Dopefish escreveu: Será que ela sabe que a palavra "escravo" vem de "eslavo", atual grupo étnico dos russos, croatas, ucranianos, que são brancos, loiros e de olhos azuis, e que foram os primeiros "escravos" que se tem notícia? (escravizados por árabes, por asiáticos, etc...)
Historicamente impreciso. Na Grécia antiga já havia escravidão, em modelos diferentes daquele que o estudante brasileiro está acostumado, devido a especificidade histórica e dos estudos escolares brasileiros. Em roma a quantidade de escravos era absurdamente alta, tanto na República quanto no império, e escravos de diferentes etnias: negros, brancos, asiáticos.
Não confunda o surgimento do termo ATUAL para designar escravo (o qual de fatod eriva de eslavo, com os eslavos terem sido o primeiro povo escravizado.
A escravidão é algo cuja origem é difícil de precisar. Esteve presente em povos europeus, asiáticos, árabes, africanos e mesmo entre nativos americanos, mas em diversas formas e modalidades.
Mesmo durante a Idade Média, período o qual no Brasil geralmente se extrapola o modelo francês de feudalismo para TODA a Europa (uma imprecisão que causa distorções imensas), havia escravidão na europa, em especial nas cidades- estado e pequenos reinos da península Itálica, onde a servidão nunca foi proeminente.
Daí é errôneo dizer que foram os reinos negros ou muçulmanos da África que ensinaram os brancos a escravidão e o uso e comércio de escravos. Historicamente falho e impreciso.
Já havia escravidão na África antes de contatos mais próximos com os europeus? Claro! Tanto entre as etnias negras quanto nos vários reinos muçulmanos. Mas já havia escravidão na Europa também, antes dos contatos se intensificarem.
O que podemos dizer, com menos risco de imprecisão histórica é que após o início em grande escala do tráfico negreiro e da compra de escravos africanos (negros tribais ou muçulmanos negros ou não negros) as guerras voltadas para captura e aquisição de escravos cresceram em escala, frequência e quantidade.