Claro que o sentimento de jogar algo no hardware original, com os belos cartuchos é algo sem igual, mas muitas vezes isso não é possível, por uma série de fatores. Preço ou raridade dos jogos, espaço disponível dentro de casa.. Enfim.. Nesses casos eu uso o Wii!!
Hoje, conhecendo um novo "emulador" que saiu pra ele, decidi fazer esse tópico que há meses vinha enrolando.
Bom, hoje em dia o Wii conta com várias coletâneas de jogos antigos, biblioteca de jogos própria, além da retrocompatibilidade com o GameCube, vários jogos de múltiplas plataformas pro Virtual Console, alguns jogos bem old style pra WiiWare e vários ótimos emuladores que além de costumarem ter uma ótima compatibilidade e poucos bugs, ainda roda na resolução nativa dos consoles (240p), coisa que nem PCs nem o xbox 1 conseguem fazer e que acabam gerando alguns problemas e perdendo a fidelidade que o Wii mantém, seja jogando pelos emuladores ou VC.
Pra começo de conversa, o que é necessário e/ou recomendável que tenham à mãos:
Um Wii, de preferência os mais antigos, com retrocompatibilidade com o GC e claro, desbloqueado por softmod.
Um HD externo, indico aqueles simples da Samsung, tem alguns que dão problema, igual um Seagate que tenho aqui.
E o mais importante, que vejo muita gente reclamando sem muito motivo, que é o controle a usar.
Até dá pra usar o Wii Remote em algumas coisas, igual o NES que só tinha 2 botões e etc.. Mas o ideal é o uso do Classic Controller ou do controle do GameCube. Aliás, a maioria dos jogos de VC só funcionam com um desses 2 controles!
Design que relembra o do SNES, ótima pegada.. E nem precisa dizer qual dos 2 é melhor né? Se alguém for comprar, compre o Pro e seja feliz!
Eu pessoalmente não curto muito o controle do GameCube pra um uso misto.. Tem uma pegada incrível, mas a disposição dos botões não fica legal pra certos jogos.
Além desses, há vários adaptadores pra todo o tipo de controle: N64, NES, Mega Drive, SNES, PS1/PS2, Atari..
(Acha à venda aqui: http://www.faiscaefumaca.com.br/)
Os Fight Sticks da Mad Catz e Hori:
Além dos controles que raramente veremos ao vivo.. :tudobem:
Controle oficial, disponível só pelo Club Nintendo e por terceiros..
Oficial da SNK, bem raro e com aquele precinho especial que a marca ama.
Vou começar falando sobre os coletâneas e jogos mais antigos lançados oficialmente pro Wii e GC e no post abaixo começo a falar sobre emuladores e homebrews em geral.
Wii
Data East Arcade Classics
Dragon's Lair Trilogy
Ghost Squad
Gunblade NY and LA Machineguns Arcade Hits Pack
Kirby's Dream Collection
Mad Dog McCree Gunslingers Pack
Metal Slug Anthology
Namco Museum Megamix
Namco Museum Remix
SNK Arcade Classics: Volume 1
Samurai Shodown Anthology
Super Mario All-Stars Limited Edition
The House of the Dead 2 & 3 Return
The King of Fighters Collection: The Orochi Saga
GameCube
Spoiler :
Intellivision Lives!
Mega Man Anniversary Collection
Mega Man X Collection
Midway Arcade Treasures
Midway Arcade Treasures 2
Midway Arcade Treasures 3
Namco Museum
Namco Museum: 50th Anniversary
Nintendo Puzzle Collection
Sonic Gems Collection
Sonic Mega Collection
The Legend of Zelda (Collector's Edition)
WiiWare
Contra Rebirth
Final Fantasy IV: The After Years
Castlevania Adventure Rebirth
Mega Man 9
Mega Man 10
Gradius Rebirth
E duas indicações de games com estilo retro que eu adoro:
Cave Story
BIT. TRIP Runner
Não vou falar sobre os jogos do Virtual Console, afinal a lista é imensa e já tem no tópico do Jail: http://www.retrogamesbrasil.com/t17544-lista-de-jogos-disponiveis-no-virtual-console-wii
Só uma dica: Há vários packs de jogos no torrent, é só por pra baixar e na lista de arquivos definir o que quer ou não fazer download.
http://thepiratebay.se/torrent/5033411
Se quiserem algum arquivo em especial, peçam no tópico que eu ou alguém tenta achar.