Alien Trilogy foi um dos meus primeiros jogos de Playstation. Ele é um FPS nos moldes de DOOM, só que com a temática da série de filmes da Fox. Não tenho muito o que falar da história, pois assim como o shooter da id o foco é explodir tudo e todos. O engraçado é que o manual conta como você (tenente Ripley) ficou presa na colônia espacial LV246 e "a Companhia" está contra você... só que no jogo, nos "briefings" de cada missão, ao longo de todo o jogo, a companhia manda e desmanda em você! E as missões não passam de desculpa para meter chumbo em todos que você ver pela frente, como eu já disse a história não é um ponto forte do game, pois se resumem em "Xenomorfos infectaram os colonos. Matem todos para que possamos repopular o setor." Sério. As vezes as missões têm como história "pesquisadores que tentaram levar amostras para ganho pessoal", onde a missão é coletar todas as identidades/abrir todas as portas/apertar algum botão... mas mesmo assim não é obrigatório, se você conseguir abrir a saída do nível (geralmente é só achar uma bateria e ligar o elevador final por algum botão e sair) e completar um pouco da missão já está de bom tamanho. Se você tiver uma performance ruim você deve repetir a missão, então tente achar lugares secretos/matar aliens e fazer um pouquinho da missão, só saia correndo para a saída se você ver que a situação ficou muito ruim.
A jogabilidade é parecida com a de doom, com a única diferença que é impossível atirar em inimigos em lugares elevados (enquanto eles podem meter chumbo em você à vontade, que fica evidente no nível dos elevadores). É irritante mas não atrapalha muito. Os níveis são na maioria das vezes bem desenhados (com algumas excessões, como o nível da torre, onde plataformas levam a diversos lugares e os botões para acioná-las ficam distantes, confundindo o jogador) e variados. São três capítulos, um se passa na colônia LV246, outro em uma colônia penal, e o último numa nave alienígena. Você dispõe de armas como a Pistola (só serve para os primeiros níveis, horrível), a Shotgun (a sua melhor amiga nos níveis iniciais e que nos outros níveis só servirá para destruir caixas), a Pulse Rifle com um lança granadas (que tem a munição escassa no primeiro capítulo mas muita munição disponível à partir do segundo capítulo), um lança chamas (arma poderosa mas com pouca capacidade de munição, e acaba rápido) e a Smart Gun do filme (metralhadora giratória). Além disso você conta com as seismic charges (espécie de granada que mata os aliens e inimigos com um só tiro e serve para abrir lugares secretos), Night Vision Goggles/Shoulder Lamps (quase inúteis, iluminam o nível por pouco tempo) e o Auto Mapper (revela o mapa completo do nível e os lugares interagíveis -- útil para achar lugares secretos).
O jogo é bem difícil a partir da segunda metade do primeiro capítulo, por conta dos inúmeros inimigos e pouca munição, mas vale a pena se esforçar para chegar ao segundo capítulo, onde você encontrará acid vests (coletes) e adrenaline bursts (aumenta a vida para 200%) facilmente (se procurar pelos segredos, é claro), e também onde você encontrará MUITA munição, principalmente para o Pulse Rifle (melhor arma do jogo na minha opinião) e sua granadeira (destrói inimigos com um tiro e explode paredes para revelar segredos, assim como as seismic charges). Depois disso fica muito fácil e gostoso jogar. Evite usar o código "1gotp1nk8cidbootson" no início só por conta da dificuldade.
O jogo é muito divertido, principalmente para fãs de FPS ao estilo DOOM... só que alguns probleminhas acabam portirar o brilho do jogo. Como por exemplo os inimigos que voltam da morte. É muito irritante você matar uma dúzia de inimigos apelões para entrar numa sala, voltar e vê-los vivos novamente. O engraçado é que se você for rápido o suficiente você pode até chegar a ver o corpo morto deles te perseguindo, para depois reaparecer como inimigo vivo como se nada houvesse acontecido
Outra tosquice são os aliens que ficam pendurados no teto. Eles só fazem isso: ficam pendurados no teto. Não vi um deles sequer me atacar ou descer do teto para atacar
Mas mesmo assim vale a pena jogar este jogo com 30 níveis de pura ação FPS old school. Recomendo! Este jogo está disponível para PSOne, Saturn e DOS.