RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
+AlmaNegra+
bruno79
dukemagus
Sakury
D.O.G.S
Melhor nick da historia!!
Zeck
11 participantes

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram Empty10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
Para a Proteste, que elaborou a lista para o GLOBO, parte do problema está na morosidade dos processos de implantação dessas normas e na falta de agentes para fiscalizar o cumprimento delas

A pedido do GLOBO, a coordenadora institucional da Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, elaborou um lista das 10 leis que poderiam ter mudado a vida do consumidor, mas não pegaram. Para a representante da entidade, parte do problema está na morosidade dos processos de implantação dessas normas e na falta de agentes para fiscalizar o cumprimento delas.

— As empresas apostam na demora e continuam praticando abusos contra os consumidores — ressalta Maria Inês.

— Ainda falta mobilização e conscientização por parte dos consumidores para exigir e cobrar os direitos, de forma a reverter os problemas que hoje enfrentam com muitos setores resistentes, como telefonia, energia e bancos.

1 - Agendamentos de consultas e procedimentos médicos

Uma resolução de 2011 da Agência Nacional de Saúde (ANS) determina prazos máximos para agendar consultas pelos planos de saúde. No entanto, a própria reguladora acabou suspendendo novas vendas de mais de 300 planos ano passado em razão do descumprimento da norma, denunciado pelos próprios beneficiários. No início de 2013 a agência anunciou a suspensão, entre reincidentes e novos, de mais 225 planos por três meses, pelo mesmo motivo. A medida já está em vigor.

2 -Lei do SAC

Um decreto de 2008 determina que os SACs das empresas devem atender aos consumidores em até um minuto. As companhias também precisam fornecer um número de protocolo, oferecer a opção de Cancelamento logo no começo da ligação, e resolver problemas em até cinco dias úteis aos serem procuradas via call center. No entanto, reclamações que chegam aos órgãos de defesa do consumidor referentes ao descumprimento de alguns desse itens mostram que as empresas ainda são resistentes em dar um atendimento qualificado e de atender ao tempo de espera, observa a Proteste.

3 - Venda casada

Proibida pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a prática é caracterizada por vincular a venda de bem ou serviço à compra de outros itens ou pela imposição de quantidade mínima de produto a ser comprado. Como, por exemplo, obrigar o cliente a contratar seguro habitacional do mesmo banco que financia o imóvel. Apesar de o descumprimento acarretar detenção de dois a cinco anos e multa, comércios e serviços seguem tentando lograr o consumidor.

4 - Medicamento fracionado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite desde 2005 o fracionamento da embalagem de um medicamento em partes individualizadas para que o usuário possa levar para casa e pagar por apenas a quantidade prescrita pelo médico. Isso evita a existência de sobras de produtos, diminuindo a possibilidade de intoxicações por automedicação e barateia o tratamento, pois você paga pelo preço praticado para cada unidade do medicamento. Ocorre que a ação não teve adesão da sociedade como um todo, ou seja, as farmácias e laboratórios não aderiram e os consumidores ainda desconhecem esse direito.

5 - Descarte de pilhas

A Resolução nº 257 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que os fabricantes devam inserir, na rotulagem dos produtos, informações sobre o perigo do descarte incorreto das pilhas e baterias automotivas e de celular no lixo comum. Se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar líquido tóxico. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável - o que significa que não se decompõe - pode contaminar o solo.

6 - Conta detalhada da telefonia fixa

Na mudança de cobrança de pulso para o minuto na telefonia fixa foi instituída a conta detalhada. Uma vez solicitada, a empresa tem que enviá-la ao consumidor. O documento é importante porque permite identificar todos os números chamados, as datas e os horários das ligações, com as durações e os valores de cada uma. No entanto, os clientes das operadoras não têm recebido o detalhamento.

7 - Cobranças indevidas

O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor prevê que, se cobrado em quantia indevida, o cliente deve receber o valor em dobro, mais juros e correção monetária. No entanto, empresas dos setores de telefonia e cartão de crédito têm descumprido esta norma.

8 - Cancelamento de contratos de telefonia celular/tv por assinatura, etc

A demora e dificuldades impostas pelas empresas dos setores de telefonia celular e de TV por assinatura aos consumidores para conseguirem cancelar contratos, quando solicitam o desligamento do serviço, viola o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 51.

9 - Lei do Idoso

Em vigor há nove anos, o Estatuto do Idoso prevê atendimento preferencial no Sistema Único de Saúde (SUS), transporte coletivo gratuito aos maiores de 65 anos, que nenhum idoso seja objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão; direito a 50% de desconto em atividades de cultura, esporte e lazer; e proíbe a discriminação por idade e a fixação de limite máximo de idade na contratação de empregados. Direitos que não são respeitados em sua totalidade.

10 -Limite de espera nas filas dos bancos

A Federação Brasileira de Bancos determina que o cliente seja atendido em até 20 minutos em dias normais e em até 30 em dias de pico, que são nas vésperas e após feriados, o último dia útil do mês e nos dez primeiros dias de cada mês. No Rio foi aprovada em 2011 uma lei municipal ainda mais rígida, que fixa o prazo máximo de 15 minutos em dias normais e de 30 minutos somente antes e depois de feriados. O não cumprimento da lei pode resultar em pagamento de multas e prevê também a suspensão da licença de funcionamento da agência.

http://oglobo.globo.com/defesa-do-consumidor/10-leis-que-podem-mudar-vida-do-consumidor-mas-nao-pegaram-7313770

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
— Ainda falta mobilização e conscientização por parte dos consumidores para exigir e cobrar os direitos, de forma a reverter os problemas que hoje enfrentam com muitos setores resistentes, como telefonia, energia e bancos.


Mas esse é o maior problema. Qualquer um que reclamar ou processar ganha, só que ninguém corre atrás ou por preguiça ou pela burocracia envolvida... Triste.

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
Complementando o tópico e indo um pouco além, a VEJA dessa semana pegou 11 estudiosos de área diversas e propôs 11 mudanças drásticas, mas que poderiam ser feitas, pra erguer o país, de tributação até educação.

Só verdades.

Infelizmente, a acomodação de uma galera e o interesse ruim de outros, aliada a morosidade do brasileiro, fode tudo.

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
— Ainda falta mobilização e conscientização por parte dos consumidores para exigir e cobrar os direitos, de forma a reverter os problemas que hoje enfrentam com muitos setores resistentes, como telefonia, energia e bancos.


Mas esse é o maior problema. Qualquer um que reclamar ou processar ganha, só que ninguém corre atrás ou por preguiça ou pela burocracia envolvida... Triste.



burocracia e preço envolvido.

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
fila de banco é uma lei BEM estúpida

a regra Superior é que quando alguém chega no caixa/plataforma, deve ser atendido até o final. Logo, o que condiciona o tamanho da fila são OS CLIENTES, e não os caixas.

Se vier dez filhos-da-puta com uma mala cheia de contas da empresa para pagar, grana e cheque para depósito e ainda pedir pra saber o saldo e fazer uma TED, não há como agilizar

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
dukemagus escreveu:
fila de banco é uma lei BEM estúpida

a regra Superior é que quando alguém chega no caixa/plataforma, deve ser atendido até o final. Logo, o que condiciona o tamanho da fila são OS CLIENTES, e não os caixas.

Se vier dez filhos-da-puta com uma mala cheia de contas da empresa para pagar, grana e cheque para depósito e ainda pedir pra saber o saldo e fazer uma TED, não há como agilizar


Existe como agilizar sim, aumentando o contingente nos caixas. Ai mesmo que o cara vá pagar as contas de todo o bairro, vai ter caixas o suficiente para atender todos. Tem banco aqui que se tiver 4 caixas em horário de pico é milagre.

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
Jogo pilhas no lixo sem dó...

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
bruno79 escreveu:
Jogo pilhas no lixo sem dó...


Isso é ser hardcore

10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram 8-93

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
bruno79 escreveu:
Jogo pilhas no lixo sem dó...


Isso é ser hardcore

10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram 8-93


Ser hardcore é beber água com a porta da geladeira aberta...

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
bruno79 escreveu:
Jogo pilhas no lixo sem dó...

Eu até cheguei a juntar um monte de pilhas, mas como era muito difícil de encontrar um ponto de descarte, quando fui despedido de um emprego, levei todas as pilhas e joguei nas gavetas da minha antiga mesa. :tudobem:

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
+AlmaNegra+ escreveu:
bruno79 escreveu:
Jogo pilhas no lixo sem dó...

Eu até cheguei a juntar um monte de pilhas, mas como era muito difícil de encontrar um ponto de descarte, quando fui despedido de um emprego, levei todas as pilhas e joguei nas gavetas da minha antiga mesa. :tudobem:


Descarte consciente porra!!! :tudobem: :Loloriginal: :Loloriginal: :Loloriginal: :Loloriginal:

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
bruno79 escreveu:
+AlmaNegra+ escreveu:
bruno79 escreveu:
Jogo pilhas no lixo sem dó...

Eu até cheguei a juntar um monte de pilhas, mas como era muito difícil de encontrar um ponto de descarte, quando fui despedido de um emprego, levei todas as pilhas e joguei nas gavetas da minha antiga mesa. :tudobem:


Descarte consciente porra!!! :tudobem: :Loloriginal: :Loloriginal: :Loloriginal: :Loloriginal:



:Loloriginal: :Loloriginal: :Loloriginal: :Loloriginal:

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
dukemagus escreveu:
fila de banco é uma lei BEM estúpida

a regra Superior é que quando alguém chega no caixa/plataforma, deve ser atendido até o final. Logo, o que condiciona o tamanho da fila são OS CLIENTES, e não os caixas.

Se vier dez filhos-da-puta com uma mala cheia de contas da empresa para pagar, grana e cheque para depósito e ainda pedir pra saber o saldo e fazer uma TED, não há como agilizar


Existe como agilizar sim, aumentando o contingente nos caixas. Ai mesmo que o cara vá pagar as contas de todo o bairro, vai ter caixas o suficiente para atender todos. Tem banco aqui que se tiver 4 caixas em horário de pico é milagre.


infelizmente banco não vive só da caixa (pra falar a verdade, o negócio é o que mais da gasto e menos lucro). fora isso, funcionário tem direito a almoçar, e mesmo que tivesse dez caixas em uma agência grande, iam vir dez filhos-da-puta com caixas, sacos e maletas cheios de coisas demoradas de fazer e\ou velhinhos e gente teimosa que podia resolver TUDO no caixa eletrônico e vai nos caixas de birra, medo ou porque quer contar a história de sua vida para quem é obrigado a atendê-lo até o final

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
dukemagus escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
dukemagus escreveu:
fila de banco é uma lei BEM estúpida

a regra Superior é que quando alguém chega no caixa/plataforma, deve ser atendido até o final. Logo, o que condiciona o tamanho da fila são OS CLIENTES, e não os caixas.

Se vier dez filhos-da-puta com uma mala cheia de contas da empresa para pagar, grana e cheque para depósito e ainda pedir pra saber o saldo e fazer uma TED, não há como agilizar


Existe como agilizar sim, aumentando o contingente nos caixas. Ai mesmo que o cara vá pagar as contas de todo o bairro, vai ter caixas o suficiente para atender todos. Tem banco aqui que se tiver 4 caixas em horário de pico é milagre.


infelizmente banco não vive só da caixa (pra falar a verdade, o negócio é o que mais da gasto e menos lucro). fora isso, funcionário tem direito a almoçar, e mesmo que tivesse dez caixas em uma agência grande, iam vir dez filhos-da-puta com caixas, sacos e maletas cheios de coisas demoradas de fazer e\ou velhinhos e gente teimosa que podia resolver TUDO no caixa eletrônico e vai nos caixas de birra, medo ou porque quer contar a história de sua vida para quem é obrigado a atendê-lo até o final



Quem questionou direitos trabalhistas aqui??? O que eu disse é: DEVERIA TER MAIS ATENDENTES NOS CAIXAS, em dias e horários de pico fica evidente a falta de funcionários. Tem banco aqui (Itau) na minha cidade que tem 20 caixas para atendimento, mas menos da metade com funcionários, e não porque o cara foi almoçar ou cagar e sim por não ter funcionários o suficiente na agencia o que resulta que uma demora de 30 minutos acaba se tornando de 1 hora. E lucro de banco é tão poquinho que eles num podem contratar mais ninguém para fazer valer o direito do consumidor né??? Fora que ignorou caixas preferenciais que outra é coisa...

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
véi... se tu soubesse a quantidade de véio orgulhoso que se recusa a pegar ficha preferencial...

de resto, falta pessoal em horários de pico, mas seria funcionário excedente em dias e horários "tranquilos". Esse é um argumento que superintendente pra cima SEMPRE vai usar e fica difícil devolver à altura quando eles é que mandam na porra toda

Pra resumir meu rant: quando ver fila demorando, NÃO XINGUE O FUNCIONÁRIO! não é culpa dele, acredite. Tem muita gente pra colocar a culpa antes, e os próprios clientes estão bem alto nesta lista

description10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram EmptyRe: 10 leis que podem mudar a vida do consumidor, mas não pegaram

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder