RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games

power_settings_newInicie sessão para responder
+8
Dcnautamarvete
Kaneda
LuizHB
Ricardo
beto
Melhor nick da historia!!
zir0
yon
12 participantes

description[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games Empty[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games

more_horiz

Claro que o sentimento de jogar algo no hardware original, com os belos cartuchos é algo sem igual, mas muitas vezes isso não é possível, por uma série de fatores. Preço ou raridade dos jogos, espaço disponível dentro de casa.. Enfim.. Nesses casos eu uso o Wii!!

Hoje, conhecendo um novo "emulador" que saiu pra ele, decidi fazer esse tópico que há meses vinha enrolando. [Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games 2314298090

Bom, hoje em dia o Wii conta com várias coletâneas de jogos antigos, biblioteca de jogos própria, além da retrocompatibilidade com o GameCube, vários jogos de múltiplas plataformas pro Virtual Console, alguns jogos bem old style pra WiiWare e vários ótimos emuladores que além de costumarem ter uma ótima compatibilidade e poucos bugs, ainda roda na resolução nativa dos consoles (240p), coisa que nem PCs nem o xbox 1 conseguem fazer e que acabam gerando alguns problemas e perdendo a fidelidade que o Wii mantém, seja jogando pelos emuladores ou VC.

Pra começo de conversa, o que é necessário e/ou recomendável que tenham à mãos:

Arrow Um Wii, de preferência os mais antigos, com retrocompatibilidade com o GC e claro, desbloqueado por softmod.
Arrow Um HD externo, indico aqueles simples da Samsung, tem alguns que dão problema, igual um Seagate que tenho aqui.
Arrow E o mais importante, que vejo muita gente reclamando sem muito motivo, que é o controle a usar.
Até dá pra usar o Wii Remote em algumas coisas, igual o NES que só tinha 2 botões e etc.. Mas o ideal é o uso do Classic Controller ou do controle do GameCube. Aliás, a maioria dos jogos de VC só funcionam com um desses 2 controles!
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games XmOOx[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games Ya4B5

Design que relembra o do SNES, ótima pegada.. E nem precisa dizer qual dos 2 é melhor né? Se alguém for comprar, compre o Pro e seja feliz!
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games FVylz
Eu pessoalmente não curto muito o controle do GameCube pra um uso misto.. Tem uma pegada incrível, mas a disposição dos botões não fica legal pra certos jogos.

Além desses, há vários adaptadores pra todo o tipo de controle: N64, NES, Mega Drive, SNES, PS1/PS2, Atari..
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games KCTyy
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games C4ZIc
(Acha à venda aqui: http://www.faiscaefumaca.com.br/)

Os Fight Sticks da Mad Catz e Hori:

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games HktY6
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games RcdmZ

Além dos controles que raramente veremos ao vivo.. :tudobem:

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games 06Tl4

Controle oficial, disponível só pelo Club Nintendo e por terceiros..

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games LZHsN

Oficial da SNK, bem raro e com aquele precinho especial que a marca ama. [Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games 2314298090

Vou começar falando sobre os coletâneas e jogos mais antigos lançados oficialmente pro Wii e GC e no post abaixo começo a falar sobre emuladores e homebrews em geral.

Wii

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games ZXM7i
Data East Arcade Classics

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games J2HCh
Dragon's Lair Trilogy

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games J2GFt
Ghost Squad

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games UWEJQ
Gunblade NY and LA Machineguns Arcade Hits Pack

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games MfENH
Kirby's Dream Collection

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games GUwLp
Mad Dog McCree Gunslingers Pack

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games BiHQh
Metal Slug Anthology

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games 5IKNH
Namco Museum Megamix

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games D6Oll
Namco Museum Remix

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games NJ4sT
SNK Arcade Classics: Volume 1

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games P1518
Samurai Shodown Anthology

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games Va7hT
Super Mario All-Stars Limited Edition

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games Rv7Gz
The House of the Dead 2 & 3 Return

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games CywUm
The King of Fighters Collection: The Orochi Saga

GameCube

Spoiler :

WiiWare

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games AJVCa

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games DQNuc
Contra Rebirth

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games YoNd0

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games HFPnw
Final Fantasy IV: The After Years

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games M13ve

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games PvlA9
Castlevania Adventure Rebirth

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games RTkaC

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games MvgtF
Mega Man 9

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games C2weT

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games 9G5Iq
Mega Man 10

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games SBBJ9

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games DA2Pp
Gradius Rebirth

E duas indicações de games com estilo retro que eu adoro:

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games CUJP0

Cave Story

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games WXBEp

BIT. TRIP Runner

Não vou falar sobre os jogos do Virtual Console, afinal a lista é imensa e já tem no tópico do Jail: http://www.retrogamesbrasil.com/t17544-lista-de-jogos-disponiveis-no-virtual-console-wii
Só uma dica: Há vários packs de jogos no torrent, é só por pra baixar e na lista de arquivos definir o que quer ou não fazer download.
http://thepiratebay.se/torrent/5033411
Se quiserem algum arquivo em especial, peçam no tópico que eu ou alguém tenta achar.

description[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games EmptyRe: [Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games

more_horiz
Emuladores!

RetroArch Wii

[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games Ln94V

Resolvi começar por esse por ele englobar vários sistemas.
É um projeto relativamente novo e que tá em constante atualização.. Inclusive vi comentários de que estão portando o MAME pro Wii tb e com o MK de arcade rodando 100%.

Site oficial do projeto com os links de download: http://gbatemp.net/threads/retroarch-a-new-multi-system-emulator.333126/

Pra instalar:

Copie a pasta inteira (retroarch-wii) para o cartão SD na pasta "apps". Inicie o Homebrew Channel e escolha RetroArch Wii lá.

Na primeira inicialização, o RetroArch vai criar uma pasta na raiz do seu dispositivo de armazenamento chamado 'retroarch'. Todos os arquivos de configuração RetroArch são armazenadas aqui.

Emuladores/Núcleos:

Final Burn Alpha Cores (CPS1, CPS2, NeoGeo) [versão 0.2.97.26] (**)
FCEUmm (Nintendo Entertainment System) [versão SVN recente]
Gambatte (Game Boy, Super Game Boy, Game Boy Color) [versão 0.5.0 WIP]
Genesis Plus GX (Sega SG-1000, Master System, Game Gear, Genesis / Mega Drive, Sega CD) [versão 1.7.0]
SNES9x (Super Nintendo / Super Famicom)
VBA Nex (Game Boy Advance) (*)
Prboom (jogar Doom 1/Doom 2/Ultimate Perdição / Doom Final)
Mednafen PCE Fast (PC Engine Motor / PC CD / TurboGrafx 16)
Mednafen WonderSwan (WonderSwan / WonderSwan Color / WonderSwan Crystal)

Além disso roda várias placas de arcade, como Sunsetriders, Vendetta, Simpsons, Wild Fang, entre outras.
Tem um limite nos jogos de Neo Geo, só roda roms de no máximo 23mb. Acima disso o console trava. Ainda tem uns probleminhas por causa da memória ram disponível.

As roms de CPS1, CPS2 precisam ser a versão pro Final Burn 0.2.97.26.
Recomendo baixarem do underground-gamer, se precisarem de convite é só pedir!
http://www.underground-gamer.com/details.php?id=57147

Além de achar fullset de tudo que precisarem aí. Vale a pena fazer um pouco de upload pra poder usufruir do acervo!

DOSBox Wii
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games DOSBox

Emulador do MS-DOS, usa o Wii Remote como mouse e necessita de um teclado USB pra jogar.

DOSBox emulates an Intel x86 PC, complete with sound, graphics, mouse, joystick, modem, etc., necessary for running many old MS-DOS games that simply cannot be run on modern PCs and operating systems. However, it is not restricted to running only games. In theory, any MS-DOS or PC-DOS (referred to commonly as “DOS”) application should run in DOSBox, but the emphasis has been on getting DOS games to run smoothly, which means that communication, networking and printer support are still in early development. DOSBox for the Wii. Based on DOSBox version 0.73.

Site do projeto com link pra download: http://wiibrew.org/wiki/DOSBox_Wii

ScummVM Wii
[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games Scummvmsouris

Emulador para Point & Clicks antigos de PC, por exemplo os produzidos pela Lucas Arts.

Lista de jogos compatíveis, segundo a wikipedia:

Spoiler :

Site do projeto com link pra download: http://wiibrew.org/wiki/ScummVM

- Depois eu atualizo com o resto dos emuladores, morrendo de sono já. :tudobem:
- Não quis me estender sobre o assunto, então qualquer coisa pergunta no tópico ou use o google.. Ajudarei no que for possível! :;bigode;:

Última edição por yon em Dom 25 Nov 2012, 01:43, editado 3 vez(es)

description[Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games EmptyRe: [Guia] Utilizando o Wii como plataforma para retro games

more_horiz
ta indo bem esse guia o/

more_horiz
zir0 escreveu:
ta indo bem esse guia o/

more_horiz
Ta ai um console que mal conheço e tenho curiosidade
Muito bom tópico :acepted:

more_horiz
Coisa linda yon, parabéns!!! E muito obrigado!

more_horiz
beto escreveu:
Ta ai um console que mal conheço e tenho curiosidade
Muito bom tópico :acepted:

Se comentarem e me deixarem empolgado até faço outros tópicos sobre o Wii..
Realmente é mal conhecido o console.

more_horiz
Ricardo escreveu:
Coisa linda yon, parabéns!!! E muito obrigado!

Muito obrigado, você! Sorriso

more_horiz
Wii, um console super foda que é injustiçado por fanboyolinhas que só visam somente gráficos , podia colocar uma lista de exclusivos dele.

wii OhhYessss

more_horiz
LuizHB escreveu:
Wii, um console super foda que é injustiçado por fanboyolinhas que só visam somente gráficos , podia colocar uma lista de exclusivos dele.

wii OhhYessss

Se ficar empolgado faço uma lista de jogos que eu acho bacana dele..
Mas por enquanto tenho que terminar essa lista e agora não rola pq tô meio bêbado.

more_horiz
CARALHO, TÓPICO FODA. MAIS TUTORIAIS PLEASE...

more_horiz
No mais xbox mais wii igual a paraíso. Tenho o xbox e o irmão o wii. Logo, tenho os dois.

more_horiz
Cara, que tópico fantástico! Tenho wii há bastante tempo e gosto demais do console. Só que eu sou noob em matéria de emulação e coisas do tipo, embora tenha profundo interesse em games antigos. Comprei alguns pelo virtual console, mas tem muita coisa faltando na lista e até hoje nunca veio. Nem sabia dessas coletâneas para o wii. Tenho, "sobrando", um HD externo Samsung. Mas tenho muitas dúvidas e gostaria de saber se vc pode me responder: 1) como saber se meu wii é desbloqueado por softmod? 2) E se for de outra forma, já era? 3) o que é homebrew channel? 4) como usar o HD externo no wii? 5) tem algum emulador de SNES simples, mas que funcione bem (jamais como o do PS2, onde o som fica travando)? 6) esse negócio vai afetar meu wii a ponto de brickar se eu entrar no wii shop channel?

more_horiz
Dcnautamarvete escreveu:
Cara, que tópico fantástico! Tenho wii há bastante tempo e gosto demais do console. Só que eu sou noob em matéria de emulação e coisas do tipo, embora tenha profundo interesse em games antigos. Comprei alguns pelo virtual console, mas tem muita coisa faltando na lista e até hoje nunca veio. Nem sabia dessas coletâneas para o wii. Tenho, "sobrando", um HD externo Samsung. Mas tenho muitas dúvidas e gostaria de saber se vc pode me responder: 1) como saber se meu wii é desbloqueado por softmod? 2) E se for de outra forma, já era? 3) o que é homebrew channel? 4) como usar o HD externo no wii? 5) tem algum emulador de SNES simples, mas que funcione bem (jamais como o do PS2, onde o som fica travando)? 6) esse negócio vai afetar meu wii a ponto de brickar se eu entrar no wii shop channel?

Cara, quarta eu vou atualizar o tópico e vou por esses emuladores...
1) Forma mais simples é ver se nos channels tem o Homebrew Channel.
2) Não, é só que não é necessário mexer em nada de hardware no Wii.. Dá pra ser feito tudo só por software!
3) Homebrew Channel é por onde vc terá acesso a emuladores e outros programas caseiros..
4) Depois te passo tutoriais sobre isso, mas considerando que seu Wii seja desbloqueado, é só usar um programa pra copiar os jogos que tu baixou pro HD e outro que vai ler esses jogos no Wii.
5) Tem sim! Emulador de snes do wii é ótimo! De mega tb.. Só dá problema em alguns do n64, mas isso dá até no PC.. E ps1 não é perfeito tb.
6) Não! O Wii é tranquilo quanto a isso. Dá pra jogar online com jogo pirata, direto do HD.. Entrar na Wii Shop e o que tiver afim.

Esses dias tá difícil de terminar, mas quarta eu vou atualizar!

more_horiz
belo tópico yon, parabéns cara !

moderas poderiam movê-lo para a área de tutoriais

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder