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Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits

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Henrico D. Santo
Kaneda
Jail
7 participantes

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Punch Ball Mario Bros. escreveu:
Abra o Photoshop, clique em Imagem>Modo>Cores Indexadas.

Selecione Local(Adaptavel) em Paleta, em cores digite "4", em Forçado selecione "Personalizar".

Vai aparecer uma caixa, você vai clicar em cada quadradinho e colocar a cor que você quer na imagem (só pode 4 hein!)

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 The_NES_palette_by_erik_red

Depois selecione a opção de pontilhamento que você achar que fique melhor, e clique em OK.

É preferível deixar a imagem em 256x240 que é a resolução do nintendinho.


Exemplo:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 DiehardwFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Tumblr_ly6g828QLK1qzyfuw

PS: Na verdade são 13 cores disponíveis para o Background. Só que são só 3 cores (mais a cor de fundo, geralmente preto) para cada bloco de 16x16 pixels. Aí fica difícil replicar o efeito, tem que ter paciência pra separar as cores hehe.

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Neto Kosovo escreveu:
Jail escreveu:
E agora sei porque o Mortal Kombat nunca saiu pra Nes. Era difícil pra caramba digitalizar imagens por lá. Até os games piratas do MK no Nes são bem ruinzinhos de imagens, os caras limitaram a fazer os personagens, um totalmente azul, outro totalmente amarelo, outro laranja, e etc, pra poder caber as imagens por lá.


isso é verdade, mas isso nao impediu que lançassem pra master system e até pra GAME BOY!!!


É que o Master System devia ter mais capacidade pra digitalizar as imagens, ele era mais potente que o Nes, já o Game Boy era preto e branco, então não tinha o problema das cores. Sem falar que ele era um pouco mais potente que o Nes também.

Última edição por Jail em Ter 30 Out 2012, 10:49, editado 1 vez(es)

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Odeio Photshop!

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Punch Ball Mario Bros. escreveu:
Punch Ball Mario Bros. escreveu:
Abra o Photoshop, clique em Imagem>Modo>Cores Indexadas.

Selecione Local(Adaptavel) em Paleta, em cores digite "4", em Forçado selecione "Personalizar".

Vai aparecer uma caixa, você vai clicar em cada quadradinho e colocar a cor que você quer na imagem (só pode 4 hein!)

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 The_NES_palette_by_erik_red

Depois selecione a opção de pontilhamento que você achar que fique melhor, e clique em OK.

É preferível deixar a imagem em 256x240 que é a resolução do nintendinho.


Exemplo:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 DiehardwFormatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Tumblr_ly6g828QLK1qzyfuw

PS: Na verdade são 13 cores disponíveis para o Background. Só que são só 3 cores (mais a cor de fundo, geralmente preto) para cada bloco de 16x16 pixels. Aí fica difícil replicar o efeito, tem que ter paciência pra separar as cores hehe.


Valeu. Vou tenter depois, pra ver como fica.

Essa pic do Duro de Matar ficou bem legal.

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Outra coisa que vou deixar só por curiosidade: São 512 figuras de 8x8 pixels que podem estar na memória (256 sprites e 256 planos-de-fundo)... por isso era meio difícil ter gráficos de qualidade...

Exemplo: Meu Joguinho vs. Batman da Sunsoft:

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Shittypong

Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Batmann

Perceba que no meu joguinho é mais fácil discernir o que está na memória enquanto no batman não dá para entender nada, pois o Batman foi retalhado em pedacinhos para caber na memória e ele preenche quase tudo... mesmo com algumas partes de fora (o truque foi fazer a imagem do batman no "escuro" para ter menos o que mostrar).
Fora que no meu joguinho as imagens na memória são as mesmas durante o jogo inteiro, o batman não, cada fase e tela título o console puxa outros "mosaicos" do cartucho.

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CARAI PUNCH!


Posta mais ae tb sobre esse seu game.

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Henrico D. Santo escreveu:
CARAI PUNCH!


Posta mais ae tb sobre esse seu game.


É só um joguinho tipo pong pro nintendinho que eu estou fazendo. Quando eu terminar eu ponho a ROM aqui. O problema é que eu sou preguiçoso e também quando eu arrumo uma coisa buga outra :tudobem:

Quem sabe a mensagem de visitar o fórum não atrai alguém para este recinto?

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Punch Ball Mario Bros. escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:
CARAI PUNCH!


Posta mais ae tb sobre esse seu game.


É só um joguinho tipo pong pro nintendinho que eu estou fazendo. Quando eu terminar eu ponho a ROM aqui. O problema é que eu sou preguiçoso e também quando eu arrumo uma coisa buga outra :tudobem:

Quem sabe a mensagem de visitar o fórum não atrai alguém para este recinto?


Porra, achei muito massa. Mas o que vc tá usando pra programar? Vc manja de que tipo de prog?

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Henrico D. Santo escreveu:
Punch Ball Mario Bros. escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:
CARAI PUNCH!


Posta mais ae tb sobre esse seu game.


É só um joguinho tipo pong pro nintendinho que eu estou fazendo. Quando eu terminar eu ponho a ROM aqui. O problema é que eu sou preguiçoso e também quando eu arrumo uma coisa buga outra :tudobem:

Quem sabe a mensagem de visitar o fórum não atrai alguém para este recinto?


Porra, achei muito massa. Mas o que vc tá usando pra programar? Vc manja de que tipo de prog?


É um editor de texto + arquivo exe que transforma os comandos em 0101010101 para ser lido por emuladores. Se eu tivesse um powerpak ou gravasse o programa num chip pra ser soldado num cartucho até daria pra jogar num nintendinho de verdade.

Se eu animar eu faço uns tutoriais. Pena que ninguém vai querer segui-los :tudobem:

EDIT: eis aqui minha área de trabalho
Formatando imagens para ficar com qualidade de vg de 8/16 bits - Página 2 Batmany

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Afffe Punch, eu morro se eu tentar decifrar isso.

É tudo puro na prog?

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Henrico D. Santo escreveu:
Afffe Punch, eu morro se eu tentar decifrar isso.

É tudo puro na prog?


Sim. Mas é mais fácil do que parece, basta ter um pouquinho de paciência e o material certo para aprender. Se alguem quiser ficar sabendo mais mande via MP, melhor não ficar tirando o tópico do foco.

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