecione Local(Adaptavel) em Paleta, em cores digite "4", em Forçado selecione "Personalizar".

Vai aparecer uma caixa, você vai clicar em cada quadradinho e colocar a cor que você quer na imagem (só pode 4 hein!)

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 The_NES_palette_by_erik_red

Depois selecione a opção de pontilhamento que você achar que fique melhor, e clique em OK.

É preferível deixar a imagem em 256x240 que é a resolução do nintendinho.

Exemplo:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 DiehardwFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Tumblr_ly6g828QLK1qzyfuw

PS: Na verdade são 13 cores disponíveis para o Background. Só que são só 3 cores (mais a cor de fundo, geralmente preto) para cada bloco de 16x16 pixels. Aí fica difícil replicar o efeito, tem que ter paciência pra separar as cores hehe.

Valeu. Vou tenter depois, pra ver como fica.

Essa pic do Duro de Matar ficou bem legal.

more_horiz
Outra coisa que vou deixar só por curiosidade: São 512 figuras de 8x8 pixels que podem estar na memória (256 sprites e 256 planos-de-fundo)... por isso era meio difícil ter gráficos de qualidade...

Exemplo: Meu Joguinho vs. Batman da Sunsoft:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Shittypong

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Batmann

Perceba que no meu joguinho é mais fácil discernir o que está na memória enquanto no batman não dá para entender nada, pois o Batman foi retalhado em pedacinhos para caber na memória e ele preenche quase tudo... mesmo com algumas partes de fora (o truque foi fazer a imagem do batman no "escuro" para ter menos o que mostrar).
Fora que no meu joguinho as imagens na memória são as mesmas durante o jogo inteiro, o batman não, cada fase e tela título o console puxa outros "mosaicos" do cartucho.

more_horiz
CARAI PUNCH!

Posta mais ae tb sobre esse seu game.

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:
CARAI PUNCH!

É só um joguinho tipo pong pro nintendinho que eu estou fazendo. Quando eu terminar eu ponho a ROM aqui. O problema é que eu sou preguiçoso e também quando eu arrumo uma coisa buga outra :tudobem:

Quem sabe a mensagem de visitar o fórum não atrai alguém para este recinto?

more_horiz
CARAI PUNCH!

É só um joguinho tipo pong pro nintendinho que eu estou fazendo. Quando eu terminar eu ponho a ROM aqui. O problema é que eu sou preguiçoso e também quando eu arrumo uma coisa buga outra :tudobem:

Porra, achei muito massa. Mas o que vc tá usando pra programar? Vc manja de que tipo de prog?

more_horiz
CARAI PUNCH!

Porra, achei muito massa. Mas o que vc tá usando pra programar? Vc manja de que tipo de prog?

É um editor de texto + arquivo exe que transforma os comandos em 0101010101 para ser lido por emuladores. Se eu tivesse um powerpak ou gravasse o programa num chip pra ser soldado num cartucho até daria pra jogar num nintendinho de verdade.

Se eu animar eu faço uns tutoriais. Pena que ninguém vai querer segui-los :tudobem:

EDIT: eis aqui minha área de trabalho
Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Batmany

more_horiz
Afffe Punch, eu morro se eu tentar decifrar isso.

É tudo puro na prog?

more_horiz
Afffe Punch, eu morro se eu tentar decifrar isso.

É tudo puro na prog?

Sim. Mas é mais fácil do que parece, basta ter um pouquinho de paciência e o material certo para aprender. Se alguem quiser ficar sabendo mais mande via MP, melhor não ficar tirando o tópico do foco.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder