RIO – A Samsung está em fase final de desenvolvimento de um processador 8-core (oito núcleos de processamento) baseado na arquitetura heterogênea big.LITTLE, da ARM. O chip deve ser lançado no evento “IEEE International Solid-State Circuits Conference”, que acontecerá em San Francisco (EUA) de 17 a 21 de fevereiro de 2013.
Trata-se de mais um claro sinal de que a Samsung pretende dar muito trabalho à Apple na batalha pelo mercado de dispositivos móveis, já que chips desse tipo são voltados para tablets e smartphones.
Segundo o site “Slashgear”, o chip será empregado em smartphones e tablets poderosos e duradouros. Ainda sem nome, o chip usará tecnologia de 28 nanômetros, será um SoC (system on a chip), e será constituído de dois módulos quadcore (quatro núcleos). Cada módulo, tecnicamente chamado “cluster”, terá características distintas do outro.
O primeiro cluster, focado em energia, terá quatro núcleos Cortex A15, com clock de 1,8GHz. Já o segundo, focado em eficiência, rodará quatro núcleos Cortex A7 de 1,2GHz.
Será o primeiro exemplo de um chip big.LITTLE, uma arquitetura anunciada em outubro de 2011 e voltada para usuários de dispositivos móveis que desejam rodar aplicativos e games que exijam alto desempenho, mas que, ao mesmo tempo, possam executar esses programas sem preocupações de que descarregue rapidamente a bateria do aparelho. É justamente a combinação de dois tipos de CPU, que funcionarão em modo intercambiado, que permite otimizar o consumo energético.
Ainda não se sabe quando é que o novo chip começará a aparecer em produtos entrando no mercado. A Samsung já teria dado pistas de que usará um chipset quadcore A15 em seu futuro smartphone Galaxy S IV, previsto para o início de 2013. No entanto, ainda segundo o site, um processador 8-core tem mais probabilidade de aparecer num aparelho sob a forma de um tablet poderoso, talvez um sucessor do Nexus 10.
http://oglobo.globo.com/tecnologia/samsung-desenvolve-chip-arm-de-8-nucleos-6784639